Operação logística Enem 2018 entrega 11 milhões de provas

A segunda fase da operação Enem 2018 foi concluída neste domingo (11), com a entrega das provas encerrada em todo Brasil às 10h56. O trabalho contou com a integração de diversas áreas da empresa, tais como operações, negócios públicos, tecnologia, segurança empresarial, comercial e comunicação. Ao todo, nos dois dias de aplicação, foram quase 60 mil malotes entregues, com 11 milhões de provas em 11.882 pontos de aplicação distribuídos por 1.725 municípios de todo o país. A operação teve a participação de mais de 8.500 empregados dos Correios.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares Silva, em entrevista concedida ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do exame, esta foi considerada a melhor operação dos últimos anos. “A edição deste ano teve a melhor aplicação da história do Enem. Foi um absoluto sucesso. O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”, ressaltou.

Em uma verdadeira megaoperação, o Enem 2018 contou com a integração de diversos atores dessa cadeia logística, como gráfica, consórcio aplicador, Ministério da Defesa – Exército, secretarias de Segurança Pública e outras forças de segurança.

 Logística reversa – Vale lembrar, ainda, que os Correios fazem a logística reversa de todo material para as entidades que realizam a correção das provas. A logística do Enem é reconhecida mundialmente por seu padrão de qualidade – toda a operação acontece com erro zero desde que passou a ser realizada pelos Correios. A parceria entre a estatal e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) completou dez anos em 2018.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

O Papai Noel já chegou aos Correios!

O Natal se aproxima e milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social já escreveram suas cartinhas ao Papai Noel. E chegou a hora de tirar esses sonhos do papel. Foi lançada nesta terça-feira (6), em Brasília, a Campanha Papai Noel dos Correios, com a presença de crianças, empregados e do presidente da empresa, Carlos Roberto Fortner.

Ao longo dos 29 anos da campanha, milhões de crianças tiveram seu pedido atendido e o objetivo agora é continuar essa história de solidariedade.  E para formar uma corrente do bem pelo país, os Correios contam com a ajuda dos empregados e de voluntários da sociedade para atender ao maior número possível de pedidos de presentes.

Para adotar uma cartinha, é só visitar a casa do Papai Noel ou outras unidades dos Correios em todo o Brasil. As datas, locais e horários da campanha podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre o Papai Noel dos Correios 2018 estão no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

 

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente dia 6 de novembro

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios recupera qualidade e segue como a marca mais lembrada pelos brasileiros

A melhoria da qualidade dos serviços prestados à população tem sido um dos principais focos da atual gestão dos Correios, afinal, este fator está diretamente relacionado à satisfação do cliente.

Desde abril de 2018, a empresa vem melhorando significativamente seus índices e já apresenta um desempenho de 98% de qualidade na entregas de encomendas, ou seja, a cada 100 objetos, 98 chegam ao destinatário rigorosamente no prazo.

No Brasil, o segmento de encomendas é concorrencial, e os Correios disputam, diariamente, a preferência dos clientes com mais de 200 empresas de logística regionais, nacionais e multinacionais. Mesmo assim, a estatal ocupa a primeira posição nas entregas do comércio eletrônico e destaca-se como a principal parceira das lojas virtuais brasileiras.

Essa melhora na qualidade das entregas tem se refletido diretamente no número de reclamações registradas nos canais de atendimento da empresa, que caiu mais de 60% nos últimos três meses, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, os Correios firmam sua posição como a primeira marca que vem à mente do brasileiros quando se trata de entrega de encomendas. Pela quinta vez consecutiva, a empresa recebeu o troféu Top of Mind na categoria “Serviço de Entrega de Encomendas”, atingindo, este ano, seu melhor índice, com cinco pontos percentuais a mais que em 2017.

O Top of Mind é a maior premiação sobre lembrança de marcas do Brasil, promovida, desde 1991, pela Folha de São Paulo e pelo Data Folha. Nesta edição, foram ouvidas 6.670 pessoas em 119 municípios do país. Ao responder, de maneira espontânea, à pergunta “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em serviço de entrega de encomendas?”, 37% dos entrevistados lembraram o nome “Correios” e 20% lembraram a marca Sedex.

Publicado em Institucional, Negócios e Mercado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Musical Pétala leva grandes canções ao Espaço Cultural Correios Niterói

A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, recebe no Espaço Cultural Correios, no próximo sábado (27), às 16h, show do grupo vocal Duba com o musical Pétala, uma homenagem às grandes canções nacionais e internacionais.

Duba é um grupo vocal feminino de Niterói que repagina músicas populares já conhecidas através de um olhar harmônico e delicado.

Com arranjos vocais exclusivos e uma apresentação empolgante, o repertório do show traz uma seleção de consagradas composições de Djavan, Lenine, Nando Reis, Stevie Wonder, Jason Mraz e muitas outras, com uma instrumentação diferente e canções à capela ou com acompanhamento de violão, piano, violoncelo, ukulele e percussão, sempre com uma sonoridade rica e vibrante.

O show é a pedida certeira para o fim de tarde, com direito ao visual estonteante do Palácios dos Correios, onde está localizado o Espaço Cultural Correios Niterói.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no dia dos shows, a partir das 15h, ou pelo site: www.dubagrupovocal.com/petalasevento

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – em frente à estação das Barcas e ao lado do Plaza Shopping.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | 1 comentário

Centro Cultural Correios recebe certificado de excelência no Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ) recebeu do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)  o certificado de reconhecimento como Complexo Cultural de Excelência.

O documento destaca o compromisso do CCCRJ com a qualidade das instalações das áreas expositivas, o volume de projetos abarcados, a pluralidade de linguagens artísticas oferecidas à frequentação pública e o compromisso demonstrado com a disseminação de valores ligados aos direitos humanos.

O CCCRJ fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro e está aberto para visitas de terça a domingo, das 12h às 19h, com entrada franca.

Publicado em Fique Sabendo | Com a tag , | Deixar um comentário

Nota de esclarecimento sobre reportagem do Bom Dia Brasil

A respeito da reportagem veiculada na manhã desta quinta-feira, 18, no Bom Dia Brasil, da TV Globo, os Correios comunicam que a abordagem da emissora foi equivocada. A fim de informar corretamente a sociedade, a empresa esclarece:

Os Correios desenvolveram um projeto de remodelagem de sua rede física que prevê a implantação de novos canais de atendimento, físicos e digitais, e a substituição gradativa das unidades convencionais atuais por outras, mais modernas e direcionadas para atender às necessidades dos clientes.

A primeira etapa do projeto prevê o encerramento de agências deficitárias, que ocupam imóveis alugados e estão localizadas a menos de dois quilômetros de outra unidade de atendimento. As 41 agências citadas na reportagem se enquadram nesses critérios, sendo unidades sombreadas por outras agências próprias dos Correios, e representam apenas 0,34% do total de 12 mil pontos de atendimento existentes em todo o país.

A segunda etapa prevê a implantação de novos modelos de agências, diferenciados em relação aos atuais, como agências modulares, as chamadas store in store, que serão postos dos Correios dentro de comércios já estabelecidos, como farmácias, papelarias ou lojas de departamentos. Outro modelo que vem sendo desenvolvido é o de agências móveis, com design compacto, dentro de veículos utilitários com alta mobilidade, que prestarão serviços de mensagens e encomendas em distritos rurais próximos entre si e distantes de regiões urbanas.

Com a implantação do projeto de remodelagem da rede, o número de unidades de atendimento dos Correios deve passar dos atuais 12 mil para 15 mil pontos até 2021.

O maior equívoco verificado na reportagem da Globo está em afirmar que o fechamento das agências vai afetar o e-commerce. A entrega de mercadorias compradas pela internet é feita pelos centros de distribuição e não pelas agências. Estas não entregam os objetos, apenas recebem a postagem de cartas e encomendas, além de realizarem a venda de outros serviços. Ou seja, são dois processos completamente distintos.

Sobre a qualidade da distribuição, cabe, ainda, ressaltar que houve uma melhora significativa nos últimos meses e hoje os Correios já apresentam qualidade operacional de 98% nas entregas de encomendas, ou seja, a cada 100 objetos, 98 chegam no prazo.

No segmento de encomendas, inclusive, que é concorrencial – a empresa disputa, diariamente, a preferência dos clientes no Brasil com mais de 200 empresas de logística regionais, nacionais e multinacionais. Os Correios ocupam a primeira posição nas entregas do comércio eletrônico e destacam-se como o principal parceiro das lojas virtuais brasileiras, o que rendeu à empresa o reconhecimento da ABCOMM com o prêmio de Inovação Digital 2018 de melhor empresa de e-commerce, um dos mais importantes do e-commerce nacional.

Diante disso, merece esclarecimento também a declaração dada pelo próprio presidente da ABCOMM, ao afirmar que os Correios não devem visar ao lucro. Como empresa pública e independente de recursos da União, os Correios têm, sim, o dever de se manter sustentáveis economicamente para poder cumprir seu papel social e continuar atendendo a toda a população brasileira.

Para isso, nos últimos anos, a empresa desenvolveu um processo de reestruturação que já vem dando resultados. De janeiro a agosto deste ano, a receita concorrencial, que corresponde a 55% da receita total da empresa, teve um aumento de 18,7%. Em contrapartida, houve uma queda de 17% nas despesas operacionais e redução de 4,5% nas despesas com pessoal, encargos e benefícios, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, os Correios têm recuperado sua saúde econômico-financeira e já apresentam números que mostram essa virada: de um prejuízo de R$ 1,7 bilhão registrado de janeiro a agosto de 2017, passamos, no mesmo período deste ano, para apenas R$ 1 milhão negativo.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | 1 comentário

Correios participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Até o dia 21 de outubro, os Correios participam da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (16), com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que destacou a semana como uma oportunidade de as crianças conviverem com a pesquisa, inovação e a ciência, instrumentos de desenvolvimento da humanidade. “Não há país do mundo que tenha superado as suas dificuldades, que tenha melhorado a qualidade dos serviços oferecidos à sua população que não tenha adequadamente investido em pesquisa, ciência e inovação”, finalizou.

Desde 2004 a SNTC mobiliza a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades ligadas a ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A programação conta com mais de 3.700 atividades em todo o país como oficinas, jogos, visitas guiadas e exibição de filmes.

Para o público da capital federal há muita interatividade nos 71 estandes, montados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No estande dos Correios, os visitantes podem conhecer e experimentar os esportes patrocinados pela empresa com aulas de iniciação em miniquadras de tênis, handebol, rugby e squash. Uma divertida caça ao tesouro na piscina de bolinhas representa os desportos aquáticos. O estande ainda conta com uma oficina de filatelia para as crianças.

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, destacou a marca Correios no evento e os investimentos da empresa para aprimorar o importante serviço prestado à sociedade. “Nossa presença aqui é importante não só pela participação dentro do ministério como pela própria inovação que os Correios vão trazer nos próximos anos. Estamos implementando novas tecnologias para melhorar a produtividade dos nossos serviços. Como exemplo disso, para o ano de 2019 teremos encomendas rastreáveis com o RFID (Radio Frequency IDentification), que aumentarão ainda mais a qualidade do nosso serviço”.

O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC, em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O objetivo da SNTC é mostrar a importância da Ciência, da Tecnologia e suas aplicações, bem como contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente.

No site do evento é possível consultar as atividades em todos os estados. A programação e estatísticas em tempo real estão disponíveis no aplicativo da SNTC, disponível nos sistemas Android e iOS.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | 1 comentário

Vencedores do Concurso Internacional de Redação de Cartas são premiados em Brasília

Como parte das comemorações do Dia Mundial dos Correios, celebrado em 9 de outubro, os Correios realizaram nesta terça-feira (16), no Museu Correios, em Brasília, a premiação da fase nacional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Na ocasião, a vencedora Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de 15 anos, recebeu certificado, troféu e prêmio em dinheiro.

Com o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a estudante do primeiro ano do ensino médio de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal (RN), abordou a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. Sob o pseudônimo “A Flor de Mandacaru”, Clarice mistura protesto e poesia ao listar fatos históricos e estatísticos envolvendo a questão.

Também foram premiados os três primeiros colocados da etapa estadual de Brasília: Viviane dos Santos Fontoura, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Yasmim Silva Souza, do Centro Educacional 8 do Gama, e Hermínio Joaquim da Silva Junior, do Colégio Militar Dom Pedro II.

Durante a cerimônia, a atleta de saltos ornamentais Luana Lira fez a leitura da carta do diretor da União Postal Universal (UPU) sobre o Dia Mundial dos Correios, comemorado em 9 de outubro.

Brasil em destaque – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela UPU desde 1972, e realizado no Brasil pelos Correios, reforçando o papel da empresa como agente social do governo. “Os Correios não apenas transportam cartas e encomendas, mas também levam, de porta a porta, amor, esperanças, alegrias, numa ação que simboliza a cidadania no contexto universal”, disse o presidente da estatal, Carlos Fortner.

Dentre os concursos promovidos pela UPU, o de redação de cartas tem um significado especial, pois desperta nos estudantes o gosto pela leitura, pela redação e ainda, o interesse pelos serviços postais universais. O Brasil já venceu a fase internacional do concurso em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Brasileiros são destaque em torneios internacionais de tênis

O último fim de semana foi de conquistas importantes para o Brasil no tênis. No feriado (12), Gilbert Klier conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, na Argentina. E na madrugada deste domingo (14), a dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot conquistou o Masters 1000 de Xangai.

Atual número 12 do mundo, Gilbert Klier fez uma excelente campanha na competição: foram cinco jogos e quatro vitórias, três delas contra tenistas do top 10 do ranking mundial juvenil da ITF. O brasiliense de 18 anos venceu o ex-número 2 do mundo, o sérvio Marko Miladinovic, e o argentino atual número 2 do mundo, Sebastian Baez. Klier era o único representante brasileiro na edição 2018 dos Jogos da Juventude e garantiu  a terceira medalha olímpica do tênis nacional. Na edição passada, em Nanjing 2014, o gaúcho Orlando Luz foi medalhista de prata em simples e ouro nas duplas, em parceria com o paulista Marcelo Zormann.

Já o mineiro Marcelo Melo foi campeão do torneio pela terceira vez e agora soma 32 títulos de ATP na carreira, sendo nove Masters 1000, dos quais quatro ao lado de Kubot. Juntos chegam ao 12º título como parceiros e o quarto na temporada 2018 – segundo na China, onde venceram na semana passada o ATP 500 de Beijing. Agora, a partir do próximo dia 22, estarão na Áustria, para o ATP 500 de Viena.

Com o resultado, Melo e Kubot subirão para o terceiro lugar no ranking que define as oito melhores parcerias para a disputa do ATP Finals, com 5.070 pontos. No ranking mundial individual de duplas, sobem uma posição e passam a dividir o quarto lugar, com 6.600 pontos.

Publicado em Patrocínios | 1 comentário