Correios participa da 18° edição do Prêmio Brasil Olímpico

Os Correios participarão, nesta quarta-feira (29), da 18° edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A solenidade será realizada na cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), e irá reunir os maiores nomes do esporte no país.

O objetivo do prêmio é homenagear os melhores atletas, técnicos e personalidades que tenham contribuído, ao longo do ano de 2016, para o crescimento do esporte no Brasil. Além do tradicional prêmio aos “Melhores Atletas do Ano” (masculino e feminino), definidos por um colégio eleitoral, o (a) Atleta da Torcida será definido pelo voto dos torcedores, pela Internet. Na apresentação dos destaques de 2016, os medalhistas vão estar ao lado de uma nova geração de atletas que despontam para conquistas no alto rendimento.

Os Correios patrocinaram o evento Prêmio Brasil Olímpico (PBO), na categoria “Homenagem Especial”, nas edições de 2014 (Homenagem aos Jogos da Juventude em Nanjing 2014), 2015 (Homenagem aos Jogos Pan-americanos Toronto 2015) e 2016. Nessa 18ª edição entregarão o prêmio “Homenagem aos Medalhistas dos Jogos Rio 2016”.

Lançado em 1999, o PBO é a maior cerimônia de premiação do esporte olímpico brasileiro, que acontece anualmente. Entre os concorrentes, estão atletas das confederações patrocinadas pelos Correios.

Parceria com esporte – Os Correios construíram, ao longo de 26 anos, inúmeras histórias com o esporte brasileiro nos Desportos Aquáticos, Tênis e Handebol em competições nacionais e internacionais. Em 2016, a empresa foi patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Responsável por toda a logística do maior evento esportivo do mundo, a empresa utilizou dois armazéns de 72 mil metros quadrados, sendo encarregada do envio, entrega e armazenamento de 30 milhões de itens, 5 milhões de peças de mobiliário e 980 mil partes de equipamentos esportivos. Além disso, a estatal esteve em mais de 300 cidades com a logística da Tocha Olímpica.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , , , , , , , | 1 comentário

Mostra retrata transformação do papelão em arte

Está em exibição no Espaço Cultural Correios de Niterói (RJ) a exposição “Flor, da contenção à expansão”, da artista Myriam Glatt. Com curadoria de Isabel Portella, a mostra retrata a transformação do papelão em arte, evidenciando a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Esta é a terceira exposição individual da artista e dá sequência a sua última, que retratava sementes. “Nesta exposição é como se elas tivessem germinado, dando origem às flores e na sequência a expansão delas para o espaço com os relevos”, explica Myriam Glatt.

Além de oito relevos (composições em papelão), a artista está expondo seis pinturas em acrílico sobre tela, todas batizadas com nomes de mulheres.

“Flor, da contenção à expansão” permanece em cartaz gratuitamente até junho, com visitação de segunda-feira a sábado, das 11h às 18h, exceto feriados. O Espaço Cultural Correios de Niterói está localizado no Palácio dos Correios, Av. Visconde do Rio Branco, 481 -Centro, Niterói (RJ).

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Monólogo mistura realidade e fantasia no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Enxergar o mundo por meio de um olho que vê e de outro que imagina. Essa é a possibilidade explorada pelo espetáculo “O Olho de Vidro”, em cartaz no teatro do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro até o dia 30 de abril. Apresentada em primeira pessoa, a peça coloca em cena as memórias do ator, enquanto suas descobertas vão se misturando aos personagens da literatura.

A poética de Bartolomeu Campos de Queirós, no livro “O olho de vidro do meu avô”, foi fundamental na motivação para que esse “monólogo depoimento” fosse trazido para o teatro.

O ator Charles Asevedo, que dá vida ao personagem, começou a ter grande admiração pelo autor e sua obra durante um encontro na livraria Don Quixote, em Belo Horizonte, com a atriz Vera Holtz, que reúne entre seus trabalhos de pesquisa o projeto de leitura chamado “Grandes Escritores”.

A premiada autora Renata Mizrahi, inspirada na obra do escritor mineiro (1944/2012), assina o texto da peça, que conta com a criação artística de Vera Holtz e Guilherme Leme, além de Flávia Pucci integrando esse processo dinâmico e colaborativo.

O espetáculo “O Olho de Vidro” pode ser conferido de quinta-feira a domingo, às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está situado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro. A bilheteria funciona de quarta-feira a domingo, das 15h às 19h.

Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (meia)
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 
60 minutos
Mais informações: (21) 2219-5165

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Exporta Fácil fica mais simples com Portal Único do Comércio Exterior

Para reduzir custos, prazos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, o governo federal lançou nesta quinta-feira, 23, o Novo Processo de Exportações do Portal Único do Comércio Exterior. A iniciativa oferece trâmites simplificados para as vendas externas brasileiras, com a eliminação de documentos e etapas e a redução de exigências governamentais. A facilitação alcançará cerca de 5 milhões de operações anuais de exportação, envolvendo mais de 25.500 empresas.

Entre os processos que serão simplificados por meio da nova plataforma está o Exporta Fácil, serviço de exportação dos Correios, que atende principalmente às micro e pequenas empresas brasileiras. Elas poderão contar com a Declaração Única de Exportação (DUE), documento que visa automatizar o processo da exportação, acrescentando maior transparência e previsibilidade e, principalmente, buscando a redução de prazos e custos.

O objetivo da parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Ministério da Fazenda e os Correios é incluir as MPEs no Novo Processo de Exportações, que coloca em prática o conceito de single window (guichê único), criando uma interface única entre governo e operadores de comércio.

Com essa visão, os Correios desenvolveram um novo modelo de postagem de remessas internacionais, o qual capta os dados completos das remessas e permite a sua transferência eletrônica às aduanas, no Brasil e no exterior, e aos correios de destino.

Esse novo modelo de postagem internacional tem o objetivo de fortalecer o canal postal, tornando-o mais rápido e seguro, conforme preconizado pela União Postal Universal (UPU) e pela Organização Mundial das Aduanas (OMA).

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | 2 comentários

Correios economiza mais de 833 milhões de litros de água em três anos de coleta seletiva

Como parte das ações de responsabilidade socioambiental dos Correios, no período de 2013 a 2015, foram economizados mais de 833 milhões de litros de água, por meio da Coleta Seletiva Solidária da empresa -volume suficiente para suprir a necessidade para higiene e consumo anual de 5.700 pessoas.

Além do uso racional do recurso natural, a Coleta Solidária atendeu, nesses três anos, cerca de 60 cooperativas ou associações, gerando renda e cidadania para mais de duas mil famílias em todo o País.

A redução do consumo de água, energia e papel é um dos impactos ambientais considerados significativos e contemplados no Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC), lançado em 2013.

Legislação –  Por meio da implantação do SGAC, a empresa cumpre a legislação brasileira e se adequa a documentos governamentais, como a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, além de acordos e normas internacionais, como a ISO 14.001.

A Lei 9.433, chamada Lei das Águas, determinou a participação dos poderes públicos, dos consumidores e das comunidades na gestão das águas. Com isso, a conservação de rios, nascentes, córregos e bacias hidrográficas passa a ser uma responsabilidade legal de todos.

Preservação – Desde 1993, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de  alertar  a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

No mesmo ano, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que destaca, dentre outros pontos, que a água faz parte do patrimônio do planeta; que o equilíbrio e o futuro dependem da preservação da água e de seus ciclos; que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

 

Publicado em Institucional | 1 comentário

Mostra levanta reflexão sobre o papel da mulher na arte

A exposição “Guerreiras ou Artistas?”, em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza, reúne a ousadia de três mulheres artistas cearenses – Fátima Gomes, Cida Fonseca e Fátima Azevedo – que apresentam ao público 40 obras em diferentes estilos, entre eles aquarela, pintura  acrílica e infogravuras.

A mostra discute a questão das mulheres artistas em Fortaleza e a trajetória singular de cada uma delas, em busca de espaço dentro do circuito artístico regional. O objetivo é provocar reflexões sobre a questão de gênero nas artes visuais, assim como fortalecer e incentivar outras artistas a percorrerem suas trajetórias em busca do reconhecimento.

Para o trio cearense, a mulher artista é, acima de tudo, uma guerreira, pois, para se sobressair no cenário, precisa lutar contra o preconceito que ainda se faz presente dentro da sociedade.

“Guerreiras ou Artistas?” traduz a mulher em sua luta diária, em suas batalhas de vida e pode ser conferida gratuitamente até o dia 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Espaço Cultural dos Correios está localizado na Rua Senador Alencar, n° 38, Centro – Fortaleza.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Museu Correios recebe mostra de xilogravuras

“Brasília Cidade (In)visível” é o nome da exposição que está em cartaz no Museu  Correios, em Brasília. Toda a exposição foi construída a partir de trabalhos realizados com a técnica da xilogravura e tendo a capital federal como inspiração. O traçado arrojado de Lúcio Costa, o verde vibrante de Burle Marx e as curvas de concreto de Oscar Niemeyer já renderiam infinitas possibilidades no talhar da madeira. Valdério Costa, artista plástico e professor de artes visuais e história da arte, foi além e traduziu em seu trabalho um pouco da singularidade do povo acolhido por Brasília.

imageSobre a técnica – Na xilogravura, a madeira é lixada e os sulcos cavados, a mão, para produzir o desenho em alto relevo. Depois de receber a tinta, é impresso em papel. Toda a sequência de atividades  exige muita habilidade do artista, pois a imagem precisa ser gravada ao contrário. A técnica é muito usada no nordeste do país para ilustrar a famosa literatura de cordel.

Serviço
Exposição Brasília Cidade (In)visível
Visitação: De 10 de março a 30 de abril
Local: Museu Correios – SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo – Asa Sul, Brasília – DF
Horário: terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Informações: (61) 2141-9276
Classificação livre para todos os públicos
Entrada franca

Publicado em Agenda cultural | Deixar um comentário

Áudio: Correios inicia a operação de e-fulfillment em Brasília

Armazém destinado a atender o comércio eletrônico já opera em fase piloto

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Correios reduz preço de frete e começa operação de e-fulfillment em Brasília

Os Correios anunciaram, nesta quinta-feira (16), o início da operação de e-fulfillment (armazenagem e atendimento de pedidos) em Brasília, destinada ao comércio eletrônico. O anúncio foi feito durante o Ciclo MPE, na sede nacional do Sebrae, e promovido pela Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara e-net). Com a solução, lojas virtuais podem armazenar seus produtos nos Correios, que farão a gestão do estoque e atenderão aos pedidos realizados na web. Dentre diversas vantagens ofertadas, destacam-se o fornecimento gratuito de embalagens e preços mais baixos para os envios. A redução média no preço do frete é de 50% nas modalidades expressas e econômicas, na comparação com os preços ofertados nas tabelas em que a forma de pagamento é à vista.

fotoO centro de armazenagem de Brasília possui pé direito de 12 metros, 5 mil posições de palete e área de 10 mil m2. A operação, que está em fase de piloto, já foi iniciada com a Kamaleão Color, uma MPE da capital federal. Outras empresas interessadas na solução já podem fazer seu cadastro em http://blog.correios.com.br/correioslog .

“Vamos continuar apoiando cada vez mais o comércio eletrônico no Brasil, como sempre fizemos. Ampliamos nossas etapas de atendimento às lojas virtuais e agora, além de distribuição e logística reversa, estamos oferecendo armazém e atendimento de pedidos a custos baixos e simplificados. Com isso as pequenas empresas ganham competitividade e conseguem se fortalecer no mercado”, afirmou José Furian Filho, vice presidente de logística dos Correios.

O armazém em Brasília é o segundo fulfillment center iniciado pela estatal. Em setembro do ano passado, os Correios iniciaram as operações em Cajamar (SP). As cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife serão as próximas a receberem o armazém dos Correios, ainda neste semestre.

Sobre o novo produto: A solução Correios Log – Comércio eletrônico prevê a oferta do serviço de e-fulfillment às lojas virtuais, desde a armazenagem e atendimento de pedidos até gestão de estoque e distribuição. Sem cota mínima mensal de faturamento, os Correios ainda oferecem gratuitamente as embalagens para os envios. A tabela simplificada permite uma precificação rápida para as MPEs e transforma custos fixos mensais em custos variáveis (R$ 0,72 por item armazenado/mês e R$ 3,53 para cada pedido atendido).

Publicado em Negócios e Mercado | 1 comentário

Correios realiza maior leilão de veículos deste ano no RS

novos_veiculos-033-11

Os Correios realizam nesta quinta-feira (16), no Rio Grande do Sul, o maior leilão da empresa deste ano, com o total de 269 veículos. O leilão é uma oportunidade para pessoas físicas e jurídicas adquirirem furgões, motos ou caminhões em boas condições de uso. A venda dos veículos será realizada na Av. Bernardino Silveira Amorim, 751, Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, às 10h.

Por se tratar de uma empresa pública, os Correios obedecem a regras que determinam a vida útil de sua frota. A venda dos veículos usados pela empresa por meio de leilão é realizada regularmente em todas as capitais e o valor arrecadado é usado para a renovação da frota. Nos próximos meses, serão realizados outros leilões em diferentes Estados. Confira abaixo o cronograma:

Mês leilão

UF

Quantidade de veículos

Março

RS

269

Abril

AM

31

RJ

140

Maio

PI

48

Junho

CE

26

SC

15

Agosto

RS

128

Reestruturação dos Correios – O leilão de veículos é mais uma das ações do processo de transformação dos Correios, que busca a sustentabilidade da empresa por meio da revisão de estratégias, custos, estrutura e processos. O objetivo é garantir a prestação de serviços de excelência, competitivos e cada vez mais adequados às necessidades da sociedade.

Publicado em Institucional | 4 comentários