Nota de esclarecimento sobre reportagem do Bom Dia Brasil

A respeito da reportagem veiculada na manhã desta quinta-feira, 18, no Bom Dia Brasil, da TV Globo, os Correios comunicam que a abordagem da emissora foi equivocada. A fim de informar corretamente a sociedade, a empresa esclarece:

Os Correios desenvolveram um projeto de remodelagem de sua rede física que prevê a implantação de novos canais de atendimento, físicos e digitais, e a substituição gradativa das unidades convencionais atuais por outras, mais modernas e direcionadas para atender às necessidades dos clientes.

A primeira etapa do projeto prevê o encerramento de agências deficitárias, que ocupam imóveis alugados e estão localizadas a menos de dois quilômetros de outra unidade de atendimento. As 41 agências citadas na reportagem se enquadram nesses critérios, sendo unidades sombreadas por outras agências próprias dos Correios, e representam apenas 0,34% do total de 12 mil pontos de atendimento existentes em todo o país.

A segunda etapa prevê a implantação de novos modelos de agências, diferenciados em relação aos atuais, como agências modulares, as chamadas store in store, que serão postos dos Correios dentro de comércios já estabelecidos, como farmácias, papelarias ou lojas de departamentos. Outro modelo que vem sendo desenvolvido é o de agências móveis, com design compacto, dentro de veículos utilitários com alta mobilidade, que prestarão serviços de mensagens e encomendas em distritos rurais próximos entre si e distantes de regiões urbanas.

Com a implantação do projeto de remodelagem da rede, o número de unidades de atendimento dos Correios deve passar dos atuais 12 mil para 15 mil pontos até 2021.

O maior equívoco verificado na reportagem da Globo está em afirmar que o fechamento das agências vai afetar o e-commerce. A entrega de mercadorias compradas pela internet é feita pelos centros de distribuição e não pelas agências. Estas não entregam os objetos, apenas recebem a postagem de cartas e encomendas, além de realizarem a venda de outros serviços. Ou seja, são dois processos completamente distintos.

Sobre a qualidade da distribuição, cabe, ainda, ressaltar que houve uma melhora significativa nos últimos meses e hoje os Correios já apresentam qualidade operacional de 98% nas entregas de encomendas, ou seja, a cada 100 objetos, 98 chegam no prazo.

No segmento de encomendas, inclusive, que é concorrencial – a empresa disputa, diariamente, a preferência dos clientes no Brasil com mais de 200 empresas de logística regionais, nacionais e multinacionais. Os Correios ocupam a primeira posição nas entregas do comércio eletrônico e destacam-se como o principal parceiro das lojas virtuais brasileiras, o que rendeu à empresa o reconhecimento da ABCOMM com o prêmio de Inovação Digital 2018 de melhor empresa de e-commerce, um dos mais importantes do e-commerce nacional.

Diante disso, merece esclarecimento também a declaração dada pelo próprio presidente da ABCOMM, ao afirmar que os Correios não devem visar ao lucro. Como empresa pública e independente de recursos da União, os Correios têm, sim, o dever de se manter sustentáveis economicamente para poder cumprir seu papel social e continuar atendendo a toda a população brasileira.

Para isso, nos últimos anos, a empresa desenvolveu um processo de reestruturação que já vem dando resultados. De janeiro a agosto deste ano, a receita concorrencial, que corresponde a 55% da receita total da empresa, teve um aumento de 18,7%. Em contrapartida, houve uma queda de 17% nas despesas operacionais e redução de 4,5% nas despesas com pessoal, encargos e benefícios, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, os Correios têm recuperado sua saúde econômico-financeira e já apresentam números que mostram essa virada: de um prejuízo de R$ 1,7 bilhão registrado de janeiro a agosto de 2017, passamos, no mesmo período deste ano, para apenas R$ 1 milhão negativo.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | 1 comentário

Correios participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Até o dia 21 de outubro, os Correios participam da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (16), com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que destacou a semana como uma oportunidade de as crianças conviverem com a pesquisa, inovação e a ciência, instrumentos de desenvolvimento da humanidade. “Não há país do mundo que tenha superado as suas dificuldades, que tenha melhorado a qualidade dos serviços oferecidos à sua população que não tenha adequadamente investido em pesquisa, ciência e inovação”, finalizou.

Desde 2004 a SNTC mobiliza a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades ligadas a ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A programação conta com mais de 3.700 atividades em todo o país como oficinas, jogos, visitas guiadas e exibição de filmes.

Para o público da capital federal há muita interatividade nos 71 estandes, montados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No estande dos Correios, os visitantes podem conhecer e experimentar os esportes patrocinados pela empresa com aulas de iniciação em miniquadras de tênis, handebol, rugby e squash. Uma divertida caça ao tesouro na piscina de bolinhas representa os desportos aquáticos. O estande ainda conta com uma oficina de filatelia para as crianças.

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, destacou a marca Correios no evento e os investimentos da empresa para aprimorar o importante serviço prestado à sociedade. “Nossa presença aqui é importante não só pela participação dentro do ministério como pela própria inovação que os Correios vão trazer nos próximos anos. Estamos implementando novas tecnologias para melhorar a produtividade dos nossos serviços. Como exemplo disso, para o ano de 2019 teremos encomendas rastreáveis com o RFID (Radio Frequency IDentification), que aumentarão ainda mais a qualidade do nosso serviço”.

O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC, em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O objetivo da SNTC é mostrar a importância da Ciência, da Tecnologia e suas aplicações, bem como contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente.

No site do evento é possível consultar as atividades em todos os estados. A programação e estatísticas em tempo real estão disponíveis no aplicativo da SNTC, disponível nos sistemas Android e iOS.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | 1 comentário

Vencedores do Concurso Internacional de Redação de Cartas são premiados em Brasília

Como parte das comemorações do Dia Mundial dos Correios, celebrado em 9 de outubro, os Correios realizaram nesta terça-feira (16), no Museu Correios, em Brasília, a premiação da fase nacional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Na ocasião, a vencedora Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de 15 anos, recebeu certificado, troféu e prêmio em dinheiro.

Com o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a estudante do primeiro ano do ensino médio de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal (RN), abordou a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. Sob o pseudônimo “A Flor de Mandacaru”, Clarice mistura protesto e poesia ao listar fatos históricos e estatísticos envolvendo a questão.

Também foram premiados os três primeiros colocados da etapa estadual de Brasília: Viviane dos Santos Fontoura, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Yasmim Silva Souza, do Centro Educacional 8 do Gama, e Hermínio Joaquim da Silva Junior, do Colégio Militar Dom Pedro II.

Durante a cerimônia, a atleta de saltos ornamentais Luana Lira fez a leitura da carta do diretor da União Postal Universal (UPU) sobre o Dia Mundial dos Correios, comemorado em 9 de outubro.

Brasil em destaque – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela UPU desde 1972, e realizado no Brasil pelos Correios, reforçando o papel da empresa como agente social do governo. “Os Correios não apenas transportam cartas e encomendas, mas também levam, de porta a porta, amor, esperanças, alegrias, numa ação que simboliza a cidadania no contexto universal”, disse o presidente da estatal, Carlos Fortner.

Dentre os concursos promovidos pela UPU, o de redação de cartas tem um significado especial, pois desperta nos estudantes o gosto pela leitura, pela redação e ainda, o interesse pelos serviços postais universais. O Brasil já venceu a fase internacional do concurso em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Brasileiros são destaque em torneios internacionais de tênis

O último fim de semana foi de conquistas importantes para o Brasil no tênis. No feriado (12), Gilbert Klier conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, na Argentina. E na madrugada deste domingo (14), a dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot conquistou o Masters 1000 de Xangai.

Atual número 12 do mundo, Gilbert Klier fez uma excelente campanha na competição: foram cinco jogos e quatro vitórias, três delas contra tenistas do top 10 do ranking mundial juvenil da ITF. O brasiliense de 18 anos venceu o ex-número 2 do mundo, o sérvio Marko Miladinovic, e o argentino atual número 2 do mundo, Sebastian Baez. Klier era o único representante brasileiro na edição 2018 dos Jogos da Juventude e garantiu  a terceira medalha olímpica do tênis nacional. Na edição passada, em Nanjing 2014, o gaúcho Orlando Luz foi medalhista de prata em simples e ouro nas duplas, em parceria com o paulista Marcelo Zormann.

Já o mineiro Marcelo Melo foi campeão do torneio pela terceira vez e agora soma 32 títulos de ATP na carreira, sendo nove Masters 1000, dos quais quatro ao lado de Kubot. Juntos chegam ao 12º título como parceiros e o quarto na temporada 2018 – segundo na China, onde venceram na semana passada o ATP 500 de Beijing. Agora, a partir do próximo dia 22, estarão na Áustria, para o ATP 500 de Viena.

Com o resultado, Melo e Kubot subirão para o terceiro lugar no ranking que define as oito melhores parcerias para a disputa do ATP Finals, com 5.070 pontos. No ranking mundial individual de duplas, sobem uma posição e passam a dividir o quarto lugar, com 6.600 pontos.

Publicado em Patrocínios | 1 comentário

Shows homenageiam Renato Russo no Rio de Janeiro

Nesta semana, de quinta-feira (11) a domingo (14), o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro realizará o espetáculo Legionando nos Correios – 22 anos sem Renato Russo, sempre às 19h. São quatro shows diferentes apresentados por Guilherme Lemos, maior intérprete do Renato Russo da América Latina, homenageando o célebre vocalista e fundador da banda Legião Urbana, o eterno Trovador Solitário.

Confira a programação:

• 11/10 – Renato russo in Memory –  Emocionante show no dia em que se completam 22 anos de sua partida.

• 12/10 – O início – Show em que o disco 1 será tocado na íntegra e muito mais.

• 13/10 – Desplugado – O charme do Acústico MTV e outros hits serão executados.

• 14/10 – Urbana Legion Omnia Vincit – Show que mostrará o quanto Renato era visionário com suas letras emblemáticas.

Ingressos: R$30 (inteira) R$15 (meia).
Bilheteria das 15h às 19h no dia e local do show.
Ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo Sympla

O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Brasil celebra Dia Mundial dos Correios

Hoje, 9 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Correios. Nesse dia, em 1874, foi criada a União Postal Universal (UPU), agência especializada da Organização das Nações Unidas que congrega os operadores postais de 192 países. A UPU defende a estratégia de diversificação dos serviços postais, adotada pelos Correios no Brasil desde 2011.

Em seu projeto de Estratégia Postal Mundial até 2020, a UPU destaca a inovação, a integração e a inclusão como os principais fatores de desenvolvimento do futuro da atividade postal, frente aos desafios trazidos pelas novas tecnologias. Uma das chaves para isso, segundo o órgão, será a aptidão dos correios para transferir suas marcas de confiança para o espaço digital.

Para marcar a data, os Correios irão realizar em Brasília, no próximo dia 16 de outubro, evento voltado a jovens estudantes que participaram da 47ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A iniciativa, promovida pela UPU, é realizada no Brasil pelos Correios.

Na ocasião, serão premiados alunos e escolas vencedoras da fase estadual de Brasília e da fase nacional. A campeã nacional Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, também estará presente.

Publicado em Datas especiais | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Selo celebra 30 anos da Constituição Federal

Os Correios lançaram, na última quinta-feira (4), em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), o selo personalizado e o carimbo comemorativo dos 30 anos da Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a sétima constituição do país ficou marcada por consolidar a transição de um regime autoritário para um democrático e assegurar uma série de garantias individuais.

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, lembrou que a empresa também registrou a promulgação da Carta Magna. “Essa constituição enfoca a garantia aos direitos fundamentais e à dignidade da pessoa humana, independentemente de raça, cor, sexo e idade. E, há 30 anos, os Correios também estavam presentes no lançamento do selo de promulgação da Constituição Cidadã no salão verde da Câmara dos Deputados”.

O presidente do STF e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, relembrou as palavras do deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer a Constituição Cidadã. “Divergir sim, descumprir jamais e afrontá-la nunca, eis o nosso compromisso”.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Investimentos dos Correios em modernização e tecnologia são apresentados no Ebanx Summit 2018

Os Correios participaram, no último dia 3, em Curitiba, do Ebanx Summit 2018. O evento, voltado para executivos de empresas globais de comércio digital, buscou discutir o cenário de negócios na América Latina. O presidente Carlos Fortner apresentou a atuação logística da empresa no país, com destaque para a melhoria da qualidade operacional, os investimentos feitos para reverter o déficit financeiro e modernizar o parque industrial e a mudança de foco, que saiu do produto em si para o relacionamento direto com o cliente. Entre os participantes estavam Spotify, Pipedrive, Udacity, Xsolla, Wish, Light in the Box, DHgate e Farfetch.

Fortner chamou a atenção para a complexidade da operação postal no Brasil. “Curitiba e São Paulo não são a realidade do país. Apesar de utilizarmos principalmente os modais rodoviário e aéreo, entregamos por meio de barco em diversas regiões, como no município de Paraty, no Rio de Janeiro”, apontou. Atualmente, a estatal distribui 25 milhões de objetos postais por dia em mais de 66 mil domicílios brasileiros. “Temos uma marca e um nome muito fortes. Há uma agência em cada município e o nosso índice de entrega no prazo supera os de outras empresas.” A melhoria da qualidade operacional no segmento internacional, por exemplo, saltou de 70,62% de entrega no prazo no mês de março para 95,75% em setembro. O processo contínuo de automação da triagem de objetos também contribuiu para os resultados positivos.

Sobre a competição com outros operadores, o presidente dos Correios disse ser saudável para todos, já que proporciona a redução dos preços. “Nenhuma empresa no Brasil oferece a qualidade que os Correios têm hoje. Somos a primeira opção em logística”. Entre as novas soluções pensadas pela empresa, estão os investimentos em processos de inteligência e tecnologia, como na melhoria das informações eletrônicas dos objetos, com a inserção de QR Code.

O assistente de Comércio Exterior Edson de Ávila complementou a apresentação do presidente tratando da cadeia logística do segmento internacional. Ele apontou procedimentos que podem acelerar as entregas, como o endereçamento correto e completo, o acondicionamento dos objetos e o preenchimento completo e correto da declaração alfandegária. Ávila abordou também os itens proibidos via postal e trouxe um comparativo entre os serviços de importação, no que se refere a modalidades e preços.

No intervalo das palestras, o público pôde conferir o tour virtual de uma encomenda internacional desde a origem até a entrega ao destinatário. O vídeo foi gravado em unidades dos Correios no Paraná (Ceint Curitiba, CTCE Curitiba e CDD Rebouças) e em São Paulo (Complexo Operacional Cajamar).

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Dia Mundial dos Animais: carteiros dão exemplo de amor pelos bichinhos

Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais e o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos bichinhos. Seguindo o exemplo do santo protetor, carteiros mostram como mantêm uma bonita amizade com os animais.

Além do clichê

Há cinco anos trabalhando nos Correios, Angelo Cristiano da Silva, de 32 anos, ficou famoso recentemente por tirar selfies com cachorros e cultivar uma relação que em nada lembra o clichê de inimizade entre carteiros e cães.  “Eu amo esse bichinhos de quatro patas! As fotos que publico com eles mostram esse amor e ajudam a quebrar o paradigma de que cachorro não se dá bem com carteiro”, disse ele. Sua história já foi retratada em entrevista à BBC News e em vários veículos de comunicação.

Para Angelo, do CDD Guaratinguetá, em São Paulo, o carinho pelos animais é um estímulo para o trabalho. “É uma alegria no dia a dia. Quando vou a uma residência para fazer a entrega, já chego brincando com o cachorro, chamo de amigão, trato com carinho. Tem um que já fica no portão me esperando”, disse.

O amor de Angelo pelos bichos vem de infância. “Meus pais tinham cachorros em casa e eu sempre gostei muito”, relata. Hoje, em sua casa, ele cuida de dois cães e três gatos, todos recolhidos nas ruas. Ele ajuda no resgate de alguns animais abandonados, que são acolhidos temporariamente pelas protetoras da região. “Meu objetivo é mostrar a importância de tratar bem e diminuir o abandono dos bichinhos. É preciso amar todos eles.”

Um caso de amor inusitado

“Parece até coisa de namorado”, brinca o comerciante Manoel Francisco Pinto sobre a curiosa relação do carteiro Nelson e a calopsita Sofia. A história começou quando o carteiro do CDD Aclimação, zona sul de São Paulo, entrou numa galeria de lojas para entregar correspondências. A calopsita, que pertencia à dona de uma das lojas na galeria, voou em direção ao carteiro assim que o viu.

“Ela ficou no meu ombro e não saiu mais. A partir desse dia, toda vez que eu chegava na galeria tinha que passar primeiro na loja, colocar a Sofia no ombro para fazer a entrega da correspondência”, conta o carteiro.

Na hora de ir embora, a calopsita queria ir com o carteiro. E ai dele se, quando chegar na loja, não for até ela. “Ela fica desesperada, sai voando atrás dele. E fica muito nervosa e agressiva comigo”, conta a dona da calopsita, a comerciante Bethe de Jesus. “Uma vez, ela viu um outro carteiro passando na rua, achou que era o Nelson e saiu voando atrás”, completa Bethe.

E foi para ir atrás do carteiro que Sofia acabou fugindo três vezes e ficou desaparecida por dias. “Ela me via passar na rua e saia voando atrás de mim”, explica o carteiro. Depois de tantas provas de amor da calopsita pelo carteiro, a dona da ave tomou uma decisão. “Eu senti que ela é muito apaixonada pelo Nelson, então eu dei ela de presente para o carteiro”, conclui Bethe.

E para explicar tanto amor, o carteiro tem uma explicação. “Acho que é por causa da roupa amarela, ela deve me ver como um grande pássaro”, brinca Nelson.

Fim do abandono 

Quem passa todos os dias pelos mesmo lugares, como o carteiro Fernando Ferreira Leite, de Cangaíba, zona leste de São Paulo, não demora para conhecer cada centímetro das ruas por onde passa. Foi nessas andanças que uma cena triste chamou a atenção do carteiro: a quantidade considerável de animais abandonados.

Para ajudar cães e gatos que vivem na rua, há 10 anos o carteiro adquiriu o hábito de levar uma sacola com ração para alimentá-los. “Você saber que um bichinho está passando fome, frio, sede, por causa de alguém que o abandonou, dá uma pena na gente”, lamenta Fernando.

A atitude do carteiro desperta a admiração de vários moradores. O dono de um pet shop, onde Fernando costuma comprar a ração, é um deles e também gosta de contribuir, doando alguns produtos da loja. “Não é todo mundo que está disposto a ajudar esses animais abandonados. Realmente é uma atitude muito louvável a do carteiro”, elogia o comerciante Leandro Luz.

Muitos dos bichinhos que encontra, pelas mais de 25 ruas por onde passa por dia, estão muito doentes. Por isso não é raro o carteiro, depois que termina o serviço, levar o bichinho ao veterinário. “Uma poodle que levei para o veterinário acabou sendo adotado por uma cliente”, se orgulha Fernando.

São várias as histórias de cachorros e gatos que acabaram sendo adotados por moradores, incentivados pela atitude do carteiro.  Foi assim que o cachorro Felipão ganhou um lar. O carteiro conta que encontrou o cachorro desmaiado na rua, doente e com fome. “Nós vimos o carteiro dando ração para ele e fomos lá ver. O Felipão estava caído no chão e doentinho e agora ele está bem cuidado por nós”, conta Antonio Pereira de Melo.

Publicado em Datas especiais | Com a tag , | Deixar um comentário

Aplicativo de pré-atendimento já está disponível na Apple Store

O aplicativo de pré-atendimento dos Correios já está disponível para a versão IOS. Para baixá-lo, basta o usuário de IPhone ou IPad acessar a Apple Store. Lançada em junho deste ano, a ferramenta veio para facilitar a vida do cliente, permitindo a pré-postagem de encomenda nacional.

Para agilizar seu atendimento presencial, o cliente antecipa no aplicativo o preenchimento das informações de postagem e endereçamento, além de escolher os serviços adicionais diretamente no celular ou táblete.

Por meio do aplicativo, o cliente também pode imprimir o rótulo de endereçamento e a declaração de conteúdo, assim como o aviso de recebimento (caso contratado). Para finalizar o atendimento na agência, basta apresentar o número identificador do atendimento (PLP). Em breve, novas funcionalidades do pré-atendimento, tais como agendamento de atendimento, pagamento, rastreamento ativo e outros serviços, estarão disponíveis no aplicativo. Veja como funciona:

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , | Deixar um comentário