Carta do presidente dos Correios ao jornal O Globo

A fim de informar corretamente a sociedade brasileira, tornamos pública a carta enviada pelo presidente dos Correios e ex-presidente da Petros (2003/2010), Wagner Pinheiro de Oliveira, ao jornal O Globo com esclarecimentos sobre a matéria publicada na sexta-feira (17):

“Com relação à matéria ‘A conta do aparelhamento’ (17/4), esclarecemos que nossa gestão conquistou uma rentabilidade acumulada de 274% nos oito anos em que estivemos à frente da Petros. Isso representou uma rentabilidade de 48% acima da meta atuarial (IPCA + 6% ao ano) que foi de 153% no período. Foi construído um novo modelo de previdência complementar para a Petros, o PP2, plano com maior sustentabilidade e que teve adesão geral dos trabalhadores da Petrobras. Nossa gestão tomou todas as decisões conforme determina a legislação e implementou ações para aprimorar os mecanismos de controle e de gestão da Petros. Quanto ao Postalis, os Correios tomaram as medidas que cabiam à empresa como patrocinadora assim que houve identificação do déficit técnico do plano BD Saldado: indicaram novo diretor para a área de investimentos e têm realizado reuniões periódicas com a direção do Postalis, para acompanhar o plano de ação de solução de déficit. Grande parte desse déficit decorre de investimentos realizados até 2011, à revelia do Postalis, por administradores contratados. O instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento.”

O Postalis também enviou esclarecimentos ao jornal. Todas as explicações a respeito do equacionamento do déficit técnico do plano BD Saldado vêm sendo fornecidas pelos Correios e podem ser conferidas nos seguintes links: http://blog.correios.com.br/correios/?p=13419http://blog.correios.com.br/correios/?p=13353 e http://blog.correios.com.br/correios/?p=13345.

Publicado em Correios na midia | Com a tag , | Deixar um comentário

Esclarecimento sobre matérias do grupo Estado

Com relação às matérias divulgadas por veículos do grupo Estado (jornal O Estado de S.Paulo, site Estadao.com e Agência Estado) nos dias 15 e 16 de abril, os Correios esclarecem que não houve uso irregular da empresa na campanha eleitoral. Essa informação foi prestada ao jornal, por meio de carta enviada pela assessoria de imprensa dos Correios e não divulgada pelo grupo Estado.

Os Correios repudiam as falsas acusações publicadas em veículos do grupo e reafirmam que, conforme já esclarecido em diversas ocasiões, todas as ações da empresa durante o processo eleitoral de 2014 restringiram-se à prestação de serviços, sempre mediante pagamento.

A empresa também está comprovando a legalidade de seus atos na Justiça.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são homenageados em emissão especial

Os Correios colocam em circulação, nesta quinta-feira (16), a emissão filatélica especial “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – Brasil 2015”, em homenagem ao maior evento desportivo-cultural indígena das Américas. Em sua 13ª edição, o evento reunirá, em setembro deste ano, 23 etnias brasileiras e delegações de 22 países, na cidade de Palmas (TO).

O selo traz a marca dos jogos: uma faixa com três cores, larga e entrelaçada, representando as três famílias linguísticas-base dos povos indígenas brasileiros – Tupi, Macro-Jê e Aruak. Estilizada com grafismos tradicionais, a marca faz referência à ação integradora que une os povos participantes do evento. A arte é de Carlos Terena, que utilizou a técnica de computação gráfica e a tiragem é de 600 mil selos, que serão comercializados a R$ 1,40 cada.

As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Sobre os Jogos – A competição esportiva foi criada em 1996 por uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. O primeiro evento foi realizado em Goiânia/GO. No total, já foram reunidos mais de 150 povos indígenas brasileiros na competição, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani, além de delegações estrangeiras indígenas vindas do Canadá e da Guiana Francesa.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em tradicionais demonstrativos e nativos de integração. A outra parcela do encontro  é formada por esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas. Paralelamente às atividades esportivas, serão realizadas atividades culturais lideradas por povos indígenas, que celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Estado do Tocantins e do mundo.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Época Negócios aponta Correios como melhor empresa do Brasil na categoria Serviços

Os Correios foram eleitos, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor empresa do Brasil na Categoria Serviços, de acordo com ranking divulgado na edição deste mês da Revista Época Negócios. Cada marca participante foi avaliada em nove dimensões: Qualidade dos Produtos ou Serviços, Confiança ou Ética, Compromisso Social e Ambiental, Postura Inovadora, Admiração, História e Evolução da Empresa, Propósito para Existir, Reconhecimento pela Mídia e Popularidade.

A revista destaca o processo de modernização da empresa e o lançamento de sua nova marca, símbolo da revitalização pela qual a estatal vem passando desde 2011, quando foi aprovada a Lei 12.490, liberando os Correios a ampliarem seu mercado de atuação.

Além de permitir que a estatal ganhe competitividade ingressando em outras áreas, como a de serviços financeiros, a norma possibilita que os Correios tenham participação em outras empresas — o que permitiu, por exemplo, a proposta de aquisição acionária minoritária em uma empresa de transporte aéreo de carga, que está atualmente em análise por órgãos externos.

A revista ressalta ainda a boa receptividade da nova marca pela sociedade, ao divulgar pesquisa de satisfação realizada pela estatal com 14 mil pessoas. Entre elas, 71 % consideram que a nova marca dos Correios expressa a ideia de evolução da empresa.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Correios participa de Conferência Estratégica Mundial da União Postal Universal

Os Correios participam da Conferência Estratégica Mundial da União Postal Universal (UPU), evento realizado na segunda-feira (13) e na terça-feira (14) em Genebra, na Suíça, com representantes de operadores postais de 192 países.

No painel sobre comércio eletrônico, que ocorreu na segunda-feira, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, realizou apresentação sobre o tema ao lado de presidentes de outros correios. Pinheiro destacou a capilaridade como diferencial da empresa, presente em todos os municípios brasileiros. Também foram ressaltados os investimentos feitos nos últimos anos para ampliação da capacidade operacional e suporte à diversificação das atividades, mudanças trazidas após a aprovação da Lei 12.490/11, quando os Correios tiveram autorização para atuar em novos segmentos de negócio e adotaram um novo posicionamento estratégico, que prevê a adequação dos serviços oferecidos às necessidades atuais da sociedade e aos crescentes desafios futuros.

Durante a conferência, o dirigente também se reuniu com representantes da UPU e da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep); além de operadores postais de países como Canadá e França. O presidente do grupo La Poste (França), Philippe Wahl, elogiou a Agência Conceito de Brasília, que conheceu recentemente, em visita ao Brasil. Os dirigentes falaram sobre as experiências e expectativas dos dois correios quanto aos terminais automatizados para postagem e entrega de encomendas, em teste no Brasil e de recente implantação na França.

Comércio eletrônico — Atualmente, os Correios são parceiros de nove entre cada 10 sites de comércio eletrônico no Brasil. A estatal possui mais de 40% de participação no mercado de comércio eletrônico nacional, atendendo a mais de 70 mil lojas online – em um mercado que, no Brasil, é de livre concorrência. Para facilitar a vida do cliente, a empresa oferece serviços como correção de endereço e agendamento e suspensão de entrega, por exemplo. O uso de smartphones por carteiros também é um diferencial, pois permite a atualização simultânea de informações sobre o rastreio de objetos.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Inaugurado Complexo Operacional dos Correios em Cascavel

Os Correios inauguraram, nesta sexta-feira (10), o Complexo Operacional e Administrativo de Cascavel (PR), em evento que contou com a presença da vice-presidenta de Clientes e Operações dos Correios, Glória Guimarães.

A nova unidade – que possui 4,6 mil metros quadrados e passou por obras de reforma, recuperação e ampliação – abrigará as estruturas dos Centros de Entrega de Encomendas (CEE) e de Distribuição Domiciliária (CDD), da Agência Tarobá, além das gerências operacionais e administrativas dos Correios na região.

Seguindo o plano estratégico de longo prazo da estatal, que propõe uma gestão ambientalmente sustentável, o Complexo Operacional e Administrativo de Cascavel recebeu melhorias como a implementação de um sistema de monitoramento e controle de energia elétrica, maior aproveitamento da iluminação e ventilação natural, utilização de luminárias com mais eficiência energética, instalação de ar-condicionado sem emissão de gases nocivos e de mobiliário ergonômico.

Investimento – Os Correios vêm investindo fortemente em infraestrutura, de modo a oferecer uma prestação de serviço cada vez mais eficiente à população brasileira. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 1,7 bilhão na modernização e expansão de unidades e na aquisição de equipamentos, computadores e veículos, além de ter realizado a contratação de mais de 20 mil novos trabalhadores por meio de concurso público.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | 1 comentário

Arquitetura e história de Brasília ganham destaque em exposição

A evolução histórica, social e urbana da capital federal do Brasil documentada a partir de painéis feitos a bico de pena e cartum. Esse é o foco da exposição “Brasília através dos tempos”, que começa a ser exibida ao público a partir desta sexta-feira (10), no Museu dos Correios, em Brasília (DF).

Mais do que destacar a arquitetura marcante, a mostra – de autoria do artista maranhense Terciano Torres – revela a evolução da capital e valoriza a maneira de viver a cidade, retratando em seus 26 painéis o período que vai de 1957, ano em que foi realizada a primeira missa de Brasília, a 2014.

O projeto também conta com um mapa gigante em formato de tapete, aplicado no chão para expor em detalhes todo o universo geográfico, paisagístico, histórico e humano de Brasília. A intervenção cumpre ainda a função lúdica de “minimizar” a cidade para que os visitantes possam ter noção dela como um todo.

“Brasília através dos tempos” pode ser conferida gratuitamente até 7 de junho, de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábados e domingos, das 12h às 18h. O Museu Nacional dos Correios fica no SCS quadra 4, 256 – Asa Sul, Brasília.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Parceria entre Correios e cooperativas une descarte responsável e inclusão social

Uma parceria entre os Correios e cooperativas de catadores de material reciclável está unindo as vertentes da sustentabilidade social, ambiental e financeira. Trata-se da doação de aproximadamente 335 toneladas de papel referentes a 111 mil caixas com balancetes de agência antigos, dos anos de 1989 a 1992 e de 1995 a 2000. Com a destinação de todo esse material à reciclagem, os Correios ajudaram a salvar 6,7 mil árvores e a economizar 33 milhões de litros de água.

Entre os Estados que contribuíram com a iniciativa, destaque para o volume de caixas doado por São Paulo (30,5 mil), Minas Gerais (22,6 mil), Paraná (10,2 mil), Rio de Janeiro (7,6 mil) e Santa Catarina (7,1 mil). O descarte responsável desses papeis gerou um espaço equivalente a 15,6 km lineares ou 3.102 estantes nos arquivos gerais dos Correios.

Inclusão Social – Em vez de serem incinerados – prática que traz prejuízos ao meio ambiente –, os documentos doados são fragmentados e reciclados, aliando a preservação de recursos naturais à geração de renda para famílias em estado de vulnerabilidade social. Em Porto Alegre, por exemplo, as cooperativas chegam a receber até R$ 0,44 pelo quilo do papel branco, item com o segundo maior valor de venda no processo de reciclagem, atrás apenas do alumínio.

As entidades parceiras são selecionadas pelos Correios por meio de chamamentos públicos estaduais, que seguem as regras estipuladas no decreto 5.940/2006 – que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. Além desta iniciativa, a estatal possui outras ações ambientais, agrupadas em três frentes: Redução e/ou compensação das emissões de gás carbônico; Gestão de Resíduos Sólidos; e Preservação dos Recursos Naturais Renováveis. Conheça aqui detalhes sobre as ações desenvolvidas e seus resultados.

Publicado em Responsabilidade Socioambiental | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Iniciativas dos Correios são premiadas entre as mais inovadoras do País

 

Duas iniciativas dos Correios foram agraciadas durante cerimônia de premiação das dez vencedoras do 19º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, em Brasília (DF), na terça-feira (7). Promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o concurso contou com 136 propostas inscritas, conferindo o sexto lugar para a estatal com a iniciativa “Inovação na Prospecção de Clientes”, além da nona posição com o “Serviço de Logística Reversa em Agência dos Correios”.

O “Sistema de Prospecção Inteligente” é uma ferramenta criada em 2012 com o objetivo de mapear e prospectar clientes na área de atuação da Diretoria Regional de São Paulo Interior. Por meio da iniciativa, passou a ser possível identificar clientes potenciais por segmento de negócios da empresa, por segmento de mercado (bancos, órgãos públicos, confecções, etc) e por critério geográfico (Diretoria Regional, Região de Vendas, Região de Mercado ou Município).  

Já a “Logística Reversa em Agência dos Correios” consiste na utilização de e-tickets na devolução de mercadorias adquiridas pela internet. Por meio dela, caso o consumidor não queira ficar com o produto adquirido por alguma razão, basta comunicar o fato ao vendedor, receber a autorização de postagem e se dirigir a qualquer agência dos Correios levando a mercadoria. A devolução será feita sem custo para o comprador e com total controle do processo pelo vendedor.

Representando os Correios na premiação, o vice-presidente de Logística e Encomendas, José Furian Filho, destacou a importância de investir no processo de inovação. “A conquista desses dois prêmios demonstra a capacidade dos Correios investirem em processos inovadores, apresentando propostas que atendem às necessidades do mercado. Temos muitas outras ações que poderiam ser apresentadas neste sentido, pois entendemos que estimular o processo de inovação é fundamental para manter a empresa viva”, afirmou. Além de Furian, os representantes das equipes envolvidas nas duas iniciativas também estiveram presentes à cerimônia. 

Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , , , | 2 comentários

Soluções postais são apresentadas em encontro de municípios

Os Correios participam do III Encontro de Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), que começa nesta terça-feira (7) e segue até o dia 9 de abril. Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, o evento tem como pauta a construção coletiva de uma agenda com proposições que visem fortalecer as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais como elemento estratégico para o desenvolvimento local sustentável e a erradicação da miséria.

Patrocinador oficial do evento – que se configura como um dos mais importantes para a política de relacionamento com o segmento Governo – os Correios realizarão uma palestra sobre “Soluções logísticas customizadas para melhoria dos processos no município”, além de apresentar um caso de sucesso fruto da parceria entre a estatal e a Secretaria de Educação de Belo Horizonte (MG).

O III Encontro de Municípios para o Desenvolvimento Sustentável pretende reunir mais de cinco mil prefeitos, gestores públicos, secretários e dirigentes municipais, além de pesquisadores, estudantes e representantes do governo federal.

Feira – Fóruns, palestras, arena de diálogos, salas temáticas, espaços para reuniões e para premiações de experiências em gestão pública municipal integram a programação do III Encontro de Municípios para o Desenvolvimento Sustentável. Para esta edição, uma das novidades é a feira de serviços voltada aos administradores públicos: a Expo Cidades. O espaço vai reunir empresas públicas e privadas que vão divulgar soluções voltadas à melhoria da gestão municipal.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário