#PRESENTENACULTURA|
Nossa presença na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Bogotá – Na terra do mestre das palavras Gabriel Garcia Marques, em um dos eventos culturais mais importantes do universo hispânico, os Correios desempenharam um dos seus papéis mais relevantes: a valorização da cultura e o compromisso com a sustentabilidade. A estatal foi um dos destaques da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que aconteceu até 2 de maio na capital colombiana.

Sob o tema “Leia a Natureza”, a feira elegeu o Brasil como país homenageado do evento. Em um pavilhão com 3 mil metros quadrados, a literatura, a música, o cinema e as artes visuais brasileiras se entrelaçam, cenograficamente, aos seis biomas brasileiros – com foco especial na Amazônia, que conecta os dois países.

Em meio a encontros e descobertas, os Correios – que são um dos patrocinadores do evento – marcaram presença na FILBo 2024 como um mensageiro da cultura, sustentabilidade e cidadania. Em um espaço instagramável, o estande da estatal recebeu milhares de visitantes, que puderam tirar fotos e conferir a coleção de selos brasileiros “Pérolas da Natureza”, que retrata a riqueza natural e sociocultural do Brasil.

“A estimativa é que mais de 100 mil pessoas passaram pelo estande dos Correios nessas duas semanas de evento. O espaço despertou muita curiosidade, em especial, das crianças e adolescentes. O encantamento foi tanto que iremos doar, ao final do evento, a réplica da coleção ‘Pérolas da Natureza’ ao colégio público, Restrepo Milán de Bogotá, para pesquisa e estudo”, destacou César Augusto Cunha, cerimonialista dos Correios e um dos responsáveis pelo stand da estatal na FILBo.

Entre os palestrantes convidados, a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli, realizou a apresentação “Sustentabilidade nos Correios: impacto e eficiência para todos”. Na oportunidade, Picoli destacou a atuação da empresa em iniciativas que apoiam a educação, como a realização do Concurso Internacional de Redação de Cartas e a entrega de livros didáticos em toda as escolas públicas do Brasil.

Assim, conectando nações e culturas, nosso apoio e presença na FILBo revelaram a riqueza e a diversidade do nosso país, além de mostrar como a valorização da literatura, das artes e da educação são essenciais para um modo de vida mais sustentável.