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Código de comercialização: 85200736![]() |
Edital | no 6 |
Arte: | Marcio Cabral |
Processo de Impressão: | Ofsete |
Folha: | 30 selos |
Papel: | Cuchê gomado |
Valor facial: | 1º Porte Carta Comercial |
Tiragem: | 2.040.000 selos |
Picotagem: | 11,5 x 12 |
Área de desenho: | 35mm x 25mm |
Dimensões do selo: | 40mm x 30mm |
Data de emissão: | 21/4/2007 |
Locais de lançamento: | Brasília/DF |
Peça Filatélica: | Cartão-postal |
Tiragem: | 5.000 cartões-postais |
Impressão: | Casa da Moeda do Brasil |
Versão: | Departamento de Produtos e Filatelia/ECT. |
Os pedidos devem ser endereçados à Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096; Fax:(21)2503-8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard. |
Ponte JK – Juscelino Kubitschek |
Inaugurada em 15 de fevereiro de 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek é um projeto audacioso que impressiona por sua beleza e características arquitetônicas. Assinado pelo arquiteto Alexandre Chan e pelos engenheiros Mário Vila Verde e Filemon Botto de Barros, o projeto foi escolhido entre os trabalhos apresentados no Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, em 1998. Também conhecida como Terceira Ponte, foi construída com o objetivo de descongestionar o tráfego das duas pontes que ligam o Lago Sul (região afastada do centro) ao Plano Piloto (região central do Distrito Federal – DF), e ao mesmo tempo beneficiar regiões administrativas em volta do DF; a Ponte tem 1,2 mil metros de comprimento, seis pistas de rolamento e duas pistas para pedestres e ciclistas. De concepção inédita, as pistas passam entre três arcos, formados por vigas metálicas curvas, que foram inspirados no movimento de uma pedra quicando na água. Os três arcos, que constituem a parte central do monumento, têm vãos de 24 metros de largura, em conformidade com o disposto nas normas para rodovias de primeira classe. São os elementos principais da estrutura de suporte da Ponte. Durante a 20ª Conferência Internacional de Pontes, Pittsburgh (EUA), a Ponte brasiliense recebeu o título de “a mais bela ponte do mundo”. Na mesma ocasião o arquiteto Alexandre Chan recebeu a medalha Gustav Lindenthal. Em 2003, a obra venceu o Prêmio ABCEM, da Associação Brasileira da Construção Metálica, na categoria Pontes e Viadutos, no contexto das Melhores Obras com Aço do Ano. A Ponte JK é o resultado de um projeto arquitetônico arrojado, que mostra a capacidade da engenharia de transformar uma construção em verdadeira obra de arte, contribuindo, assim, para o turismo de Brasília. A obra já é considerada um marco da arquitetura brasileira e deu a Brasília mais um cartão-postal. Com a missão de propagar os valores nacionais, este selo postal mostra a beleza da Ponte JK e sua importância no contexto da arquitetura nacional e mundial. Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal |
SOBRE O SELO
O selo reproduz a foto de uma das obras mais audaciosas e marcantes da arquitetura nacional, no momento em que o pôr-do-sol colore o céu de Brasília: a ponte JK, monumental, dinâmica e lúdica. O tom alaranjado, o reflexo das luzes no lago sobre o qual se impõe a ponte, majestosa com seus três arcos transversais, e o tráfego de carros, como cordões luminosos, tornam o conjunto harmonioso. No canto inferior esquerdo, vê-se a logomarca do Mercosul. Foi utilizada a técnica de fotografia e computação gráfica.