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Novo modelo de franquia dos Correios: o que mudou e por que investir

Tornar-se um franqueado dos Correios está ainda mais vantajoso. Com editais de licitação recém-lançados, o novo modelo de franquia da estatal é a oportunidade de investir em um mercado promissor, associando-se à marca líder do segmento de encomendas do país.

O novo modelo de franquia dos Correios traz uma série de inovações que beneficiam os franqueados. Entre as principais vantagens estão menor taxa de adesão e maior flexibilidade, permitindo que o franqueado personalize o portfólio de serviços e produtos oferecidos de acordo com o perfil do público-alvo.

Além disso, os Correios investiram em tecnologia e inovação, oferecendo sistemas de atendimento mais modernos – como guichês expressos. O layout das lojas também foi reformulado para atender os clientes de maneira mais ágil e confortável, prevendo, inclusive, vagas de estacionamento.   

Novo modelo de franquia postal traz inovações de layout, menor taxa de adesão e sistemas de atendimento mais modernos. Foto: Divulgação/Correios

Para se tornar um franqueado dos Correios, é necessário passar por um processo de licitação. O investimento inicial é a partir de R$ 361mil, para um contrato de dez anos, prorrogável por igual período. Confira abaixo quatro motivos para investir em uma franquia dos Correios:

1- Negócio rentável

Ter uma franquia dos Correios significa investir em um negócio que possui alta demanda e alto índice de satisfação dos franqueados. Com faturamento entre R$ 670 mil e R$ 1 milhão, o lucro médio anual estimado é de R$ 130 mil para as franquias do tipo I (140 m2) e R$ 205 mil para as lojas do tipo II (200m2). Os valores podem variar de acordo com as características de mercado de cada região, como preços de locação ou aquisição de imóveis.

2- Modelo consolidado

Os empreendedores interessados têm oportunidade de estabelecer parceria com uma das marcas mais confiáveis do país, líder no segmento de encomendas, que possui mais de 30 anos de experiência em franquias postais. A estatal é vencedora, por seis vezes, do prêmio mais relevante do setor postal mundial, o World Post & Parcel Awards (WPP). Atualmente, os Correios possuem mais de 10,6 mil agências em todo o país, sendo 958 unidades franqueadas.

3- Alta demanda

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento do e-commerce em 2024 é de R$ 205,11 bilhões. Isso representa um aumento de 10,45%, comparando com a previsão de vendas para 2023. Único operador logístico presente em todos os municípios do Brasil, os Correios são a primeira escolha de quem compra e vende pela internet.


4- Suporte e treinamento  

Ao ingressar em uma franquia dos Correios, os investidores têm à disposição toda uma bagagem de conhecimento de sucesso. Para garantir o padrão de qualidade dos produtos e serviços da empresa, a estatal disponibiliza manuais, cartilhas e materiais de apoio, com todo o respaldo para abertura e gestão do negócio.  A empresa também oferece um ambiente virtual de aprendizagem contínua para reciclagem dos franqueados ao longo do tempo.

Até 22/4, estão sendo licitadas seis lojas de Correios franqueadas: quatro em Brasília, uma no Paraná e outra no Rio Grande do Sul. Para mais informações, acesse: https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/loja-franqueada-correios.