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Edital: | nº 2 |
Arte: | Nelson Inocêncio |
Processo de impressão: | Rotogravura |
Folha: | 30 selos |
Papel: | Couchê auto-adesivo |
Valores faciais e códigos de comercialização: – Berimbau: R$ 1,00 85100124-6 – Atabaque: R$ 0,01 – Caixa Clara: R$ 0,05 – Acordeão: R$ 0,60 – Bandolim: R$ 0,45 – Trompete: R$ 0,10 – Clarineta: R$ 0,20 – Pandeiro: R$ 0,50 – Chocalho: R$ 0,70 – Xilofone: R$ 0,80 |
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Tiragem: | Ilimitada |
Picotagem: | Semi-corte |
Área de desenho: | 21mm x 27mm |
Dimensões do selo: | 25mm x 31mm |
Data de emissão: | 01/07/2002 |
Local de Lançamento: | Brasília/ DF |
Impressão: | Casa da Moeda do Brasil |
Versão: | Assessoria de Relações Internacionais |
SOBRE OS SELOS |
Na série Instrumentos musicais, temos, registrados em peças separadas, o acordeão, o atabaque, o berimbau, a caixa-clara, o chocalho, a clarineta, o bandolim, o trompete, o xilofone e o pandeiro. O artista utilizou a técnica do lápis aquarelado para ilustrá-las. Cada selo possui plano de fundo composto por motivo relacionado ao instrumento abordado, criando uma atmosfera bastante brasileira. Cada instrumento tem sua história, seja relacionada com a natureza, seja com a arte ou com a cultura popular. |
Série Instrumentos Musicais |
Dando seqüência à série Instrumentos Musicais, ampliamos a pesquisa sobre o universo musical brasileiro e confirmamos a posição de vários estudiosos do assunto, com respeito à pluralidade de nossas formas musicais e ao uso diversificado dos instrumentos que transitam nesse contexto. A cultura musical aqui produziu uma linguagem complexa, resultante não apenas do contato, ainda que imposto, entre povos distintos, desde a era colonial, mas também das variações de certas trocas culturais. No grupo de instrumentos percussivos, apresentamos a caixa clara, que aparece em tantos folguedos populares, com seu som bem característico; o pandeiro, que pertence a inúmeras tradições musicais, gozando de maior visibilidade no cenário do samba; o chocalho, que possui variações quanto ao formato, e sempre é requisitado nas celebrações ameríndias e afro-brasileiras; o atabaque, instrumento de percussão de provável origem africana, ligado, sobretudo, às tradições afro-brasileiras; o xilofone, referência em várias culturas no mundo, encontrando-se no Brasil versões diferenciadas deste mesmo instrumento. Exaltamos, também, o berimbau, cuja ilustração de fundo de selo remete aos signos da cultura negra. No grupo de cordas, ressaltamos o bandolim como referência importante, particularmente quando falamos do chorinho e sua estrutura musical. Sem dúvida, trata-se de um instrumento recorrente da música popular brasileira. Representando o grupo do sopro, o trompete é evidenciado como instrumento de destaque nos desfiles de bandas e bailes noturnos. Enfatizamos o acordeão, no grupo de instrumentos de sopro de palheta livre. Além de viajar pela vasta dimensão das tradições nordestinas, a presença do acordeão é marcante em ritmos como o forró e o xote. Destacamos, também, a clarineta. Tal instrumento encontra-se com freqüência em algumas das mais ricas formas musicais da cultura popular brasileira, bem como em orquestras e bandas. Ao lançar a Série Instrumentos Musicais, os Correios procuram registrar e difundir uma parcela de nosso patrimônio cultural que é de extrema preciosidade, além de contribuírem para a preservação da tradição cultural brasileira. Nelson Inocêncio |