Entre os valores dos Correios estão a “responsabilidade” e o “compromisso com a sociedade”, que hoje mais do que nunca precisa de nós. Os serviços postais são ainda mais essenciais em momentos de crise como este. Únicos operadores logísticos presentes em todos os municípios brasileiros, somos os maiores parceiros do e-commerce – segmento crucial para atender a população que está em isolamento pelo surto da COVID-19.
Também estamos atuando como apoio logístico da Rede Vírus, comitê do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) responsável pela coleta de material viral (novo coronavirus e influenza). Os insumos serão utilizados em estudos sobre o contágio, proliferação dos vírus e vacina para as doenças.
Temos experiência no enfrentamento de situações desafiadoras. Para que as encomendas e correspondências continuem chegando na sua casa, adaptamos as nossas operações para manter clientes e empregados seguros em meio a pandemia. Todos os objetos passaram a ser entregues sem a coleta de assinatura do destinatário para evitar o contato físico e o risco de contaminação.
Nas agências, adotamos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, distanciamento entre cliente e atendentes, desativação de totens de senhas, não compartilhamento de objetos, dentre outras medidas preventivas. Também adotamos o trabalho remoto para pessoas enquadradas nos condições de vulnerabilidade previstas pelo Ministério da Saúde.
Todas as medidas estão alinhadas às recomendações do Governo Federal e do setor postal mundial. Diariamente, avaliamos a necessidade de novas ações, com o suporte de um comitê especial criado para monitorar a evolução da pandemia. As equipes de saúde dos Correios desenvolveram um protocolo de ações preventivas e acompanham o quadro clínico dos empregados em todos os casos.
Na nossa central de informações sobre a pandemia, no site dos Correios, estão disponíveis todas as notícias e os boletins diários das nossas operações. Vale lembrar que continuamos presentes nos nossos canais de atendimento online (chat), nas redes sociais e no 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).