Correios entrega kits gratuitos para TV digital em Santa Catarina

A partir desta terça-feira (14), as cidades de Jaguará do Sul e Blumenau, em Santa Catarina, entram no cronograma da entrega dos kits gratuitos, distribuídos pela Seja Digital, para conversão do sinal digital dos canais abertos de televisão. Durante o mês agosto, dezenas de outras cidades serão incluídas na operação logística.

O kit é composto por antena, conversor e controle remoto e permite que mesmo os televisores mais antigos recebam o sinal digital de TV, com muito mais qualidade de som e imagem. A população inscrita em programas sociais do Governo Federal tem direito a receber o kit gratuitamente, entregue em parceria com os Correios.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Publicado em Responsabilidade Socioambiental | Com a tag | Deixar um comentário

Brasil ganha sete medalhas em Pan-Americano de Nado Artístico

A seleção brasileira de nado artístico encerrou no último sábado (11) sua participação no Campeonato Pan-Americano da modalidade. Ao todo, o Brasil conquistou sete medalhas na competição que foi realizada em Riverside, na Califórnia, Estados Unidos.

A campanha do Brasil foi um das melhores da história com três ouros, três pratas e um bronze, ótima participação de atletas desde a categoria júnior até a sênior. De acordo com a supervisora técnica de Nado Artístico da CBDA, Mônica Rosas, a competição foi um ponto de partida para que as brasileiras voltem a figurar entre finalistas de campeonatos mundiais.

“Acredito que o Pan-Americano tenha sido o start para o nosso projeto de voltar às finais de mundiais. O fato de os Estados Unidos estarem na competição com a equipe principal valoriza o resultado que tivemos e o trabalho que tem sido feito com esse time”, avaliou.

O Brasil levou ouro com o dueto júnior livre, o dueto misto técnico e o dueto misto livre; prata com o dueto júnior técnico, a equipe sênior técnico e o combo; e bronze com a equipe sênior livre.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | Deixar um comentário

Exposição fotográfica valoriza produção artesanal de queijo nos Campos de Cima da Serra

Está em cartaz no Espaço Cultural Correios Porto Alegre uma exposição fotográfica que faz parte do projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”. A mostra é composta por 45 painéis com fotografias que buscam resgatar a história da produção artesanal de queijo, realizada há mais de 200 anos na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

A tradição da mão de obra familiar, que utiliza apenas leite cru, coalho e sal para a fabricação do queijo foi passada de geração em geração e agora foi registrada pelos veterinários Saionara Araujo Wagner e João Carlos Santos da Luz e pelo zootecnista Jaime Eduardo Ries em livro que também faz parte do projeto. As imagens do livro, expostas no espaço, são do fotógrafo Fernando Kluwe Dias. O projeto ainda contou com o trabalho do jornalista Ricardo Bueno, da editora Alma da Palavra.

Além das fotografias, material multimídia, vídeos e reportagens sobre a produção do queijo também fazem parte da exposição. O material resgata as origens de um produto que carrega a história da colonização açoriana e dos primórdios da ocupação do território gaúcho. Atualmente, cerca de três mil produtores fabricam o queijo artesanal serrano em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (centro histórico de Porto Alegre), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Museu Correios: exposição A Natureza e o Espaço Urbano

O Museu Correios em Brasília recebe até 23 de setembro a mostra da artista Ana Olivier, com curadoria de Cláudia Vaneli. A mostra desperta o observador para a importância da arte na construção da cultura da sociedade e ressalta tanto a natureza quanto o urbano, apresentando-os como duas partes contrárias e complementares.

A fim de destacar a natureza, a artista utiliza elementos naturais na concepção da obra, como cera de abelha em sua releitura do Batik; e elementos naturais como cúrcuma, casca de barbatimão, serragem de jatobá, cascas de cebola, folhas de goiabeira, urucum, hibisco nas telas com tintura natural e impressão botânica. Esses elementos participam da sua palheta de cores e silhuetas.

O urbano é apresentado pelas obras que iluminam a cultura da rua com seus símbolos, imagens e sons. A artista traz a arte do grafite presente nas ruas para as telas a serem dispostas em residências. Sua obra provoca a memória do espectador na interpretação da tela e evoca a interação do sujeito com a pintura e suas imagens. O contorno das linhas remete a ambientes rurais, urbanos ou oníricos, que projetam o indivíduo para dentro e além da obra, suscitando associações imaginárias de conteúdos afetivos da memória.

O Museu Correios fica no SCS Quadra 4 Bloco A3, Edifício Apollo, Asa Sul, e  funciona de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. A entrada é franca.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Dupla brasileira conquista prata no Pan-Americano de Nado Artístico

O dueto júnior do Brasil, formado por Anna Giulia Veloso e Laura Miccuci, conquistou, nesta quarta-feira (8), a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Nado Artístico, realizado em Riverside, na Califórnia, Estados Unidos.

A medalha do dueto veio na rotina livre. Na apresentação, as meninas do Brasil tiveram uma grande atuação e garantiram a primeira medalha da seleção brasileira na competição.

Segundo a técnica da categoria júnior, Twila Cremona, a apresentação das meninas foi muito boa e dá confiança para a disputa do dueto técnico. “Foi um excelente resultado. Elas entraram bem confiantes, com uma nadada vigorosa e contundente. Elas treinam há bastante tempo juntas e estão bem entrosadas. Isso vai ser muito importante para o dueto técnico”, observou.

A competição em Riverside segue nesta quinta-feira (9) com provas de solo, dueto, dueto técnico, dueto técnico misto e combinação livre.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | Deixar um comentário

CCCSP: Exposição retrata vida e obra do cardeal Arns

Até 23 de setembro, Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), conhecido como bispo dos oprimidos, é tema da exposição “Dom Paulo Evaristo Arns: 95 Anos”, no Centro Cultural dos Correios São Paulo. A mostra conta a trajetória do cardeal, um dos ícones da defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil, com destaque para seu lado social e a e a luta contra a tortura praticada durante a ditadura. A entrada é franca.

A exposição é interativa e possui elementos lúdicos e de multimídia, além de documentos, jornais, periódicos, livros e fotos. O visitante pode ver réplicas da Catedral da Sé, das celas dos antigo Deops (que reproduzem um centro de tortura), da vala de Perus e do campo do Corinthians. A curadoria é das jornalistas Evanize Sydow e Marilda Ferri.

O Centro Cultural dos Correios São Paulo fica na avenida São João, s/nº, próximo à estação São Bento do metrô. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 11h às 17h. Diariamente, às 14h30 e 15h30, é realizada a performance da peça “Lembrar é resistir”, com distribuição de senhas 30 minutos do início do espetáculo.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Brasília e Campo Grande sediam conferências dos Jogos Universitários Brasileiros

Atletas de vários estados estão reunidos em Brasília e Campo Grande até domingo (12) para competições do calendário esportivo universitário. A conferência central do JUBs, com sede na capital federal, conta com a participação de 650 atletas de equipes universitárias do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais e do Distrito Federal.

Já conferência sul do JUBs, com sede em Campo Grande, reúne aproximadamente 450 atletas de equipes universitárias de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do estado anfitrião, Mato Grosso do Sul.

Na competição, que vai até 12 de agosto, os alunos-atletas vão disputar nas modalidades voleibol, futsal, handebol e basquete. O objetivo é alcançar vagas para disputar a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros, que neste será realizada em Maringá, no Paraná. Os primeiros colocados em cada modalidade e naipe adquirem o direito de jogar a fase final do campeonato universitário.

Em Campo Grande, as partidas de futsal e handebol serão disputadas no UCDB Poliesportivo Dom Bosco, enquanto as disputas de vôlei e basquetebol serão no ginásio do CEMTE. Veja a programação.

Em Brasília, os jogos de futsal serão realizados no ginásio do Cruzeiro, enquanto os de handebol terão sede no ginásio do Colégio La Salle. O voleibol ficará no ginásio do Clube AABB e o basquete será disputado no ginásio do Centro Olímpico da UnB. Confira a programação.

A entrada é franca em todos os jogos.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , , | Deixar um comentário

Brasília recebe torneio profissional brasileiro de tênis

Desta sexta-feira (3) até domingo (5), Brasília recebe o Sesc Open de Tênis 2018, categoria masculino, torneio que abre o calendário do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Tênis. As partidas serão realizadas nas quadras duras do Sesc Taguatinga Sul.

Entre os atletas estarão alguns dos principais nomes da nova geração, como o brasiliense Gilbert Klier, quadrifinalista da chave juvenil de Wimbledon e campeão do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, o catarinense Mateo Reyes, campeão do Roland-Garros Junior Wild Card Competition, e o paulista Mateus Alves, vice-campeão do G1 de Barranquilla.

Também estão confirmados os vice-campeões das categorias 16 e 18 anos do GA do Brasileirão, em Uberlândia, o paulista André Silva e o mineiro Lucas Dini, além do brasiliense Bernardo Papas, campeão da categoria 18 anos do G1 do Brasileirão, e o paulista Raí Araújo, integrante da equipe campeã da categoria 18 anos masculina da Copa das Federações.

Hoje os jogos vão até 19h30. Sábado, as partidas são às 18h e às 19h30. No domingo, a final é às 10h, com transmissão ao vivo pela BandSports.

O Sesc Taguatinga Sul fica no Setor F Sul, Área Especial 3. A entrada é gratuita.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | Deixar um comentário

Festival Setor Criativo Sul movimenta área central de Brasília

O Festival Setor Criativo Sul acontece nos dias 3 e 4 de agosto no Setor Comercial Sul, em Brasília, com atividades no Museu Correios, Sesc, Canteiro Central e Casa da Cultura da América Latina (CAL). A programação inclui palestras, exibição de filmes, debates, workshops e festas e conta ainda com a praça de alimentação do Chef nos Eixos. A iniciativa contribui com a revitalização desta área importante da região central da capital federal por meio de ações coletivas.

Programação do Museu Correios:

3/8 – sexta-feira

9h – Painel Creators Brasília

10h15 – Palestra “Indie games como uma nova mídia criativa”, com Saulo Camarotti

11h30 – Palestra “Coletivo Temporário: a desinvenção dos processos de trabalho”, com

Pedrinho Fonseca

14h -Palestra “Como nossos pais?”, com Luanda Fonseca

15h15 – Painel Arte Urbana – Mulheres e a Arte de Rua

17h35 – Painel Saúde Integrativa

A cobertura do Museu recebe às 14h30 uma sessão de Yoga com Andrea Hughes e, às 18h20, o LnFTalks – Eu não sou criativo, e agora?

4/8 – sábado

9h – Palestra ” Biomimética – Soluções Baseadas na Natureza”, com Carol Freitas

11h30 – Palestra “Design Sprint”, com Renato Contaifer, do Startaê

14h – Painel das Mina: a voz das mulheres do DF nas Ruas e nas Redes

14h30 – Yoga na Cobertura, com Andrea Hughes

15h15 – Palestra “Arte em Curso”, com Flávio Nardelli

17:35 – Painel Novas Economias

São dois dias para conversar sobre assuntos relacionados à cidade como arte e design; mobilidade; alimentação; educação; economia colaborativa; agricultura urbana. Os organizadores atuam no cenário cultural e criativo da cidade: No Setor, canal de comunicação e difusão das atividades artísticas e culturais do Setor Comercial Sul; Ossobuco, evento mensal de palestras curtas feito por e para a comunidade candanga; PorQueNão?, mídia interdependente que divulga e acelera iniciativas transformadoras; Co-Piloto, espaço de coworking e espaço para interação, capacitação e troca de conhecimentos; Curta Brasília, festival internacional de curta metragem; e Chefs Nos Eixos, evento de comida de chefs na rua.

Saiba mais:

Inscrições: https://www.sympla.com.br/festival-setor-criativo-sul__311627

Atividades:  https://www.facebook.com/SetorCriativoSul/

Publicado em Agenda cultural | Com a tag | Deixar um comentário

Saber+

O Saber+ é um sistema de gestão de acervo e de busca informatizada que unificou o acesso do público em geral aos acervos do Museu Correios, com seu conteúdo histórico, bibliográfico e arquivístico, e da rede de bibliotecas da empresa.

Hoje, estão cadastrados mais três mil itens musealizados e um universo de 62 mil obras bibliográficas pertencentes à organização.

Dentre as diversas coleções do Museu Correios, a filatélica se destaca por conter todas as emissões postais nacionais e suas variedades, além dos selos das administrações postais internacionais vinculadas à UPU, que juntas atingem a casa dos milhões de itens musealizados. A coleção nacional teve início em 1843, 175 anos atrás, quando o Brasil lançou o Olho de Boi, segundo selo postal do mundo. No Saber+ é possível encontrar um recorte secular das emissões postais brasileiras, os editais de lançamento disponibilizados a partir de 1930, bem como, mais de 120 livros sobre a filatelia.

Conheça essa coleção acessando o Saber+, no site dos Correios.

Publicado em Fique Sabendo | Com a tag , | Deixar um comentário