ARTIGO
Auditoria interna contabilizou R$ 90 milhões em benefícios financeiros aos Correios  


Durante o mês de maio, por mais um ano, os Correios participaram da campanha IIA May Brasil, promovida pelo Instituto Internacional de Auditores Internos (The IIA), com o intuito de valorizar a profissão de auditor. Na estatal, somos 49 profissionais atuando diariamente para prevenir possíveis fraudes, irregularidades e falhas que possam comprometer os objetivos estratégicos da empresa.  

Ao examinar os controles internos e dados financeiros, contábeis e operacionais, o trabalho da auditoria proporciona ganhos reais e resultados concretos. Só no último ano, foram contabilizados cerca de R$ 90 milhões em benefícios financeiros para a estatal, resultados de economias obtidas, gastos evitados e recuperação de valores pagos indevidamente; decorrentes de recomendações formuladas em anos anteriores.

Além disso, o trabalho da auditoria interna gera benefícios não financeiros que, embora não sejam medidos em valores monetários, impactam positivamente na gestão da empresa, de forma estruturante. Em 2022, por exemplo, foram implementadas 706 recomendações que resultaram em melhorias de processos, controles internos, aprimoramentos de normativos, entre outros.   

De forma didática, a auditoria interna contribui para que a gestão possa arrumar a casa e abrir caminhos para que a empresa possa atingir seus objetivos de negócio. A partir da avaliação criteriosa de processos, é possível identificar potenciais problemas futuros. Dessa forma, a auditoria também auxilia a empresa a elevar os padrões de qualidade dos seus produtos e serviços, fundamental para ampliar mercados e, consequentemente, receita.  

A auditoria interna dos Correios possui autonomia para atuar em todos os setores da empresa. Nesse sentido, a atual gestão dos Correios tem assegurado a total independência e objetividade necessárias a atuação dos auditores. A área encontra-se vinculada ao Conselho de Administração da empresa, ou seja, ao mais alto nível diretivo da organização, o que possibilita auditar todos os processos da empresa, sem qualquer interferência.   

Ao promover a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, a auditoria ajuda a proteger a reputação e a sustentabilidade da empresa. Assim, fortalecendo a atuação da área, os Correios transmitem uma mensagem poderosa: que estão comprometidos com a ética e com a integridade em todos os seus processos e atividades.  

Adilso José de Carvalho 
Chefe da Auditoria Interna dos Correios