Correios debate desafios de integrar redes física e digital no Fórum E-commerce Brasil

O maior evento de comércio eletrônico da América Latina, que este ano está na sua décima edição, reuniu os principais players do segmento no Brasil entre os dias 16 e 18/7, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Os Correios, um dos principais parceiros das empresas do setor, marcaram presença nesse evento que é uma importante vitrine para divulgar a atuação dos Correios no e-commerce.

No dia 18/7, o diretor de negócios dos Correios, Alex Nascimento, participou do painel “Logística: o que pode ser feito para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente na última milha”, em conjunto com representantes da FedEx, Boxit e Intelipost. Segundo o diretor, um dos desafios da empresa é agregar mais tecnologia para conectar suas redes física e digital.

“Queremos entregar não somente a encomenda, mas também a informação atrelada a essa encomenda. Dessa maneira, precisamos construir uma rede digital integrada com a rede física”, destacou. Como exemplo do que já tem sido feito, Alex citou o uso de smartphones pelos carteiros. Segundo ele, é uma medida simples mas que tem mudado o jeito da empresa agregar informação de entrega e compartilhá-la aos clientes.

Relacionamento

No estande dos Correios, os clientes puderam conhecer mais sobre serviços voltados para o comércio eletrônico, como Clique e Retire, soluções de armazém e logística integrada, soluções para o comércio internacional de marketplace, e comprovante de entrega eletrônica. Além de tirar dúvidas dos serviços de encomendas PAC e SEDEX como formatos de envios, prazos, possiblidade composição de tabela de preços, entre outros.

“A nossa participação no painel foi muito positiva por dar a oportunidade dos Correios mostrarem o que estão fazendo para melhorar a experiência do cliente na entrega final”, afirmou o diretor de negócios. Alex ainda ressaltou que os Correios são o parceiro estratégico das empresas de e-commerce, especialmente por sua capilaridade com presença em todos os municípios brasileiros.

Também estavam presentes a chefe do Departamento de Vendas (DEVEN), Alessandra Ferrari Weber, e o superintendente de São Paulo, Luiz Enéas da Silva, além da equipe de vendas de SPM.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Centro de Digitalização e Produção de Objetos é reinaugurado em Brasília

Os Correios reinauguram, no último dia 11, o Centro de Digitalização e Produção de Objetos Postais (CDIP), em Brasília. Na ocasião, clientes e potenciais clientes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e as etapas da produção do serviço e-Carta até a digitalização das imagens do serviço de Aviso de Recebimento (AR).

O e-Carta foi criado para atender às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos na produção e distribuição de documentos oficiais, que exigem sigilo no processamento do conteúdo, com possibilidade de comprovação da entrega no destino. É considerada uma solução híbrida (física e digital), já que o cliente envia, pelo sistema, os dados a serem impressos, os Correios imprimem o material, realiza o processo de envelopamento e triagem e entrega ao destinatário.

Além de otimizar os processos dos clientes, a solução proporciona uma estrutura dedicada de suporte ao negócio, preços diferenciados de acordo com o volume e solução completa com um único fornecedor.

A Procuradoria Geral da República (PGR) inicia, no próximo mês, os testes com o serviço de comunicação e-Carta. De acordo com Fernanda Rosa, subsecretária de Gestão documental do órgão, a Procuradoria já produz eletronicamente as correspondências por meio de um sistema único utilizado em todo Brasil, mas, no momento da impressão, o processo se torna trabalhoso.

“Com o sistema e-Carta, prevemos uma otimização dessa rotina de trabalho, com o aumento da eficiência alinhada à sustentabilidade e também redução de custos, de forma indireta. Prevemos também um ganho efetivo de celeridade e de segurança, que estão alinhados com nossa expectativa de tramitação de documentos na Casa”, contou.

Para o diretor de Negócios, Alex do Nascimento, a solução é uma confirmação de quanto o serviço postal vem se reinventando, agregando tecnologia e oferecendo novas formas de atuação, especialmente no que diz respeito a mensagens – carta, correspondência etc. “Nesse processo de reinvenção, de adequação ao mercado, a gente entende, sim, que a nossa função não é apenas entregar papel, é acima de tudo entregar informação, seja ela física, seja eletrônica, seja ela híbrida”, completou Alex.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Novo centro de tratamento de encomendas recebe máquina de triagem automatizada

Os Correios inauguraram nesta quarta-feira (10) o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), em São José, região metropolitana de Florianópolis (SC). Na ocasião, foi inaugurada, também, a oitava nova máquina de triagem automatizada de encomendas da empresa. Ao todo, os Correios possuem 17 máquinas de triagem de encomendas e 51 de mensagens.

A nova unidade operacional da empresa vai trazer modernização e melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa. O CTCE agrupa as duas unidades de tratamento de objetos já existentes no Centro Operacional e Administrativo dos Correios, em São José. Entre cartas e encomendas, o centro tem capacidade de triagem de cerca de 800 mil objetos por dia.

Em discurso, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto destacou que a ampliação do parque industrial de encomendas é um dos grandes investimentos da empresa e está alinhada a um dos valores da estatal, o de orientação para o futuro. “Esse processo de automação tem como objetivo atender as necessidades do mercado, agregando agilidade e eficiência ao tratamento envio de encomendas garantia do padrão de qualidade exigidos pelos nossos clientes e pela sociedade”, enfatizou Peixoto.

O evento também contou com a presença de autoridades dos governos federal, estadual de SC e municipais, representantes de órgãos públicos e das Forças Armadas, clientes e empregados.

Capacidade duplicada

Esta é a oitava máquina de um total de dez que serão instaladas, até 2020, em diferentes estados para a ampliação do parque industrial de encomendas dos Correios. A máquina vai dobrar a capacidade produtiva da empresa: com capacidade de triar até 12.400 objetos por hora, atendendo a até 200 destinos simultâneos.

Com isso, o equipamento reduz o tempo entre a postagem e a entrega final ao destinatário. Da entrada até a saída na máquina, leva-se em média dois minutos para completar o processo de leitura do código de barras, triagem e encaminhamento do objeto. O processo de automação se adequa, assim, às necessidades do mercado, agregando agilidade e garantindo padrões de qualidade exigidos pelos clientes.

As peças, engrenagens e estruturas da máquina chegaram em novembro de 2018. Foi iniciado, então, um minucioso processo de montagem, durante cinco meses, seguido de um período de testes, para entregarmos o equipamento com precisão, segurança e pronto para utilização.

Todo o processo contou com o trabalho de 167 técnicos – entre brasileiros e estrangeiros de diferentes países como Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Alemanha, Argentina e Itália. A máquina tem 95 metros de comprimento, 16 metros de largura e pesa 22 toneladas, ocupando uma área de 2.500 m² – o equivalente a duas piscinas olímpicas.

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Correios amplia uso de antenas de radiofrequência para rastrear objetos

Os Correios concluíram, no último mês, a instalação de mais 465 antenas leitoras de radiofrequência em 25 unidades operacionais da empresa em São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo Interior e Bahia. Os equipamentos fazem do projeto RFID (Radio Frequency IDentification), desenvolvido em parceria com a União Postal Universal (UPU) para permitir o monitoramento mais preciso de encomendas internacionais e domésticas.

Por meio de chips etiquetado em cada objeto, as antenas leem automaticamente a localização das encomendas e informam, por exemplo, a horário da entrada e da saída do objeto das unidades monitoradas. Assim, a tecnologia ampliará o controle e a segurança sobre a carga postal, diminuindo extravios.

A meta é que até 2021, as etiquetas RFID sejam usadas em 100% dos objetos distribuídos pelos Correios. Novas remessas de antenas, vindas da Espanha, serão enviadas pela UPU à medida que a infraestrutura das outras 158 unidades operacionais selecionadas estejam aptas para receber os equipamentos.

Mais três entregas de antenas serão realizadas até 2021, totalizando 2 mil equipamentos  a serem instalados em unidades de todo o país. A próxima remessa tem previsão de chegar ao Brasil em outubro de 2019.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Nota de esclarecimento dos Correios

A respeito da matéria divulgada pela imprensa no dia 5 de julho, sobre realização de churrasco no interior  das dependências  de um centro de distribuição dos Correios localizado no bairro Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a empresa informa que o chefe da unidade foi afastado e que processo disciplinar foi instaurado para apurar a conduta dos empregados envolvidos no evento.

Ao final da apuração os resultados serão divulgados.

Esse tipo de comportamento é inaceitável, inconsequente e está completamente dissociado dos padrões e valores defendidos pela empresa.

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios lança solução digital para o Judiciário

Os Correios lançaram, no último dia 24, solução que permite o pagamento e o envio de intimações e citações de forma digital. Por meio da plataforma e-Carta, qualquer pessoa que acessar seu processo, consegue gerar o boleto para pagamento e enviar notificação às partes. O documento é impresso pelos Correios e chega fisicamente até quem está sendo intimado ou citado.

Desenvolvida inicialmente para atender o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, a solução é capaz de atender a necessidade de outros órgãos de Justiça. O usuário que acessar o site dos Correios, conseguirá ter a visão dos seus processos em vários tribunais. Mas, para que esses tribunais façam parte desse modelo e a comunicação seja enviada, precisam estabelecer o convênio com os Correios.

O juiz auxiliar da Corregedoria do TRF da 4ª Região, Loraci Flores, explicou que serão feitos testes no ambiente eletrônico e a implantação efetiva começa nos próximos dias, com maior rapidez das correspondências que o processo precisa enviar. Ele acredita que, em breve, todos os tribunais que trabalham com processos eletrônicos, logo usarão a ferramenta.

“É de interesse do judiciário, pois gera facilidade. É de interesse do usuário, pois consegue agilidade. E é interesse dos Correios, pois mantém sua atividade. Com ela, tudo poderá ser feito de forma virtual, e com a confiabilidade de os Correios dar cumprimento a essa ordem”, afirmou o juiz.

Soluções híbridas

Segundo o diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, as soluções que integram serviços físicos e digitais são importantes, uma vez que “a sociedade brasileira ainda não é 100% digital, mas também não é mais só papel”. O diretor também destacou a capacidade dos Correios de entregar soluções viáveis e rápidas para o mercado. “Para a empresa, essa é uma forma de modernização dos nossos serviços. Estamos sempre acrescentando novas tecnologias. Isso dá celeridade e maior confiança ao processo, com redução dos custos para os órgãos judiciais. Ao mesmo tempo o cliente consegue ter maior controle e acompanhar todos os passos do processo”.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Ciclo MPE: Correios apresenta soluções para o e-commerce em Porto Alegre

Com o objetivo de apontar os passos para a abertura de uma loja online a micro, pequenos e médios empresários, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promoveu na capital gaúcha, no último dia 27, a 16ª edição do curso gratuito Ciclo MPE. Patrocinado pelos Correios há 12 anos,  iniciativa já capacitou mais de 75 mil pessoas em todo o país.

Para promover conhecimento e a possibilidade de realizar networking, o ciclo é composto por palestras apresentadas por especialistas sobre planejamento de lojas virtuais, logística, marketing digital, canais de venda, entre outros temas. Dentro da programação ainda são apresentados cases de lojas virtuais de sucesso.

Confira a programação do Ciclo MPE

Com previsão de crescimento de 15% este ano, o comércio eletrônico é um segmento importante para os Correios. Isso se reflete em uma série de serviços desenvolvidos para facilitar o dia-a-dia dos micro e pequenos empreendedores que atuam ou desejam ingressar no e-commerce. “No início do negócio, a questão do recurso financeiro é sensível. Exatamente por isso foi desenvolvido o Correios Fácil, que não tem cota mínima para ser contratado”, afirmou o gerente regional de Vendas, Thiago Sant’Anna Ponpermayer.

Saiba como contratar o Correios Fácil 

É possível contratar o serviço pela internet e ter acesso a preços diferenciados, ferramentas gratuitas e pagamento a prazo. Além do Correios Fácil, Thiago apresentou outras soluções como a Gestão de Postagens, o Diretório Nacional de Endereços (DNE), a Coleta Programada e o Clique e Retire.

Nesta edição, o Ciclo MPE já passou por mais cinco cidades: Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Indaiatuba (SP), Uberaba (MG) e Vitória (ES). O próximo ciclo de palestras acontece em Serra Negra no dia 18 de julho.

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Balcão do Cidadão chega a mais 14 estados

Única empresa pública presente em todos 5.570 municípios brasileiros, há muito tempo os Correios deixaram de ser apenas um local para enviar encomendas e cartas para ser também o lugar onde o cidadão pode emitir o CPF ou solicitar o seguro DPVAT, por exemplo. Agora, com o Balcão do Cidadão, a estatal irá ampliar a oferta de serviços públicos e de conveniência nas agências de todo o Brasil.

Já lançado na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas, Paraíba, Sergipe e Piauí, nesta semana o Balcão do Cidadão chegou a mais 14 estados. Entre 26 e 29 de junho, a iniciativa chegou ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Acre, Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia.

Com a ampliação de novas parcerias com a administração pública por exemplo, os mais de 11 mil pontos de atendimento dos Correios espalhados pelo país se tornam centrais de serviços do governo, locais onde os cidadãos podem encontrar serviços importantes e necessários no seu dia a dia, como retirar a identidade e emitir passaporte. Assim, será possível gerar economia aos cofres públicos, encurtar distâncias e proporcionar comodidade e qualidade de vida aos brasileiros.

A presença física dos Correios, no entanto, não é a única vantagem oferecida pelo Balcão do Cidadão. Em sua vertente digital, uma das possibilidades é a integração do Balcão do Cidadão com a Plataforma de Cidadania Digital, iniciativa do Ministério da Economia que prevê a modernização dos serviços públicos.

“Nas agências dos Correios, nós temos hoje a maior rede lógica, de computadores conectados, do Brasil”, destacou Washington Davi, chefe do Departamento de Soluções ao Cidadão da empresa. A ideia é proporcionar ao cidadão uma experiência multicanal (começando a utilizar o serviço público no canal físico e finalizando no digital, ou vice-versa) e facilitar a resolução de diferentes necessidades em um único ponto de atendimento.

Parcerias firmadas

Até o momento, foram assinados sete protocolos de intenções com governos estaduais e cinco, junto à órgãos públicos. No Rio de Janeiro, os Correios assinaram, em 26/6, protocolo de intenções com o DETRAN/RJ, que terá em cada agência da empresa um ponto de apoio para oferecer serviços públicos.

Em Porto Alegre, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul também firmou parceria com os Correios para utilizar a infraestrutura e a capilaridade da estatal em prol do cidadão, exemplo de captação e validação de documentos, emissão de 2ª via, registro e entrega de documentos e captação de reclamações.

No Rio Grande do Norte, alguns projetos estão em andamento como a emissão de carteira de identidade, em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do estado. “Será um passo decisivo para a democratização do atendimento do Itep e da emissão das carteiras de identidade. A nossa intenção é dobrar o número de atendimentos e isso será possível por meio da capilaridade dos Correios, empresa histórica e de credibilidade que possui toda uma rede preparada para o atendimento ao cidadão”, afirmou o diretor geral do Itep, Marcos Brandão.

No Ceará, foi feita a assinatura do protocolo de intenções com o Banco do Nordeste para a prestação de serviços financeiros nas agências dos Correios no estado. Já em Brasília, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Telebras assinaram firmaram parceria com a estatal para o desenvolvimento de projetos voltados para conectividade e telecomunicações.

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Correios defende união postal universal em fórum da UPAEP

Os Correios participaram, de 26 a 28 de junho, do Fórum de Regulação da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), em Ponta Delgada, , Portugal. O Brasil esteve também representado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).  Entre outros assuntos,  o evento discutiu modelos de regulação de mercado e as consequências e importância da regulação para o cenário postal internacional.

Na ocasião, os Correios reiteraram a posição do Brasil em relação às regras de remuneração entre os operadores logísticos  e à necessidade de a UPU avançar nas discussões que ocorrerão em setembro no Congresso Extraordinário, que tratará dessa questão.  Para a estatal, a decisão a ser tomada pela UPU deve garantir a unidade da rede postal universal para que a UPU possa continuar a desempenhar seu papel de regulador dos intercâmbios postais internacionais.

O superintendente executivo da Secretaria-Geral dos Correios, Flávio Roberto Fay de Sousa, apresentou a estrutura de governança e compliance da empresa. A palestra suscitou o interesse dos demais participantes, que fizeram perguntas sobre a influência das políticas públicas sobre a fixação de tarifas, cobertura do território e a política comercial dos Correios.

Também foi realizado um workshop  entre os reguladores europeus e latino-americanos, que contou ainda com a  presença de delegação chinesa, com representantes do State Postal Bureau, órgão regulador, e do China Post. Os asiáticos opinaram sobre como a União Postal Universal (UPU) deve tratar a questão da remuneração das pequenas encomendas e a possível saída dos Estados Unidos da UPU.

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , | 1 comentário

Correios vence pela terceira vez o World Post & Parcel Awards

O chefe do departamento de Soluções ao Cidadão, Washington Davi, representou os Correios na premiação

Os Correios venceram o World Mail Awards 2019, nesta terça-feira (18), em Dublin, na Irlanda. A premiação internacional corresponde ao Oscar dos correios de todo o mundo.A empresa participou na categoria “Atendimento ao Cliente” com a mega operação contratada pela entidade não governamental Seja Digital, que permitiu a entrega de mais de 10 milhões de kits para TV digital a beneficiários de programas sociais do governo federal, em todo o Brasil. Além da entrega, os Correios ofereceram treinamento aos usuários para a correta instalação do equipamento, garantido assim a digitalização da população com menor poder aquisitivo. Na premiação, o correio brasileiro concorreu com a estatal espanhola Correos y Telégrafos e com o operador logístico polonês Grupa Integer.pl.

Os Correios já receberam o World Mail Awards em 2002, com premiação na categoria “Consumidor”, pela distribuição de livros didáticos; e em 2007, na categoria “Responsabilidade Social”, com o Banco Postal. Em 2015, a empresa foi finalista na categoria “e-Commerce” com o serviço de Intermediação de Comércio Eletrônico, que permite a integração dos sistemas dos Correios aos dos sites de marketplace — plataformas eletrônicas em que vendedores e compradores podem anunciar, pesquisar, vender, comprar e realizar o pagamento dos produtos, com toda a infraestrutura necessária de uma loja virtual na internet. Em 2010, a empresa também ficou entre as finalistas pela atuação na operação logística do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Seja Digital – A Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo os kits. Também são responsabilidades da instituição aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência, sem interferência, dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Para realizar a operação, iniciada em 2016, os Correios mobilizaram 1.542 agências, em 791 municípios, envolvendo 8.255 profissionais em todos os estados brasileiros, exceto Distrito Federal. A capilaridade dos Correios permitiu a entrega dos kits inclusive em áreas de difícil acesso, como na aldeia indígena guarani Karaí Arandu, no Rio Grande do Sul. Com a operação, os Correios fortalecem seu posicionamento como principal agente de integração nacional, permitindo ao cidadão acesso aos serviços públicos.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário