#JUNTOSSOMOSCORREIOS|
Inovação com propósito e DNA público: como estamos redesenhando o futuro dos Correios

Juliana Cardoso é doutoranda em Direito da Inovação, pesquisadora e uma das líderes do Correios Lab. Foto: Divulgação/Correios.

Por Andressa Resende

Em uma empresa pública com mais de três séculos de história, um novo capítulo está sendo escrito por profissionais que ousam sonhar, propor e transformar. De marketplace que conecta o Brasil profundo ao comércio eletrônico, a laboratório de inovação liderado por mulheres que desafiam o status quo, os Correios mostram que intraempreender é possível — e essencial. É assim que a cultura da inovação está florescendo dentro da maior empresa de logística da América Latina, impulsionada por gente que acredita que o futuro começa de dentro para fora.

Gente como Juliana Cardoso, doutoranda em Direito da Inovação, pesquisadora e uma das líderes do Correios Lab, que decidiu tensionar os limites do possível dentro de uma empresa centenária. Quando foi surpreendida com a missão de liderar o projeto Startup Brasil Edição Correios, ela entendeu que não bastava apenas aceitar o desafio: era preciso se reinventar.

“Precisava me capacitar, ter discurso de autoridade”, conta Juliana. Foi assim que ela mergulhou em especializações, mestrado e, agora, doutorado, buscando no repertório jurídico a legitimidade para transformar a inovação em política pública. O resultado? O Correios Lab, laboratório de inovação da estatal, localizado na sede da empresa em Brasília (DF), virou realidade. “Inovar é quase uma necessidade vital. E sim, mulher e inovação dão match”, afirma.

Marketplace com propósito

Jorge Felipe Telles é um dos desenvolvedores do marketplace dos Correios. Foto: Divulgação/Correios.

Essa mesma energia transformadora impulsionou o nascimento do Mais Correios, o marketplace da estatal que pretende democratizar o e-commerce no Brasil. Mais do que vender produtos, o projeto nasceu para conectar pessoas — do artesão do interior à empreendedora de bairro — com o país inteiro, sob a confiança de uma marca que há mais de 360 anos leva mais do que encomendas: entrega presença e cidadania.

Jorge Felipe Telles, gerente de Desenvolvimento de Produtos para Plataformas Digitais, lembra bem do caminho árduo até tirar o projeto do papel. “Foram muitos ‘nãos’, redesenhos de estratégia, trabalho em equipe e dedicação. Mas esse sonho só se tornou realidade porque foi sonhado por muitos”, diz. O Mais Correios, com lançamento previsto para julho deste ano, chegou como um marco estratégico e social, que irá gerar renda, fortalecer pequenos negócios e levar o e-commerce a todos os cantos do país.

Intraempreendedorismo em movimento

Sheilane de Carvalho e Douglas Furiatti. Foto: Arquivo pessoal.

Essas histórias não são exceção — são parte de uma cultura que vem sendo cultivada com intencionalidade. No Centro Internacional de Tratamento (CEINT) dos Correios no Paraná, por exemplo, a automação de processos tributários liderada por Marcelo Lourenço de Paula evitou o colapso operacional após mudanças na Receita Federal. Já em Minas Gerais, Sheilane de Carvalho e Douglas Furiatti reduziram em mais de 68% o valor pago em indenizações com um projeto de rastreamento de objetos de alto valor.

Todos esses projetos fazem parte do Programa Kaizen de Excelência Operacional, que incentiva a melhoria contínua e valoriza o protagonismo dos empregados. O programa já gerou economias de seis dígitos e transformou ideias locais em padrões nacionais.

O futuro está dentro de casa

O que une Juliana, Felipe, Marcelo, Sheilane e tantos outros profissionais dos Correios é a capacidade de enxergar além da função. Eles são intraempreendedores — profissionais que, mesmo dentro de uma estrutura pública, agem com mentalidade de startup, com senso de dono e com propósito.

Nos Correios, inovar não é mais exceção. É cultura. E como bem disse Juliana, “deu match”.

Leia mais: #JuntosSomosCorreios: inovação que inspira e transforma

Leia mais: #JuntosSomosCorreios: quando a inovação vem de dentro para fora

Leia mais: #JuntosSomosCorreios: como temos inovado as nossas entregas