Podcast da Negociação 03/2021 – 12/8/2021

Olá, este é o Podcast da Negociação, onde tratamos os temas mais importantes para os empregados dos Correios no período de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.


As negociações coletivas de trabalho 2021/2022, iniciadas em 1º de julho de 2021, resultaram na ausência de acordo entre os Correios e as entidades sindicais. Assim, desde o dia 1º de agosto, as cláusulas do Acórdão TST 2020/2021 perderam sua validade. Mesmo não havendo Acordo Coletivo de Trabalho vigente, os Correios estão garantindo os benefícios aos empregados, de acordo com a legislação.

A proposta para o ACT 2021/2022 não contempla reajuste salarial, mas mantém todas as cláusulas do último Acórdão TST 2020/2021 e inclui, ainda, cláusula que versa sobre o Banco de Horas, mantendo desta maneira a coerência com a sua realidade financeira.

Assim como nas negociações coletivas do último ano, os Correios encontram-se inseridos em um contexto de forte crise econômica, intensificada pela pandemia da covid-19. A empresa precisou arcar com gastos emergenciais indispensáveis à segurança e à saúde dos empregados, clientes e fornecedores.

Paralelamente, os Correios vivem a realidade global dos setores em que atua: queda acentuada dos serviços de monopólio e aumento da parcela concorrencial do negócio. Ainda que tenha sido considerável, o aumento da demanda por entregas de encomendas não equalizou as perdas com serviços de correspondências.

Um outro ponto que merece atenção é a orientação de Governo: a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Economia, recomenda, há anos, que os Correios busquem o seu reequilíbrio financeiro.

Por essas razões, a empresa conta com a compreensão dos empregados, pois o momento é de incertezas e a prioridade deve ser a garantia dos postos de trabalho. O que está em jogo é a manutenção dos empregos de cerca de 90 mil pessoas.

As dificuldades enfrentadas até o momento têm sido superadas com os esforços de todos, por isso, a empresa convida os empregados a se envolverem no processo. Os Correios reforçam que permanecem à disposição para celebrar o Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022 e, assim, poder continuar trilhando o caminho de recuperação e sustentabilidade.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.