Proposta aceita pelos sindicatos reduz desigualdade salarial e resgata benefícios

Temos acordo! Na próxima quarta-feira (27), os Correios e as federações de representação das empregadas e dos empregados irão assinar o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024.

Trata-se de um momento histórico para quem trabalha nos Correios. Afinal, há 7 anos um acordo não era assinado sem mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“O diálogo venceu o medo e resgatamos o espírito democrático e transparente de gestão”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Nas palavras do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que analisou a minuta, o atual acordo reduz a desigualdade salarial, ao conceder um reajuste maior para trabalhadores com menores salários.

Aumento médio de 6,36%. O aumento linear de R$ 250 para quem tem remuneração até R$ 7 mil equivale a um aumento médio de 6,36% para mais de 71 mil empregados (83% do efetivo), a partir de janeiro de 2024. E para parte do efetivo, representa um aumento de 12% em relação a atual remuneração.

O fato da proposta ter sido aprovada pela quase unanimidade dos sindicatos de todo o Brasil resulta de um processo de negociação transparente, respeitoso e com o protagonismo das trabalhadoras e dos trabalhadores dos Correios.

Resgate de benefícios. O resultado do diálogo entre a empresa e as federações é um acordo que promove o resgaste dos benefícios que haviam sido retirados pela gestão anterior.

A minuta que será assinada possui 78 cláusulas, mais que o dobro do que consta no atual acordo coletivo de trabalho.

Entre os benefícios recuperados, estão os 200% de pagamento em dia de repouso, o reembolso creche/babá, o parcelamento do adiantamento do salário nas férias, a manutenção do pagamento e do ticket no caso de afastamento pelo INSS, entre vários outros. 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.