Encomenda na mão! Clientes aprovam Locker dos Correios

Kleysane de Castro foi a primeira cliente do Locker no RJ.

Lançado há poucos meses, o mais inovador canal de autoatendimento dos Correios já está fazendo diferença na vida de muitos brasileiros. Instalado em locais públicos de fácil acesso, como metrôs e shoppings, o Locker é a solução ideal para quem não pode estar em casa para receber encomendas, não possui porteiro em seu condomínio ou mora em áreas de restrição de entrega.

É o caso de Kleysane de Castro (22) , que reside em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ). Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, ela, que já era adepta das compras online, passou a utilizar ainda mais o e-commerce para realizar compras. No entanto, por residir em uma área com restrição de entregas, a jovem tinha que pegar duas conduções diferentes até chegar ao Centro de Distribuição dos Correios mais próximo de sua casa para retirar os itens.

Até que um dia, ao sair do trabalho, Kleysane passou pelo saguão principal da Central do Brasil, localizada na região central da capital fluminense, e viu o locker dos Correios. “Achei muito interessante e tirei uma foto do CEP impresso no terminal. O fato dos Correios serem uma empresa forte e conhecida no país, me passou segurança para testar a novidade”.

Após realizar a compra em uma loja online e direcionar a entrega para o locker, ela recebeu o SMS avisando que o objeto foi entregue e que tinha o prazo de três dias para buscar a sua encomenda. “Então, fui até a Central, optei por usar o QR Code e, em segundos, fiz a retirada. Com toda certeza vou usar o locker dos Correios mais vezes, pois é uma ótima alternativa para quem busca comodidade e deseja evitar filas e aglomerações. E sem pagar nada a mais por isso”, elogia.

Kleysane gostou tanto da novidade que já retirou mais três itens e está aguardando a chegada do seu quarto objeto no locker da Central do Brasil. “Espero que logo os Correios inaugurem mais terminais, inclusive um perto da minha casa. Já estou até fazendo propaganda pra família e pros amigos”, relata a jovem.

Daniel de Castro: “essa já é minha forma oficial de receber encomendas”.

Outro cliente satisfeito com o novo canal de atendimento dos Correios é o Daniel de Castro (29), também morador de Belford Roxo (RJ). O técnico de manutenção predial conta que ficou sabendo do armário inteligente após assistir uma matéria exibida pela TV Brasil no dia lançamento do serviço no RJ, em 30 de dezembro de 2020. “Me interessei na hora, fui atrás de mais informações e decidi testar a novidade. Na primeira vez que utilizei, recebi às 13h o SMS informando a entrega, saí do trabalho às 14h e às 14h30 já estava com meu objeto em mãos. Foi muito rápido!”.

Para ele, as vantagens de escolher o locker dos Correios para receber suas encomendas foram: rapidez e praticidade na retirada do objeto, utilizando código de acesso ou QR Code; segurança, pois os lockers estão instalados em lugares monitorados e, em tempos de pandemia, garantem ainda que as entregas ocorram sem contato físico.

O horário estendido de funcionamento é outro diferencial do serviço, pois os terminais podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana (respeitados os horários de funcionamento dos locais onde estarão instalados). E a cada nova compra online, o cliente pode escolher um locker diferente para receber as encomendas. “Agora sou eu que decido onde a entrega será realizada, independente do meu endereço residencial ou comercial. Essa já virou minha forma oficial de receber encomendas”, comemora Daniel.

Além de trazer vantagens aos usuários, os lockers também contribuem para a economia de recursos e para a sustentabilidade do planeta. Ao otimizar o percurso dos carteiros, os Correios diminuem a sua emissão de CO2 na atmosfera, além de reduzir o fluxo de veículos e a poluição sonora nas cidades.

Com o credenciamento de empresas e instalação de terminais próprios, os Correios vislumbram operar cerca de 100 lockers no Estado do RJ, 110 em São Paulo e 10 no Distrito Federal, até o final do primeiro semestre de 2021. Conforme a avaliação dos resultados obtidos pela solução, a expectativa é de que até dezembro de 2022, os Correios instalem 3 mil lockers em todo o Brasil.

As informações sobre o credenciamento de empresas para a instalação de lockers estão disponíveis no site dos Correios (veja aqui)

Onde estão

O primeiro armário inteligente dos Correios foi lançado em outubro de 2020 no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. Ele está situado na Praça Central Lote 1 térreo – CEP 71570-989. Horário de funcionamento: das 8h às 19h de segunda a sexta e das 8h às 12h no sábado.

Já na AC Central de Brasília, localizada no SBN Quadra 1 Bloco A Térreo – Asa Norte – CEP 70040-989, o funcionamento é 24h.

No Rio de Janeiro, o novo canal de atendimento desembarcou em dezembro e hoje conta com cinco terminais em operação:
• Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/n, Centro – CEP 20221-989);
• AC Presidente Vargas (Rua Afonso Cavalcanti, 58 – Centro – CEP 20211-989);
• AC Niterói (Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro – CEP 24020-989);
• AC Central (Rua Primeiro de Março, 64 – Centro – CEP 20010-989);
• AC Hannibal Porto (Rua Hannibal Porto, 450 – Irajá – CEP: 21230-989).

Para saber mais e consultar o horário de funcionamento de cada um deles, acesse www.correios.com.br/locker. Em caso de dúvidas e para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo Fale Conosco dos Correios.