Arquitetura Nacional – Ponte JK Emissão Mercosul (emissão especial)

Código de comercialização: 85200736
Edital no 6
Arte: Marcio Cabral
Processo de Impressão: Ofsete
Folha: 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: 1º Porte Carta Comercial
Tiragem: 2.040.000 selos
Picotagem: 11,5 x 12
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Data de emissão: 21/4/2007
Locais de lançamento: Brasília/DF
Peça Filatélica: Cartão-postal
Tiragem: 5.000 cartões-postais
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Produtos e Filatelia/ECT.
Os pedidos devem ser endereçados à Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096; Fax:(21)2503-8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

 

Ponte JK – Juscelino Kubitschek
Um projeto audacioso da arquitetura nacional

Inaugurada em 15 de fevereiro de 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek é um projeto audacioso que impressiona por sua beleza e características arquitetônicas. Assinado pelo arquiteto Alexandre Chan e pelos engenheiros Mário Vila Verde e Filemon Botto de Barros, o projeto foi escolhido entre os trabalhos apresentados no Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, em 1998.

Também conhecida como Terceira Ponte, foi construída com o objetivo de descongestionar o tráfego das duas pontes que ligam o Lago Sul (região afastada do centro) ao Plano Piloto (região central do Distrito Federal – DF), e ao mesmo tempo beneficiar regiões administrativas em volta do DF; a Ponte tem 1,2 mil metros de comprimento, seis pistas de rolamento e duas pistas para pedestres e ciclistas.

De concepção inédita, as pistas passam entre três arcos, formados por vigas metálicas curvas, que foram inspirados no movimento de uma pedra quicando na água. Os três arcos, que constituem a parte central do monumento, têm vãos de 24 metros de largura, em conformidade com o disposto nas normas para rodovias de primeira classe. São os elementos principais da estrutura de suporte da Ponte.

Durante a 20ª Conferência Internacional de Pontes, Pittsburgh (EUA), a Ponte brasiliense recebeu o título de “a mais bela ponte do mundo”. Na mesma ocasião o arquiteto Alexandre Chan recebeu a medalha Gustav Lindenthal. Em 2003, a obra venceu o Prêmio ABCEM, da Associação Brasileira da Construção Metálica, na categoria Pontes e Viadutos, no contexto das Melhores Obras com Aço do Ano.

A Ponte JK é o resultado de um projeto arquitetônico arrojado, que mostra a capacidade da engenharia de transformar uma construção em verdadeira obra de arte, contribuindo, assim, para o turismo de Brasília. A obra já é considerada um marco da arquitetura brasileira e deu a Brasília mais um cartão-postal.

Com a missão de propagar os valores nacionais, este selo postal mostra a beleza da Ponte JK e sua importância no contexto da arquitetura nacional e mundial.

Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal

 

SOBRE O SELO

O selo reproduz a foto de uma das obras mais audaciosas e marcantes da arquitetura nacional, no momento em que o pôr-do-sol colore o céu de Brasília: a ponte JK, monumental, dinâmica e lúdica. O tom alaranjado, o reflexo das luzes no lago sobre o qual se impõe a ponte, majestosa com seus três arcos transversais, e o tráfego de carros, como cordões luminosos, tornam o conjunto harmonioso. No canto inferior esquerdo, vê-se a logomarca do Mercosul. Foi utilizada a técnica de fotografia e computação gráfica.

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