Concurso Internacional de Cartas: estudante da Paraíba vence etapa nacional

A vencedora nacional da 46ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Sabrina Brito Lira tem 14 anos e cursa o 1º ano do Ensino Médio, na Escola Virgem de Lourdes. Ela receberá como prêmio R$ 5.000, certificado e troféu. Já sua escola receberá o valor de R$ 10.000 e troféu.

O tema deste ano foi  “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”

Além da estudante paraibana, foram classificados na etapa nacional, Fabrício Pupo Antunes, do Mato Grosso do Sul, e  Kelian Leite Andrade, de Pernambuco, respectivamente segundo e terceiro lugar.  A comissão julgadora – formada por representantes dos Correios; Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Universidade de Brasília; Unesco no Brasil e Ministério da Educação, concedeu menção honrosa para a representante do Estado de Goiás, Emilly Oliveira Rodrigues, de apenas 11 anos de idade.

Conquistas –  A redação de Sabrina agora vai representar o país na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

BRASIL:

Ouro: 3 medalhas (2006, 1988, 1972)
Prata: 2 medalhas (1980, 1978)
Bronze: 2 medalhas (2015, 1992)
Menção honrosa: (2016, 2012, 2008)

O resultado final do concurso, das fases estadual e nacional, foi publicado nesta quinta-feira ( 27), no site dos Correios.

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Museu Correios celebra 57 anos de Brasília

Em comemoração ao aniversário da capital federal, celebrado no último dia 21, segue em cartaz no Museu Correios a mostra “Brasília – Sonho e Realidade”, que reúne selos nacionais relacionados à cidade emitidos no período entre 1958 e 2014. Personalidades como Juscelino Kubistchek, Athos Bulcão, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, além de monumentos e datas históricas, estão entre os temas da seleção. Também são expostos cartões postais das séries “Construção” e “Inauguração”, do projeto “Postais Contam a História de Brasília”, trabalho conjunto entre os Correios e o Arquivo Público do Distrito Federal que visa resgatar e divulgar diferentes momentos da história da capital brasileira.

Em conjunto, está sendo realizada a exposição “Brasília, a Cidade que inventei”, do Arquivo Público do Distrito Federal, com painéis de fotos do início da construção de Brasília, uma homenagem aos 60 anos da vitória de Lucio Costa no Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. Os painéis mesclam fotos da construção com trechos do relatório do projeto do Plano Piloto, como: “É assim que, sendo monumental, é também cômoda, eficiente, acolhedora, e íntima. É ao mesmo tempo derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional” – uma oportunidade de conhecer melhor as ideias e fundamentos da concepção da cidade.

O Museu traz ainda na programação a mostra “Brasília, Cidade (In)visível”, com trabalhos de xilogravura do artista Valdério Costa, que faz referências aos monumentos históricos, personagens anônimos e ao cerrado. A mostra conta ainda com uma oficina gratuita de xilogravura e gravura com materiais alternativos, que acontece neste sábado (29), às 15h. Serão apenas 10 vagas e as senhas serão distribuídas meia hora antes do evento.

O Museu Correios está localizado no SCS quadra 4, bloco A, 256, – Asa Sul. Funciona de terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. A visitação é gratuita.

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Correios inicia entregas de e-Carta para a AGU

Os Correios iniciaram, na última semana, a postagem de objetos utilizando e-Carta para a Advocacia Geral da União.

O serviço foi implantado com o objetivo de atender à necessidade de comunicação entre as procuradorias do órgão, em nível nacional, tendo sido escolhido por ser híbrido, ágil e econômico, com redução de custos de impressão, utilização de papel e de pessoal.

Além disso, a iniciativa proporciona melhoria no controle das postagens, com a possibilidade de emissão de relatórios de acompanhamento.  Outra expectativa do cliente é em relação aos prazos para emissão e entrega dos objetos, com possibilidade de preços mais acessíveis.

Para este contrato com a AGU, a previsão é de que 10 mil objetos sejam postados diariamente. Clique aqui para obter mais informações sobre o e-Carta.

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Correios celebra Dia do Operador de Triagem e Transbordo

Nesta segunda-feira (24), os Correios comemoram o Dia do Operador de Triagem e Transbordo (OTT). Atualmente, a empresa conta com cerca de 13 mil profissionais atuando nesta área, que possuem como principais atribuições o processo de tratamento e encaminhamento de cartas e encomendas – incluindo manuseio, preparação, triagem, separação e conferência dos mais de 30 milhões de objetos (cartas e encomendas) entregues pela estatal todos os dias.

Para tornar o processo produtivo mais eficiente, melhorando as condições de trabalho e a qualidade dos serviços prestados, a empresa está investindo na modernização de suas atividades, o que inclui a automação dos centro de tratamento de cartas e encomendas.

Até o fim deste ano, os Correios preveem a ampliação de 256% na capacidade de tratamento de encomendas e de 31% na capacidade de tratamento de cartas, o que irá tornar o processo mais eficiente, aprimorando a qualidade dos serviços prestados à população brasileira.

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Correios Celular é lançado em Brasília

Os Correios iniciaram nesta quinta-feira (20) sua operação na área de telefonia móvel no Distrito Federal. A comercialização está disponível em seis agências: AC Central (Ed. Sede dos Correios), AC Conceito (SHS), AC 508 Norte, AC Rodoviária (Rodoviária do Plano Piloto), AC Taguatinga Centro e AC Ceilândia Centro. A partir da próxima semana, 63 agências de Correios do Distrito Federal e região do entorno, de cidades que utilizam o DDD 61, também estarão comercializando chips e recargas do Correios Celular. A meta é alcançar todos os Estados do país até o fim deste ano.

O Correios Celular vem para complementar o conjunto de serviços oferecidos pela estatal a seus clientes, valendo-se de parceria estabelecida com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A EUTV será responsável pela infraestrutura de suporte às telecomunicações.

O objetivo é atender aos clientes que buscam serviços simples, práticos e prestados com transparência. Os pacotes foram planejados para estar entre os mais baratos do mercado.

Para o presidente dos Correios, Guilherme Campos, o grande diferencial do serviço está na associação à palavra Correios, marca de confiança dos brasileiros e que se faz presente em todo o país. “O DNA dos Correios é o Brasil. É essa presença nacional, primeiro na logística de correspondências e cartas, e segundo na excelência dos serviços prestados. Excelência que é reconhecida por todos os brasileiros. Que o sucesso alcançado pelo Correios Celular em São Paulo se repita em Brasília e em todas as demais cidades”, ressalta o dirigente.

“Os Correios são baseados em 3 pilares no mundo inteiro: correspondências, bancos e celular. Tínhamos uma responsabilidade muito grande como parceiros dos Correios de seguir o sucesso dos dois outros pilares. Por isso, é uma emoção, para nós, saber que, com pouco tempo de lançamento na região metropolitana de São Paulo, já atingimos resultados acima das expectativas. Nossa alegria é saber que aqui em Brasília, em Samambaia e Ceilândia as pessoas vão adquirir seu chip do Correios Celular, pagar R$ 30 e ter o respeito por esses R$ 30 reais”, destaca o presidente da EUTV, Yon Moreira.

Plano – Inicialmente, serão vendidos chips e recargas de planos pré-pagos. A partir do segundo ano de operação (2018), serão iniciados estudos para definir a viabilidade da oferta de planos pós-pagos.

O plano inicial será pré-pago e exigirá recargas mensais de R$ 30, com os seguintes benefícios:

  • 100 minutos de ligações de voz para qualquer celular e fixo de qualquer operadora e DDD (ou 100 SMS);
  • 30 dias de internet móvel em alta velocidade (3G ou 4G, dependendo da disponibilidade da região) com 1 GB de franquia, sem corte no serviço quando o pacote for totalmente utilizado;
  • WhatsApp grátis (sem desconto da franquia de internet) para envio de mensagens (de texto, de voz e fotos) e chamadas de voz, durante a validade do plano;
  • Acúmulo de benefícios quando recarregado dentro da validade do plano;
  • Navegação sem descontar da franquia de dados nos sites www.correioscelular.com.br, www.correios.com.br e brasil.gov.br

As recargas são de R$30,00, R$90,00 e R$180,00, com validade de 30, 90 e 180 dias. Recargas de R$15,00 poderão ser feitas para reforço do plano dentro de sua validade, podendo acrescentar 75 minutos ou 750 MB, segundo escolha do cliente.

Investimento – Na qualidade de credenciado, os Correios não precisaram fazer nenhum investimento para atuar como operador de telefonia – já que toda a infraestrutura de telecomunicações, por exemplo, será responsabilidade da EUTV. Serão utilizadas a rede de agências e a rede corporativa de dados já instaladas nos Correios, bem como os empregados já contratados.

Outras informações estão disponíveis no site: www.correioscelular.com.br.

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Curitiba recebe ciclo de palestras gratuitas sobre comércio eletrônico

Empresários de micro, pequenas e médias empresas da cidade de Curitiba poderão participar, no próximo dia 27 de abril, do Ciclo MPE.Net, evento com palestras de capacitação para quem deseja vender pela Internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço http://www.ciclo-mpe.net. A programação será realizada no Auditório Thomas Morus – Pontifícia Universidade Católica (PUC), das 8h às 18h.

Com patrocínio dos Correios e organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Ciclo MPE.net aborda todos os aspectos relacionados à abertura e operacionalização de uma loja eletrônica, como planejamento, logística, marketing, tecnologia e investimentos financeiros. Os participantes conferem também a apresentação de cases de sucesso no e-commerce.

“A competição é grande e há necessidade de maior profissionalismo no comércio eletrônico. Por isso, é muito importante que os empresários se capacitem e conheçam as melhores práticas do mercado”, ressalta o chefe de Departamento de Marketing de Encomendas dos Correios, Alex do Nascimento.

Além de Curitiba, o ciclo passará este ano por outras 14 cidades. As datas, informações e inscrições estão disponíveis no endereço http://www.ciclo-mpe.net/. No início do ano, São Paulo, Brasília, Juiz de Fora e Florianópolis também receberam o evento, que já capacitou mais de 66 mil pessoas, desde 2003, quando foi criado.

Parceria de sucesso

O apoio ao Ciclo MPE.net é apenas uma das ações dos Correios para impulsionar as MPEs na atuação do comércio eletrônico. Elas também contam com atendimento em todas as cidades brasileiras por meio de uma rede com mais de 8 mil agências, opções de envio econômico e expresso, logística reversa, ferramentas tecnológicas gratuitas para integração de sistemas, preparação e gestão das postagens, e uma solução de logística completa para e-commerce.

Além disso, os Correios têm parcerias com mais de 15 marketplaces em todo o Brasil, para integração logística das MPEs com postagem facilitada. Quem quer expandir os negócios conta também com o Exporta Fácil, que oferece simplificação e otimização do processo de exportação para mais de 200 países. Além dos serviços financeiros do Banco Postal e do Marketing Direto, que também são acessíveis para as micro e pequenas empresas.

“Os Correios sempre foram incentivadores do comércio eletrônico brasileiro e prezam muito a parceria com os empresários do segmento. Somos hoje, e continuaremos a ser, a empresa mais acessível aos pequenos e médios e-commerceem todo o Brasil”, destaca Alex do Nascimento.

Confira as datas do Ciclo MPE.net em cada cidade:

27/04 – Curitiba (PR)
11/05 – Palmas (TO)
25/05 – Recife (PE)
08/06 – Rio de Janeiro (RJ)
22/06 – Fortaleza (CE)
06/07 – Ilhéus (BA)
20/07 – Macapá (AP)
17/08 – Natal (RN)
31/08 – Maceió (AL)
14/09 – Cuiabá (MT)
28/09 – Ribeirão Preto (SP)
05/10 – Salvador (BA)
19/10 – São Paulo (SP)
31/10 – Vitória (ES)
09/11 – São Paulo (SP)

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Correios por um mundo melhor: tendências globais de sustentabilidade para além do papel

Transformar intenções em práticas do dia a dia é comprometimento. Em 2016, foi isso que moveu os Correios em suas ações de promoção dos dez princípios do Pacto Global. No último ano, apesar da crise econômica e da própria crise interna, a empresa investiu em seu Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, esforçou-se para ampliar a inclusão social, atuou na megaoperação logística dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e, para ser mais do que a estrutura nos bastidores dos eventos, manteve seu tradicional apoio na formação de cidadãos e atletas por meio do patrocínio ao esporte.

Como parte de suas ações, a empresa também patrocinou a cultura, além de difundi-la em suas próprias unidades culturais espalhadas pelo país. Nem por isso deixou de olhar para o cotidiano das pessoas: aumentou a acessibilidade em várias unidades de atendimento e fortaleceu seu papel institucional de agente de integração nacional, através da universalização dos serviços postais.

Todos sonham com um mundo melhor — mais justo, equilibrado e sustentável — mas ele não vai se tornar realidade apenas em função de comerciais encantadores. O impacto de todas as atividades realizadas hoje interfere nesse futuro. Tudo o que é entregue na sua porta cobra um preço. E depende de todos olhar a longo prazo, além do que se vê.

Leia na íntegra

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Centro de Cinesioterapia Laboral dos Correios é inaugurado em Campinas

Com o objetivo de proporcionar aos empregados mais qualidade de vida e garantir um ambiente de desenvolvimento pessoal no trabalho, os Correios inauguraram, nesta segunda-feira (17), mais um Centro de Cinesioterapia Laboral, dessa vez no Centro de Cartas e Encomendas de Campinas (SP). A instalação da unidade beneficiará cerca de 500 trabalhadores, que poderão usufruir de uma estrutura com equipamentos de educação física e de fisioterapia, além de contar com orientação de profissionais da saúde.

Durante a cerimônia de inauguração do espaço, o presidente da estatal, Guilherme Campos, destacou a importância do projeto, desenvolvido para alinhar as ações da empresa às necessidades dos empregados. “Temos como compromisso assegurar aos nossos trabalhadores iniciativas que proporcionem bem-estar físico, mental e profissional às suas vidas, pois acreditamos que só podemos ter excelência com pessoas saudáveis e satisfeitas. Por esse motivo, agradeço aos responsáveis por tornar esse centro uma realidade”, afirmou.

O Centro de Cinesioterapia Laboral de Campinas é o terceiro do País – o primeiro foi inaugurado no mês de janeiro, em Salvador (BA), e o segundo em fevereiro, no Complexo Vila Maria (SP). Para iniciar as seções, todos os empregados serão avaliados por médicos, que poderão encaminhá-los para a fisioterapia ou para o condicionamento muscular – visando desenvolver, melhorar, restaurar e manter a força, a massa muscular e óssea, a mobilidade e a flexibilidade, bem como reduzir índices de absenteísmo, acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

A cinesioterapia é uma técnica de tratamento que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica, proporcionando às pessoas um melhor e mais eficaz trabalho de prevenção, cura e reabilitação, com utilização de recursos e técnicas variadas. A previsão é de que, até o final de abril, os Correios inaugurem mais um centro: o de Benfica, no Rio de Janeiro.

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Governo Federal aprova reajuste das tarifas postais

O Ministério da Fazenda publicou nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União, a portaria nº 176/2017, que autoriza reajuste nas tarifas de serviços postais e telegráficos dos Correios. Para entrar em vigor, a medida ainda depende da publicação da portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O reajuste médio será de 7,48% para serviços nacionais e internacionais. O primeiro porte da carta não comercial, por exemplo, terá seu valor atualizado de R$ 1,15 para R$ 1,25. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 7,60 por página – antes, a tarifa vigente era de R$ 7,07. A tarifa da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterada, em R$ 0,01.

As novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas (PAC e Sedex) e marketing direto. Vale lembrar que os serviços dos Correios são reajustados anualmente com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados.

ISP – As tarifas são atualizadas com base no Índice de Serviços Postais (ISP), indicador aplicado aos serviços operados no regime de monopólio pelos Correios. Ele é formado a partir de uma cesta de índices (INPC, IPCA, IPCA Saúde, IPCA Transportes e IGP-M), ponderada pela participação dos grupos de despesas da empresa.

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Selo marca os 500 anos da Reforma Luterana

Em comemoração aos 500 anos do movimento protestante, os Correios do Brasil e da Alemanha lançam, simultaneamente, selo com o retrato do precursor da Reforma Luterana, Martinho Lutero.

No Brasil, o selo entra em circulação nesta quinta-feira (13), simultaneamente em três cidades: Cuiabá, Curitiba e Porto Velho. No dia 19 de abril, o lançamento será realizado em Porto Alegre e, no dia 26, na cidade paranaense de Cândido Rondon. A embaixada da Alemanha em Brasília celebra a emissão conjunta no dia 19 de maio.

Na Alemanha, o selo entra em circulação em todo o país também nesta quinta-feira.

Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, a peça filatélica tem a mesma imagem para as duas edições e será diferente apenas no idioma.

Sobre o selo – Criado pela artista alemã Antonia Graschberger, o selo traz um retrato bastante conhecido de Martinho Lutero. Padre e professor de Teologia, Lutero, por meio de 95 teses, tornou popular o Movimento da Reforma, que nos seus desdobramentos mudou o cenário religioso e político da Europa e, por consequência, do mundo.

Com valor facial de R$ 4,15, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço https://www.correios.com.br/correios-online.

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