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Código de comercialização: 852007310 ![]() |
Edital: | no 13 |
Arte: | João Guilherme |
Processo de Impressão: | Ofsete |
Folha: | 24 selos |
Papel: | Cuchê gomado |
Valor facial: | 1o Porte Carta Comercial |
Tiragem: | 2.040.000 selos |
Picotagem: | 11,5 x 12 |
Área de desenho: | 54mm x 20mm |
Dimensões do selo: | 59mm x 25mm |
Data de emissão: | 23/10/2006 |
Local de lançamento: | Brasília/DF, Barbacena/MG, Guarujá/SP, Dumont/SP, Santos Dumont/MG, Petrópolis/RJ e São José dos Campos/SP |
Peça Filatélica: | Cartão-postal |
Tiragem: | 5.000 |
Impressão: | Casa da Moeda do Brasil |
Versão: | DDepartamento de Produtos e Filatelia/ECT |
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SOBRE O SELO Na imagem do selo o artista retrata o momento em que se materializa o sonho de Santos-Dumont, quando o 14 Bis, sob a admiração de observadores, realiza o seu vôo histórico. A paisagem reporta ao campo e, ao fundo, na parte superior, vê-se o espaço sideral cortado por um foguete em direção à lua, simbolizando a evolução das conquistas espaciais. À direita, a logomarca das comemorações do centenário do vôo do 14 Bis. O colorido do selo reforça a alegria pela conquista do feito. Na criação da imagem foi utilizada a técnica mista de lápis, aquarela, anilina, laser e computação gráfica. |
SANTOS-DUMONT E O 14 BIS Alberto Santos-Dumont (1873-1932) era descendente de imigrantes como grande parte do povo do Brasil. Um brasileiro típico. Era neto de franceses, por parte de pai, e bisneto de portugueses, por parte de mãe. Sempre evidenciou o seu orgulho de ser brasileiro e sempre externou serem um sucesso brasileiro as suas conquistas ímpares para a humanidade. A principal conquista de Santos-Dumont foi ser o primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o ar, utilizando, unicamente, os recursos do próprio aparelho. O vôo histórico aconteceu há cem anos na França, em 23 de outubro de 1906, com o “14-bis”. Naquele dia, Santos-Dumont voou a distância de 60 m, à altura de 2 a 3 m, em 7 segundos. O feito surpreendente ocorreu com o testemunho de uma multidão, da imprensa, de filmagem de companhia cinematográfica, de comissão oficial previamente convocada. Sua vitória teve grande repercussão em todo o planeta. Após os vôos históricos do “14-bis”, Santos-Dumont continuou apresentando ao mundo novos inventos geniais. Um ano depois, em novembro de 1907, fazia o vôo inaugural do seu revolucionário “Demoiselle”, minúsculo, simples, leve e muito veloz. Santos-Dumont, como já o fizera com todos os seus inventos, colocou aquele aparelho à disposição pública para livre reprodução, sem nenhum direito comercial para o seu inventor. O “Demoiselle” foi o primeiro avião fabricado em série no mundo. Santos-Dumont foi um grande benfeitor para a humanidade e um ser humano extraordinário. É o símbolo maior, brasileiro, de criatividade, de inovação tecnológica e de persistência no objetivo. Neste ano do centenário do vôo do 14-bis, devolve-se a Santos-Dumont o seu lugar ímpar de primazia e de destaque na aviação mundial. Comissão Interministerial do Centenáriodo Vôo do 14-bis |