Texto por Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca
As invenções surgem por alguma razão ou motivadas por fatores que levam o homem a agir e a pensar diferente em algum momento. Assim, no mundo dos selos postais, que gira em torno das modalidades de selos comemorativos, regulares e especiais emitidos pelos Correios, surgiu o Selo Personalizado, demonstrando o poder de renovação da Filatelia.
O universo dos selos postais é vasto e dinâmico. Folheando os catálogos ou visitando os acervos de colecionadores, contemplamos a expressiva iconografia das emissões em suas diferentes modalidades. Constatamos um movimento estruturado, embasado nas tendências mundiais em torno da Filatelia, que preserva a função postal do selo no campo das correspondências e o tornam presença marcante nas coleções daqueles que se dedicam a esse hobby.
Desde a sua criação, os selos propagam motivos associados a personalidades ilustres, episódios históricos relevantes e a diversidade ambiental dos países emissores. Com visual atraente, associado ao tema, os selos representam produto de características singulares, pois, além da função de comprovantes de franqueamento, ainda despertam o interesse de colecionadores em todo o mundo.
A Filatelia é, indiscutivelmente, o hobby mais praticado no mundo, em vista de seus princípios e valores, fortemente influenciados pelas modernas formas de comunicação. Após uma jornada de transformações, seguindo o exemplo de nações bem-sucedidas nos empreendimentos filatélicos, o Selo Personalizado surgiu no Brasil marcando as comemorações de seus 500 anos de Descobrimento. E assim nasce como uma oportunidade de eternizar histórias de amor entre familiares, amigos e até bichinhos de estimação. E porque não registra também momento especiais de marcas, empresas, parcerias. Afinal, tem selo pra tudo!
O Selo Personalizado surgiu para satisfazer o desejo de clientes especiais, sem as formalidades e as normas legais inerentes às demais fórmulas de franqueamento postal. Podemos dizer que neste selo quem manda é o cliente. Nasceu como nasce todo produto, e foi ganhando espaço e simpatia no mundo filatélico. Hoje, é produto encontrado nas coleções de selos e procurado por aqueles que o enxergam como um meio eficaz de comunicar e o consideram relevantes. As motivações são diversas.
Para coroar de êxito, como parte das comemorações para o Dia Mundial dos Correios, apresentamos a série Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira. Nada mais justa a homenagem a personalidades que dedicaram e muitas que ainda dedicam suas vidas à prática da Filatelia, considerados estudiosos, defensores e incentivadores dessa prática universal.
Em parceria com Julio César de Castro, esta Série e seu ineditismo criam um novo capítulo na história filatélica inovando em sua forma de comunicação, por reconhecer e propagar a obra daqueles que não pouparam esforços na tarefa de tornar os selos postais o centro de seus ideais e estilo de vida. Os primeiros selos de uma Série Personalizada representam emoção e reconhecimento a Rolf Harald Meyer (editor, por décadas, do Catálogo RHM), a Paulo Comelli (grande representante da Filatelia mineira e um dos Diretores da Federação Internacional de Filatelia – FIP), e a Lais Scuotto (profissional de Correios, museóloga, que conduziu a Filatelia por mais de duas décadas). O próximo homenageado será Leão W. Marek (dedicado ao comércio filatélico de São Paulo, com grandes contribuições ao desenvolvimento do mercado de selos em todo o Brasil). A obra de cada um deles vai agora ficar eternizada no campo filatélico.
Na próxima semana, acompanhe as publicações sobre cada um dos homenageados. Os personalizados em homenagem à Rolf Harald Meyer, Paulo Comelli e Lais Scuotto, já estão à venda na loja virtual e também podem ser encomendados nas agências próprias/terceirizadas.
Obrigado
Parabéns pela homenagem. Mas infelizmente, a venda dos mesmos é restrita. Seria interessante e lucrativo, a colocação da venda dos mesmos no portfólio dos correios.
Sucesso
A ABFM -Associação Brasileira de Filatelia Maçônica , parabeniza os Correios por mais esta iniciativa.
Oi Anselmo, meu amigo de longas datas…
Como está você?
Como anda o seu trabalho com a Filatelia Maçônica?
Abraços da Lourdinha
Essa Série de selos personalizados presta uma homenagem a personalidades que muito fizeram pela Filatelia, dentro e fora dos Correios! Parabéns ao Júlio Castro e à equipe dos Correios pela iniciativa!