Clubes Brasileiros Campeões da Libertadores – Clube de Regatas do Flamengo


Código de comercialização:
852005954

Os pedidos também poderão ser endereçados à Agência de Vendas a Distância ? A v . P r e s i d e n t e Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: 21 2503 8095/8096; Fax: 21 2503 8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

Data de emissão: 23/11/2001
Emissão: Clubes Brasileiros Campeões da Libertadores – Clube de Regatas do Flamengo
Artista: Edu Carvalho
Valor facial: R$ 1,00
Tiragem: 3.000.000 selos
Folha: 20 selos

SOBRE O SELO

No selo, o artista colocou em primeiro plano o jogador em um lance de bicicleta em direção ao gol. No lado superior esquerdo, o emblema do Clube de Regatas do Flamengo. Ao fundo, em segundo plano, observa-se a torcida presente na disputa pelo Campeonato. Foi utilizada a técnica mista (desenho, aquarela e manipulação eletrônica).

CLUBES BRASILEIROS CAMPEÕES DA LIBERTADORES – CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Criada em 1960, a Taça Libertadores da América veio homenagear, por meio do esporte, os personagens que se destacaram na luta pela independência dos países da América do Sul. A Libertadores traz gratas lembranças a todos os rubro-negros, não somente pelos seus próprios resultados, mas também por tudo que representou para o futebol brasileiro, uma vez que, a partir de sua conquista, os nossos clubes começaram a dar uma outra importância a essa competição, considerando a repercussão alcançada pelo Flamengo. Foi uma página brilhante de nossa história, que sinalizou o início de muitas outras conquistas, inclusive o Campeonato Mundial de Clubes, em Tóquio, em 1981. Hoje, já com uma razoável distância histórica, observo detalhes que naquela época nada significavam, pois eram o mínimo que se podia esperar de um grupo de atletas. No entanto, com o passar do tempo, esses princípios foram-se deturpando, levando a um grande comprometimento dos resultados finais de uma equipe de futebol. Era muito forte o sentido coletivo do grupo. Havia uma união absoluta, objetivando os melhores resultados. Tudo era superado no relacionamento pessoal, para se poder obter as grandes conquistas no terreno coletivo. O sentimento de “camisa” era muito forte, gerando um amor que, muitas vezes, se transformava numa intensa paixão que não media sacrifícios na busca da vitória. Não havia sol nem chuva, cara feia ou ranger de dentes da torcida adversária que intimidasse ou acovardasse aquela nossa equipe, movida pela paixão. Acho que esses sentimentos fazem falta ao futebol atual ou, na melhor das hipóteses, não estão presentes na dimensão desejada. Também, naquela época, dava-se um maior destaque ao “futebol-arte”. A conquista da Taça Libertadores da América pelo Flamengo, naquele ano de 1981, foi uma das maiores emoções de minha longa vida desportiva. Juntamente com meus companheiros, conseguimos dar ao nosso Flamengo um dos títulos mais importantes de toda a sua história. Congratulo-me com todos os jogadores, diretoria, comissão técnica, funcionários e, sobretudo, com a grande torcida rubro-negra por essa conquista memorável. Os Correios, ao emitirem esse selo, confirmam sua posição de vanguarda na preservação da memória do esporte nacional e valorizam os grandes feitos do futebol brasileiro.

ARTUR ANTUNES COIMBRA (ZICO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *