Espaço Cultural Correios Porto Alegre recebe exposição de fotografia

A fotografia transcende ao real e ganha status de arte na exposição Desenhos com Luz, que chega, amanhã (13), ao Espaço Cultural Correios Porto Alegre. Com curadoria do arquiteto e artista visual Fábio André Rheinheimer, a mostra reúne obras de 29 fotógrafos.

“Desenhos com Luz é resultado da vivência artística continuada e orientada por uma sensível construção do olhar. A proposta é formatar um novo contexto”, explica Rheinheimer, que tem se destacado em reunir diferentes expressões das artes visuais na curadoria de suas exposições coletivas.

Para o curador, a fotografia, enquanto registro atemporal, possibilita outras leituras, isentas de amarras absolutas que, de forma ampla e irrestrita, possibilitam uma infinidade de interpretações, plenas de liberdade. “Em sua essência, essa mostra se orienta segundo fragmentos de um universo multifacetado, cujas formas, cores e composições construídas com a luz propõem a ressignificação a partir das aproximações entre as obras, resultando em novas construções poéticas”, resume.

Em Desenhos com Luz, os visitantes poderão conferir 58 obras nas diferentes fotografias de Alexandre Eckert, Aníbal Elias Carneiro, Bala Blauth, Bia Donelli, Carlos Eduardo Vaz, Clara Koury, Douglas Fischer, Fábio Petry, Fernanda Carvalho Garcia, Fernando Castro, Flávio Wild, Gutemberg Ostemberg, Helena Stainer, Iara Tonidandel, Ita Kirsch, Ivana Werner, Laércio de Menezes, Leandro Facchini, Leonardo Kerkhoven, Marcelo Filimberti, Marcelo Leal, Nattan Carvalho, Paulo Mello, Pedro Antônio Heinrich, Rafael Karam, Rogerio Fritsch, Sílvia Dornelles, Wanderlei Oliveira e William K. Clavijo.

A exposição conta com o apoio do Armazém da Impressão, Café do Margs e Correios.

Serviço:

Exposição fotográfica Desenhos com Luz
Curadoria e organização: Fábio André Rheinheimer
Abertura: 13 de abril, às 11h
Visitação: 14 abril a 12 de maio
Horário: das 10h às 18h, de terça a sábado e das 13h às 17h, aos domingos
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre
Endereço: Av. Sete de Setembro, Nº1020 – Praça da Alfândega – Porto Alegre (RS)
Entrada franca

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , , , | Deixar um comentário

Selo celebra os 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército

Nesta sexta-feira (5), os Correios lançaram selo personalizado alusivo aos 100 anos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), conhecida carinhosamente como “A Casa do Capitão”. Ao longo de sua história, a escola tática militar formou mais de 30 mil oficiais brasileiros e mais de mil oficiais das nações amigas do país.

O lançamento filatélico foi realizado na própria EsAo, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do presidente dos Correios, o general de Exército Juarez Cunha; do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet; do comandante da Escola, general de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; além de convidados e autoridades civis e militares.

Em seu discurso, Juarez Cunha destacou a satisfação de celebrar, em 2019, os 100 anos da EsAO e também os 50 anos dos Correios como empresa. “Os Correios e o Exército têm um grande ponto em comum: a integração nacional. A nossa empresa está presente em todos os 5.570 municípios do país, ou seja, em várias localidades somos a única representação do Estado. E a força terrestre, da mesma forma, é um braço do Governo Federal e contribui para a garantia da soberania nacional com unidades em toda a nação”, pontuou o presidente dos Correios.

Durante a cerimônia, o general de Exército Gleuber Vieira, antigo ministro do Exército e antigo comandante da EsAO, foi convidado pelo presidente dos Correios para a primeira obliteração do selo comemorativo. Em seguida, foram chamados à mesa o general de Exército Enzo Martins Peri, antigo comandante do Exército; o general de Exército Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, antigo comandante militar do Leste; o general de Exército Renato Cesar Tibau da Costa, antigo chefe do Estado-Maior do Exército e antigo comandante da EsAO e, para encerrar a série de obliterações, o Capitão Pedro Alvim, capitão-aluno da instituição e oficial mais distinto da turma de 2010 da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Após a obliteração, foi realizado o lançamento do quadro Giro do Horizonte II, que, assim como a obra número I, é de autoria do coronel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia.  Chargista, ilustrador e pesquisador minucioso, que ao longo de sua vida tem se dedicado a expressar em telas os principais personagens e os fatos mais marcantes da história do Exército, o coronel Estigarríbia aproveitou a ocasião para fazer uma breve explanação sobre a obra.

Em seguida foi a vez do comandante da EsAO, o general de brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, cumprimentar os convidados e agradecer, em especial, a disponibilidade dos Correios e do coronel Estigarríbia em representarem o centenário da instituição.

Sobre o selo – Composto por elementos símbolos do nosso país, o selo traz a bandeira nacional e o Ipê Amarelo, árvore que quando floresce forma uma massa amarela com suas flores, lembrando a bandeira nacional.

Já a vinheta, parte destinada a impressão comemorativa, traz a inscrição: “Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – Um Século Aperfeiçoando Oficiais do Brasil e das Nações Amigas – (1919-2019)”.

A folha filatélica do centenário da EsAO conta com 12 selos de 12 vinhetas, que juntas formam o selo personalizado. As dimensões do selo são de 30 mm x 40 mm e o seu processo de impressão é feito em offset onde a imagem da matriz é transferida para um rolo de impressão e somente depois é transferida para o papel. O tipo de papel usado é o cuchê gomado e sua produção é feita pela Casa da Moeda do Brasil.

 

Publicado em Institucional | Com a tag , , | 1 comentário

Correios são finalistas do Prêmio ABComm 2019

Os Correios estão na final do Prêmio ABComm 2019, categoria Melhor Logística no E-commerce 2019. Vencedora da premiação em 2018, a empresa busca o reconhecimento pelo segundo ano consecutivo.

O prêmio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico reconhece profissionais e empresas que se destacam no mercado digital. O vencedor será escolhido por voto popular no site da ABComm até a próxima segunda-feira (8).

Os indicados foram selecionados entre mais de 7 mil empresas e profissionais de destaque no mercado digital. Além de avaliar a melhor logística do e-commerce 2019, o prêmio também reconhece cases e empresas de destaque nas categorias Destaque em Serviços Digitais, Melhor Plataforma de E-commerce, Ferramenta de Marketing Digital, Logística no E-commerce, Melhor Agência de Performance, Destaque em Tecnologia Web e Start-up do ano.

Os vencedores serão revelados em 16 de abril durante o evento DigitalizeME, em São Paulo. Além da premiação, o DigitalizeME trará debates e palestras sobre omnichannel, e-commerce, marketing digital, logística, meios de pagamento e antifraude, entre outras atrações.

ABComm – Sem fins lucrativos, a associação existe para defender os interesses das empresas e profissionais de comércio eletrônico no Brasil, ajudando no desenvolvimento desse setor.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Selo especial marca os 30 anos do Superior Tribunal de Justiça

Os Correios lançaram, nesta quarta-feira (3), selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente da empresa, Juarez Cunha, e o presidente da casa, ministro João Otávio de Noronha, obliteraram a peça filatélica durante cerimônia realizada na sede da corte, em Brasília.

Em discurso, Cunha engradeceu a missão do tribunal e parabenizou, em nome dos Correios, todos que trabalham na corte. “Com esse lançamento, além de registrar para a posteridade esse momento único do STJ, destacamos nosso apoio às suas funções essenciais de uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil e solucionar definitivamente os casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional e a justiça especializada. A partir de agora, essa emissão filatélica passa a fazer parte do dia a dia de todos os brasileiros”, ressaltou.

A solenidade também contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além da procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dogde, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de autoridades internacionais.

O selo – A emissão especial é composta pela marca comemorativa dos 30 anos do STJ, que combina o símbolo da marca do tribunal com a carta da Constituição Federal de 1988, tendo suas cores e estrelas representadas em primeiro plano. O fundo da peça destaca a representação gráfica das linhas da topografia do terreno no qual o tribunal foi construído.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , | 1 comentário

Imposto de Renda: serviços de CPF são oferecidos pelos Correios

Ouvir Baixar

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Centro Cultural Correios Recife recebe a 8ª edição da Mostra Pôster Arte Design

A 8ª  edição da Mostra Pôster Arte Design, evento paralelo do Festival Abril Pro Rock, chega em 2019 apostando na força e no empoderamento feminino. Com o tema Feminismo, a mostra abre as portas amanhã (4), no Centro Cultural Correios Recife.

Com curadoria de Paulo André Moraes, a exposição traz 50 peças inspiradas e criadas por designers mulheres, mantendo a tradição do festival em ir além da música e abordar outras linguagens como design, pintura, gravura e moda. A mostra também traz peças de memorabilia do festival que forjaram a cena musical do Recife ao longo dos anos.

Ainda sob uma perspectiva de dar luz ao empoderamento feminino, o Abril Pro Rock 2019 promove uma noite exclusivamente das mulheres. No dia 19 de abril, o festival vai contar com shows das russas Pussy Riot, da carioca Letrux, das paraibanas do Sinta a Liga Crew e as pernambucanas do Arrete e 808 Crew + DJ Karla Gnom. Ainda se junta ao time a coquista Mãe Beth de Oxum que engrossa a noite com seu tradicional Coco de Umbigada.

Serviço

8ª Mostra Pôster Arte Design
Visitação: 4 de abril a 31 de maio, de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Local: Centro Cultural Correios Recife
Endereço: Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Entrada Franca

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Correios em Parauapebas, no Pará, vende Tele Sena premiada

 

 

 

 

 

 

 

Entre os diversos produtos oferecidos nas agências dos Correios, sem dúvida, a Tele Sena é um dos mais populares. Assim, foi com muito entusiasmo que a equipe da agência de correio Parauapebas, no sudeste do Pará, recebeu a notícia de que a cliente Maria da Conceição Matos havia sido premiada.

Há cinco anos ela compra o título de capitalização e, finalmente, no último dia 27 de março sua vida mudou completamente: ela recebeu um cheque de 600 mil reais, referente ao prêmio de “2 Salários Extras” por mês, no valor de 5 mil reais cada, durante cinco anos. “Estou muito feliz porque sempre compro a Tele Sena, não deixo passar um mês sem comprar. E compro sempre nos Correios porque o atendimento é sempre muito bom para mim. É muita emoção.”, disse a professora. Entre seus sonhos estão conhecer Fernando de Noronha, trocar de carro e ajudar a filha de 14 anos que deseja se formar em medicina.

Se dependesse somente de Maria da Conceição, ela não teria recebido o prêmio, pois não conferiu a raspadinha da Tele Sena do Dia dos Pais que havia comprado no ano passado. Sorte dela que havia preenchido o canhoto e colocado na urna dos Correios.

A promotora da Tele Sena no Pará, Elen Pinto, entrou em contato com o gerente da agência, Cássio Luz, para localizar e fazer uma surpresa para a vencedora. “Ficamos muito felizes que a Maria da Conceição comprou a Tele Sena nos Correios. Além disso, a equipe da agência foi super parceira nessa surpresa que a gente fez para ela.”, declarou Elen.

Para o atendente da agência de correio Paraupebas, João Batista Cardoso, participar desse dia foi muito especial. “Eu costumo dizer para os meus clientes quando eles pedem uma Tele Sena ‘Vai levar uma premiada agora?’ e muitas vezes eles acabam comprando mais de uma. Então, ver nossa cliente recebendo esse prêmio é muito gratificante.”, afirmou o atendente.

Publicado em Fique Sabendo | Com a tag , , | Deixar um comentário

Alunos da Apae participam de exposição interativa de Arte Postal

Crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) visitaram a exposição de Arte Postal ou Mail Art – “Convocatória – O Carteiro”, na Agência Filatélica de Vitória, na última semana. Na mostra, que contou com obras de cerca de 150 mailartistas de aproximadamente 30 países, os jovens puderam interagir com a exposição e produzir a própria arte, que passará a compor o acervo.

Organizadora da exposição, a mailartista Maria Flor recebeu os alunos com idade entre 12 e 16 anos para um bate-papo sobre a Mail Art e para uma oficina de arte postal. “Encerrar a exposição com as crianças das APAE foi a melhor maneira de fechar este projeto aqui em Vitória”, destacou a artista.

De acordo com a coordenadora da Apae-Vitória, Luciana Feltmann, a arte trabalha aspectos relacionados à atenção, concentração, percepção visual e espacial, sentimentos e desejos, que estão diretamente ligados ao processo de aprendizagem dos alunos. “Fazer uma visita em ambientes sociais diferentes dos que eles conhecem e convivem também é sempre um incentivo para ocupar os outros espaços e adquirir conhecimento”, ressaltou a pedagoga.

Art Postal (Mail Art) – Surgiu com a troca de mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Era uma alternativa às exposições convencionais de arte. Segundo a historiadora Valéria Peixoto, “A arte postal se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, técnicas como colagens, fotografia, escrita ou pintura”.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Exposição ‘Do teu saudoso Oswaldo’ explora correspondência pessoal do cientista

Um pai e marido amoroso. Um viajante fascinado pela modernidade das metrópoles europeias e norte-americanas, em flagrante contraste com um Brasil assolado pela pobreza e por epidemias. Um homem que não hesita em expor seus ódios e paixões, angústias e fragilidades. As linhas traçadas por Oswaldo Cruz em papéis de carta com timbres de hotéis e navios, que revelam uma faceta pouco conhecida do cientista e sanitarista, inspiram a exposição Do teu saudoso Oswaldo.

Em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio, de 29 de março a 30 de junho, a mostra lança um novo olhar sobre esta figura emblemática da saúde pública nacional a partir de sua correspondência pessoal, abrangendo um período que se inicia em 1889 e se estende após a sua morte, em 1917, aos 44 anos. São centenas de cartas, cartões-postais e bilhetes e fotografias sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que revelam o lado mais íntimo e humano desse personagem.

A exposição

Em uma série de filmetes em formato de stories – narrativas audiovisuais curtas e fragmentadas hoje populares nas redes digitais – três atores (Bruno Quixotte, João Velho e Rafael Mannheimer) dirigidos por Sura Berditchevsky interpretam trechos das cartas de Oswaldo Cruz. Nessa correspondência, estão eternizadas as experiências cotidianas do cientista, suas observações atentas sobre os locais aos quais viaja, suas impressões sobre o trabalho e a troca de afetos com a família.

Oswaldo encontrava nas cartas um meio para aliviar a saudade dos familiares. Nelas, estão registrados comentários – alguns dos quais inusitados – à sua principal interlocutora, a esposa Emília da Fonseca, a quem carinhosamente chamava Miloca. As correspondências revelam um marido amoroso e espirituoso, um pai zeloso, características pouco conhecidas do personagem que influenciou uma geração de jovens médicos e pesquisadores brasileiros. Oswaldo não escondia as lágrimas, nem disfarçava a tristeza causada pela distância dos entes queridos, provocada por constantes e longas viagens que, com frequência, o privavam do convívio familiar

Oswaldo Cruz no Brasil e no exterior

As cartas são um testemunho das viagens do cientista pelo Brasil, a Europa e a América do Norte. Em 1905, Oswaldo realizou uma longa expedição rumo ao norte do país, cobrindo cerca de 20 portos brasileiros, desde o Rio de Janeiro até Manaus. Cinco anos mais tarde, retorna à região amazônica para realizar a profilaxia da malária, doença que dizimava trabalhadores envolvidos na construção da estrada Madeira-Mamoré.

Em 1907, o cientista foi a Berlim para participar da Exposição de Higiene e Demografia. De lá seguiu para o México, passando antes pelos Estados Unidos, para assegurar ao presidente Theodore Roosevelt que o porto do Rio de Janeiro, livre da febre amarela, era seguro para as embarcações norte-americanas. Em cartas enviadas à esposa durante a viagem aos Estados Unidos, onde conheceu os “arranhadores de céus” nova-iorquinos, o cientista deixa claro seu fascínio pela modernidade, que demarcava uma conquista civilizatória em flagrante contraste com os problemas sanitários encontrados no Brasil.

Em 1911, uma nova exposição levaria Oswaldo a Dresden, na Alemanha, e dessa vez em companhia da filha Lizeta. Com ela excursionou pela Itália, Suíça e França antes de chegar ao destino. Anos depois, durante a Primeira Guerra, Oswaldo é obrigado a abandonar Paris às pressas e se estabelecer com a família em Londres. Com receio dos ataques dos submarinos alemães a navios no Atlântico, deixa a família em Londres e retorna sozinho ao Brasil. Em cartas trocadas com a esposa, Miloca, ficam explícitas as tensões do período, como o medo dos bombardeios dos zepelins alemães.

Do teu saudoso Oswaldo também é um instrumento para rememorar a cultura das cartas, que Oswaldo Cruz utilizava quase como um diário. Com o avanço das novas tecnologias e a disseminação das redes digitais, esse meio de comunicação pessoal perdeu relevância. A sobreposição de meios e linguagens para reviver a figura de Oswaldo proposta por essa exposição incita um questionamento: com o domínio da comunicação por mensagens instantâneas, que testemunhos deixaremos às gerações futuras?

Concepção e realização

Concebida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a exposição Do teu saudoso Oswaldo é uma realização da Folguedo e tem gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz(SPCOC), com apoio do Centro Cultural Correios. A mostra conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (ISS), da Secretaria Municipal de Cultura, Concremat Engenharia e Tecnologia, Grupo Libra, Seres, Marsh e Guy Carpenter.

