Escola de Belas Artes certifica o CCCRJ como Complexo Cultural de Excelência

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ) recebeu da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o certificado de reconhecimento de Complexo Cultural de Excelência.

O documento destaca o compromisso do espaço cultural com a qualidade das instalações das áreas expositivas, a pluralidade de linguagens artísticas oferecidas, a frequentação pública e o volume de projetos abarcados.

Com a exposição coletiva “O corpo como poética na pintura contemporânea”, apresentada em 2017, a instituição pode comprovar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural Correios Rio de Janeiro nos segmentos de arte e cultura. Com 16 artistas entre docentes, discentes e graduandos, a exposição exibiu trabalhos onde a linguagem pictórica está conectada à poética ‘corpo’ em abordagens diversas, além de realizar em datas diferentes três palestras relacionadas ao tema com os artistas pesquisadores.

O CCCRJ  fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro e está aberto para visitas de terça a domingo, das 12h às 19h, com entrada franca.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Pernambuco Imortal chega ao Centro Cultural Correios Recife

A exposição “Pernambuco Imortal”, composta por 30 desenhos quadros e 10 pinturas em telas, segue na grade de programação do Centro Cultural Correios Recife (CCC-Recife) até o próximo dia 5 de fevereiro.  As obras, que retratam a pluralidade cultural e artística de Pernambuco, foram criadas por alunos e ex-alunos dos cursos de Pintor Artístico e Ilustrador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Pernambuco).

Com realização do Senac, o objetivo da mostra é o de estimular a cultura pernambucana e promover as obras de novos artistas locais. “Nós pensamos em uma obra que remetesse a arte de Pernambuco, com uma mistura de paisagens naturais, em especial as praias locais, e características da nossa cultura popular, como frevo, maracatu, ciranda, coco de roda. Vamos explorar toda nossa pluralidade cultural”, comenta o instrutor do Senac, Danilo Lúcio.

Danilo ressalta que “O Brasil passou por muitas mudanças na última década, em termos sociais, culturais e econômicos. Como todas as outras áreas, a arte também foi moldada e queremos apresentar o que essa nova geração de artistas tem a mostrar para a sociedade. Será uma experiência grandiosa para eles”.

A organização do evento está sob a responsabilidade dos alunos do curso de Agente Cultural, também do Senac Pernambuco.

Serviço:

Exposição: “Pernambuco Imortal”

Local: Centro Cultural Correios Recife (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife).

Visitação: Até 05/02/2018, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Entrada: Gratuita

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , | Deixar um comentário

A Obra Como Espelho chega ao fim neste domingo

Quem estiver no Rio de Janeiro e passar pelo Centro Cultural Correios, na tarde do próximo domingo (14), poderá apreciar o Finissage da Exposição “A Obra Como Espelho”, de Marilou Winograd. Será a última oportunidade para conferir as grandiosas obras da artista egípcia que celebrou vinte anos de carreira no último ano.

O evento contará com a performance dos atores Reinaldo Cotia Braga e Vanja Freitas, além de roda de conversa com o crítico Ruy Sampaio, curador da exposição. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do catálogo com fotos das obras.

A mostra, que já encantou mais de 5 mil pessoas, traz instalações de 3 metros de altura por 6 metros de largura que formam conjuntos ao lado de outras menores, como as quarenta caixas acrílicas ostentando dedais agulhas e fios de cobre que tecem redes de memórias que se ampliam, na concepção da artista.

Fotografias com layers de outras imagens rasgadas sobrepostas funcionam “como se atravessassem os espelhos através das camadas da obra, numa viagem ao tempo/memória do visível, tornando o invisível parte da obra”, explica Marilou. “Assim como Lewis Caroll em Alice no País das Maravilhas, pretendo levar o visitante para o outro lado do espelho”, completa.

A exposição ocupa 650m² em três salões do terceiro andar do Centro Cultural. Na sala lateral, o site specific “Memórias do Corpo” traz 468 fragmentos e duas fotos impressas em lona de três metros por seis metros. No salão central, cerca de quatro conjuntos de fotos de tamanhos variados compõem painéis de 1,20 metros a 8 metros, impressos em papel fotográfico, acrílico e aço inoxidável, telas com volumes e um objeto com espelho “Le Baiser Mis a Nu”. Na terceira sala, uma obra branca ocupa posição central, em contraponto à instalação “Equilibrium”, com 40 caixas de acrílico, agulhas e fios de cobre.

Marilou Winograd – Nascida no Cairo/Egito, Marilou Winograd chegou no Rio de Janeiro em 1960. Formada em Artes no CEAC (Centro de Arte Contemporânea), IBA (Instituto de Belas Artes) e EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), participou de exposições individuais, coletivas, congressos, seminários no Brasil e no exterior (1971/2017). É uma das curadoras e idealizadoras do projeto Zona Oculta – entre o público e o privado – com 350 artistas mulheres (2004/11), do projeto Acesso Arte Contemporânea com 158 artistas visuais (2011/17). Em 2002, publicou o livro ¨O Silêncio do Branco¨, relato visual da sua viagem à Antártica num contraponto com a sua obra.

Serviço
Finissage e lançamento do catálogo “A Obra Como Espelho”, de Marilou Winograd
Data: 14/01/2018
Horário: das 16h às 18h30
Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
Entrada Franca

 

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Candidatos são convocados para nova etapa do concurso dos Correios

Nesta quarta-feira (10), os candidatos classificados na prova objetiva – que se autodeclararam negros – foram convocados para o procedimento de verificação de veracidade da declaração. O concurso público é para provimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos das áreas de medicina e segurança do trabalho.

O procedimento de avaliação está previsto no  item 7 do edital de abertura nº 001/2017. A etapa será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro de 2018 nas dependências dos Correios, em todas as cidades com vagas previstas para a seleção pública. Concluída esta etapa, será homologado o resultado final do certame.

Outras informações poderão ser obtidas no site dos Correios e no site da organizadora do concurso.

Publicado em Sem categoria | 7 comentários

Divulgado o resultado das provas objetivas do concurso público dos Correios

Foram publicados, nesta sexta-feira (5), o gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva do concurso público dos Correios, para o preenchimento de vagas nas áreas de Segurança e Medicina do Trabalho. Em breve os candidatos que se autodeclararam negros serão convocados a participar do procedimento de verificação da veracidade da autodeclaração.

Os candidatos aprovados em todas as fases da seleção serão chamados a assinar contrato individual de trabalho com os Correios, de acordo com a classificação obtida, a localidade selecionada e as necessidades da empresa.

Outras informações poderão ser obtidas no site dos Correios e no site da organizadora do concurso.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | 19 comentários

Entenda tudo sobre a obrigatoriedade de apresentação de nota fiscal nas postagens com os Correios

A partir de 2 de janeiro de 2018, será obrigatória a apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas pelos Correios, assim como por todos os transportadores brasileiros. A medida visa atender às exigências dos órgãos de fiscalização tributária em relação às legislações para a circulação de mercadorias no país, que determinam que o transporte de qualquer mercadoria sujeita à tributação deve ocorrer com a nota fiscal.

Portanto, nenhuma encomenda será aceita nas agências dos Correios sem que o documento esteja devidamente afixado externamente à embalagem. Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente (sob sua responsabilidade) poderá preencher uma declaração de conteúdo (disponível aqui), que também deverá ser fixada na parte externa da encomenda.

É importante ressaltar que essa regra não é nova para as postagens de pessoas jurídicas com os Correios. As empresas de e-commerce já adotam essa prática e não apenas com os Correios, pois todos os transportadores brasileiros são obrigados pela legislação a transportar apenas mercadorias que estejam acompanhadas de nota fiscal ou declaração de conteúdo.

A mudança é para as postagens de varejo nos Correios, nas quais, por orientação dos órgãos de fiscalização, os Correios também irão exigir que esteja afixada a nota fiscal, quando for o caso, ou a declaração de conteúdo, quando se tratar de remetente não contribuinte de ICMS.

Após publicação do aviso sobre essa medida no portal dos Correios, em 13/12/2017, alguns sites repercutiram o assunto, com o objetivo de informar principalmente quem compra e vende pela internet. Contudo, algumas notícias publicadas trouxeram informações equivocadas. Para esclarecer a todos, os Correios prepararam respostas para as principais dúvidas manifestadas sobre o assunto.

Por que os Correios inventaram essa medida agora?
A obrigatoriedade de apresentação da nota fiscal não é uma exigência dos Correios, mas dos órgãos de fiscalização tributária. Ela tampouco é uma obrigação exclusiva dos Correios. Todos os transportadores brasileiros são impedidos de transportar mercadorias sem apresentação de documento fiscal ou declaração de conteúdo. Caso insistam em fazê-lo, os órgãos fiscalizadores podem apreender as mercadorias transportadas.

Qual é a legislação que dispõe sobre o assunto?
A legislação sobre o transporte de mercadorias e o ICMS variam de Estado para Estado. Mas todas são fundamentadas pelo Convênio S/Nº, de 15 de dezembro de 1970.
Especificamente no que diz respeito aos Correios, a norma é o Protocolo 32/01, do Confaz.

Sou microempreendedor individual. Posso anexar a declaração de conteúdo e não a nota fiscal?
A responsabilidade pelo documento fiscal é do remetente. Contudo, o protocolo ICMS 32/01 restringe a utilização de declaração de conteúdo a “transporte de bens entre não contribuintes” de ICMS. O site do Sebrae traz orientações para microempreendedores individuais que têm dúvidas sobre a necessidade ou não de nota fiscal. Ao assinar a declaração de conteúdo, o remetente declara, “sob as penas da lei, que o conteúdo da encomenda não constitui objeto de mercância”.

Essa medida afeta as compras internacionais?
Não. Essa regra é específica para a circulação de mercadorias em território nacional. As importações estão sob legislações específicas.

Como consigo um formulário de declaração de conteúdo?
A declaração de conteúdo está disponível para download no site dos Correios.

Sou pessoa física e vendo pela internet. Posso postar sem apresentação do documento?
Não. Nenhuma postagem de encomenda nos Correios será aceita sem a nota fiscal ou a declaração de conteúdo.

Vendi pela internet um produto usado. Posso enviar sem nota fiscal ou declaração de conteúdo?
Não. Nenhuma postagem de encomenda nos Correios será aceita sem a nota fiscal ou a declaração de conteúdo.

Como saber se eu preciso emitir nota fiscal ou se posso utilizar a declaração de conteúdo?
A avaliação quanto à apresentação de nota fiscal ou declaração de conteúdo cabe exclusivamente ao remetente, em cumprimento às legislações tributárias. De acordo com o Protocolo 32/01, do Confaz, a declaração de conteúdo é exclusiva do “transporte de bens entre não contribuintes, em substituição à nota”. Ao assinar a declaração de conteúdo, o remetente declara, “sob as penas da lei, que o conteúdo da encomenda não constitui objeto de mercancia”. Outras dúvidas devem ser esclarecidas junto aos órgãos de fiscalização tributária.

De que forma o documento precisa ser afixado?
A nota fiscal ou a declaração de conteúdo deve ser afixada na parte externa da embalagem da encomenda. Recomenda-se a utilização de envelope plástico transparente para o acondicionamento do documento.

O valor do produto precisa ficar visível?
Não! No documento fiscal ou na declaração de conteúdo deve constar o valor do produto. Mas ele não precisa ficar visível durante o transporte. Inclusive, na prática, os remetentes costumam inserir a nota dobrada dentro do plástico, de forma a preservar essas informações.

Posso deixar a nota fiscal dentro da encomenda e mencionar na caixa que a nota está dentro?
Não. O documento deve ser afixado externamente à embalagem, exceto para casos que tenham autorização expressa da Sefaz.

Observação:

Visando propiciar tempo hábil de adaptação do processo produtivo dos clientes e da rede de atendimento, excepcionalmente até o dia 31 de janeiro de 2018, serão aceitas encomendas para postagem com a documentação fiscal no interior das caixas. Para isso, deverá existir a menção na parte externa do pacote de que a Nota Fiscal encontra-se dentro da encomenda. Tal menção poderá ser feita por meio de carimbo, anotação, etiqueta, ou outra forma que deixe a informação visível.

Ressalta-se, entretanto, que não se trata de liberação do envio da encomenda sem a respectiva Nota Fiscal e que a partir de 1º de fevereiro de 2018 só serão aceitas encomendas com o documento afixado na parte externa da caixa.

Quando vendo um pedido e emito apenas uma nota, mas faço o envio fracionado dos produtos, em várias caixas, como devo fazer?
Neste caso, a nota fiscal deverá ser emitida individualmente e acompanhar o seu respectivo volume, além de ser afixada em cada encomenda.

A declaração de conteúdo será preenchida pelo atendente da agência?
Não. O preenchimento da declaração de conteúdo é de responsabilidade do remetente, exclusivamente.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | 236 comentários

Aplicativo Correios Celular para Android já está disponível

Os clientes do  chip amarelinho que utilizam o sistema operacional Android já podem baixar o aplicativo Correios Celular e aproveitar todas as facilidades que o serviço oferece. O aplicativo foi pensado e desenvolvido para ser uma experiência leve e agradável. Com layout moderno e navegabilidade simplificada, o cliente pode acessar os serviços de recarga, consulta de saldo (voz, internet e de recarga) e outros, de forma rápida e simples, quando e na hora que quiser.

Pelo app, é possível fazer a recarga do chip Correios Celular; consultar o saldo de voz (minutos), de dados (internet) e de  recarga (dinheiro em saldo); saber a data de validade de plano; acessar o histórico das recargas realizadas on-line (aplicativo, site dos Correios Celular e por SMS).

É só baixar o aplicativo Correios Celular para ter acesso a todas essas facilidades no celular. Em breve, o app será lançado também para IOS.

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , | 7 comentários

Iluminação de Natal e exposições agitam Centro Cultural Correios do Rio

Dezembro é o mês do Natal e das férias. Para celebrar esta época tão festiva do ano, o Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro recebeu uma iluminação especial, toda em verde e vermelho, que encanta adultos e crianças.

E a programação cultural do CCC/RJ também está recheada de atrações. As exposições ficam abertas de terça a domingo, das 12h às 19h, com entrada franca. O teatro funciona de terça a domingo, às 19h, e os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

O CCC/RJ fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Confira a programação de dezembro:

Festival de Esculturas do Rio – Com a participação de 40 artistas nacionais e internacionais, a mostra oferece uma diversidade de obras em 3 dimensões, muitas criadas especialmente para o CCC. Na Praça dos Correios, uma obra monumental em aço de cerca de 6 metros, do artista Roberto Cardim, provoca os olhares dos visitantes.

A Obra como Espelho – Marilou Winograd comemora duas décadas de carreira com instalações de 3 metros de altura por 6 metros de largura, que formam conjuntos ao lado de outras menores, como as quarenta caixas acrílicas que ostentam dedais, agulhas e fios de cobre tecendo redes de memórias que se ampliam, na concepção da artista.

Natureza: Geometria Morta – O pintor Paulo Symões foi buscar na natureza as formas e as cores necessárias à sua expressão pictórica. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, pesquisa a natureza com rigor estético e o resultado é o enfoque nas cores da natureza, formas surpreendentes e elementos orgânicos presentes em suas telas.

Turbulências – Éric Collette apresenta sua exposição com obras que remontam o encontro do artista com as letras do alfabeto latino. Recortadas do ferro ou traçadas a bico de pena, as letras unem-se e reúnem-se conduzidas por um equilíbrio construído a partir de rupturas, desconstruções, superexposições, contrastes e desequilíbrios.

Memória e Transformação – Mario Camargo expõe 17 obras, cujo processo de criação rompe com as apropriações estéticas e, deste ato voluntário, surgem descobertas ocasionais. Em seu conceito criativo, o artista parte da ideia de que a mesma obra que expressou sua força em um determinado instante pode servir de caminho para outra.

Princípio de Arquimedes – A Lunática Companhia de Teatro e a Territórios Produções Artísticas trazem à cena o terceiro espetáculo de seu repertório: O Princípio de Arquimedes. Elogiado pela crítica e pelo público, o texto é de Josep Maria Miró, premiado autor catalão e um dos principais nomes da cena contemporânea espanhola

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Correios e Azul formam parceria para a criação de nova empresa de logística integrada

 

Os Correios e a Azul Linhas Aéreas anunciaram, nesta quarta-feira (20), parceria para a criação de uma empresa de solução de logística integrada. A assinatura do memorando de entendimento foi realizada na sede dos Correios, em Brasília, seguida de uma coletiva para a imprensa com os presidentes dos Correios, Guilherme Campos, e da Azul, David Neeleman.

Segundo o presidente dos Correios, esse é apenas o começo de um processo que ainda passará por diversas aprovações de órgãos e instâncias competentes. Na prática, a nova empresa oferecerá ao mercado o serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas, com potencial para se tornar a melhor empresa de logística para o e-commerce do país. A previsão é de que as atividades da nova empresa comecem em março de 2018.

A criação da nova empresa é um efeito direto da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais, que permite a realização deste tipo de parceria sem necessidade de uma licitação para a seleção da empresa parceira. Haverá 50,01% de participação da Azul e 49,99% de participação dos Correios.

Neeleman esclareceu que a parceria não implicará custos a mais para nenhum dos lados, pois serão utilizadas as rotas das linhas normais da Azul, aproveitando uma ocupação de apenas 30% da barriga dos aviões, que será ocupada pela carga dos Correios.

Os Correios, por sua vez, dizem que mesmo que a carga transportada hoje não aumente no próximo ano, a parceria já representaria uma economia para a empresa da ordem de R$ 200 milhões por ano. “Além de conseguirmos reduzir substancialmente os atuais custos com transporte logístico dos Correios, receberemos os dividendos desse negócio, aumentando ainda mais a eficiência de nossa operação”, diz Guilherme Campos.

Segundo os Correios, uma das razões para a parceria ter sido fechada com a Azul e não com outra companhia foi a malha aérea da empresa, que atende o maior número de cidades no país. Campos também não descartou a possibilidade de essa parceria estender-se para outros países no futuro. “Para nós é uma oportunidade ímpar de fazer o Brasil ganhar um serviço de logística ainda mais eficiente. Somos a única empresa que chega a cada um dos 5.570 municípios do Brasil. Essa capilaridade, unida à malha da Azul, com mais de 100 destinos servidos, tem tudo para dar certo”, afirmou o presidente dos Correios.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | 5 comentários

Campanha Papai Noel dos Correios é encerrada em Brasília

Os Correios encerraram, nesta terça-feira (19), a Campanha Papai Noel dos Correios. Realizada no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a cerimônia foi marcada pela entrega de presentes aos alunos da Escola Classe Itapeti, unidade de ensino de uma zona rural do Distrito Federal.

Os servidores da Câmara foram os padrinhos das cartas enviadas pelos alunos ao Papai Noel, que recebeu as crianças na entrega festiva juntamente com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho, o carteiro Daniel Alves de Araújo e a boneca carteirinha. Também prestigiaram a cerimônia o vice-presidente de Operações da empresa, Miguel Martinho, o superintendente-executivo da vice-presidência de Rede de Agências e Varejo dos Correios, Joimar Lúcio Martins, e o superintendente estadual de Brasília, Rogério Curado.

Durante o evento, aberto pelo Coral dos Correios, o presidente da empresa destacou a importância da campanha, consolidada há 28 anos como uma das principais ações de responsabilidade social da instituição e do Brasil.

“Esse movimento solidário de poder proporcionar o brilho no olho de cada criança ao receber o presente no dia de Natal é fantástico e nos dá, cada vez mais, energia para continuar o processo de transformação e mudanças dentro dos nossos Correios, empresa que é tão querida pela população e que é personificada na figura dos nossos carteiros, de todos aqueles que estão no dia a dia e em contato com a população, levando mensagens, encomendas e trazendo boas notícias”.

Para o diretor da escola, Hamilton Miranda, os “Correios proporcionaram um dia inesquecível na vida desses meninos e meninas, que tiveram alguns de seus sonhos transformados em realidade”, afirmou emocionado.

Campanha

O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de estimular a redação de cartas manuscritas nas escolas.

A campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, também aquelas de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Publicado em Institucional | Com a tag , | 3 comentários