Os Correios realizaram nesta terça-feira (1º) a terceira reunião do Acordo Coletivo de Trabalho com a comissão de negociação das federações de representação das empregadas e empregados. Foram apresentados os projetos e as melhorias das diretorias de Gestão de Pessoas (DIGEP), Administração (DIRAD) e Operação (DIOPE).
A DIGEP ressaltou os avanços implementados pela atual gestão dos Correios, como a adoção de projeto piloto relacionado ao trabalho decente, ações para automação de processos da área e a retomada do programa diversidade, inclusão e direitos humanos.
A apresentação também abordou as tratativas e o diálogo que a estatal tem mantido com a SEST, Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, com relação ao concurso público, destacando que o processo depende do levantamento e do redimensionamento do efetivo, além de análise do PCCS, questões que já se encontram em estudos.
Já a DIRAD abordou os investimentos em unidades, que beneficiam clientes e empregados. Somente em 2023, por exemplo, a expectativa é de investir na melhoria de 350 unidades como agências, CTOs e CDDs em todo o Brasil – sendo que em 300 os processos já foram iniciados.
Além disso, a empresa ressaltou o processo de melhorias para a locação de imóveis e a revisão da carteira imobiliária dos Correios, de forma a otimizar a utilização e trazer o melhor custo benefício.
A DIOPE mostrou os números atuais da empresa, bem como informações sobre as operações dos serviços e os índices e metas existentes, que consideram a centralidade do cliente.
Finalizando o encontro, a coordenadora do Grupo de Trabalho da Presidência, Vilma Reis, explanou sobre os eixos da política para igualdade de gênero e raça, respeito à diversidade e enfrentamento aos assédios a ser proposta pelos Correios, além de realizar contextualização sobre as políticas existentes até 2016 na empresa, a exemplo da Jornada de Liderança Feminina e o programa Pró-equidade de Gênero e Raça.
Dessa forma, a empresa encerrou a etapa de apresentação de cenários. Na semana passada, DIGOE, DINEG e DIEFI já tinham realizado suas apresentações (leia mais no Blog da Negociação). A próxima reunião será realizada na quarta-feira, 2 de agosto.