O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, escreveu uma carta para parabenizar a estudante vencedora do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2023
Receber uma carta nos dias atuais não é muito comum. Agora, já imaginou receber uma carta do Presidente da República? A paraense Edinayana Sarmento (16) vivenciou, no último dia 17, essa dupla surpresa. Emocionado pela história da estudante vencedora nacional do 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu escrever uma carta para parabenizar a menina, que é aluna da Escola Estadual Presidente Fernando Henrique, na cidade de Monte Alegre (PA).
Em sua redação, a estudante pede poderes ao deus Sumé, divindade que rege as leis e a sabedoria na cosmovisão indígena, para tornar as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Na redação, a menina ressalta dificuldades conhecidas por ela. “[…] muitas crianças se deslocam em meios de transporte sem segurança, um exemplo disso são as canoas simples de madeira”, diz um trecho do texto.
Quando Edinayana optou por escrever a uma divindade indígena, ela estava falando de algo que faz parte da construção de sua identidade e da cultura da região onde vive. “Eu sou da Amazônia. Eu amo mitologia indígena, e estudar e escrever é o que eu mais amo fazer na minha vida”, explica a adolescente.
Ao receber pelos mãos do carteiro, na sua residência, a correspondência presidencial, Edinayana não conteve as lágrimas. “Receber uma carta do presidente da República me faz ter várias emoções. E a esperança de que alguém está dando força para que a educação se expanda. Isso é muito gratificante pra mim”, disse a estudante.
Na mensagem, o dirigente do Brasil expressa a sua admiração pelo talento da estudante que teve a sua redação reconhecida entre as oito melhores do mundo pela seleção da União Postal Universal (UPU). “Sua história de uma jovem apaixonada por livros, é motivo de muito orgulho para Monte Alegre e para todo o estado do Pará. E servirá de exemplo para todas e todos que fazem da educação um instrumento de transformação de vida”, diz um trecho da mensagem.
Veja, abaixo, o vídeo que mostra a reação da estudante e um pouco da história da nossa campeã: