O aniversário da personagem é em 1º de novembro, mas os Correios já anteciparam as comemorações para homenageá-la
Fernanda Lobo
Ela não tem boca, mas ‘fala com o coração’. Dona de traços cativantes, a Hello Kitty é daquelas personagens que têm o afeto de milhares de fãs pelo mundo. Criada no Japão, em 1974, a personagem ganhará uma edição especial de selos postais dos Correios para celebrar seus 50 anos. A novidade, lançada nesta sexta-feira (19) (leia mais), une a tradição da filatelia com o encanto e a nostalgia que a Hello Kitty representa para diversas gerações.
Com tiragem limitada, o selo contará com três modelos exclusivos de estampa, cada uma disponível em folhas compostas por 12 peças. “Estamos certos de que os selos da Hello Kitty trarão momentos de muita felicidade para todos os fãs, reforçando a conexão emocional que muitos têm com a personagem”, afirma Monica Joseph, gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil.
O lançamento filatélico promete ser uma verdadeira viagem no tempo para aqueles que cresceram na companhia da Hello Kitty. O amor pela personagem ainda faz com que a contadora Fabíola Rocha, 46 anos, se emocione ao relembrar como começou a acompanhá-la. “Acho que já nasci fã da Hello Kitty”, brinca.
Fabíola conta que seu primeiro contato com a personagem foi na escola, aos 9 anos. “Na época, existiam pouquíssimas coisas dela no Brasil, mas eu tinha uma amiguinha de classe que era descendente de japoneses e tinha tudo da Hello Kitty. Ficava fascinada com a fofura e a delicadeza dos traços da gatinha. Fui crescendo com essa paixão adormecida, por achar que era “crescida demais” para gostar de Hello Kitty”, comenta.
Quando começou a namorar seu atual marido, aos 28 anos, Fabíola revelou à ele o seu segredo. “Ele passou, então, a me presentear com alguns objetos da Hello Kitty. Guardo até hoje o primeiro item que ganhei, uma bonequinha que vinha dentro de um ovo de Páscoa. Quando casamos, pedi para ele deixar eu realizar meu sonho de menina: ter uma casa temática da Hello Kitty”.
O marido não só concordou com a ideia como se tornou um dos seus maiores incentivadores. Em 2014, ela criou um perfil no Instagram (@coisasdafabiola) para compartilhar seu estilo de vida baseado na boneca japonesa – desde roupas, objetos de decoração, pelúcias, até eletrodomésticos.
“Tem Hello Kitty em todos os cômodos e cantinhos da casa. Ela é minha melhor amiga”, revela. Quando soube do lançamento do selo dos Correios, Fabíola não disfarçou a empolgação. “A Hello Kitty vai mesmo dominar o mundo! Quero muito adquirir este selo especial para guardá-lo de recordação”.
A edição especial do selo Hello Kitty já pode ser adquirida na loja virtual ou encomendada nas agências físicas dos Correios em todo o Brasil. Corra e garanta o seu!
Cultura da fofura – No ano de seu cinquentenário, a Hello Kitty se firma como a segunda franquia de mídia mais valiosa do mundo e a personificação máxima do movimento kawaii , ou “cultura do fofo”. Essa estética japonesa conquistou o Ocidente com o apelo do culto à meiguice — há milhões de jovens e adultos nessa onda, que é como um estilo de vida, um jeito de se vestir e de estar no mundo. No alfabeto japonês, kawaii significa “a possibilidade do amor”.