Polo aquático do Brasil é destaque em pan-americano sub-19

O Brasil é campeão pan-americano sub-19 de polo aquático. A seleção masculina venceu os Estados Unidos na final realizada no último domingo (15), em Clearwater, na Flórida, e tornou-se campeã da competição. A seleção feminina também obteve um resultado histórico ao conquistar o segundo lugar no torneio.

O time masculino, depois de empatar na primeira fase em 10 a 10 com os americanos, teve dois primeiros quartos apertados (1 a 1 e 2 a 2) na final contra os donos da casa. No terceiro quarto, porém, a seleção brasileira conseguiu abrir o placar (8 a 3). No último quarto, os americanos fizeram dois gols, mas não não conseguiram alcançar o Brasil, que ganhou a partida por 8 a 5.

No feminino, depois de um primeiro tempo difícil – o Canadá abriu 5 a 0 –, o Brasil se recuperou no jogo e encostou no placar, mas acabou derrotado por 12 a 9.

Além das duas medalhas, o Brasil também conquistou prêmios individuais. Rafael Vergara foi eleito o melhor jogador da competição e Thatiana Pregolim a melhor goleira do torneio.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário

CCCRJ: Mês do Japão

Até 29 de julho, o Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro realiza o Mês do Japão, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O evento reúne exposições, mostra de cinema japonês, oficinas de culinária, de instrumentos musicais (tambor japonês), de artes (origami ikebana e bonsai) e cultura pop (mangá e cosplay).

O CCCRJ fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, e funciona de terça a domingo, das 12h às 19h. A entrada é franca.

Veja a programação completa.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Mídias sociais dos Correios serão suspensas no período eleitoral

Em razão das restrições legais às quais estão sujeitos os órgãos públicos durante o período eleitoral, os Correios irão tirar do ar seus perfis nas mídias sociais, a partir de 7 de julho de 2018. Permanecerá ativo o Blog dos Correios, onde a empresa publicará apenas conteúdo informativo, de orientação ou de prestação de serviço.

O objetivo é atender à exigência constitucional, que por meio da instrução normativa nº 01 disciplina, dentre outros temas, a comunicação dos órgãos públicos nas redes sociais no período que antecede as eleições. De acordo com a norma, o gestor da página é responsável por todos os comentários, inclusive os que possam ser caracterizados como campanha eleitoral. Assim, diante da ausência de condições técnicas que permitam monitoramento e moderação constantes de comentários e interações nas redes sociais, os Correios optaram pela suspensão dos perfis até 7 de outubro, ou, em caso de segundo turno, até 28 de outubro.

 

Publicado em Mídias Sociais | Deixar um comentário

Espaço Cultural Correios Porto Alegre recebe exposição de Graça Craidy

A partir desta terça-feira (3), o Espaço Cultural Correios Porto Alegre recebe a exposição “A mulher que roubava almas”, composta por 115 retratos pintados por Graça Craidy. Será a primeira vez que toda a produção da artista plástica estará reunida em uma montagem retrospectiva, incluindo obras inéditas. A inspiração para o título da mostra vem de antigas culturas: os aborígenes acreditavam que ser retratados por alguém roubava-lhes a alma e, pela mesma razão, a arquitetura marroquina não registra figuras, apenas arabescos.

Na exposição, as obras estão divididas em 11 módulos: Retratos do Amor, Retratos da Diversidade, Retratos da Violência, Retratos da Morte, Retratos do Desespero, Retratos da Guerra, Retratos da Natureza, Retratos das Artes, Retratos do Expressionismo, Retratos da Paixão e Retratos da Solidão. Em “Retratos do Desespero”, por exemplo, a violência contra a mulher é tema de uma série que aponta os crimes denunciados pela Lei Maria da Penha. Já em “Retratos da Diversidade”, grandes painéis de 1,60m x 1m mostram a beleza e a multiplicidade do ser humano, com obras que revelam a expressividade de personalidades como a cantora Pabllo Vittar. Os “Retratos do Amor” trazem beijos clássicos de cinema, como nos filmes Casablanca, La Dolce Vita, A um Passo da Eternidade e Bonequinha de Luxo.

Serviço

Exposição “A mulher que roubava almas”, de Graça Craidy
Período: 3 a 31/7/2018
Horário: 10h às 18h, de terça a sábado
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre (térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega, com entrada pela lateral, na Av. Sepúlveda)
Entrada gratuita

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Centro Cultural Correios recebe condecoração por exposição sobre pipas e futebol

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro conferiu a Moção de Aplausos e Louvor ao Centro Cultural Correios do Rio pela exposição “Brasil – País da Pipa e do Futebol”, em cartaz até o dia 15 de julho.

A solenidade foi realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho e contou com a presença dos curadores da exposição, Fernando Guerra e Carlos Magno, do coordenador do Centro Cultural Correios, Ednor Medeiros de Souza Filho, integrantes do movimento de pipas artísticas e esportivas do Estado, além de autoridades e equipe do centro cultural.

Unindo duas paixões nacionais, a exposição apresenta diversos tipos de pipas com motivos relacionados ao mundo do futebol. As obras são confeccionadas por verdadeiros artesãos da pipa, artistas anônimos que recebem o devido reconhecimento com a exposição. Em março deste ano, a pipa foi declarada patrimônio cultural, histórico e imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Pescadores artesanais poderão se recadastrar nas agências dos Correios

José Furian e Dayvson Franklin assinam o acordo

Os Correios e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) assinaram, na tarde desta sexta-feira (29), acordo de cooperação técnica para que a empresa auxilie  no recadastramento de pescadores artesanais. A iniciativa será realizada nas agências dos Correios, uma vez que a empresa está presente em todos os 5.570 municípios brasileiros.

O recadastramento terá início no município Pinheiros (MA), como teste piloto, para que os Correios possam se adaptar ao novo serviço antes de oferecê-lo em toda sua rede de atendimento. Para o vice-presidente de Negócios Públicos dos Correios, José Furian Filho, a intenção da empresa é tornar-se “um grande balcão de relacionamento com o cidadão”.

O recadastramento de pescadores é um processo muito importante, uma vez que há a necessidade  daqueles que sobrevivem exclusivamente da atividade pesqueira de receber o seguro-defeso no período de reprodução e proteção da espécie. Por conta de fraudes encontradas no pagamento desse benefício, a SEAP não estava emitindo autorizações de pesca desde 2015 e, em alguns estados, o pagamento estava suspenso, impactando econômica e socialmente a vida do profissional.

Com a oferta desse serviço pelos Correios, será possível regularizar a concessão do benefício, essencial para o cidadão pescador. O secretário especial da SEAP, Dayvson Franklin de Souza, citou a dificuldade de representação nos estados, lembrando a presença física dos Correios: “Já estamos com tudo pronto para começar a parceria”, disse Souza.

Furian lembrou ainda do processo de transformação pelo qual os Correios vêm passando, no sentido de aproximar-se mais do governo federal. “Percebemos que há muita demanda, daí a criação de uma vice-presidência de Negócios Públicos”, afirmou.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Selo dos Correios sobre Shakespeare é eleito o segundo mais bonito do mundo

A emissão especial “Obras de William Shakespeare”, lançada pelos Correios, foi escolhida a segundo mais bela emitida em 2017 no concurso promovido pela Wipa Grand Prix, da Áustria. Em primeiro lugar ficou o selo Facas Faroenses, das Ilhas Faröe.

A peça brasileira homenageia seis das obras mais conhecidas do dramaturgo e poeta inglês: Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Hamlet, Rei Lear e Sonhos de Uma Noite de Verão. São seis selos unidos em uma minifolha criada pelas designers Adriana Shibata e Bárbara Duarte, que utilizaram cores e símbolos para contextualizar e identificar cada uma das obras representadas.

O júri da WIPA Grand Prix, sediada em Viena, é formado por artistas plásticos, jornalistas filatélicos e representantes da administração postal austríaca que, anualmente, selecionam os mais belos selos em termos de design e efeitos de impressão. O concurso tem grande destaque entre os colecionadores e filatelistas em todo mundo. A última vez que o Brasil foi reconhecido nesta competição foi em 2007, com o bloco Conchas Marítimas, eleito o melhor selo daquele ano.

Foram produzidos 50 mil selos de cada obra, com valor de R$4,20 cada. Os selos podem ser vendidos separadamente e podem ser encontrados nas agências dos Correios do país, na loja virtual e na Agência de Vendas a Distância pelo e-mail centralvendas@ correios.com.br.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Exposições sobre futebol agitam período da Copa do Mundo no Rio

Até 15 de julho, dia da final da Copa do Mundo na Rússia, apaixonados por futebol terão a oportunidade de aproveitar três exposições no Centro Cultural Correios, na capital carioca, dedicadas ao esporte mais popular do país.

A mostra “A Copa do mundo é nossa – memórias de uma paixão nacional”, apresenta um rico conjunto de imagens sobre a competição. São charges históricas publicadas em copas passadas, aquarelas com cenas marcantes do Rio de Janeiro durante as duas Copas realizadas no Brasil, em 1950 e em 2014, e o acervo do colecionador Periandro Azevedo, com produtos editoriais sobre as Copas desde 1950 até 2014 (álbuns de figurinhas, flâmulas, revistas com crônicas e fotos surpreendentes dos jogos, além de discos com músicas que embalaram a torcida brasileira).

Os jogadores Neymar, Pelé e Zico estão entre os homenageados pela artista plástica Mazeredo na exposição “Arte em Movimento”. A mostra, com 37 obras inspiradas no universo do futebol, reúne trabalhos de duas fases da carreira da artista. Todas as obras são inéditas no Brasil e algumas delas foram inspiradas em peças exibidas, há 20 anos, em uma exposição no Museu do Grande Arco em La Defense, em Paris, durante a Copa do Mundo da França.

A exposição “Brasil, país da pipa e do futebol” apresenta a cultura da pipa que, além de ser retratada socialmente, é tombada como patrimônio cultural. Será mesmo o futebol o esporte mais popular e representativo no Brasil? É a partir desta pergunta que foi concebida a exposição, unindo duas paixões nacionais ao mostrar pipas e raias com motivos relacionados ao mundo do futebol.

As exposições podem ser visitadas até 15 de julho, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. A entrada é franca. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio de Janeiro.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios reduz emissão de gás carbônico em 33%

Os Correios continuam reduzindo ano a ano a emissão de gás carbônico. O 6° inventário corporativo da empresa, referente a 2017, registrou um volume de 393.091 toneladas de CO2 lançados, uma redução de 33% em comparação ao inventário realizado em 2014. O resultado demonstra o compromisso dos Correios com o Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal, coordenado pela International Post Corporation.

Em 2016, a empresa já havia superado a meta do programa prevista para ser alcançada somente 2025, que determinava a redução das emissões em 20%. Com oito anos de antecedência, os Correios conseguiram diminuir a emissão de CO2 em 24,4%.

A multinacional PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa que audita os inventários corporativos, já ressaltou que os Correios estão no mesmo patamar de grandes empresas mundiais no que se refere à qualidade do inventário e aos esforços em sustentabilidade.

Desde 2012, os Correios realizam anualmente o levantamento de processos como uso de energia elétrica, frota de veículos e deslocamento de empregados e viagens a trabalho para calcular a quantidade de gás carbônico emitida em suas operações. A redução nas emissões é resultado da melhoria de processos de gestão e gerou uma economia de quase R$ 30 milhões em apenas um ano. Em 2013, a empresa emitiu 537.910 toneladas de CO2. Esse volume foi reduzido em 9,73% em 2014, 10,59% em 2015, 24,4% em 2016, chegando ao resultado de 33% em 2017.

Os Correios aderiram voluntariamente ao Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável: Rio + 20, tendo sido o primeiro operador latino-americano a aderir ao acordo.

Publicado em Responsabilidade Socioambiental | Com a tag , | Deixar um comentário

Campeonatos de squash movimentam Brasília

O squash vai marcar presença em Brasília nesta semana, com campeonatos que vão fazer a alegria dos fãs do esporte na academia Capital Squash Club (SCES trecho 3), com entrada franca.

Até sábado (23), está sendo realizado o XVI Panamericano de Squash Juvenil 2018, torneio que reúne atletas menores de 19 anos de 12 países nas categorias individual e equipes, masculino e feminino, além de duplas – masculino, feminino e mistas.

O Circuito de Squash Profissional (NSB) chega a sua quarta etapa na temporada 2018. Até domingo (24), jogadores de destaque no país competem no masculino e no feminino em busca de vitórias no maior campeonato da modalidade no Brasil. As finais estão marcadas para domingo: 12h para as mulheres e 13h para os homens.

Sobre o squash

Os Correios são patrocinadores do squash, modalidade na qual o Brasil é medalhista pan-americano e que deve tornar-se esporte olímpico já em 2024, na França. Praticado em 19 estados do Brasil e em 185 países ao redor do mundo, é um esporte que experimenta forte crescimento e que já conta com liga profissional atuante no país.

Segundo a Confederação Brasileira de Squash (CBS), o esporte conta atualmente com 60 mil praticantes, mais de mil quadras e 12 federações estaduais que organizam e fiscalizam a prática do esporte localmente, enquanto a Confederação Brasileira de Squash as representa nacional e internacionalmente.

O squash já deu ao Brasil sete medalhas de bronze e duas de prata nos Jogos Pan-Americanos. Além de medalhistas, o país tem atletas que frequentam a elite mundial do esporte. Ao investir hoje em jovens jogadores, os Correios ajudam a garantir medalhas para o país, não só nos próximos pan-americanos, mas também nas Olimpíadas.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário