Micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais usarão certificação digital

A partir de julho de 2018, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIS) terão, obrigatoriamente, que usar uma certificação digital para realizar atividades como emissão de nota fiscal eletrônica e cadastros e consultas no e-Social, entre outras.

A certificação digital veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet. E este recurso não é privilégio de grandes corporações, mas também de pessoas físicas.

Com um certificado digital é possível assinar contratos e documentos digitalmente e sem necessidade de reconhecimento de firma; efetuar declarações; cadastros e consultas das obrigações com o governo, como imposto de renda de pessoa física e de pessoa jurídica e e-Social. Tudo isso resolvido pela internet, sem deslocamento, com economia de tempo e dinheiro.

Para solicitar a certificação digital pessoal ou para empresa, é só acessar o site dos Correios. Bastar agendar o atendimento em uma das agências credenciadas e comparecer com a documentação necessária.

Como fazer a certificação digital nos Correios 

1ª etapa (on-line):

O cliente deve acessar o portal dos Correios e solicitar o certificado digital, conforme a necessidade.

2ª etapa (agência Correios):

– Verificar e escolher a agência credenciada para atendimento;

– Ligar, agendar e comparecer na agência escolhida com os documentos necessários, conforme o tipo de certificado digital.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Museu Correios recebe exposição de pintura de Kazuaki Tanahashi

A partir desta terça-feira (19), Brasília recebe a exposição inédita “Um Pincel”, que traz as obras mais recentes do artista plástico Kazuaki Tanahashi. A mostra será exposta do Museu Correios até 22/8, com entrada franca. A abertura hoje, às 19h, contará com a presença do artista, pintando ao vivo.

Nascido no Japão em 1933, Tanahashi é também tradutor, ativista e erudito Zen Budista. Mestre caligrafista e artista treinado por Kodo Fukada no Japão, ensina e faz exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter criado o gênero da pintura em um único traço e os Círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto amplo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen.

Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.

Serviço

Exposição Um Pincel, de Kazuaki Tanahashi
Data: 19/7 a 22/8
Local: Museu Correios (SCS quadra 4 bl. A)
Horário: de terça a sexta-feira (10h às 19h); sábados, domingos e feriados (14h às 18h)
Pintura ao vivo dia 19/6, às 19h
Entrada Franca

Publicado em Agenda cultural | Com a tag | Deixar um comentário

Correios e governo do RN fazem parceria para emissão de RG

 

Os Correios e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) assinaram, nessa segunda-feira (18), termo de cooperação para o desenvolvimento de projeto-piloto para a emissão de carteira de identidade nas agências do Estado.

“Nenhuma outra empresa tem a nossa capilaridade. Estamos presentes em todos os 5.570 municípios do país. Usar as agências dos Correios como balcão de atendimento, tanto dos governos estaduais quanto do federal, democratizará o acesso da população a serviços públicos básicos, como, por exemplo, emissão de documentos”, destacou o presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, na cerimônia que marcou a assinatura do acordo.

De acordo com o diretor geral do ITEP, Marcos Brandão, o órgão conta atualmente com cerca de 20 postos no Estado para o atendimento à população. “A parceria com os Correios permitirá aumentar os canais de atendimento, diminuindo, assim, as filas para a obtenção do documento tanto em primeira quanto em segunda via”, ressaltou.

“Há uma demanda reprimida para emissão de carteiras de identidade no Estado e nós resolveremos esse problema com o apoio dos Correios”, afirmou o governador do RN, Robinson Faria, durante a solenidade.

O serviço consiste na obtenção dos dados necessários à emissão do RG e envolve digitalização de documentos, captura de imagem, coleta de impressões digitais e assinatura, além da integração do sistema dos Correios ao do ITEP.

A previsão é de que o piloto, que durará 60 dias, tenha início na primeira quinzena de julho, na agência central de Natal, no bairro da Ribeira. Com base na expertise obtida com esse piloto, os Correios pretendem expandir a solução para outros municípios do Rio Grande do Norte e também para outros Estados brasileiros.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios renova contrato do Leve Leite com Prefeitura de São Paulo

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios lança selo e carimbo em comemoração aos 210 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Correios lançaram, na última quarta-feira (13), selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos aos 210 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O lançamento fez parte da programação do evento de comemoração realizado no jardim, que contou com a presença de funcionários da instituição e de autoridades de diversos órgãos.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, Sergio Besserman Viana, participaram das obliterações do selo, que foram conduzidas pelo representante dos Correios, Leonardo Garcia. Também estava presente na solenidade, o deputado federal José Sarney Filho.

As comemorações ainda foram marcadas pelos lançamentos da medalha comemorativa lançada pela Casa da Moeda e do aplicativo “Jardim Digital” – disponível para os sistemas iOS e Android – que traz informações sobre trilhas, plantas, animais e monumentos e um mapa com a localização dos principais atrativos e pontos de interesse.

Sobre o selo – A imagem do selo personalizado escolhida foi a da vitória-régia, espécie que, assim como as palmeiras-imperiais, é uma das principais atrações do JBRJ. A arte do selo foi criada pela designer Denise Silveira a partir da fotografia de Alexandre Machado, ambos servidores do jardim. Já a arte do carimbo comemorativo é do designer Márcio Rocha, dos Correios. O selo está à venda na loja da Associação de Amigos do Jardim Botânico.

Publicado em Filatelia | Com a tag , | Deixar um comentário

Correios firma parceria com Funap-DF no projeto EcoPostal

Os Correios e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) assinaram hoje (13), em Brasília, termo de doação de objetos do projeto EcoPostal. Dez mil peças, somando aproximadamente oito toneladas – entre camisas, bolsas e malotes de carteiro – serão doados à fundação.

O superintendente dos Correios de Brasília, Rogério Curado, destacou o papel essencial desse projeto. “Isso não nasceu hoje, já vínhamos trabalhando para colocar essa ação em prática. Somando valores e um pouco de cada um, a gente pode fazer mais, fazer alguma diferença para a sociedade.

Dilma de Fátima Imai, diretora da Funap-DF, enfatizou o aspecto da reintegração social do trabalhador preso. “Na formação profissional deles, é um viés muito importante para a porta de saída. Trabalhar, fazer com que dentro do regime fechado eles possam aprender uma profissão, para que quando voltem para a sociedade, eles tenham como trabalhar e gerar renda, não só para si mesmos, mas para a família”.

“É gratificante poder fazer essa união entre a Funap e os Correios. Nós temos a preocupação de poder dar uma nova oportunidade de vida para essas pessoas, de redescobrir os talentos de muitos que, às vezes, estão adormecidos por conta de fatores sociais – jovens que se envolveram com drogas, com crimes, mas que muitas vezes querem uma oportunidade”, ressaltou o deputado distrital Cristiano Araújo, que também marcou presença na cerimônia de assinatura.

O EcoPostal – Desde 2003, esse projeto dos Correios promove o tratamento adequado às bolsas, malotes e uniformes sem condições de uso, reaproveitando-os para confecção de diversos objetos como sandálias, mochilas, roupas infantis etc. Além de evitar o impacto ambiental e economizar recursos financeiros, o EcoPostal gera emprego e renda às famílias carentes, acolhidas por entidades sem fins lucrativos.

A ação atende ainda aos seis objetivos listados pela organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza; emprego digno e crescimento econômico; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; e vida sobre a terra.

Funap-DF A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal, instituída há 30 anos, é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP/DF) e tem como missão contribuir para a inclusão e a reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Para tanto, a fundação desenvolve programas voltados à capacitação profissional dos apenados, à promoção de oportunidades de trabalho mediante convênios com empresas públicas e privadas, a projetos que fomentem a elevação da escolaridade, bem como a prestação de apoio social às famílias dos apenados.

Com os objetos doados pelos Correios por meio do projeto EcoPostal a fundação mostra que é possível o total reaproveitamento do material que estava em desuso – ação que reforça a importância da promoção de iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Publicado em Institucional, Responsabilidade Socioambiental | Com a tag , | Deixar um comentário

Torcida brasileira já pode adquirir o selo da Copa da Rússia

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Selos oficiais da Copa da Rússia 2018 são lançados em Belo Horizonte

Na capital mineira, a Copa do Mundo começou cinco dias antes da abertura oficial. No último sábado (9), parte do bairro Santa Efigênia foi colorida de branco, azul e vermelho. Mais de três mil pessoas celebraram a chegada da Copa da Rússia 2018 na 1ª Festa Russa de BH – Po Russki, realizada pelo consulado na cidade. O embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, recebeu no evento o presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, e o superintendente dos Correios em Minas Gerais, Juarez Pinheiro. Na abertura da festa, foram lançados os selos oficiais da Copa 2018 e o selo personalizado do evento. A competição começa na próxima quinta-feira (14), em Moscou.

