MARATONA BF|
Prepare o seu negócio para a Black Friday com a ajuda dos Correios

Faltam menos de três meses para o boom de vendas globais de trilhões chamado Black Friday. 25 de novembro é o grande dia e os preparativos do seu e-commerce já devem estar encaminhados, certo? Se não, fique tranquilo, separamos abaixo as melhores dicas de especialistas do varejo on-line durante a primeira maratona de lives dos Correios para a BF, no último dia 28.

Comece já

Planeje agora para ter retorno depois. Essa foi a estratégia proposta pela senior manager da “E-commercena Prática”, Babi Tonhela, durante a live “O que esperar da Black Friday 2023”. A consultora destacou que a campanha exige investimento para gerar bons resultados. “Black Friday é investimento de marketing. É preciso que a sua empresa defina objetivos globais, meta de faturamento, de pedidos, giro de estoque (descontos maiores para produtos com pouco saída). O maior desafio é conseguir a atenção do consumidor, por isso direcione a campanha à base de clientes que já possui”, recomenda.

Prepare a sua plataforma

Na live “A importância da preparação da plataforma”, o especialista em e-commerce Elvis Gomes (JET), destacou que o planejamento começa antes mesmo de se pensar no site. “É necessário primeiro analisar que produtos você tem, se tem estoque, fazer planejamento financeiro e traçar a estratégia a ser adotada”, disse ele. Sobre a plataforma em si, Gomes traz algumas dicas básicas. “Tem que ter um leiaute conciso, fácil de navegar e informações claras”, explica. “Vai fazer um site específico para Black Friday? Tem que fazer teste. O usuário precisa achar facilmente o que está precisando. Se não for colocar o site inteiro na campanha, crie uma aba ‘Black Friday’”, aconselha.

Acerte na precificação

Na live “O impacto de uma correta precificação”, o CEO do Preço Certo, Marcelo Roque, trouxe um dado preocupante: 89% das empresas precificam seus produtos de forma errada. “Na Black Friday muitos lojistas entram na guerra de preço e terminam prejudicando o próprio negócio. Mesmo com grande faturamento em um primeiro momento, muitos negócios fecham depois da campanha”, alertou.  Diferentemente do muitos pensam, segundo Roque, para se ter a real margem de lucro, os custos fixos devem ficar de fora da precificação. “Foque nos custos de compra e venda do produto, tendo em mente o ticket médio vai precisar atingir para que os custos fixos sejam cobertos”, ensina.

Anunciar ou não?

Na live “Mitos e verdades do tráfego pago”, Diego Santana, head of growth na E-Commerce Rocket, explicou que atrair clientes para o seu site é apenas a primeira etapa para uma campanha de vendas de sucesso. “Tráfego pago por si só não faz milagres. Todas as outras estratégias de vendas precisam estar funcionando: produtos e preços atrativos, plataforma intuitiva, frete competitivo. O anúncio só leva o cliente até o site, o resto é com o lojista”, explicou.  

Gere conexão emocional

Na live “Fazendo das redes sociais grandes aliadas”, a consultora de marketing do Sebrae-SP, Ariadne Mecato, destacou que além de ferramenta de relacionamento, as redes sociais também funcionam como canal de vendas. “O principal é não esquecer que rede social é um local de entretenimento. A sua estratégia de vendas precisa ser diferenciada, com conteúdo leve e criativo, que gere conexão. Outra dica é nunca deixar de responder comentários e repostar feedbacks positivos”, destaca.   

Acerte o alvo   

O analista Leonardo Bamonte, especialista em e-commerce dos Correios, destacou dois serviços para os lojistas que querem atingir e gerar conexão emocional com seus clientes: o Geomarketing dos Correios, que consegue segmentar o público-alvo, e a tradicional Mala Direta. “Uma mala direta bem direcionada possui comprovadamente uma maior taxa de conversão, porque desperta no cliente o sentimento de exclusividade e proximidade, muito mais que um anúncio virtual”, enfatiza.

Fidelize o seu cliente

A última live “Encantando e fidelizando clientes pós Black Friday”, com Rodrigo Maruxo, founder do Instituto A Magia da Excelência (A.M.E.) apresentou dois tipos básicos de clientes on-line: o do bolso, que é atraído pelo preço e ofertas de produtos e serviços; e o do coração, que são atraídos pelo valor da marca.  “Sempre é possível fidelizar clientes, até mesmo quando algo sai errado. O que fica para o cliente não é o erro em si, mas a forma como foi solucionado”, concluiu. 

Conte com os Correios

Para os cinco processos essenciais das suas vendas (compra, preparação, envio, informação e entrega), os Correios oferecem as soluções mais vantajosas para o seu negócio.  

  1. Compra  

Falar em compra on-line é falar em frete. Nesse quesito, tudo que o consumidor quer é entrega rápida e se, possível, grátis. Quem vende on-line pode contar com os Correios para viabilizar valores e prazos de frete mais competitivos, além de diversas outras vantagens.

  • Cartão Correios Fácil: com esse cartão o lojista dispõe de tabelas de frete com preços reduzidos e opção de pagamento posterior. A solução ideal para negócios que ainda estão com pouco capital de giro.  
  • Consultoria gratuita: os Correios oferecem consultoria gratuita para micro e pequenas empresas, incluindo estudo de métricas estratégias de posicionamento, relatórios de insights, entre outros. As mais de 10 mil empresas que utilizaram o serviço registraram aumento de 25% nas vendas, em média. Para solicitar, envie e-mail para comercioeletronico@correios.com.br.

  • Melhor prazo: os Correios reduziram o prazo de entrega em mais de 40 mil trechos. Além disso, serviços como o SEDEX 10 e SEDEX Hoje oferecem um tempo de entrega diferenciado para quem tem urgência e já está disponível nas maiores cidades do país. Saiba mais aqui.   

    2. Preparação  

Depois da compra, é preciso preparar o produto para a entrega. Para que você foque apenas no seu negócio, os Correios oferecem soluções personalizadas de armazenamento e gestão de estoque: o Correios Log+, Correios Log Supri e Correios Log Supri In-house.

3. Envio  

Os Correios também contam com agências especializadas em grandes clientes. Com 82 unidades em todo país, o Correios Empresas oferece coletas regulares e pontuais, pré-postagem e atendimento diferenciado, por meio de uma plataforma digital segura, ágil e confiável.  

4. Informação 

Depois de comprar, é natural que o cliente fique ansioso para acompanhar a entrega. Para rastreamento em tempo real, é possível integrar o site da sua empresa com o sistema de informações dos Correios. Isso é feito por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), que têm a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos. Os Correios também contam com o Correios Web Services (CWS), direcionado ao cliente que deseja desenvolver soluções customizadas em TI.

5. Entrega 

Os clientes dos Correios dispõem ainda de serviços diferenciados na entrega, como possibilidade de interação com o entregador para serviços SEDEX; Entrega no Vizinho; Clique e RetireLocker – os armários inteligentes dos Correios já estão espalhados por diversos pontos do país; e Logística reversa – se o cliente precisar trocar ou devolver o produto.

Quer saber sobre como contratar os Correios? Acesse aqui.