Selos de Natal homenageiam os 200 anos da canção Noite Feliz

Para celebrar o bicentenário de “Noite Feliz”, uma das canções natalinas mais populares do mundo, os Correios lançaram hoje (6) a emissão filatélica especial de Natal.

A música foi escrita em 1818 por Franz Xaver Gruber, a pedido do padre Joseph Mohr. Naquele anos, dois dias antes do Natal, o antigo órgão da igreja de São Nicolau, a paróquia do padre Joseph Mohr, parou de funcionar. Para não decepcionar os fiéis, o sacerdote pediu ao amigo, maestro e organista do vizinho povoado de Arnsdorf, para compor ao violão uma melodia para um texto de Natal que ele havia escrito dois anos antes.

Assim, na Missa do Galo de 24 de dezembro de 1818, o padre Joseph Mohr, e o músico Franz Gruber, interpretaram pela primeira vez, em alemão, a canção “Noite Feliz”. Mohr achava que uma letra simples e fácil de entender era o mais adequado para seus fiéis, na grande maioria barqueiros e camponeses.

Em 1831, um coral incorporou a canção natalina a seu repertório durante uma viagem pela Rússia. Dali, a canção viajou para Nova York, onde foi interpretada por um coral

tirolês, em 1839 e, posteriormente, espalhou-se pelo mundo. “Stille Nacht, Heilige Nacht” em alemão, “Silent Night” em inglês, “Douce nuit” em francês, “Noite Feliz” em português, hoje está traduzida para 330 idiomas.

A igreja de São Nicolau, em Oberndorf, não existe mais: foi demolida no começo do século XX porque, estando perto do rio Salzach, sofria constantes alagamentos. Para substituí-la, foi construída na década de 1920, num lugar 800 metros mais alto, a Capela Memorial de “Noite Feliz”. Em seus vitrais estão destacadas as figuras de Mohr e Gruber. A música tornou-se um clássico e foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.

Os selos de Natal deste ano são autoadesivos e estão recortados no formato de uma estrela de oito pontas, número considerado símbolo do equilíbrio cósmico, a ligação entre o físico e o espiritual. A arte é de José Carlos Braga.

No primeiro selo, estão as representações dos criadores da canção: o padre Mohr, escrevendo a letra, e o músico Franz Gruber, de perfil, tocando violão. Ao fundo, em sépia, a partitura da música. No canto inferior direito, o título “Noite Feliz, 200 Anos”, em português e alemão.

No segundo selo, a Capela Noite Feliz, localizada em Oberndorf, na Áustria, destaca-se na paisagem de uma noite de inverno, rodeada por símbolos natalinos, luzes e pinheiros decorados, sob um céu estrelado, onde se sobressai uma delas, com brilho intenso, referência à noite de 24 de dezembro. Na lateral esquerda, a letra de “Stille Nacht”, em alemão. Acima, ao centro, o título “Noite Feliz, 200 Anos”, em alemão e português.

Em ambos os selos foi utilizada tinta especial dourada nos títulos, na palavra “Brasil” e nos portes dos selos, situados no canto inferior direito.

O bloco foi recortado com faca especial, no formato de oratório, em referência à Capela Noite Feliz. Nas abas laterais, a letra da canção – à esquerda na língua original, em alemão, e à direita, em português – ambas impressas com tinta especial na cor amarela. Na aba central, além dos dois selos já citados, vitrais exibem as figuras do padre Mohr, da cidade de Oberndorf, do instrumentista Franz Gruber e do povoado de Arnsdorf.

Foram produzidos 50.000 blocos e 1,05 milhão de cada selo, que têm valor facial de 1º porte de carta comercial. As peças podem ser adquiridos nas agências dos Correios de todo o país e também na loja virtual.

Novidade – Os selos do bloco natalino trazem uma surpresa que pode ser vista por meio do aplicativo HP Reveal: uma animação sobre a história da canção “Noite Feliz” feita pelo próprio artista criador dos selos. Para visualizar, é necessário instalar o app e criar uma conta. Ao aproximar o smartphone dos selos do bloco, o app irá revelar a animação. Veja o vídeo.

 

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Carteira de Trabalho começa a ser emitida pelos Correios

Os Correios e o Ministério do Trabalho lançaram, em São Paulo, o projeto piloto para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pela empresa. O serviço será oferecido nas agências centrais de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e de Presidente Prudente, no interior do Estado.

O acordo, celebrado pela Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP), com vigência de 60 dias, tem o objetivo de descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e levar o serviço para mais perto da população. A previsão é de que sejam emitidas mais de 530 carteiras de trabalho por mês nas unidades dos Correios. Após a conclusão do projeto piloto será avaliada a possibilidade de expansão do serviço para todo o Brasil.

Em São Bernardo do Campo, no dia 30 de novembro, o evento foi realizado com as presenças do gerente regional de Atendimento dos Correios, Ronald da Silva Cavalcanti, do gerente regional do Trabalho, Fernando Santana Nascimento, do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e do secretário municipal do Trabalho, Hiroyuki Minami.

O lançamento em Presidente Prudente, na segunda-feira (3), contou com a participação do gerente regional de Atendimento dos Correios, Claudinei Aparecido Bidoia, e do superintendente regional do Trabalho de São Paulo, Marco Antonio Melchior.

A capilaridade dos Correios e a confiança que a sociedade deposita nos produtos e serviços da empresa possibilitam esse tipo de cooperação com as ações da Administração Pública e ratifica a vertente social da empresa, uma vez que a rede de atendimento da estatal facilita o acesso da população aos serviços oferecidos pelo governo.

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Adesão ao REFIS Postal vai até 4 de dezembro

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Indicador de Governança da SEST certifica Correios entre as melhores estatais

Os Correios receberam, nesta sexta-feira (23), o certificado de Nível 1 do Indicador de Governança IG-Sest, que avalia a governança das empresas estatais federais de controle direto da União. O anúncio foi feito em cerimônia do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em Brasília.

A cada três meses, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST mede as melhorias nas empresas estatais, utilizando como instrumento de controle contínuo o Indicador de Governança – IG-Sest.  A metodologia aplicada é composta por três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. Segundo a metodologia, são aferidas notas de classificação e certificação das empresas, a partir dos resultados apresentados no período.

Neste ciclo, os Correios alcançaram a nota máxima na dimensão Conselhos, Comitês e Diretoria e aumentaram sua nota final de 7,42 para 8,06, figurando entre as 25 empresas estatais com nível 1 na gestão corporativa.

O presidente dos Correios, general Juarez Cunha, recebeu o certificado das mãos do ministro Esteves Colnago, que, na ocasião, destacou a melhora da nota média obtida pelas estatais.

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Correios lança edital para utilização de cabotagem no transporte de livros

Foto: Arquivo ANTAQ

Os Correios publicaram, no último dia 12, edital de pregão eletrônico para a prestação de serviços de logística utilizando o modal cabotagem – navegação entre portos utilizando vias marítimas da costa brasileira. A iniciativa visa atender às demandas envolvendo uma operação específica para entrega de livros, que passará a contar com o transporte de superfície na modalidade porta-a-porta.

As propostas começaram a ser acolhidas na terça-feira (13) e serão abertas no dia 7 de dezembro, quando ocorre o pregão eletrônico, cujo critério de seleção é a oferta com menor preço. Serão permitidos lances para seis lotes: todos com os serviços de navegação partindo de São Paulo e com destino a Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus e Curitiba, a depender do lote.

Parceria – Desde 2017, representantes dos Correios vêm se reunindo com uma equipe da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para trocar informações sobre as peculiaridades da navegação de cabotagem e embasar a publicação do edital. Além disso, para alinhar o entendimento do mercado, os Correios realizaram em São Paulo uma audiência pública com os fornecedores deste modal.

“Tivemos uma experiência pontual, mas bastante exitosa com a utilização de cabotagem durante os Jogos Rio 2016, quando enviamos carga do Rio de Janeiro para o estádio de Manaus. Agora, por meio da utilização deste modal, a operação logística da entrega de livros não apenas se moderniza, mas passa a ser mais sustentável – uma vez que contribui para uma maior eficiência energética -, além de se tornar mais segura, já que o índice de avarias e de roubo de cargas é bastante inferior, comparado ao modal terrestre”, ressaltou o superintendente executivo da Vice-Presidência de Negócios Públicos dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

De acordo com o vice-presidente de Negócios Públicos dos Correios, José Furian Filho, a operação logística de livros por cabotagem é pioneira nos Correios. “Após avaliação dos resultados alcançados nesse projeto poderemos expandir a utilização deste modal para outras operações da empresa”, afirmou.

Mais informações sobre o edital para transporte de livros via cabotagem podem ser obtidas no site dos Correios (https://www.licitacoes-e.com.br/aop/consultar-detalhes-licitacao.aop).

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Correios está preparado para o aumento das encomendas na Black Friday

Os Correios se preocupam em fornecer as melhores soluções para quem vende e para quem compra pelo comércio eletrônico. Por isso, são o principal parceiro das lojas virtuais brasileiras e ocupam a primeira posição nas entregas do e-commerce.

Faltando poucos dias para a Black Friday, maior evento de e-commerce do mercado nacional e que neste ano ocorrerá no dia 23 de novembro, a expectativa é de aumento de 14% no tráfego postal em comparação com o mesmo período do ano passado.

E os Correios, principais operadores logísticos do comércio eletrônico no Brasil, se prepararam para a data e estão prontos para entregar encomendas em todo o país. Para isso, a empresa vai movimentar toda a sua capacidade estrutural, que envolve cerca de 14 mil unidades – entre agências, centros de tratamento e de distribuição -, localizadas em quase todos os municípios brasileiros. Os Correios são a única empresa com capacidade para receber e enviar encomendas, de qualquer lugar para qualquer lugar do Brasil.

A empresa atuou fortemente nos últimos meses para melhorar a sua qualidade operacional, preparando-se para o aumento do tráfego postal no final de ano. Como resultado, no início de novembro os Correios alcançaram um índice de qualidade de 99% de encomendas entregues no prazo.

Para facilitar a relação com o cliente, a empresa lançou um hotsite sobre a Black Friday, que faz a contagem regressiva até o evento, permite rastrear as encomendas e destaca ofertas de alguns marketplaces que utilizam os serviços dos Correios. Confira em https://www2.correios.com.br/blackfriday/

Tudo isso para que a compra na Black Friday seja uma ótima experiência e para que os Correios continuem sendo a primeira escolha do cliente.

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Operação logística Enem 2018 entrega 11 milhões de provas

A segunda fase da operação Enem 2018 foi concluída neste domingo (11), com a entrega das provas encerrada em todo Brasil às 10h56. O trabalho contou com a integração de diversas áreas da empresa, tais como operações, negócios públicos, tecnologia, segurança empresarial, comercial e comunicação. Ao todo, nos dois dias de aplicação, foram quase 60 mil malotes entregues, com 11 milhões de provas em 11.882 pontos de aplicação distribuídos por 1.725 municípios de todo o país. A operação teve a participação de mais de 8.500 empregados dos Correios.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares Silva, em entrevista concedida ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do exame, esta foi considerada a melhor operação dos últimos anos. “A edição deste ano teve a melhor aplicação da história do Enem. Foi um absoluto sucesso. O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”, ressaltou.

Em uma verdadeira megaoperação, o Enem 2018 contou com a integração de diversos atores dessa cadeia logística, como gráfica, consórcio aplicador, Ministério da Defesa – Exército, secretarias de Segurança Pública e outras forças de segurança.

 Logística reversa – Vale lembrar, ainda, que os Correios fazem a logística reversa de todo material para as entidades que realizam a correção das provas. A logística do Enem é reconhecida mundialmente por seu padrão de qualidade – toda a operação acontece com erro zero desde que passou a ser realizada pelos Correios. A parceria entre a estatal e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) completou dez anos em 2018.

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O Papai Noel já chegou aos Correios!

O Natal se aproxima e milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social já escreveram suas cartinhas ao Papai Noel. E chegou a hora de tirar esses sonhos do papel. Foi lançada nesta terça-feira (6), em Brasília, a Campanha Papai Noel dos Correios, com a presença de crianças, empregados e do presidente da empresa, Carlos Roberto Fortner.

Ao longo dos 29 anos da campanha, milhões de crianças tiveram seu pedido atendido e o objetivo agora é continuar essa história de solidariedade.  E para formar uma corrente do bem pelo país, os Correios contam com a ajuda dos empregados e de voluntários da sociedade para atender ao maior número possível de pedidos de presentes.

Para adotar uma cartinha, é só visitar a casa do Papai Noel ou outras unidades dos Correios em todo o Brasil. As datas, locais e horários da campanha podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre o Papai Noel dos Correios 2018 estão no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

 

 

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Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente dia 6 de novembro

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Correios recupera qualidade e segue como a marca mais lembrada pelos brasileiros

A melhoria da qualidade dos serviços prestados à população tem sido um dos principais focos da atual gestão dos Correios, afinal, este fator está diretamente relacionado à satisfação do cliente.

Desde abril de 2018, a empresa vem melhorando significativamente seus índices e já apresenta um desempenho de 98% de qualidade na entregas de encomendas, ou seja, a cada 100 objetos, 98 chegam ao destinatário rigorosamente no prazo.

No Brasil, o segmento de encomendas é concorrencial, e os Correios disputam, diariamente, a preferência dos clientes com mais de 200 empresas de logística regionais, nacionais e multinacionais. Mesmo assim, a estatal ocupa a primeira posição nas entregas do comércio eletrônico e destaca-se como a principal parceira das lojas virtuais brasileiras.

Essa melhora na qualidade das entregas tem se refletido diretamente no número de reclamações registradas nos canais de atendimento da empresa, que caiu mais de 60% nos últimos três meses, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, os Correios firmam sua posição como a primeira marca que vem à mente do brasileiros quando se trata de entrega de encomendas. Pela quinta vez consecutiva, a empresa recebeu o troféu Top of Mind na categoria “Serviço de Entrega de Encomendas”, atingindo, este ano, seu melhor índice, com cinco pontos percentuais a mais que em 2017.

O Top of Mind é a maior premiação sobre lembrança de marcas do Brasil, promovida, desde 1991, pela Folha de São Paulo e pelo Data Folha. Nesta edição, foram ouvidas 6.670 pessoas em 119 municípios do país. Ao responder, de maneira espontânea, à pergunta “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em serviço de entrega de encomendas?”, 37% dos entrevistados lembraram o nome “Correios” e 20% lembraram a marca Sedex.

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