Centenário da Coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Código de comercialização:
852006810
Edital: nº 19
Arte: Cláudio Pastro
Processo de Impressão: Ofsete
Folha: 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 0,74
Tiragem: 2.400.000 selos
Picotagem: 12 x 11,5
Área de desenho: 25mm x 35mm
Dimensões do selo: 30mm x 40mm
Data de emissão: 8/9/2004
Locais de lançamento: Aparecida/SP
Peça postal: Cartão-postal
Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Os pedidos também poderão ser endereçados à Agência de Vendas a Distância ? A v . P r e s i d e n t e Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: 21 2503 8095/8096; Fax: 21 2503 8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

SOBRE O SELO

Na criação do selo, o artista trabalhou, com nanquim e têmpera ouro, traços simples e simbólicos, porém essenciais e nobres, estilizando a “Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Capítulo XII do Livro do Apocalipse). Esta imagem estilizada, no contexto bíblico, está compreendida no projeto de ambientação e de decoração da Basílica de Aparecida: Santuário Nacional.

CENTENÁRIO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Comemora-se, neste ano, o centenário da coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sinônimo de fé, de devoção, de perseverança e de religiosidade.

A fé crescente dos cristãos católicos teve origem na graça recebida por três humildes pescadores, que, após um dia inteiro de trabalho infrutífero, apanharam em suas redes o corpo, sem a cabeça, de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Lançando novamente as redes, apanharam a cabeça da imagem. A partir deste momento, a pesca daqueles homens foi abundante.

Por cerca de 15 anos, a imagem permaneceu em um pequeno oratório na casa de um dos pescadores, onde ganhou a fama de milagrosa e passou a ser venerada por centenas de pessoas. Como o local da devoção se tornou pequeno para tantos peregrinos, em 1743, foi construída uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, em 26 de julho de 1745. Como o número de fiéis continuava a aumentar, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior, a atual Basílica Velha.

Muitos são os milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida, após o da pesca milagrosa. A comprovação dessas graças foi de suma importância para que a Igreja obtivesse o título de Basílica, em 1908. Em razão desses milagres, dia após dia, centenas de pessoas, principalmente as mais necessitadas e excluídas, como os escravos, procuravam a imagem para rezar e receber as bênçãos e proteção da Virgem milagrosa.

Como nos primeiros tempos de devoção a Nossa Senhora Aparecida, o número de romeiros e devotos cresceu bastante e a Basílica Velha tornou-se pequena para tão grande multidão; em novembro de 1955, iniciou-se a construção da atual Basílica Nova, que, em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que, de moto-próprio, outorgou-lhe o título de Basílica Menor.

Mas não somente os humildes e necessitados se dirigiam à Capela onde ficava a Santa. Membros da aristocracia também visitavam a Capela para orar. Conforme anotações em livros, feitas por historiadores, a coroa na imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada pela Princesa Isabel, em 1868. Trata-se de uma riquíssima coroa de ouro 24 quilates, com 300 gramas e, aproximadamente, 14 centímetros de altura, ornada com 24 diamantes maiores e 16 menores. Com essa coroa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada em 8 de setembro de 1904, e com ela permanece até hoje. Por determinação do Papa Pio XI, em 1929, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada, ao mesmo tempo, Rainha e Padroeira Oficial do Brasil.

Decorridos cem anos, no dia 8 de setembro de 2004, nova coroação será realizada para assinalar a data, com a coroa comemorativa ao centenário, resultado de um grande concurso realizado pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em parceria com a AJORESP (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista) e SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

A devoção a Nossa Senhora Aparecida está intimamente ligada à cultura brasileira e já faz parte da vida da maioria dos católicos do país, revelando a identificação de um povo com a simplicidade de Maria, Mãe de Jesus Cristo. Com esta emissão, os Correios homenageiam, juntamente com o Santuário Nacional de Aparecida e todos os devotos da Santa, os cem anos de sua coroação, que revelam expressivas manifestações de fé popular.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *