ESPECIAL DIA DO CARTEIRO
Quando aproximar sonhos da realidade faz parte da entrega

Welisson Vasco
Marta Ribeiro

Conhecido como “mochileiro pela Educação”, o carteiro Tiago da Silva distribui voluntariamente livros para alunos do interior de Alagoas. Foto: Arquivo pessoal

“A educação salvou minha vida”. A frase forte e cheia de sentimentos é o grande lema de vida do carteiro Tiago da Silva, 30. Natural da cidade de Junqueiro, em Alagoas, o carteiro da AC São Miguel dos Campos vivencia uma jornada voluntária para celebrar, estimular e defender a leitura, o empreendedorismo e a inspiração. Para tanto, ele desembarca em escolas, ONGs, aldeias, igreja e grêmios estudantis. Nesses locais, realiza a distribuição de livros, incentiva o desenvolvimento de projetos de extensão e promove palestras e oficinas. Em cinco anos, o “Mochileiro pela Educação” já visitou 62 cidades brasileiras, distribuiu mais de três mil livros paradidáticos e realizou mais de 200 ações, entre palestras e oficinas.

Nos Correios desde novembro de 2013, Tiago sempre está com a agenda cheia. Para conciliar as duas atividades, retira dos ombros a bolsa de carteiro utilizada durante a distribuição domiciliária e coloca nas costas a mochila repleta de livros e sonhos. Suas ações ocorrem ao término do expediente, nos fins de semanas e também nos feriados.

Nas horas vagas, o carteiro também incentiva o desenvolvimento de projetos de extensão e promove palestras e oficinas. Foto: Arquivo pessoal

Com o avanço do projeto, ele já participou de eventos como a Bienal Internacional do Livro de Alagoas (2015), a Campus Party – edição Salvador, o Encontro Brasileiro de Administração e as três últimas edições da Latinoware – maior congresso de software livre da América Latina (Foz do Iguaçu/PR). O trabalho desenvolvido já lhe rendeu, inclusive, uma comenda da Câmara Municipal de Maceió, além de uma moção de congratulação da Câmara Municipal de sua cidade natal.

É nesta jornada incansável, iniciada “entre o pó da cana de açúcar e a certeza que a educação transformaria sua vida” que Tiago, o “mochileiro pela Educação”, pretende plantar sementes através dos livros e semear novos leitores.

Por um mundo melhor – Quase 3 mil quilômetros separam Tiago da protetora de animais Marcia Aparecida dos Santos, que mora em Curitiba, no Paraná. Em comum, a profissão de carteiro e o propósito de tornar o mundo um lugar melhor. O respeito de Márcia pelos animais vem desde a infância, inspirada pelo pai, que era muito apegado aos animais do sítio em que moravam.

Há sete anos, por meio de um colega, ela soube de uma cadela que havia dado cria e estava na rua, em meio ao inverno pesado, e decidiu: “eu vou recolher essa cachorra, eu vou cuidar dela”. Naquele momento, começou o trabalho voluntário de acolhimento e defesa do bem estar dos animais. “Eu dedico a minha vida a eles. Hoje eu sou 8 horas carteiro e o restante do dia eu sou protetora”. Na própria casa montou uma lugar de passagem, onde os animais recebem os cuidados necessários e aguardar uma adoção consciente. 

Conheça a história da Márcia que, assim como Tiago, percorre todos os dias as ruas do nosso pais aproximando, por meio de suas ações , sonhos da realidade: