Podcast da Negociação – 03

Nesta edição do Podcast da Negociação, saiba qual é a fundamentação da proposta dos Correios e os benefícios que continuam sendo garantidos aos empregados.

Clique abaixo e saiba tudo sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021.

 

“Olá, este é o Podcast da Negociação, onde são aprofundados os principais temas que nós, empregados dos Correios, precisamos estar atentos durante este momento tão importante e decisivo na nossa história.

Conforme explicamos no podcast anterior, é preciso que tenhamos cuidado com a situação financeira dos Correios, que tem se agravado com o tempo. Não se trata de olharmos apenas para o momento atual de isolamento social, mas de observarmos como será o pós-pandemia, com todas as mudanças que este período está trazendo. Os hábitos das pessoas estão mudando, e isso impacta diretamente a nossa realidade, a realidade dos Correios.

Não podemos prestar o nosso serviço da mesma forma como sempre fizemos, precisamos adequar-nos ao que a população necessita. Apesar de estarmos nos mostrando essenciais durante a pandemia, a entrega com qualidade e no prazo é uma exigência das pessoas, e temos que estar atentos ao que elas querem e precisam. Nós dependemos do cliente para manter o equilíbrio entre o que entra de dinheiro para os Correios e o que precisa ser gasto para manter as contas da empresa em dia.

Da mesma forma que estamos em processo de adaptação do atendimento ao cliente como um todo, é necessário modernizarmos nossas relações de trabalho. Sermos competitivos implica em termos consciência de nosso papel enquanto empregados e quais são as nossas vantagens em trabalharmos aqui, em sermos Correios.

Nós somos empregados públicos, regidos pela CLT, ou seja, estamos amparados pela Legislação. Temos direitos garantidos que estão assegurados e continuarão sendo concedidos: Reembolso Creche/Babá, Vale Transporte e Vales Alimentação e Refeição, observando a legislação. O Plano de Saúde continua disponível, de acordo com as regras atuais.

Entretanto, benefícios que foram negociados e concedidos em outras épocas precisam ser discutidos, especialmente pelo cenário atual. A proposta apresentada em mesa de negociação pelos Correios teve essa premissa : manutenção dos direitos e revisão de vantagens que estão muito acima do que o mercado pratica e que a empresa já não tem mais como arcar, em um momento em que a sociedade cobra de nós consciência para com a realidade econômica do Brasil.

Uma situação que pode gerar dúvidas é sobre a diminuição de itens no Acordo Coletivo de Trabalho proposto: por que serão apenas nove cláusulas? A resposta vai ao encontro da modernização do nosso regramento interno e é simples:  todas as outras cláusulas sairão porque já constam da CLT ou de outras legislações, ou porque, estando muito acima do que o mercado pratica, reduzem a competitividade da empresa.

Com todas essas informações, reflita: é melhor mantermos alguns benefícios que estão acima da legislação ou vermos as finanças da empresa profundamente comprometidas, com reflexos nos empregados? Ainda que as consequências sejam difíceis para nós, empregados, o que está em jogo é a sobrevivência dos Correios e o nosso futuro profissional. Pense nisso!

No próximo podcast, continuaremos abordando toda a temática que envolve o Acordo Coletivo de Trabalho e como poderemos garantir a sustentabilidade dos Correios.”

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.