
Por Amanda Madureira
Nos Correios, ideias que nascem entre as empregadas e empregados carregam não apenas soluções, mas também refletem o compromisso e o orgulho de contribuir com a evolução da empresa, entregando de serviços cada vez mais eficientes à sociedade.
Dando continuidade às celebrações ao mês da Trabalhadora e do Trabalhador, o Blog dos Correios traz mais uma matéria da série especial sobre Intraempreendedorismo, valorizando iniciativas como a do assistente comercial Cleidson Zeferino Dias, que trabalha com o olhar voltado para resultados: “busco estar atento à forma que as atividades são executadas e pensar em maneiras diferentes de fazer”, relata.
Lotado na Gerência de Vendas do Espírito Santo/ES, o empregado participava de reuniões com a Secretaria de Educação de Cariacica/ES, quando foi constatada uma grande necessidade do cliente: a distribuição de livros, uniformes e kits escolares estava comprometida. A logística dos materiais para as escolas do município ocorria, até então, de forma desestruturada – inclusive ocorrendo após o início do ano letivo escolar.
“Identificamos que o SEDEX seria a melhor solução e, a partir de então, orientei a formalização de um novo contrato com dotação orçamentária suficiente, treinei os funcionários para gerarem as postagens, organizei, em conjunto com a área de Operações, agendas de coletas e postagens do material para entrega nas escolas”, explica o assistente comercial.

A equipe concluiu com êxito a entrega do material escolar que estava pendente, garantindo não apenas o cumprimento da missão, mas também uma receita adicional. O sucesso da operação fortaleceu a parceria com a Secretaria de Educação, que optou por repetir a entrega pelos Correios este ano, assegurando que os materiais escolares chegassem às escolas do município antes mesmo do início das aulas.
“Foi muito satisfatório participar do planejamento e execução desse projeto pelos Correios. Por meio de uma união de esforços, atendemos a necessidade do cliente e, também, fizemos o material chegar aos principais interessados, que são as escolas e os alunos, contribuindo assim para a educação no município”, enfatiza Dias.
Um precioso legado
Mais do que cumprir tarefas, muitos profissionais assumem o papel de verdadeiros protagonistas, buscando melhorias, propondo mudanças e provando que, mesmo em uma empresa pública, é possível transformar a rotina com iniciativas inteligentes e eficazes.
É o caso de Marcos Valentino, recém desligado pelo Programa de Desligamento Voluntário dos Correios, após 41 anos de empresa. No cargo como técnico de Correios sênior, na Gerência de Atividades Operacionais, no Maranhão, o empregado utilizou seu conhecimento para elaborar planilhas de controle e acompanhamento, compilando e cruzando informações de vários sistemas. A iniciativa possibilitou que, em um clique, o gestor da informação pudesse analisar os dados e estatísticas de forma ágil, fazendo um gerenciamento mais efetivo.
O aprimoramento e a precisão do trabalho transformaram a rotina da área e logo ultrapassaram fronteiras. Sim, a qualidade das entregas beneficiou todo o setor e despertou o interesse de outras gerências, que também passaram a solicitar os serviços. “Foram centenas de planilhas e processos remodelados. Ao longo dos últimos anos, especializei-me na ferramenta e consegui desenvolver soluções utilizadas em todas as áreas da superintendência do Maranhão, além de contribuir com outros Estados, como o Paraná”, destaca.

O conhecimento construído com base na proatividade marcou o início de uma trajetória de inovação. No mesmo período em que o primeiro computador chegou à unidade, em 1990, ele decidiu fazer um curso de informática para modernizar os processos da equipe, que até então eram totalmente manuais. “Passei a desenvolver planilhas eletrônicas para otimizar as tarefas, reduzir o tempo de execução e ampliar o foco na gestão”, relembra.
Hoje usufruindo do aguardado descanso, o empregado aposentado destaca a alegria em ter ajudado os colegas, comprovando o quanto o conhecimento foi importante para a rotina da gerência. “Ficava verificando de cadeira em cadeira de cada colega a dificuldade de cada um e, aos poucos, aceitaram a minha ideia e viram o resultado. Eles sentirão minha falta e eu saudades de todos”, garante.
Inovação que enobrece
Diante dos desafios do dia a dia, encontrar alternativas que facilitem a rotina dos clientes, da equipe ou da própria empresa é uma forma poderosa de contribuir tanto para a eficiência da entrega quanto para o bom andamento dos processos. Essas soluções podem ser simples e ágeis ou mais robustas e complexas — não importa o tamanho da ideia, mas sim o impacto que ela gera.
Para esses empregados, e tantos outros Brasil afora, fazer a diferença é como subir mais um degrau na jornada de satisfação pessoal e profissional: cada iniciativa conta e revela o valor de quem se antecipa, propõe e transforma, fazendo, de fato, um novo dia a cada amanhecer.