MUSEU OSCAR NIEMEYER


Código de comercialização:
852007019
Edital: nº 8
Arte: Nani Gois
Colaboração: Museu Oscar Niemeyer
Processo de Impressão: Ofsete
Folha 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 0,80
Tiragem: 2.000.010 selos
Picotagem: 11,5 x 12
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Data de emissão: 25/4/2005
Locais de lançamento: Curitiba/PR
Impressão Casa da Moeda do Brasil

Os pedidos devem ser endereçados à Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: 21 2503 8095/8096; Fax: 21 2503 8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br.Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

SOBRE O SELO

O selo reproduz uma foto do Museu Oscar Niemeyer, em que se visualiza a beleza do complexo arquitetônico, composto por dois prédios, com enfoque maior para o anexo, construído posteriormente, destacando o projeto arrojado que lembra um olho humano. Do ângulo em que se projeta a imagem, sugestiona que o imponente ?olho?, ao anoitecer, mantém-se atento, como guardião, ao prédio a sua frente. No canto inferior esquerdo, a reprodução da assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Museu Oscar Niemeyer
Nasce um dos maiores museus da América Latina

O Museu Oscar Niemeyer tem como foco as Artes Visuais, a Arquitetura e o Design. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o próprio complexo é um exemplo da arquitetura elevada ao nível de obra de arte. Nele, Niemeyer revela como a arte expressa na arquitetura pode fazer com que espaços construídos em épocas distintas convivam em perfeita harmonia. Rampas em curvas e um túnel, que internamente liga o anexo, conhecido por Olho, ao prédio principal, fazem o elo entre o passado e o presente, entre o Moderno e o Contemporâneo.

O primeiro prédio, projetado por Niemeyer em 1967, é fiel ao estilo Moderno da época. Elaborado para ser um instituto de educação, ao longo de 32 anos foi ocupado por secretarias de Estado. Reformado e adaptado para ser um museu, o prédio principal abriga a maioria das exposições, em mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva.

E para imprimir nova identidade ao antigo espaço, Niemeyer projetou o anexo. O imponente Olho de concreto e vidro, ao mesmo tempo em que debruça seu olhar de dupla face para a cidade, observa a si mesmo, refletindo o passado. Um olhar Contemporâneo, que parece flutuar à frente do prédio que lhe deu origem.

Em novembro de 2002, foi inaugurado o Novo Museu. Por exigências jurídicas, foi necessária a alteração do nome de origem. Em 8 de julho de 2003, o complexo foi reinaugurado, desta vez sob a denominação de Museu Oscar Niemeyer.

Desde então, a atual direção vem promovendo constantes ampliações na estrutura física e museográfica. Em dezembro de 2004, foram inauguradas três salas para a exposição de fotografias e a montagem da reserva técnica, onde são acondicionadas as obras do acervo, foi concluída. Em fevereiro deste ano, foi aberta a Loja do MON e estão em andamento os trabalhos para a instalação de um café. O acervo também está sendo ampliado, gradativamente, com a inserção de obras que estão sendo adquiridas por meio de doações dos próprios artistas.

Instalado em uma área construída de 35 mil metros quadrados, sendo 19,1 mil metros quadrados de área expositiva total, o Museu Oscar Niemeyer é, hoje, uma instituição cultural de referência nacional e internacional.

Maristela Requião
Diretora Presidente do Museu Oscar Niemeyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *