Neste dia 5 de maio é celebrado o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, um dos principais responsáveis pela difusão dos sistemas de comunicação no Brasil, com a criação das linhas telegráficas. Inerente à natureza humana, a comunicação também está no DNA dos Correios, assim como na trajetória de Rondon.
É justamente para garantir que o direito à comunicação e ao sigilo da correspondência não fique sujeito a interesses de mercado que a Constituição Federal estabelece que compete à União manter o serviço postal no Brasil, atividade exercida por meio dos Correios.
Atualmente, os serviços postais em todo o mundo possuem uma logística avançada para o envio de correspondências e encomendas, mas nem sempre foi assim. Na idade média, por exemplo, recados importantes eram enviados por mensageiros e até por aves, como os fascinantes pombos-correio. No Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha relatando ao rei de Portugal a descoberta de novas terras, em 1500, é considerada um dos primeiros registros postais do país.
Três séculos depois, a invenção do telégrafo permitiu a transmissão instantânea de dados por meio de sinais elétricos. O primeiro uso da tecnologia no Brasil aconteceu em 1852, no Rio de Janeiro. A mensagem transmitida entre o quartel do Exército e o palácio imperial teria sido um verso do poeta Gonçalves Dias: “minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”.
A homenagem do Dia Nacional das Comunicações ao Marechal Rondon, comemorado hoje (5), deve-se ao seu trabalho de difundir as linhas telegráficas no país, integrando a região sudeste ao centro-oeste e ao norte. Entre 1890 e 1916, Rondon percorreu mais de 100 mil km para conectar, pelo fio do telégrafo, as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do país, como as regiões da Amazônia e do Mato Grosso.
De lá para cá, as comunicações no Brasil mudaram muito – incluindo o serviço postal. Acompanhando as evoluções tecnológicas, os Correios se reinventaram para seguir aproximando todos os brasileiros, como a empresa pública mais respeitada do país. A visão atual da empresa é ser uma plataforma física e digital integrada, de excelência, para o fornecimento de soluções de comunicação e logísticas.
Para atingir esse objetivo e manter-se sustentável, garantindo o seu crescimento nos mercados concorrenciais e a universalização dos serviços postais, os Correios passam por um momento de fortalecimento, com iniciativas de ampliação de receitas, previsão de investimentos em modernização de unidades, realização de parcerias e diversificação de serviços.
Com 360 anos de história, os Correios seguem participando dos principais marcos da evolução das comunicações do país, sempre com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios, por meio de soluções de comunicação acessíveis, confiáveis e competitivas.