Hoje, 5 de março, comemoramos o Dia do Filatelista Brasileiro. O termo Filatelista vem do francês philatéliste e serve para designar aqueles que se dedicam à prática de colecionar selos postais, uma paixão que existe há mais de um século e meio.
O trabalho dos Filatelistas não se resume em adquirir selos e guardá-los. Trata-se também de organizá-los, separando-os de acordo com país, época, tema, variedade ou algum outro critério.
A Filatelia é um passatempo que mobiliza cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Esses colecionadores, ao reunirem a memória do dia a dia postal, recolhem também um pouco da história de uma nação, contribuindo para a preservação de sua cultura.
O hobby é tão valorizado que, em alguns países da Europa, a Filatelia chega a ser matéria obrigatória no currículo das escolas.
Aos Filatelistas, nossos Parabéns!
Por favor, gostaria de doar uma coleção de selos que foi montada na década de 1960. Para onde posso enviar na cidade de São Paulo ou área metropolitana de São Paulo? Muito obrigada!
entre em contato com a Agência Filatélica Pedro II, no prédio Histórico dos Correios, início da Avenida São João. estação São Bento do Metrô.