Serviço

Exposição “Do teu saudoso Oswaldo”
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Inauguração: 28 de março
Horário: 18 h
Temporada: de 29 de março a 30 de junho.
Visitação: de terça-feira a domingo, de 12h às 19h.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, nº 20 – Centro

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea chega ao Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro traz ao público mais uma exposição internacional: a “BELA – Bienal Europeia e Latino -Americana de Arte Contemporânea”. O projeto tem a finalidade de reunir artistas contemporâneos dos dois continentes, Europa e América Latina. Da Europa teremos representantes da: Finlândia, Suécia, Dinamarca, Itália, Holanda, Islândia, Alemanha, Portugal, Suíça e França.

A BELA promove, portanto, um encontro de arte europeia e latino-americana, apresentando um diálogo consistente entre culturas distintas, por meio da exposição de obras de arte como fotografia, pintura, gravura, street art, objetos e instalação. A promoção deste diálogo intercultural, mostrando ao público em geral o que artistas de diferentes culturas estão desenvolvendo na arte, está de acordo com a premissa institucional da AVA Galleria, que é a de promover eventos que se destacam pela diversidade estilística.

Nesta edição, que tem como tema a sustentabilidade, o evento terá a participação de obras do apresentador Gugu Liberato, que passou a ter um novo hobby: transformar rolha de vinho em arte. Convidado pelo curador Edson Cardoso para participar da BELA Bienal, o apresentador ganhará uma sala especial no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro para apresentar suas duas obras, uma homenagem a Frida Kahlo e uma garrafa de vinho.

A representação da América latina será com o artista argentino, Jantus e artistas brasileiros como: Neville de Almeida, Senagê, Osvaldo Gaia, Gê Orthof, José Antônio de Lima, Vera Goulart, Helena Manzan, Gugu Liberato, Vanessa Gerbelli, Natalia Lage, Gisa Nogueira, Diego Mendonça, Lila Hamdan, Umberto Nigi, Carla Senna, Juliana Bernabó, Ana Martins, Arvin Widder, Avi Netto, Beto Gatti, Bruno Netto, Milalonso, Carla Senna, Carmen Thompson, Cesar Gomes, Claudiah Arantes, Cristiane Maschietto, Cristiano Preas, Cuscua, Daniele Bloris, Daniel Laucas, Davi Faustino, Diego Mendonça, DoKarmmo Ferreira, Dorys Daher, Douglas Knesse, Eda Miranda, Eduarda Clark, Eliana Carvalho, Elis Taves O’Sullivan, Ewerton Domingos, Favoretto, Franklin Carreiro, Fátima Marques, Gabriel Matheus, Gabriel Omepp, Glaucia Cupertino, Goretti Gomide, Gustavo Kuklinski, Henrique Piantino Isabella Cesar, J Figorelli, Juliana Tortorelli, J Vasconcellos, Lenice Pitanguy, Lila Hamdan, Lilian Reinhardt, Lucas Ururahy, Lu de Paula, Malu Perlingeiro, Marcelo Duprat, Marcio Goldzweig, Marcos Esteves, Marcus Ferrer, Marcus Amaral, Mario Ferrer, Mariana Costa, Marilou Andrasan, Marlus Padovan, Mazeredo, Marcos Queiroz, Miguel Sereno, Nelma Camargo, Patricia Figueiredo, Paulette Gerecht, Peterson Silva, Rachel Roscoe, Rafael Agostini, Rafael Meggetto, Regina Moraes, Regina Moura, Renato Rodyner, Roberto Lacerda, Rogerio Mariano, Rosa de Jesus, Sonia Lima, Stella Gomide, Sérgio Barcellos, Sérgio Chvaicer, Teresa Asmar, Thiago Tavares, Tiago Cruz, Toys Omik, Venicio Alves, Vitor Fio, Vitor Matos, Wesley Monteiro, Will Penaville.

O evento, que já está na sua 4ª edição, teve início em Portugal, na Cidade do Porto, em 2012. O projeto acontece, alternadamente, entre a Europa e a América Latina. Sua segunda edição foi no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e sua terceira edição, na cidade de Helsinki, na Finlândia.

Serviço:

Exposição: BELA – Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea
Visitação: 28/03 a 12/05/2019, terça a domingo, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.
Tel.: 2253-1580 (recepção)

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário