Os Passos de Anchieta (emissão especial)

Os Passos de Anchieta

Código de comercialização: 852007426
Edital no 4
Arte: Valéria Faria
Processo de Impressão: Ofsete
Forma de emissão: se-tenant com 3 selos
Folha: 24 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$0,90 cada selo
Tiragem: 2.400.000 selos
Picotagem: 12 x 11,5
Área de desenho: 1o e 3o selos 35mm x 27,5mm – 2o selo 35mm x 30mm
Dimensões do selo: 30mm x 40mm
Data de emissão: 19/3/2007
Locais de lançamento: Guarapari/ES, Anchieta/ES, Vila Velha/ES e Vitória/ES
Peça Filatélica: Envelope de 1o Dia de Circulação
Tiragem: 5.000
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Produtos e Filatelia/ECT
Os pedidos devem ser endereçados à Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096; Fax:(21)2503-8638;e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

 

Os Passos de Anchieta
Um dos primeiros caminhos cristãos da América

“Os Passos de Anchieta” é um projeto de institucionalização e manutenção de uma rota histórica, religiosa, cultural, ambiental e turística, idealizado e desenvolvido por um grupo de capixabas (pessoas nascidas no Estado do Espírito Santo), cientes de que o acervo histórico é um precioso bem cultural habitualmente trabalhado com muita competência, principalmente na Europa.
“Os Passos de Anchieta” é uma reconstituição da rota que o padre José de Anchieta percorria regularmente a cada duas semanas entre a Vila de Rerigtiba, onde escolheu viver os dez últimos anos de sua laboriosa vida, e o Colégio de São Tiago, estabelecimento de catequese erguido pelos jesuítas no estado do Espírito Santo, ainda no século XVI, e um dos mais antigos registros da evangelização católica no Brasil.
José de Anchieta vivia em Rerigtiba, uma vila de índios Temiminós, habitantes do litoral do Estado do Espírito Santo, distante cerca de 100 km de Vitória, e a cada 14 dias deslocava-se caminhando, sempre seguindo a orla marítima, até chegar à Vila de Vitória, cravada em uma ilha em cujo platô se erguia a unidade de ensino e catequese jesuítica.
Durante os últimos anos de sua vida ele empreendia regularmente a caminhada, sendo que na última vez que cumpriu o percurso fê-lo já morto e transportado por um grande cortejo de cerca de 3.000 índios que adoravam o Abará-bebe (Santo voador), apelido que os índios lhe davam pela lepidez e velocidade com que caminhava, levando sua figura mirrada e corcunda à frente de muitos guerreiros robustos.
Em 1998, um grupo de pessoas resolveu resgatar essa rota e refazê-la como percurso de caminhadas regulares, motivando os habitantes da rota a se engajarem no espírito do andarilho Anchieta. Reconstituíram e sinalizaram o trajeto e lançaram uma grande caminhada anual com duração de quatro dias, em que se percorrem os 100 km da trilha de Anchieta. Cada jornada diária tem duração entre quatro e seis horas e vem reunindo um número crescente de andarilhos de várias partes do Brasil, registrando uma média de 3.000 participantes por evento.
No ano de 2007 realiza-se a 10ª edição de “Os Passos de Anchieta”, um acontecimento que inspira, nas comunidades à margem do trajeto, uma elevação de auto-estima pelo resgate de sua importância histórica e pela plasticidade de uma enorme multidão se deslocando com gente dos mais variados tipos e perfis.
A inspiração de Anchieta resultou ser fecunda, também, na semeadura de idéias semelhantes. Desde o surgimento da caminhada, outras rotas e trilhas surgiram em vários estados, resgatando contextos e situações históricas. E é nessa mesma inspiração que os Correios têm a satisfação de promover por meio do selo “Os Passos de Anchieta”, de forma a percorrer não só o caminho feito pelo padre, mas todo o território nacional, ultrapassando fronteiras e propagando a caminhada e a sua importância para a comunidade cristã do Brasil.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR/ES

Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta – ABAPA

 

SOBRE OS SELOS

O se-tenant é composto de três selos destacando aspectos importantes da obra do Padre José de Anchieta. No selo à direita, a Catedral Metropolitana de Vitória, local onde se inicia o caminho de, aproximadamente, 100 quilômetros de extensão, hoje conhecido como “Os Passos de Anchieta”. O selo à esquerda sinaliza o término da caminhada, que se finda na Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção, o Santuário de Anchieta. No selo central, em destaque, a figura do Padre José de Anchieta, escrevendo na areia da praia – “Hoje Vos Hei de Vencer” (com recursoem microletras), verso da poesia Quando, no Espírito Santo, se Recebe uma Relíquia das Onze Mil Virgens. Compondo o se-tenant, elementos típicos da época: espécies da fauna e da flora, habitantes indígenas, bem como a orla marítima com embarcações, simbolizando os alicerces do trabalho de Anchieta. Foram utilizadas técnicas de desenho e ilustração somadas a recursos de manipulação digital, tendo como referência imagens de mapas e documentos originais do século XVI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *