MULHERES E NEGÓCIOS
Aderimos a programa para incentivar mulheres a conquistarem mercados internacionais

Queremos que mais empresas brasileiras lideradas por mulheres comecem a exportar. Como o principal operador logístico do comércio exterior do país, aderimos ao programa Mulheres e Negócios Internacionais lançado pela ApexBrasil, no último mês. O objetivo é apoiar e promover a equidade de gênero nos negócios internacionais, de modo a alcançar uma economia global mais justa, diversa e sustentável.

Na média mundial, 20% das empresas exportadoras são lideradas por mulheres. No Brasil, são 14%, e apenas 5% das startups são lideradas por mulheres no país. A meta do programa até 2026 é chegar a 50% de empresas exportadoras lideradas por mulheres, sejam elas proprietárias ou diretoras.

Para isso, o programa Mulheres e Negócios Internacionais engloba ações nas áreas de inteligência comercial, qualificação, promoção comercial, atração de investimentos e promoção de imagem. As empresas lideradas ou de propriedade de mulheres contarão com mecanismos inclusivos, como pontuação extra, critério de desempate, descontos em taxas de adesão e vagas pré-estabelecidas.

Os critérios valem tanto para as companhias no início do processo de exportação ou atração de investimentos, quanto para as que já exportam e desejam levar ou ampliar sua atuação para novos mercados. Além disso, serão realizadas ações específicas, tais como mentorias ou encontros de negócios, para micro e pequenas empresas, startups, cooperativas ou produtoras rurais.

Evento de lançamento do programa Mulheres e Negócios Internacionais. Foto: ApexBrasil/Divulgação

O serviço Exporta Fácil dos Correios é, há 23 anos, a principal ferramenta utilizada por pequenas empresas brasileiras que querem expandirem seus mercados, incluindo as lideradas por mulheres. Foi por meio do Exporta Fácil, por exemplo, que a arte dos bordados de Caicó, no Seridó potiguar, ganhou o mundo, gerando renda para cerca de 5 mil mulheres da região.

Inscreva-se aqui no programa Mulheres e Negócios Internacionais.