Postal Saúde lança programa com uso de unidade móvel

A Postal Saúde, caixa de assistência e saúde dos empregados dos Correios, lançou nesta terça-feira (19), o Programa de Saúde Ocupacional em Unidades Móveis, na Administração Central da estatal, em Brasília (DF). A iniciativa conta com o uso de unidades itinerantes de atendimento, com equipe multidisciplinar, para realização de exames perto do local de trabalho dos empregados.

O lançamento contou com a entrega da primeira unidade móvel do programa, que irá circular pelo Rio Grande do Sul. No total, cinco unidades realizarão neste momento coberturas itinerantes em diversas regiões — o objetivo da Postal Saúde é expandir a ação de forma que as unidades itinerantes possam cobrir todas as cidades, principalmente as do interior.

Cada uma das unidades móveis do Programa de Saúde Ocupacional oferece serviços médicos como controle de saúde física e mental, prevenção, diagnóstico, monitoramento e controle de riscos, exames admissionais, demissionais, periódicos, avaliações para mudança de função e avaliações de retorno ao trabalho, exames complementares e exames laboratoriais.

O presidente da Postal Saúde, Sérgio Francisco da Silva, destacou que o novo serviço faz parte da integração entre saúde ocupacional, plano de saúde, programas de prevenção e acompanhamento e plano de medicamentos, iniciativas que visam atender com mais qualidade os funcionários dos Correios. Já o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, ressaltou que o uso de unidades móveis facilitará o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde, garantindo um atendimento mais próximo.

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag | Deixar um comentário

Aplicativo para rastrear encomendas disponível em nova plataforma

Já está disponível para download a versão para Windows Phone do aplicativo Correios Mobile, desenvolvido e lançado pela estatal em março deste ano. Por meio dele, clientes podem acompanhar o rastreamento de cartas e encomendas registradas, calcular preços e prazos de diversos tipos de encomendas, localizar a agência de Correios mais próxima e ainda realizar a busca de CEP ou endereço.

A criação do app para Windows Phone atendeu a diversas solicitações de clientes, registradas por meio do sistema Fale com os Correios. O aplicativo já estava disponível nas plataformas Android e iPhone, onde alcançou mais de 100 mil downloads. A recém-lançada plataforma para Windows Phone, por sua vez, já conta com mais de 1,6 mil cliques.

Para baixar o Correios Mobile para Windows Phone, basta acessar o link: http://www.windowsphone.com/s?appid=0f2e89c1-c918-4e7e-80a1-9588abbd6d07.

Publicado em Mudanças e inovações, Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Exposição destaca riquezas naturais do Rio de Janeiro

Com a exposição “O Rio que é verde”, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida os cariocas a fazerem uma viagem pela natureza. Em meio a tantos carros e prédios, a mostra chama a atenção das pessoas para valorizar a riqueza natural da cidade, que foi fundada dentro de uma floresta tropical.

Com fotografias de Jaime Acioli, a exposição faz um passeio pela história de 16 parques da capital carioca, utilizando painéis em grandes formatos e projeções que criam um percurso cenográfico por onde os visitantes se movimentam. A mostra recria ainda a atmosfera do meio ambiente natural, em um passeio pelos mais emblemáticos parques do Rio de Janeiro, dentre os 45 reconhecidos oficialmente (urbanos ou naturais).

“O Rio que é verde” pode ser visitada até o dia 21 de setembro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro e a entrada é gratuita.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Avanços dos Correios em tecnologia são destaque em congresso

 

O investimento crescente dos Correios em tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos clientes foi destaque no 20º Congresso de Informática de Inovação e Gestão Pública – CONIP 2014, na quarta-feira (13), em São Paulo. O uso da tecnologia na estatal foi o tema da palestra do vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino. O dirigente anunciou que o conjunto de inovações deve possibilitar a economia de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano.

O uso de smartphones pelos carteiros para rastrear SEDEX 10 em tempo real foi um dos temas abordados. Há quase um ano em funcionamento, a iniciativa permite que o cliente veja na internet informações atualizadas a respeito da entrega da encomenda. Outra vantagem é a redução do tempo de trabalho interno e do uso de papel devido à simplificação dos processos.

A interatividade postal foi outro assunto exposto na palestra. O projeto permitirá ao cliente receber pelo celular as informações sobre o itinerário da entrega do pacote em tempo real. “A gente poderá dar ao cliente uma previsão da hora em que o objeto vai ser entregue, e o usuário poderá mudar ou agendar a entrega para outro dia, ou confirmar se ele autoriza que o porteiro ou vizinho receba a encomenda”, afirmou o vice-presidente.

Fuschino também falou sobre a implantação dos terminais de autosserviço, nos quais o cliente pode retirar sua encomenda utilizando senhas enviadas por SMS ou e-mail. Nesse sistema, o usuário tem mais comodidade, pois pode postar e receber encomendas no horário em que desejar — os terminais funcionam em horários diferenciados, inclusive em finais de semana e feriados, e serão instalados em locais como estações de metrô, shopping centers e supermercados. O piloto do projeto já está em funcionamento em Brasília, e em breve São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também passarão a oferecer o serviço.

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , , | Deixar um comentário

Eventos capacitam empresários para o comércio eletrônico

Os Correios estão participando do Fórum E-Commerce Brasil 2014, maior evento do setor na América Latina, em São Paulo, com participação de quase quatro mil profissionais que atuam nesse mercado. Iniciado ontem, o fórum prossegue nesta quarta-feira (13) e tem o objetivo de fomentar o mercado através da qualificação de lojas online, por meio de treinamentos presenciais e a distância. Os Correios realizaram, no primeiro dia do evento, apresentação para explicar aos lojistas como se aparelhar para garantir a entrega de seus produtos no prazo certo.

Já na quinta-feira (14), os Correios estarão presentes no XI Ciclo MPE.net, em Belém (PA). O ciclo é realizado anualmente e traz seminários que objetivam capacitar empresários de micro e pequenas empresas para o comércio eletrônico. A iniciativa segue até novembro, passando ainda por Maranhão, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Os Correios são hoje líderes do segmento de entregas de encomendas do comércio eletrônico do Brasil — em 2013, a empresa foi responsável  por mais de 40% dessas entregas, tendo transportado mais de 56 milhões de encomendas vendidas pela internet. Para garantir a liderança e ainda ampliar sua participação, a estatal tem realizado investimentos em infraestrutura, como contratação de pessoal, aquisição de novos veículos e novas máquinas de triagem mecanizada, além de reforma, ampliação e construção de novos centros de triagem e distribuição.

Outra frente de investimento ocorre em tecnologias que atendam às necessidades específicas do comércio eletrônico, como integração via webservices, envio de SMS com informações sobre a encomenda, nova apresentação do sistema de rastreamento no site dos Correios e terminais automatizados para entrega de encomendas, entre outros.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Aquece Rio testa operação logística dos Correios

Na última semana a logística dos Correios foi aprovada na primeira etapa de testes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O primeiro evento-teste foi o Aquece Rio – Regata Internacional de Vela, encerrado no sábado (9), na Baía de Guanabara. O evento esportivo foi a maior competição de vela olímpica já organizada no Brasil e contemplou as 10 classes olímpicas da modalidade, reunindo mais de 300 atletas e 250 embarcações de aproximadamente 34 países.

O evento foi acompanhado pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além do diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Omar de Assis Moreira.

Como operador logístico e patrocinador dos Jogos Rio 2016, os Correios mostraram soluções de logística integrada que também serão desenvolvidas durante os Jogos daqui a dois anos. Foram realizadas atividades como descarga do material esportivo, tecnológico e mobiliário, movimentação de botes e transporte de óleo diesel até os barcos, além da conferência de notas fiscais e alocação dos itens em suas respectivas áreas (restaurantes, sala de imprensa, etc).

A equipe dos Correios também realizou a montagem de algumas estruturas necessárias ao evento, como a colocação de grades ao redor de todo o perímetro na Marina da Glória, inclusive nas areias da praia do Flamengo. Nesta semana, será realizada a desmontagem, desmobilização e operação reversa, além da conferência de todos os itens.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário

Exportação via Correios cresce 60% no Ceará

Os Correios registraram crescimento de 60% nas vendas de serviços de exportação de produtos de micros e pequenas empresas no primeiro semestre de 2014 no Ceará.

A alta deve-se ao esforço das equipes de atendimento das agências, avaliação de ações coordenadas e exposição do Estado devido à realização da Copa do Mundo, que ajudou a fomentar o interesse dos empresários locais em entrarem no mercado internacional.

Outra ação desenvolvida foi o treinamento, gratuito, oferecido por técnicos dos Correios a empreendedores, em parceria com a Comissão de Comércio Exterior (CCE). Os empresários foram orientados sobre a logística de exportação, instrumentos necessários, financiamentos existentes e exigências dos países importadores, dentre outros aspectos.

Para alavancar ainda mais a atividade, a empresa anuncia a implantação do programa Exporta Ceará, ainda em execução, que promete ajudar empreendedores locais a vender para o mercado externo. A expectativa é que o programa comece a ser executado até o final deste ano, com o apoio da Comissão de Comércio Exterior (CCE), cujas ações são coordenadas pelas seguintes instituições: Correios, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Governo do Estado do Ceará, Instituto Agropolos, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Exporta Fácil recebe Prêmio Destaque de Comércio Exterior

O serviço Exporta Fácil dos Correios foi o vencedor da categoria “Apoio à Exportação” do Prêmio Destaque de Comércio Exterior, conferido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Omar de Assis Moreira, recebeu a premiação na quinta-feira (7), durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior – Enaex 2014, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro (RJ).

Em sua 20ª edição, o prêmio reconhece empresas que se destacaram por sua atuação no mercado internacional, bem como iniciativas que possuem representatividade no apoio ao comércio exterior.

O Exporta Fácil dos Correios foi contemplado por facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado internacional, possibilitando o envio de mercadorias de até US$ 50 mil por remessa, de maneira simplificada, para mais de 215 países. Desde sua criação, em 2000, mais de 11 mil empresas já realizaram mais de 120 mil exportações.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Por dentro da encomenda internacional: O que fazer após realizar uma compra

Para finalizar a série “Por dentro da encomenda internacional”, o Blog dos Correios presta orientação aos leitores sobre como proceder após realizarem suas compras. Uma das recomendações mais importantes é guardar comprovantes, contratos, anúncios e e-mails por pelo menos cinco anos, a partir do término da transação de importação.

Ao receber a encomenda, o cliente deve abrir imediatamente na presença do funcionário dos Correios e verificar se o produto adquirido tem defeitos ou danos. Caso haja algum problema, deve solicitar ao atendente (se a entrega ocorrer na agência dos Correios) ou ao carteiro (se a entrega ocorrer em domicílio) o registro do fato em termo de ocorrência. Sem essa documentação, não é possível realizar pagamento de indenização, nos casos em que é prevista.

Nas situações de extravio, reclamações devem ser registradas pelo remetente junto ao operador postal do país de origem, dentro do prazo de seis meses a contar da data de postagem. Isso ocorre porque a norma postal mundial estabelece que o remetente é o proprietário da encomenda até a entrega ao destinatário. Da mesma forma, se a modalidade contratada estabelecer direito à indenização, deverá ser paga ao remetente — que precisa formalizar a solicitação junto à administração postal de origem.

Existe a possibilidade do pagamento da indenização ocorrer no Brasil ao destinatário para algumas modalidades de serviço. Para isso, o remetente deverá desistir de seu direito à indenização, autorizando o destinatário a recebê-la. A autorização deve ser registrada junto à administração postal de origem pelo remetente. Também poderá ser paga ao destinatário caso não haja confirmação de reclamação por parte do remetente ao final do prazo de seis meses.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Centro Cultural Correios Recife comemora cinco anos

Instalado em área considerada Zona Especial de Proteção Histórica, o Centro Cultural Correios Recife completou, no dia 31 de julho, cinco anos de atividade. Para celebrar a data, foi realizada a apresentação do Quinteto de Sopros Arrecife e do Quarteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque — projeto social patrocinado pelos Correios que oferece aulas com instrumentos de corda, de sopro e de percussão para 170 crianças e jovens de 4 a 21 anos da Comunidade do Coque, em Recife (PE). Além disso, foi aberta uma mostra que faz um apanhado da história da unidade cultural.

O prédio foi construído no século XX, com arquitetura fortemente influenciada pelo classicismo francês, e serviu inicialmente como sede para Departamento de Correios e Telégrafos. Hoje integralmente restaurada, a edificação é formada por cinco pavimentos e conta com seis salas de exposição, auditório, bistrô e sala histórica — uma das principais atrações, que exibe um acervo de peças antigas, como caixa de coleta de madeira, válvulas, telex, aparelho morse, telefones e relógios antigos.

No espaço ainda funciona a agência de Correios Marquês de Olinda. O Centro Cultural Correios Recife fica localizado na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife, e pode ser visitado gratuitamente de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário