Série Clubes de Futebol – Rumo à Copa de 2014: Centenário do Sport Club Internacional

Os Correios buscam propagar em selos postais os grandes destaques do esporte nacional. Na Série Clubes de Futebol é homenageado um dos clubes mais prestigiados e vitoriosos da história futebolística mundial, por ocasião do seu Centenário, o Sport Club Internacional.

Há um século nascia o Clube do povo do Rio Grande do Sul. Os irmãos Pope uniram-se a um grupo de garotos e fundaram, na noite de 4 de abril de 1909, o seu próprio Clube, que viria a ser o único Campeão de todas as competições possíveis para um time brasileiro, o Sport Club Internacional, Campeão de Tudo!

A senda de vitórias iniciada nesse período teve grandes momentos como as “batalhas” travadas no antigo estádio dos Eucaliptos que, inclusive, sediou a Copa do Mundo de 1950, e foi palco de vitórias memoráveis do Colorado sobre os principais times regionais. Nessa época, o Clube era chamado também de Rolo Compressor, apelido carinhoso que fazia alusão às conquistas dos anos 50 e 60, quando o time “amassava” seus adversários. Em 1956, foi a equipe do Internacional que serviu de base para a Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano do México.

Um dos marcos fundamentais dessa história de glórias foi a construção do estádio Gigante da Beira-Rio, uma obra-prima da engenharia dos anos 60 e 70, pois foi construído literalmente sobre o rio Guaíba, ou seja, ainda dentro da água, enquanto a Prefeitura Municipal concluía o aterro. No dia da inauguração do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, o Internacional venceu o Benfica de Portugal por 2 a 1, partida assistida por mais de 100 mil espectadores e que teve a participação do lendário atleta português, Eusébio, sensação da Copa de 1966 e até hoje considerado um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos.

Na década de 70, já no maior estádio particular do Brasil da época, o Internacional, chamado carinhosamente de Colorado, ou simplesmente de Inter, foi o Clube brasileiro que mais vezes levantou a taça do Campeonato Brasileiro, vencendo outros gigantes do futebol como o Cruzeiro (1975), Corinthians (1976) e Vasco da Gama (1979), tendo, nesse ano, conquistado o título de forma invicta, feito ainda não igualado por equipes brasileiras. Em 1984, a equipe do Internacional mais uma vez foi a base da Seleção Brasileira e alcançou um lugar de destaque para o futebol brasileiro nas Olimpíadas, conquistando a medalha de prata em Los Angeles.

Em 1992, a Copa do Brasil foi conquistada, levando à camisa rubra a sua quarta estrela. Mas foi em 2006, que o Colorado galgou o posto mais alto de uma equipe no mundo, após conquistar a Libertadores da América, e, no mesmo ano, o título de Campeão Mundial Interclubes FIFA, vencendo a poderosa equipe do Barcelona.

A conquista de títulos internacionais virou rotina para o Colorado que venceu ainda a Recopa Sul-Americana em 2007, a Dubai Cup em 2008, vencendo o Stuttgart (Alemanha), e a Internazionale (Itália) e, mais recentemente, unificou todos os títulos do continente, conquistando a Copa Sul-Americana, sendo o primeiro time brasileiro a vencer essa importante competição, o que o credenciou como único a ser campeão de todos os títulos possíveis entre os times brasileiros.

No ano do Centenário, o Inter ostenta todas essas conquistas sem perder os valores de democracia e inclusão, que marcaram a trajetória de sua história de glórias – o Clube do Povo.

Vitorio Piffero
Presidente

 

SOBRE O SELO

O selo destaca a imagem do escudo do Sport Club Internacional, com as taças que registram as diversas conquistas do Clube. Abaixo, a legenda “Campeão de Tudo”, que o apresenta como único clube futebolístico a ter conquistado, até hoje, todas as competições oficiais possíveis para um time brasileiro. No canto superior esquerdo, a indicação do primeiro século de sua história. As imagens estão sobrepostas a um fundo vermelho, cor que identifica o “colorado gaúcho”, cujas nuances representam a passagem do tempo nesse centenário. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008058

 

DETALHES TÉCNICOS

Edital: nº 7
Arte: Fred Colorado
Processo de Impressão: ofsete
Folha: 30 selos
Papel: cuchê gomado
Valor facial: R$ 1,00 cada selo
Tiragem: 1.020.000 selos
Área de desenho: 25mm x 35mm
Dimensões: 30mm X 40mm
Picotagem: 12 x 11,5
Data de emissão: 4/4/2009
Local de lançamento: Porto Alegre/RS
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização: Até 31 de dezembro de 2012 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *