Selo em homenagem a cantor baiano inaugura Série Personalidades
Ícone eternizado! O imponente Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ) foi palco de celebração a um dos maiores artistas da história do nosso país. Na noite da última sexta-feira (26), Gilberto Gil virou selo, inaugurando a série “Personalidades”, criada pelos Correios para homenagear grandes nomes da música, das artes cênicas e dos esportes.
O lançamento reuniu celebridades, amigos e familiares do cantor baiano, além de empregados dos Correios. Emocionado, Gilberto Gil falou sobre a alegria de estar em um selo dos Correios: “Quando falamos de Correios, de selos, nos lembramos fortemente desse aspecto afetivo extraordinário, esse trânsito afetivo que as cartas, as mensagens, os telegramas, que os selos representam na vida de todos nós. É uma empresa que leva adiante sua função de ampliar os aspectos abrangentes da vida brasileira em todos os sentidos, em especial fazer transitar no país e para fora, a vida afetiva”, destacou.
Gil também revelou como os Correios estão associados a uma parte da sua história musical: “Tenho uma lembrança bem interessante associada diretamente ao meu próprio trabalho de artista. Fui aos Correios no centro de Florianópolis há muitos anos levar uma encomenda, uma fita k7 cuidadosamente acondicionada para mandar para o Rio de Janeiro, para os Paralamas do Sucesso, especialmente para o Herbert Viana que tinha me mandado essa fita há uns 2 dias. Eu tinha ido a essa mesma agência dos Correios receber essa fita e lá no hotel, em frente ao mar, eu escrevi a letra de ‘A novidade’. É uma lembrança imediatamente associada a esse espírito, das asas que os selos representam, que cruzam, junto com as cartas e mensagens, as terras, os mares, chegam aos lugares e às pessoas”, recordou o artista.
A escolha de Gil para estrear esta série não se deu por acaso. Embaixador da cultura no Brasil e no mundo, Gilberto Gil tornou-se símbolo não só da musicalidade, mas da alma e das riquezas do nosso país. Com sua vasta militância em prol do ser humano e da vida, Gilberto Gil sempre foi uma voz expressiva, atual e atuante na defesa da pluralidade e do respeito à diversidade e sustentabilidade do planeta.
Celebrar Gilberto Gil, portanto, representa a reafirmação do Brasil que acreditamos e queremos construir: uma nação democrática, plural e tolerante, que honra e enaltece a sua cultura como ativo estratégico, de valor incalculável.