A festa trouxe para a capital de Minas Gerais um pouco dessa cultura um tanto distante os brasileiros, com comidas típicas, apresentações musicais e de balé.

O presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, destacou que a presença da empresa no evento, com o lançamento dos selos, é uma forma de aproveitar a alegria que a Copa proporciona, mas também de mostrar o movimento de resgate dos Correios, com iniciativas rumo à sustentabilidade e resultados concretos já despontando nesse sentido. “Estamos falando de Copa e o nosso jogo aqui é transformar uma estatal com comportamento de monopólio, passando agora para uma empresa que tem que brigar no mercado concorrencial”. Ele elogiou o esforço dos cerca de 107 mil empregados que estão à frente dessa mudança.

Para o anfitrião da festa, o embaixador Sergey Akopov, a Copa leva para todos os cantos do planeta uma mensagem de amizade e de cooperação. Já a cônsul honorária da Rússia, Carolina Enham, disse estar bastante feliz com a realização da primeira festa temática em Belo Horizonte, no ano em que a Rússia sedia a Copa do Mundo, também pela primeira vez. “É uma forma de apresentar aos brasileiros e, especialmente aos mineiros, o quanto de grandiosidade temos na nossa cultura, na música, na literatura. Que a nossa festa, assim como a Copa, seja o início de uma amizade ainda mais intensa do que já tem sido entre os russos e os brasileiros”.

Selos da Copa 2018

Com tiragem de 540 mil unidades, a arte do selo foi criada por Daniel Effi. A peça é composta por dois selos em um único bloco. O selo da esquerda traz a imagem de um jogador que acabou de dar um chute. A bola oficial, com os grafismos de identidade da Fifa, aparece voando alto no selo ao lado. Cinco estrelas verdes e amarelas representam os cinco campeonatos do Brasil. Há ainda a presença de elementos que caracterizam a Rússia, como as letras “RU”, a matrioska (bonequinhas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras) e a nave que representa a conquista espacial pelo povo russo. 

Os selos estarão disponíveis a partir de 14/6, nas agências dos Correios e na loja virtual.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Jogos Universitários Brasileiros reúnem atletas de 16 estados em Vitória

Até domingo (10), a cidade de Vitória, no Espírito Santo, recebe os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). São cerca de 170 atletas de 16 estados disputando partidas de badminton, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo e xadrez.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Universitária de Esportes Capixaba (FUEC). 

Além do Espírito Santo, participam atletas do Amapá, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Distrito Federal. As disputas são realizadas no no complexo da Sesport e na Academia N Tênis, com entrada gratuita, e seguem até sábado (9), com as finais e a premiação.

As disputas de xadrez serão realizadas como uma seletiva para o World University Championship,que será realizado no Brasil, em Sergipe, entre 12 e 18 de setembro. Já as competições de tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo são seletivas para as vagas na primeira edição do Pan-Americano Universitário, que será realizado de 19 a 29 de julho, em São Paulo.

As modalidades de tênis de mesa e badminton serão transmitidas pelo Facebook da CBDU (@CBDU.brasil).

 

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | Deixar um comentário

Aplicativo de pré-atendimento agiliza postagem de encomenda nacional

Os Correios lançaram nesta quarta-feira (6) o aplicativo de pré-atendimento, ferramenta para facilitar a vida do cliente. Inicialmente, o app permite a pré-postagem de encomenda nacional. Para o próximo semestre, está prevista a inclusão de outras funcionalidades.

Disponível na Play Store para os aparelhos Android (versão 6 ou superior), o aplicativo também poderá ser baixado nos aparelhos com sistema IOS a partir de julho.

Com o aplicativo, o cliente pode preencher os dados necessários para o envio de sua encomenda, saber preços e prazos, realizar a pré-postagem e até imprimir o rótulo de endereçamento e a declaração de conteúdo. Com o código gerado, o prazo é de até três dias úteis para finalizar a postagem em qualquer agência dos Correios.

Veja como funciona:

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag | Deixar um comentário