Para comemorar os 100 anos das relações oficiais entre Finlândia e Brasil, os Correios colocam em circulação nesta terça-feira (3) mais um selo da Série Relações Diplomáticas: Brasil/Finlândia, além de carimbo de 1º Dia de Circulação.
A independência do país europeu do Império Russo ocorreu em 1917, sendo reconhecida pelo Brasil em 26 de dezembro de 1919. Alguns meses depois, o governo brasileiro abriu o seu Consulado em Helsinki e em poucos anos ambos os países instalaram suas embaixadas nas respectivas capitais.
A agenda do relacionamento entre Brasil e Finlândia é bastante positiva. Em 2013, o Plano de Ação da Finlândia para a América Latina e Caribe descreveu o Brasil como “uma das engrenagens da economia mundial” e “ator relevante” da política internacional a partir dos anos 2000.
A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais eixos das relações bilaterais. Com economia voltada para a geração de conhecimento e inovação, a Finlândia contribui para o esforço brasileiro de promoção de pesquisa em coordenação com os setores produtivos, com vistas a alcançar um novo patamar de competitividade.
Com sistema educacional de reconhecida excelência, a Finlândia é relevante parceira nas ações de cooperação acadêmica. Diante da qualidade de seu ensino básico, considerado o melhor do mundo por índices internacionais, a Finlândia tem atraído missões de instituições de educação primária e secundária brasileiras interessadas em aprofundar seu conhecimento sobre as experiências finlandesas. O Brasil é também o principal parceiro comercial da Finlândia na América Latina.


Sobre o Selo – A obra de Eila Ampula, feita para a Residência Oficial do Embaixador da Finlândia em Brasília em 1973, foi uma escolha natural para o selo que homenageia as relações oficiais centenárias entre Finlândia e Brasil. Pescadores, musicistas, praias, florestas, animais e cenas do cotidiano brasileiro: foi nas linhas, curvas e cores vibrantes da natureza brasileira que Ampula se guiou para produzir suas conhecidas obras. Essa bela mistura do talento finlandês com a inspiração brasileira fez com que a artista plástica ganhasse fama internacional.
As técnicas utilizadas na produção do selo foram fotografia e computação gráfica. A tiragem desta emissão é de 240 mil unidades. Cada folha contém 24 selos, ao valor unitário de R$ 2,15.
O produto já está disponível nas principais agências e na loja virtual.