Corrida de Reis – Várzea Grande / Cuiabá – MT

O esporte unindo e congregando pes

Nesta emissão é destacada a importância da corrida de rua no Brasil, especialmente a tradicional Corrida de Reis, realizada desde 1985 em Cuiabá, Mato Grosso, ao mesmo tempo em que promove a peculiar experiência de congraçamento social representada por essa modalidade esportiva na comunidade brasileira

A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1985, organizada pela TV Centro América. O nome da prova surgiu em homenagem aos três Reis Magos (data religiosa comemorada em 6 de janeiro) e reunia, nos primeiros anos da competição, uma média de 200 a 300 corredores, a maioria atletas de Mato Grosso. O percurso, de dez quilômetros, teve poucas mudanças desde a primeira edição, tendo, atualmente, largada próxima à Ponte Sérgio Mota, em Várzea Grande, e chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. No total, são percorridas cinco avenidas.

Com o passar dos anos, a Corrida de Reis foi crescendo em notoriedade no Estado de Mato Grosso e ganhando reconhecimento e espaço no calendário de atletismo da região centro-oeste, e em nível nacional.

A primeira corrida teve como vencedores Juarez Sabino e Jorilda Sabino. Na época, Jorilda tinha 14 anos e foi considerada a “Cinderela Descalça”, pois corria sem tênis. Atualmente, Jorilda Sabino, sua prima Nadir Sabino e Viviane Anderson, detêm o título de tetracampeãs da prova. No masculino, o mineiro Amauri Ribeiro e Daniel Lopes ostentam o título de tetracampeões.

Os participantes são divididos em atletas amadores e profissionais, cujo pelotão de elite é formado pelos corredores melhor colocados nas provas anteriores da Corrida de Reis e nas outras provas de nível nacional. A partir de 1997, o pelotão de elite passou a ser composto por 100 atletas, 70 no masculino e 30 no feminino.

A grande novidade foi a adoção do chip eletrônico, que é colocado no tênis dos competidores pela equipe que atua na Corrida de São Silvestre, na Meia Maratona do Rio de Janeiro e na Meia Maratona Internacional de São Paulo. Com o chip magnético é possível agilizar o processamento de informações e identificar a classificação dos atletas. O aparelho armazena todos os dados individuais e registra o tempo de cada corredor, o que evita fraudes.

Antes da prova ser oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo, em 1997, o recordista da Corrida de Reis foi Amauri Ribeiro com o tempo de 27’11”. No feminino o recorde da prova foi de Viviane Oliveira, que, em 1995, fez o tempo de 34’28”. Depois da oficialização, a Corrida de Reis tem como recordistas, no masculino, Valdenor Pereira dos Santos, com o tempo de 29’29”, e, no feminino, Maria Zeferina Baldaia, com 34’15”(ambos conquistados em 2002).

Os grandes atrativos da prova são a organização e a premiação, uma das maiores do Brasil. Também são premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada uma das vinte categorias por faixa etária (dez no masculino/dez no feminino).

A Corrida de Reis, de Várzea Grande a Cuiabá, em Mato Grosso, é o esporte de rua mais importante do centro-oeste, reunindo atletas de nível nacional e internacional. A participação de corredores de vários estados brasileiros elevou o nível técnico da competição e o número de inscritos vem crescendo continuamente.

Departamento de Marketing
TV Centro América – Cuiabá

SOBRE O SELO

EDITAL 1 – 2010
Emissão Comemorativa

O selo apresenta uma imagem estilizada da tradicional Corrida de Reis, realizada anualmente no Estado de Mato Grosso, entre Várzea Grande e Cuiabá, a capital estadual. É reproduzido o momento da largada, que ocorre próxima à Ponte Sérgio Mota, naquele município da Grande Cuiabá. No canto superior direito, é mostrada uma medalha de premiação dos atletas. Foram utilizadas as técnicas de ilustração vetorial e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008180

 

DETALHES TÉCNICOS

Edital: nº 1
Arte: Silvania Branco
Processo de Impressão: ofsete
Folha: Folha com 24 selos
Papel: Cuchê gomado sem fosforescência
Valor facial: R$ 0,70
Tiragem: 300.000 selos
Área de desenho: 54mm x 20mm
Dimensões do selo: 59mm x 25mm
Picotagem: 11,5 x 12
Data de emissão: 10/1/2010
Local de lançamento: Cuiabá e Várzea Grande/MT
Peça filatélica: Envelope de 1º Dia de Circulação
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização:

Até 31 de dezembro de 2013 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *