O Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, foi cenário para o lançamento, na tarde de 14 de agosto, do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivos aos 45 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. Paralelamente, foi aberta no espaço do Salão Negro a exposição de fotos que mostra momentos dessa relação, iniciada em 1974.
O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, conduziu o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o deputado federal Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, e o deputado federal General Peternelli na obliteração do selo. Ele enfatizou os desafios de integração entre países com dimensões continentais, como Brasil e China. Também desejou que a cooperação entre os dois países continue a trazer benefícios mútuos.
Durante o evento, o embaixador chinês destacou a história diplomática sino-brasileira e o aprofundamento das relações e da cooperação entre os dois países. “Essa exposição e esse selo são para comemorar esse percurso. Queremos agradecer aos Correios do Brasil por elaborarem o selo e o carimbo postais, que são uma bela lembrança a ser guardada”.
Para o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, apesar das diferenças culturais, das línguas totalmente diferentes e de serem países que estão em extremos opostos, Brasil e China são países que se completam. Se completam por causa das suas diferenças. Mas principalmente por causa das suas afinidades.
(Extrato do texto publicado na Intranetcs).