Mercosul

SOBRE O SELO

O selo foi desenvolvido a partir de uma imagem comum aos países membros do MERCOSUL: a constelação do Cruzeiro do Sul, visível nos céus da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Constituída de quatro estrelas principais, ela se equipara ao MERCOSUL, composto de quatro nações irmãs, representadas por suas respectivas bandeiras.

MERCOSUL – EMISSÃO CONJUNTA

MERCOSUL, Mercado Comum do Sul, composto por quatro países membros – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – é o resultado de um tratado efetivado em 26 de março de 1991, tendo tido sua estrutura institucional definitiva aprovada pelo Protocolo de Ouro Preto, em 17 de dezembro de 1994.

O período que antecedeu o Tratado de Assunção mostrava uma região pouco integrada do ponto de vista de “preferência regional” nas sua relações econômicas, apesar da cultura homogênea de seus povos e da proximidade geográfica, sendo que as transações comerciais se resumiam em movimentos bilaterais pouco expressivos entre Brasil e Argentina.

Criado o MERCOSUL, as expectativas iniciais de transformação foram gradativamente se materializando, até alcançar, já na fase inicial da União Aduaneira, um sucesso absoluto de negócios entre os quatro Estados Partes; em apenas seis anos de existência tiveram suas transações econômicas multilaterais triplicadas, atraindo a atenção e despertando o interesse de outros Blocos Regionais e de centros econômicos desenvolvidos. Mas o MERCOSUL não se trata apenas de fluxos de comércio, de ganhos de produtividade e de ações políticas e econômicas, mas também de um universo de entendimento, de cooperação social e de união entre países irmãos e vizinhos, onde suas culturas, seus hábitos e costumes passam a se interligar de forma mais intensa e consciente, favorecendo o surgimento de um supranação, com ideais e condições de vida de sua população próximos aos padrões internacionais.

Imbuídos desse espírito de progresso, modernidade e conquistas, os países membros decidiram a emissão conjunta de um selo postal, com imagem única, objetivando identificar em qualquer lugar do mundo, os objetos postais da região do MERCOSUL. Assim, a presente emissão assinala mais uma conquista deste Mercado Regional e apresenta a particularidade de tratar-se do primeiro selo postal do MERCOSUL.

Edital: 19
Processo de impressão: Ofset
Papel: Couché gomado, fosforescente
Folha: 30 selos
Valor facial: R$ 0,80
Tiragem: 1.000.200
Picotagem: 12×11 ½
Área de desenho: 25 mm x 35 mm
Dimensões do selo: 30mm x 40 mm
Data de emissão: 26 de setembro de 1997
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia – ECT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *