DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA|
Selos postais eternizam Zumbi dos Palmares

Em 2008, Zumbi dos Palmares foi um dos personagens homenageados na série “Heróis Nacionais.

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), é um convite para refletirmos sobre as origens que nos moldaram como povo e nação. Nesse contexto, Zumbi, o último líder de Palmares, o maior quilombo que já existiu na América Latina, surge como símbolo de resistência, de luta contra injustiças, mas também de esperança. 

Por meio dos selos postais, já homenageamos a história de Zumbi e somamos forças à luta contra o racismo estrutural no Brasil, em várias ocasiões. Em março deste ano, com a emissão que celebra o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Em 1995, com o selo “300 Anos da Morte de Zumbi dos Palmares”; em 2008, quando Zumbi foi um dos personagens homenageados na série “Heróis Nacionais”; e em 2012, com a emissão especial “Parque Memorial Quilombo dos Palmares – União dos Palmares”, local onde ficava o quilombo e hoje é Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Selo “300 Anos da Morte de Zumbi dos Palmares”, lançado em 1995.

Sob a liderança de Zumbi, o Quilombo dos Palmares tornou-se um lugar onde a consciência negra se consolidou e se afirmava contra um sistema opressor e cruel. Ao lado da mulher, Dandara, Zumbi liderou Palmares entre 1678 e 1694. Morreu em 20 de novembro de 1695, numa emboscada, quando seu esconderijo foi delatado.

Emissão especial dos Correios retrata Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Durante os quase cem anos que existiu, Palmares tornou-se um refúgio para pessoas escravizadas que conseguiram escapar das condições cruéis às quais eram submetidas, chegando a ter 20 mil habitantes, entre negros, índios e brancos pobres.

Como uma empresa 100% brasileira, com mais de 87 mil empregadas e empregados, realizamos ações concretas em prol da diversidade, da inclusão e da equidade. Alinhados ao compromisso do governo federal de adotar ações pautadas na agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança), criamos, neste ano, grupos de trabalho para combater o racismo e todos os tipos de assédio na empresa.  Leia mais sobre a nossa atuação em prol da diversidade.