A Filatelia do Brasil e do Mundo na Colecionar 2017

A arte, a cultura e o lazer se encontrarão na Colecionar 2017, de 24 a 29 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. Pela primeira vez, Brasília recebe um evento de multicolecionismo, reunindo em um único espaço Filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além dos apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanatos.

 

O evento abrigará duas grandes exposições de Filatelia: a Brasília 2017 – Internacional Stamp Exhibition –, com participação de 55 países, inclusive, com as 16 coleções mais premiadas do mundo −, Grand Prix Club (Fédération Internationale de Philatélie) − e a Exposição Nacional – BRAPEX 2017 , que terá a participação de todos os estados do país, com coleções raras e valiosas, que são orgulho da Filatelia Brasileira.

 

A exposição internacional terá as Classes Tradicional (FT), História Postal (HP), Filatelia Temática (FT), Inteiros Postais (IP), Um Quadro (FT, HP, IP), Filatelia Moderna e Literatura Filatélica, com colecionadores e comerciantes dos 55 países participantes. Serão 2.400 quadros expositivos. O Brasil também marcará presença com Filatelistas das 27 Unidades da Federação em  todas as Classes Expositivas, incluindo a Classe Juvenil. No total, serão 200 quadros expositivos. A Colecionar 2017 é um evento inovador, que tem o patrocínio dos Correios.

 

Uma exposição de multicolecionismo como esta pressupõe a realização de parcerias fortes com instituições respeitadas. Neste sentido, a organização do evento buscou instituições que têm história e dedicação às suas coleções.

 

A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, bastante conhecido no Distrito Federal, especialmente, por manter uma exposição fixa, no Museu Vivo da Memória Candanga. Já a Exposição de Cédulas e Moedas será realizada em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, que indiscutivelmente, é um ícone nacional de coleções nesta área.

 

A Exposição de Orquídeas será realizada pelo Orquidário de Brasília, entidade que já tem tradição com as coleções destas flores, que tanto encantam os brasilienses todas as vezes que são mostradas ao público.

 

As coleções de artesanato serão apresentadas pelos artesãos do Distrito Federal, que contarão com o apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). O artesanato candango já tem uma longa tradição nos eventos da cidade, e certamente, será uma presença de sucesso no evento.

 

Além das exposições, estão previstas várias outras atividades de Filatelia, shows com músicos do DF e apresentações circenses. Todas elas serão gratuitas, o que amplia a participação dos públicos de todas as idades.

 

Será sem dúvida uma semana de muita diversão e cultura, permeadas pela arte de colecionar, tema que apaixona e mobiliza milhões de brasileiros.

Publicado em Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *