Três grandes mostras em cartaz no Museu dos Correios

O Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), acaba de receber três grandes atrações que irão compor sua programação até o início de janeiro de 2015. Tratam-se da exposição “Caymmi 100 Anos”, celebração ao centenário de nascimento do artista; da mostra inédita “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine”, que retrata em gravuras a obra do fabulista francês; e da exposição “Mário de Andrade – Cartas do Modernismo”, um passeio pelos bastidores desse movimento cultural brasileiro.

Na exposição “Caymmi 100 Anos”, o público realiza uma viagem pelo universo do cantor baiano. Na parte dedicada à Era do Rádio, que possui um karaokê como atração, o visitante pode cantar uma música de Dorival. A abertura da mostra contou com um bate-papo com a curadora, Stella Caymmi, e com o músico Danilo Caymmi. “Você tem aspectos do Caymmi que ninguém conhece, que é o Caymmi pintor. O interessante é ver tudo reunido, ter uma ideia da obra completa, de como as pinturas dialogam com a música, porque ele pinta o que compõe e compõe o que pinta”, afirmou Stella.

Inédita, a exposição “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine” expõe uma série de 97 gravuras em metal, realizadas pelo artista russo entre 1927 e 1930, sobre a obra do fabulista francês Jean de La Fontaine. Além de admirar as gravuras, o público pode apreciar dez fábulas reproduzidas em áudio, que visam proporcionar a inclusão de deficientes visuais e a interação do público em geral com as estórias. Cada visitante também pode escolher sua fábula preferida e levar uma cópia para casa, além de ter acesso aos livros.

Já a mostra “Mário de Andrade – Cartas do Modernismo” reúne um acervo completo e variado sobre um dos personagens mais importantes do movimento modernista. O foco da exposição está nas Artes Plásticas – com obras de pintores como Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti –, tendo como fio condutor as cartas trocadas entre esses artistas e Mário de Andrade. A exposição conta ainda com uma instalação interativa que recompõe cartas do escritor e pode ser visitada até 4 de janeiro.

O Museu Nacional dos Correios está localizado no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 256, Brasília (DF). As três exposições são gratuitas e podem ser conferidas de terça-feira a sexta-feira das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h. Mais informações no site dos Correios.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios: a organização do setor público que mais respeita o consumidor

Os Correios foram novamente eleitos a organização do setor público que mais respeita o consumidor brasileiro, de acordo com a 12ª edição do estudo “Empresa que mais Respeita o Consumidor no Brasil”, realizado pela Revista Consumidor Moderno em parceria com a Shopper Experience, uma das mais conceituadas instituições de pesquisa nacional.

Para realização do ranking foram entrevistados, entre 8 e 30 de setembro, consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, além de moradores de cidades do interior de São Paulo, totalizando mais de 10 mil avaliações. Todos os participantes responderam a questionários focados na avaliação do conceito “respeito”, entendido a partir de uma visão geral dos contatos recentes com as empresas analisadas.

Entre os principais atributos e diferenciais para compor a avaliação de respeito em 2014, foram apontados, pela ordem: produtos de boa qualidade; funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis nos contatos com o cliente e serviços de qualidade. A pesquisa será tema de capa da edição da revista Consumidor Moderno do mês de dezembro, quando também ocorrerá a entrega do prêmio.

Atendentes — O reconhecimento à atuação dos Correios no atendimento ao cliente coincide com a comemoração, nesta quinta-feira (30), do Dia do Atendente Comercial.

A empresa possui hoje mais de 27 mil profissionais nesse cargo. Eles são responsáveis pelo primeiro atendimento ao cliente dos Correios, contribuindo para a melhoria do relacionamento com os clientes e possibilitando este reconhecimento da sociedade ao trabalho realizado pela estatal. Além disso, os atendentes atuam como força de vendas na rede própria da empresa, com mais de 6 mil agências em todo o Brasil.

Publicado em Institucional, Negócios e Mercado | 1 comentário

Vencedora do concurso de redação de cartas é premiada

Os Correios realizaram na terça-feira (28), a premiação da vencedora da etapa nacional do 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas, Fernanda de Souza Valente, de Macapá (AP). A solenidade, realizada no edifício-sede da empresa em Brasília, também comemorou o Dia Mundial dos Correios, celebrado no dia 9 de outubro, e contou com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira; das vice-presidentas de Clientes e Operações, Glória Guimarães; de Negócios, Morgana Santos; de Administração, Célia Corrêa; e do vice-presidente Jurídico, Cleucio Nunes, além dos atletas patrocinados pela empresa, Allan do Carmo e Ana Marcela.

O objetivo do concurso, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios,  é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, além de estreitar relações de amizade internacionais.

A aluna emocionou os presentes à solenidade com a leitura de sua redação, sobre o aprendizado de um mestre que a fez perceber os sons da vida. Com apenas 14 anos, Fernanda abordou temas históricos como a tortura sofrida por brasileiros durante a ditadura militar.

Fernanda irá receber como prêmio uma TV de LED. Sua escola, o Colégio Conexão Aquarela, também é premiada com uma televisão e com uma oficina esportiva, que será realizada em 11 de novembro, com duas modalidades esportivas patrocinadas pelos Correios: tênis e handebol. Serão atendidos em torno de 120 estudantes, com idade entre 10 e 14 anos, e os professores de educação física serão capacitados para contribuir na inserção das modalidades nas práticas esportivas da escola.

Reconhecimento — Na mesma solenidade, os Correios premiaram seus empregados “Nota 10”. A ação da estatal visa reconhecer trabalhadores que se destacaram em suas atividades no ano de 2013: Fábio José de Morais Pereira, do CTC Campinas (SPI), na categoria Operador de Triagem e Transbordo; Maria das Graças, da GECOR/SPI, na categoria Suporte; Mateus Supino Ferraz, do CDD Ibitinga (SPI), na categoria Carteiro Convencional; Samuel Fernandes de Souza, da agência Ipaussu (SPI), na categoria Carteiro Motorizado; e André Luís da Silveira, da agência Araguaia Shopping (GO).

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios e Sedex lideram premiação do jornal Folha de S. Paulo

Os Correios e o Sedex, serviço de entrega expressa da estatal, foram os primeiros colocados da categoria Serviços — Entrega de Encomendas, no 24º prêmio Folha Top of Mind 2014, do jornal Folha de São Paulo. As duas marcas foram as mais lembradas pelos consumidores brasileiros na estreia da categoria — os Correios obtiveram 26% das menções e o Sedex, 23%.

Promovido pelo jornal em parceria com o instituto Datafolha, o prêmio entrevistou 5.694 pessoas em todo o País para compor um ranking das marcas mais lembradas em 40 categorias. Apesar do segmento de entrega de encomendas ser de livre concorrência no Brasil, nenhuma outra empresa obteve mais de 1% das menções.

Para o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, a premiação comprova a credibilidade que a estatal possui perante a população brasileira, principalmente por se referir a um segmento de mercado concorrencial. “Ser uma empresa brasileira é uma grande vantagem competitiva, pois temos maior conhecimento das necessidades dos clientes e das potencialidade dos mercados nacional e regionais”, afirmou o dirigente, lembrando que os Correios possuem ainda outros atributos reconhecidos e valorizados, como abrangência, presença em todos os municípios do País e qualidade de atendimento.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | 2 comentários

Ação socioambiental dos Correios é vencedora no Prêmio Valores do Brasil

O EcoPostal, uma das principais ações socioambientais dos Correios, foi agraciado durante o IV Prêmio Valores do Brasil, na última semana, no Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). A vice-presidenta de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos, representou a empresa durante solenidade que homenageou o “Empreendedorismo Sustentável”, na noite de terça-feira (21).

Criado pelo Banco do Brasil em 2008 e concedido a cada dois anos, o prêmio reconhece, premia, estimula e difunde iniciativas de relevante valor social e ambiental no âmbito do desenvolvimento do País.

Sustentabilidade – No EcoPostal, malotes, malas postais e camisas de carteiro sem condições de uso são doados para entidades sem fins lucrativos e transformados em matéria-prima para peças artesanais, como bolsas e artigos de decoração.

Entre os principais benefícios promovidos por esta ação socioambiental, destaque para a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como a preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre o EcoPostal.

Publicado em Responsabilidade Socioambiental | Com a tag , | Deixar um comentário

Correios marca presença em eventos dos setores de encomendas e logística

Os Correios participaram, durante esta semana, de dois grandes eventos de capacitação e geração de negócios envolvendo o mercado de encomendas e logística. Em São Paulo (SP), a empresa participou do Congresso E-Commerce Brasil Operação & Negócios, realizado nesta sexta-feira (24) e considerado o maior do setor na América Latina, com aproximadamente mil congressistas.

Líderes do segmento de entregas de comércio eletrônico, os Correios apresentaram ferramentas e dicas para que lojas virtuais se aprimorem na área e fidelizem clientes. A empresa ainda contou com um estande no pavilhão de negócios, onde uma equipe de profissionais ficou disponível para atendimento ao público.

Os Correios também estiveram presentes à quinta edição da Brasil Log, uma das maiores feiras de logística do interior de São Paulo, realizada em Jundiaí de quarta-feira (22) a sexta-feira (24). A programação contou com apresentação dos Correios sobre  “Logística Integrada” e com estande da empresa para divulgação de produtos e serviços para os mais de oito mil visitantes do evento.

Atuação – De acordo com recente pesquisa divulgada pelo ABComm, em parceria com a Ecommerce School e Brazil Panels, atualmente os Correios são parceiros de nove em cada 10 sites de e-commerce. Na área de logística, os Correios acumulam a experiência de atuação em megaoperações, como a entrega anual de livros didáticos, a entrega e a coleta das provas do Enem e a distribuição de urnas eletrônicas nas eleições. O mercado de encomendas e logística é de livre concorrência no Brasil e os Correios trabalham para ampliar ainda mais sua atuação nesses segmentos nos próximos anos.

Publicado em Negócios e Mercado | Deixar um comentário

Prorrogadas inscrições da seleção para patrocínio de projetos culturais

Foram prorrogadas até o dia 16 de novembro as inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios dos Correios. O edital aberto é para formar a grade de programação das Unidades Culturais da empresa e abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música.

Os projetos serão selecionados para realização no período entre agosto de 2015 e janeiro de 2017, e irão compor a programação dos Centros Culturais Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador; dos Espaços Culturais Correios de Fortaleza e Juiz de Fora e do Museu dos Correios, em Brasília. Neste edital, será reservada, em cada unidade cultural, uma pauta exclusiva nas grades de programação para projetos de temática africana ou afro-brasileira inscritos por proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as etapas do processo são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico. O resultado estará disponível a partir de 15 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e no site dos Correios, onde também pode ser acessado o edital completo da seleção.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário

Esclarecimento a respeito de informação falsa divulgada no Facebook

Com relação à postagem disponível no Facebook a respeito de atualização de cadastro de funcionários dos Correios, informamos que o arquivo divulgado é falso, tendo sido manipulado digitalmente para dar a impressão de que os Correios pediram aos seus empregados para preencher um formulário com seus dados eleitorais. A empresa já está adotando as medidas judiciais cabíveis sobre o assunto.

Os Correios não pediram aos seus empregados que preencham um formulário com seus dados eleitorais.

A carta verdadeira enviada pelos Correios já traz os dados eleitorais do empregado e solicita que sejam verificadas eventuais divergências com os dados constantes na base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – veja a carta verdadeira no final deste post (os dados pessoais foram desfocados para proteger a privacidade do empregado).

Não há irregularidade nesta ação. Pelo contrário, ela visa atender exigência legal prevista no art. 7º, § 1º, II do Código Eleitoral:

Art. 7º O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 30 (trinta) dias após a realização da eleição, incorrerá na multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista no art. 367.     

§ 1º Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:

II – receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

Pela legislação, o empregador público é obrigado a suspender vencimento, remuneração ou salário de empregado que não tenha cumprido a obrigação eleitoral. Para facilitar o procedimento de verificação, as entidades públicas fazem a comprovação da quitação eleitoral diretamente com o Tribunal Superior Eleitoral, dispensando a necessidade de apresentação de comprovante de voto pelos empregados a cada eleição.

Para que a verificação não seja prejudicada no caso de divergência entre os dados cadastrais constantes nas bases dos Correios e do TSE, a empresa solicita que os empregados realizem a verificação de seus dados. Procedimento semelhante de troca de dados entre Correios e órgãos públicos ocorre também no caso da comprovação de declaração de imposto de renda pelos empregados.

No caso do TSE, esse procedimento já é adotado desde 2008 e vem reduzindo a ocorrência de divergências no processo de comprovação de quitação eleitoral.

Em 2008, a empresa identificou, por meio desse procedimento, que 7.818 empregados estavam com dados divergentes da base do TSE. Em 2010, foram 7.629 empregados e em 2012, 6.099.

Sem isso, os Correios teriam que receber e armazenar a cada 2 anos cerca de 300 mil cópias de comprovantes de votação.

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag | 2 comentários

Clientes do Sedex Mundi Documento contam com serviço de pré-postagem

Os clientes dos Correios que utilizam o Sedex Mundi Documento acabam de ganhar mais uma facilidade no envio de papéis, livros e documentos pessoais para o exterior: trata-se do serviço de pré-postagem, que garantirá comodidade e um atendimento mais ágil na rede de atendimento da empresa.

Para utilizar essa facilidade, basta acessar a opção “Sedex Mundi Pré-Postagem” na página do serviço disponível no site dos Correios. No formulário fornecido, o cliente deve definir os endereços de origem e de destino, bem informar o peso, o tipo de embalagem e suas dimensões. Feito isso, os preços e prazos serão automaticamente gerados, cabendo ao cliente comparecer a uma agência credenciada para realizar o envio munido do número de pré-postagem informado pelo sistema.  

Vale ressaltar que o Sedex Mundi Documento permite envios até o peso limite de 10 kg por postagem para as principais cidades de mais de 200 países atendidos pelo serviço.

Entrega garantida – Além de toda a comodidade oferecida pela pré-postagem, os clientes do Sedex Mundi Documento contam ainda com a garantia do prazo de entrega no sistema Money Back Guarantee — que determina a devolução do valor de postagem em caso de atraso. Além disso, o site dos Correios permite o rastreamento dos documentos postados, que podem ser enviados para endereços pessoais ou comerciais, não sendo possível apenas que tenham caixas postais como destinação.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Esclarecimento sobre matéria da Isto É Dinheiro

A respeito de matéria publicada pela Isto É Dinheiro em seu site na sexta-feira (17), os Correios esclarecem que não existe uso político da empresa em benefício de qualquer candidato, nem aparelhamento da estatal. As malas diretas enviadas em Santa Catarina foram devidamente pagas, com recursos particulares, e entregues no prazo usual para esse tipo de serviço.

Todos os diretores regionais dos Correios são funcionários de carreira da empresa, muitos deles com mais de 30 anos de serviço. Diferentemente do que afirma a Isto É Dinheiro, os chefes de departamento dos Correios também são funcionários efetivos de longa data e carreira.

A alteração no regulamento realizada em 2011 permitiu aos Correios receber servidores concursados, cedidos pela administração pública. A alteração equiparou os Correios a outros órgãos da administração pública, onde a cessão de funcionários é normal. Os Correios cedem hoje 360 empregados para outros órgãos e possuem apenas 21 servidores públicos cedidos de outros órgãos em seu quadro.

Também não procedem as informações prestadas pelo representante da ONG Contas Abertas a respeito de falta de transparência na estatal. Os Correios seguem fielmente a Lei de Acesso à Informação, com disponibilização de dados sobre servidores e investimentos em seu site. Além disso, todos os pedidos feitos pela ONG Contas Abertas no Serviço de Informação ao Cidadão dos Correios foram plenamente respondidos.

Os fatos de 2005 citados na matéria foram objeto de apuração interna que resultou em mais de 30 demissões por justa causa.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário