Cinquentenário do Banco Central é celebrado com selo e carimbo

Os Correios lançaram, nesta segunda-feira (30), selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos aos 50 anos do Banco Central do Brasil (Bacen), durante a cerimônia de cinquentenário da instituição, realizada em Brasília (DF).

Participaram da cerimônia o Ministro de Estado Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, e o servidor de Brasília com mais tempo de serviço no Banco, Luiz Carlos de Brito, além de representantes da Diretoria Regional dos Correios de Brasília.

Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 criou o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas o Banco apenas iniciou suas atividades em março de 1965.

Após a criação da autoridade financeira, buscou-se dotar o Bacen de mecanismos voltados para o desempenho do papel de “banco dos bancos”. Por essa razão, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu dispositivos importantes para a atuação do Banco Central, entre os quais se destaca o exercício exclusivo da competência da União para emitir moeda.

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Selo e carimbo homenageiam jogadora de handebol Eduarda Amorim

Consagrada como melhor atleta de handebol do Mundo, em eleição realizada pela Federação Internacional de Handebol (IHF), a armadora esquerda da Seleção Brasileira, Eduarda Amorim (Duda), recebeu, no sábado (28), uma homenagem em forma de selo personalizado e carimbo comemorativo, produzidos pelos Correios em alusão às recentes conquistas da atleta.

A homenagem aconteceu minutos antes da conquista, pelo Brasil, do título do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). “Estou lisonjeada, é emocionante estar em um selo dos Correios. O handebol está vivendo um bom momento, espero que continue assim e que os Correios façam mais homenagens por nossas conquistas”, afirmou a catarinense de Blumenau.

O carimbo comemorativo em homenagem à Eduarda Amorim foi enviado à agência central dos Correios de Foz do Iguaçu e será usado em todas as correspondências durante 30 dias. Depois, irá para a Central de Vendas a Distância dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ), onde ficará à disposição dos colecionadores. Após esse período de utilização, a peça será recolhida ao acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF). Os selos personalizados serão utilizados pela Confederação de Handebol para presentear atletas e outras pessoas envolvidas com a modalidade e para o envio de correspondências.

Incentivo ao esporte – Patrocinadores oficiais da CBHb desde 2012, os Correios já viabilizaram, em parceria com a confederação, a criação de 15 núcleos do MiniHand, projeto social de iniciação à modalidade que ensina o esporte a crianças de escolas públicas. A iniciativa já está implantada em seis Estados brasileiros, atendendo 420 crianças. O apoio da estatal ao handebol está alinhado ao Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal, que tem por objetivo colocar o País entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

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Esclarecimento sobre matéria do jornal O Globo

A respeito da matéria publicada pelo jornal O Globo neste domingo (29), os Correios esclarecem que não houve compra de participação de qualquer companhia aérea pela estatal até este momento, tampouco contratação direta para prestação de serviços.

As empresas que atualmente prestam serviço de transporte aéreo de carga para os Correios foram contratadas por meio de procedimentos licitatórios (pregão eletrônico).

A empresa não tem conhecimento de que o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha a interpretação citada pelo jornal. A revisão do modelo de operação da Rede Postal Noturna atende recomendações dos próprios órgãos de controle (Tribunal de Contas da União-TCU e Controladoria Geral da União-CGU) no sentido de que os Correios buscassem alternativas para realizar o transporte aéreo de carga.

Desde então, o projeto tem sido desenvolvido sempre dentro das normas legais, especialmente as previstas pela Lei de Licitações.

De forma a informar corretamente a sociedade, os Correios tornam públicas as perguntas feitas pelo jornal O Globo e as respostas fornecidas pela assessoria de imprensa:

PERGUNTA: Vamos publicar uma reportagem sobre processo aberto pelo TCU para investigar a compra dos Correios de 49,99% da Rio Linhas Aéreas e a posterior contratação da empresa para a prestação de serviços postais noturnos. Preciso de algumas informações, por favor. A compra dos 49,99% já ocorreu? Quando? Quanto foi desembolsado no negócio?

RESPOSTA: O negócio ainda não foi fechado. Os Correios estão aguardando a aprovação do Ministério da Fazenda para prosseguir com as demais aprovações dos órgãos estatutários.

PERGUNTA: A empresa já foi contratada e já presta os serviços? Qual o valor dos contratos?

RESPOSTA: Não. Como a operação não foi fechada, não há contratos nem prestação de serviços dela decorrentes. Contudo, a empresa RIO é uma das empresas atualmente contratadas pelos Correios, mediante procedimentos licitatórios (pregão eletrônico), que prestam serviços na Rede Postal Noturna.

PERGUNTA: A unidade técnica do TCU interpretou que “eventual contratação direta” da Rio Linhas Aéreas pode se configurar “burla à licitação e consequente inobservância aos princípios da isonomia, legalidade, impessoalidade, entre outros”. Qual a posição dos Correios a respeito?

RESPOSTA: Até esta data os Correios não têm conhecimento dessa interpretação do TCU. Caso o negócio venha a ser concretizado, a contratação será realizada nos termos da Lei de Licitações e Contratos Administrativos (art. 24, XXIII), e conforme Súmula 265/2011 do TCU, a qual prevê que a contratação de controladas, com base no art. 24, inciso XXIII, somente é admitida nas hipóteses em que houver, simultaneamente, compatibilidade com os preços de mercado e pertinência entre o serviço a ser prestado ou os bens a serem alienados ou adquiridos e o objeto social das mencionadas entidades.

Ressaltamos que a revisão do modelo de operação da RPN atende ainda às recomendações dos próprios órgãos de controle (Tribunal de Contas da União-TCU e Controladoria Geral da União-CGU) no sentido de que os Correios buscassem alternativas para realizar o transporte aéreo de carga.

PERGUNTA: Por que os Correios pediram mais tempo para a entrega dos documentos solicitados pelo TCU?

RESPOSTA: Para que os Correios possam demonstrar como todo o processo se desenvolveu, por meio de apresentação a ser realizada para os técnicos do TCU, em lugar de apenas enviar as respostas.

PERGUNTA: O que fundamentou a seleção da Rio Linhas Aéreas? Por que ela foi a empresa escolhida?

RESPOSTA: Os Correios contrataram uma instituição especializada em fusões e aquisições (Merges & Acquisitions, M&A). O advisor  analisou as principais empresas do mercado – observando as necessidades operacionais dos Correios -, e através de auditorias, diligências, e exaustivas análises econômico-financeiras, de riscos jurídicos e operacionais, ao cabo dos trabalhos, indicou essa empresa como a melhor alternativa.

PERGUNTA:  A estatal tem o controle da empresa adquirida?

RESPOSTA: O negócio ainda não foi fechado. Quando for, a proposta de Acordo de Acionistas prevê que os Correios tenham o controle da empresa.

PERGUNTA: A Rio Linhas Aéreas já obteve diversos contratos dos Correios, disputando, inclusive, com a MTA, suspeita de lobby na Casa Civil e de contratos irregulares na estatal, num escândalo que levou à queda de Erenice Guerra em 2010. No caso da Rio Linhas Aéreas, havia a isenção necessária para a empresa ser a selecionada?

RESPOSTA: A Rio Linhas Aéreas presta serviços para os Correios desde 2010, com elevada eficiência operacional, e tem mantido regularidade no cumprimento de suas obrigações legais, além de conduta e idoneidade adequadas no relacionamento institucional e na prestação dos serviços.

A respeito dos fatos de 2010, lembramos que o inquérito aberto para apuração do assunto foi arquivado em 2012 pela Justiça Federal de Brasília, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), por falta de provas, conforme divulgado pela imprensa: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/07/justica-federal-arquiva-inquerito-contra-ex-chefe-da-casa-civil.html.

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Jornada de Liderança Feminina dos Correios promove igualdade de gênero

 

Os Correios realizaram, nesta quinta-feira (26), a Jornada de Liderança Feminina, na sede da empresa, em Brasília (DF) e em todas as 28 Diretorias Regionais nos Estados. A iniciativa contempla demanda do Sistema Nacional de Negociação Permanente – Mulheres Ecetistas, alinhada ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça dos Correios e Princípios de Empoderamento das Mulheres.  A Jornada encerrou as comemorações do Mês da Mulher na estatal.

Estiveram presentes ao evento em Brasília, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci; a  Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Nilma Lino Gomes; e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, além das vice-presidentas de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos, e de Administração, Célia Corrêa.

O objetivo do evento foi proporcionar às mulheres e aos homens empregados dos Correios o reconhecimento das habilidades específicas de lideranças femininas, além de despertar nas mulheres o interesse em desenvolver sua liderança, bem como fazer com que empregados e empregadas reconheçam o contexto histórico-social e percebam a importância de desenvolver esse tema no ambiente corporativo.

Os Correios lançaram, durante a jornada, selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos ao Dia Internacional da Mulher. A peça destaca o símbolo de Vênus, que representa a feminilidade, com o tema “mais mulheres no poder”. A Ministra Eleonora enfatizou a importância do lançamento do selo em homenagem às mulheres como um alerta à sociedade de que elas podem ocupar cargos de liderança e dirigir um País. “Este selo é para além do 8 de março, é conscientizador”, afirmou.

Empoderamento — Os Correios desenvolvem diversas ações para valorização e empoderamento da mulher e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País. Além da participação em programas de governo e da Organização das Nações Unidas (ONU), a estatal, em conjunto com entidades sindicais, estabeleceu cláusulas no atual Acordo Coletivo que contemplam, entre outros temas, o enfrentamento à violência contra a mulher.

Atualmente, existem 28 mil mulheres trabalhando nos Correios (cerca de 24% do efetivo total). Já em cargos de gestão, a porcentagem aumenta: as mulheres ocupam hoje em torno de 30% do total desses cargos.

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Reposicionamento dos Correios é destaque em conferência postal internacional

O reposicionamento estratégico dos Correios foi destaque durante a 18ª edição da conferência “European Postal & Parcel Services”, que teve início no dia 24 de março e se encerra nesta quinta-feira (26), em Viena (Áustria). Realizado anualmente pela empresa britânica Marketforce, o evento reúne as principais autoridades do setor de serviços postais em todo o mundo.

Para detalhar o momento pelo qual os Correios passam, o presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, foi convidado a apresentar o painel “Reposicionamento de marca do serviço postal para alinhamento com objetivos estratégicos e tendências atuais”, na quarta-feira (25). O presidente mostrou as principais mudanças trazidas após a aprovação da Lei 12.490/11, quando os Correios tiveram seu mercado de atuação ampliado e adotaram um novo posicionamento estratégico, que prevê a oferta de serviços mais adequado às necessidades atuais da sociedade e aos crescentes desafios futuros.

Depois da apresentação, Oliveira participou de um painel com os presidentes de operadores postais da Áustria, da Bélgica e de Portugal, em que trataram temas como serviço universal, comércio eletrônico, adaptação aos desafios e introdução de novas tecnologias.

Além de proporcionar a troca de experiências e destacar a importância dos serviços postais brasileiros no cenário internacional, a participação dos Correios na “European Postal & Parcel Services” favorece a realização de parcerias e a prospecção de negócios.

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Exposição de gravuras homenageia artes cênicas no ECC Fortaleza

Está em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza a exposição “Maillet: quando a gravura interpreta o teatro”, composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 pelo artista suíço Daniel Maillet.

A mostra apresenta ao público gravuras baseadas nas obras de duas peças de teatro popular bávaro: “O órgão Pentecostal” e “Os Limpadores dos Apóstolos”, escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.

Voltada para a obra expressionista de Maillet, a exposição conta ainda com xilogravuras de outras séries realizadas no mesmo período pelo artista, que tem em sua vasta obra trabalhos com calcogravuras, pinturas, desenhos e esculturas em terracota de alta temperatura e em bronze.

“Maillet: quando a gravura interpreta o teatro” pode ser visitada gratuitamente até 9 de maio, de 8h às 17h (segunda a sexta-feira) e de 8h às 12h (sábado). O Espaço Cultural Correios Fortaleza está situado na Rua Senador Alencar, nº 38, Centro.

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Lançamento de selos celebra 500 dias para Jogos Rio 2016

Para comemorar a marca de 500 dias para a realização dos Jogos Rio 2016, os Correios lançam hoje (24) a emissão especial “Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”. São 10 selos, que retratam nove modalidades olímpicas e uma paralímpica: basquete, rúgbi, levantamento de peso, remo, esportes aquáticos, tiro com arco, ciclismo, badminton, luta livre e atletismo Paralímpico.

Concebida por meio de técnicas digitais e tradicionais pelo designer gráfico e ilustrador José Carlos Braga, a folha com selos forma um painel que ressalta a identidade visual dos Jogos Rio 2016, destacando os atletas em ação e os movimentos mais característicos de cada modalidade. A tiragem é de 2,4 milhões de selos, que podem ser adquiridos a R$ 1,30 cada nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br). Até a realização dos Jogos, serão lançadas mais duas emissões especiais sobre o tema.

Incentivo ao esporte – Há mais de 20 anos os Correios incentivam o esporte brasileiro — hoje, são patrocinadores oficiais das modalidades olímpicas Esportes Aquáticos, Tênis e Handebol. Por meio desses patrocínios, a estatal apoia o desenvolvimento dos atletas de ponta e mantém escolinhas que atendem milhares de crianças e adolescentes. Os Correios também patrocinam o Time Brasil e participam do Plano Brasil Medalhas — maior programa esportivo do mundo de patrocínio individual, lançado em 2012 pelo Ministério do Esporte, com objetivo de classificar o País entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Além de patrocinadores dos Jogos Rio 2016, os Correios são os operadores logísticos oficiais do evento, quando ficarão encarregados pelos serviços de transporte, armazenagem e distribuição de itens. A estatal venceu um processo seletivo que contou com a participação de gigantes multinacionais de logística e  repete a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficou responsável pelas atividades de logística — foi a primeira vez no mundo em que um operador postal realizou uma trabalho deste tipo para o evento.

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Esclarecimento a respeito de matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Com relação à matéria divulgada nesta terça-feira (24) pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que o documento citado pela reportagem não representa o resultado de julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Trata-se, na verdade, de exame técnico, de caráter restrito, produzido por funcionários do TCU a respeito do serviço de distribuição de material eleitoral prestado pelos Correios em 2014. No documento, os técnicos do TCU propõem audiências com empregados dos Correios para mais esclarecimentos sobre o assunto, o que será avaliado pelos ministros do Tribunal.

O exame técnico ainda será submetido a julgamento dos ministros do TCU, que podem inclusive não acatar o seu teor.

A entrega de material sem chancela está prevista no Manual de Comercialização e Atendimento dos Correios, assim como no Guia Comercial Eleições publicado pela empresa. A postagem de objetos sem chancela ou com chancela incompleta ocorreu em várias situações no processo eleitoral de 2014, para candidatos dos partidos PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN, e, em todos os casos, os serviços foram prestados conforme previsto nas normas da empresa.

A conferência das quantidades ocorre no ato da postagem, por meio do peso dos objetos, que são devidamente identificados em lotes. As unidades operacionais envolvidas na sua distribuição são avisadas a respeito das quantidades, de forma a poderem conferir. Esse procedimento é padrão e foi seguido para o material de todos os candidatos/partidos.

A modalidade de mala direta “sem contrato” é um dos serviços disponibilizados pelos Correios para pessoas físicas e jurídicas, de qualquer segmento, conforme amplamente divulgado pela empresa desde julho de 2014: http://blog.correios.com.br/correios/?p=10927 e http://blog.correios.com.br/correios/?p=10899.

Os serviços citados na matéria foram devidamente pagos e os recibos estão publicados no Blog dos Correios: arquivo 1 e arquivo 2.

Todas as informações solicitadas foram prestadas pelos Correios aos órgãos de controle e a empresa continua à disposição para o esclarecimento dos fatos.

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Esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de S. Paulo

A respeito de matéria publicada nesta segunda-feira (23), pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que não procede a informação de que cada servidor dos Correios pagará 25,9% do salário para cobrir déficit do fundo de pensão. Tal índice não se aplica sobre o salário de todos os servidores da empresa, conforme diz equivocadamente o jornal, e sim sobre o valor dos benefícios dos participantes ativos do plano BD Saldado.

Esclarecemos que o Postalis têm dois planos (BD Saldado e PostalPrev). A contribuição extraordinária é apenas para empregados do plano BD Saldado. Os empregados admitidos após 2005 estão no plano PostalPrev, atualmente equilibrado, com cerca de 115 mil participantes ativos, que não têm qualquer alteração em suas contribuições.

Para a maior parte dos participantes do plano BD Saldado do Postalis o impacto será menor do que 6% do salário (86,94% dos empregados ativos, ou seja, 61.864 pessoas). O impacto médio para os 71.154 empregados ativos no plano será de 3,88%. Apenas três participantes terão impacto de 24,28% do salário.

Pela lei de previdência complementar, os fundos de pensão são obrigados a promover essa medida. Os Correios, como patrocinadores do plano, contribuirão de forma paritária, conforme previsto na legislação.

O déficit do plano BD saldado decorre de investimentos realizados até 2011. Parte desses investimentos foi realizada à revelia do Postalis, por administradores contratados, e o instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo — entre elas, contra a gestora Atlântica e o banco BNY Mellon —, com decisões favoráveis até o momento.

Em 2013, os Correios indicaram um novo diretor para a área de investimentos do fundo e a diretoria da estatal tem realizado reuniões periódicas com a direção do Postalis, para acompanhar o plano de ação de solução de déficit.

Segue quadro que mostra o percentual de desconto nos salários dos participantes do plano BD Saldado e as quantidades de empregados: 

Percentual de desconto nos salários

Empregados ativos

Quantitativo

1,74%

43.869

61,65%

4,35%

17.995

25,29%

7,27%

6.721

9,45%

10,21%

1.974

2,77%

13,14%

456

0,64%

16,09%

103

0,14%

19,17%

23

0,03%

22,00%

10

0,01%

24,28%

3

0,00%

3,88% (média)

71.154

100%

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Grandes nomes da MPB recebem homenagem de seus filhos

Com o patrocínio dos Correios, o projeto “Os filhos dos caras” apresenta, a partir deste sábado (21), uma série de 15 shows com a nova geração de músicos da MPB, que homenageia o trabalho artístico de seus pais, também artistas. A turnê tem início no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (DF), onde segue até o dia 29 de março com apresentações de Simoninha, Max de Castro, Léo Maia, Jair de Oliveira e Luciana Melo – filhos de Wilson Simonal, Tim Maia e Jair Rodrigues, respectivamente.

Os principais sucessos desses nomes integram o show em homenagem aos artistas que inovaram e consolidaram a MPB. Além de assumirem o legado de seus pais, a nova geração de músicos traz aos palcos tendências modernas e muita criatividade à música brasileira. Após a turnê em Brasília, o espetáculo “Os filhos dos caras” segue para o Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília fica localizado na SCES, trecho 02, lote 22. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) e as apresentações acontecem nos seguintes horários: Jair Oliveira, 21/03 às 21h; Luciana Mello, 22/03 às 20h; Max de Castro, 27/03 às 21h, Wilson Simoninha,  28/03 às 21h e Léo Maia, 29/03 às 20h.

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