Selo homenageia 100 anos da Aviação Naval Brasileira

Os Correios lançaram, nesta sexta-feira (26), uma emissão comemorativa ao Centenário da Aviação Naval Brasileira, em solenidade realizada no complexo aeronaval de São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Participaram do lançamento civis e militares, entre eles o ministro da Defesa, Raul Jungmann; o comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira; e o ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira.

O diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Everton Machado, representou o presidente dos Correios, Guilherme Campos, e conduziu as obliterações, ressaltando “a filatelia, que hoje cumpre, mais uma vez, seu importante papel de disseminar acontecimentos que propagam a memória histórica brasileira”.

Em seu discurso, o ministro da Defesa exaltou a evolução da aviação naval brasileira e seus feitos ao longo dos últimos 100 anos, além de reconhecer a importância da homenagem. “A Marinha é uma síntese das melhores tradições e do impulso pela inovação e modernização, mas a Marinha do futuro precisa sempre lembrar e honrar o seu passado. Os cem anos da aviação naval brasileira estarão eternamente gravados nos símbolos que compõem a medalha e o selo comemorativo do centenário lançados hoje”, afirmou Raul Jungmann.

Sobre os selos - A arte foi criada pela própria Marinha, que utilizou, em primeiro plano, o emblemático e dourado número 100, acompanhado de ramos de louro ao redor da data. Acima da data do centenário da escola, está representado o Hidroplano Curtiss modelo F 1906, primeiro avião adquirido pela Aviação Naval do Brasil, e a aeronave AF-1 Skyhawk, do Esquadrão VF-1.

Na parte inferior do selo, encontra-se a asa dourada, símbolo usado pelos militares dedicados à Aviação Naval. O selo reflete a importância e a versatilidade desta centenária instituição brasileira e traz em destaque o slogan “no ar, os homens do mar”.

Com valor correspondente ao primeiro porte da carta comercial, o selo pode ser adquirido nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Família Grael é tema de exposição no Espaço Cultural Correios Niterói

Está em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói a exposição “Grael – Amor pelo mar, que apresenta a trajetória da família Schmidt Grael, o desenvolvimento da vela no Brasil e as conquistas olímpicas e mundiais na modalidade.

Além de textos, imagens, premiações e objetos pessoais, a mostra destaca os irmãos Torben e Lars, nomes icônicos da vela brasileira. Torben Grael é o maior medalhista olímpico do Brasil, com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de dezenas de títulos mundiais, sul-americanos e brasileiros.

Interativa, a exposição disponibiliza um óculos que produz imagens virtuais, por meio do qual o público pode ter a sensação de navegar pela Baía de Guanabara e receber uma medalha em um pódio, cuja foto é enviada para o e-mail do visitante.

Formando talentos - Durante a visita também é possível conhecer o “Projeto Grael” – que tem a participação de crianças e jovens da rede pública, e realiza aulas de esportes náuticos e cursos profissionalizantes – além de conferir vídeos com depoimentos de grandes atletas, como Robert Scheidt, Gustavo Kuerten e Gustavo Borges.

“Grael – Amor pelo Mar” pode ser visitada gratuitamente até o dia 24 de setembro, de segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados). O Espaço Cultural Correios Niterói está localizado no Palácio dos Correios (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro).

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Correios investe em automação para triplicar capacidade de triagem

Para atender à crescente demanda por encomendas, principalmente vinda do comércio eletrônico, os Correios pretendem implantar 20 novos sistemas automatizados de triagem, até 2020, o que deverá triplicar a atual capacidade operacional da empresa. A instalação de duas máquinas já foi iniciada, em julho, no Centro de Tratamento de Encomendas Cajamar/SP.

Com a conclusão do projeto, os Correios passarão a contar com 29 sistemas de triagem automatizada de encomendas instalados nas principais cidades do país, o que corresponderá a uma capacidade de processamento total em torno de 330 mil objetos/hora.

Além disso, os atuais nove centros automatizados da empresa terão suas máquinas submetidas à atualização tecnológica e, alguns deles, também receberão novas máquinas para triagem de pequenos pacotes. No Centro de Tratamento de Encomendas em Porto Alegre (RS), a atualização tecnológica da máquina de triagem começou em janeiro deste ano e encontra-se em fase de finalização.

Para o chefe do Departamento de Marketing da Vice-Presidência de Encomendas dos Correios, Alex Nascimento, o processo de automação atende às demandas do mercado e se alinha aos objetivos estratégicos da empresa. “Essa modernização representa agilidade e assertividade no tratamento e envio das encomendas, dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos clientes e pela sociedade”, afirma.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Brasileiros elegem Correios como instituição de maior confiança

Pelo 14º ano consecutivo, os Correios foram eleitos a instituição mais confiável do Brasil. O “Prêmio Marcas de Confiança 2016″, concedido pela revista Seleções, também apontou os Correios como a segunda marca mais confiável dos brasileiros.

O estudo, realizado pelo Datafolha, apontou a estatal como líder do ranking na categoria Instituições, com 73% dos votos.

Com 15 anos de existência, a pesquisa apurou 36 categorias de produtos e serviços. Foram coletados dados via web com 1.588 pessoas entre os meses de maio e junho de 2016.

“O reconhecimento da população é nosso maior prêmio. Nossa missão é fazer jus a esta reputação e trabalhar para que nunca a percamos”, afirmou Guilherme Campos, presidente dos Correios.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Áudio: Pesquisa aponta Correios como instituição de maior confiança do brasileiro

Pelo 14º ano consecutivo, os Correios são indicados como empresa mais confiável

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Logística dos Correios contribui para sucesso dos Jogos Olímpicos

O sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 passou pela logística dos Correios, que armazenou, movimentou e entregou milhares de equipamentos esportivos, de tecnologia e de mobília pelos palcos onde 11 mil atletas de 206 países disputaram o ouro, a prata e o bronze em 42 modalidades.

A operação do Time Correios também foi responsável pelo transporte das 2.102 medalhas, das 36 mil bagagens das delegações e das amostras do exame antidoping das arenas até o laboratório oficial. A empresa ainda realizou a montagem do mobiliário da vila dos atletas e dos centros de imprensa e coordena a guarda e a entrega de documentos e objetos perdidos. Antes mesmo do início dos Jogos, os Correios tinham sido responsáveis pela entrega dos ingressos e pelo transporte da Tocha Olímpica pelo País. Todo empenho foi reconhecido. A logística dos Jogos recebeu menção honrosa do Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma das melhores da história.

“Fomos operador nota 10, medalha de ouro. Nossa logística para os Jogos foi padrão de escala mundial”, afirma o presidente dos Correios, Guilherme Campos. O planejamento estratégico da estatal para o maior evento esportivo do mundo começou há três anos. No auge da megaoperação, mais de 2 mil empregados estiveram envolvidos.

Operação Paralímpica — Nesta segunda-feira (22), quando milhares de atletas e turistas deixarão o Rio de Janeiro, o Time Correios estará a todo vapor novamente. É o início da fase de transição entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que começam dia 7 de setembro. Ainda que as arenas sejam as mesmas, há muitos itens específicos das modalidades paralímpicas. Para isto, os Correios realizarão intensa movimentação de carga entre o Parque Olímpico e os seus Centros Logísticos localizados na Barra da Tijuca e em Duque de Caxias, que totalizam 100 mil m² de área, o equivalente a 12 campos de futebol. Para a operação, os Correios contam com 170 caminhões e 2 mil equipamentos de movimentação, entre paleteiras, empilhadeiras, tratores e guindastes.

Legado do conhecimento — Segundo o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, ainda que tenhamos os Jogos Paralímpicos pela frente, já se pode falar no que a empresa ganhou com a Olimpíada: “Temos tradição em realizar grandes operações, como o Enem, mas certamente a operação feita nos Jogos deixa um legado de conhecimento para a empresa e os empregados, nos credenciando a fazer qualquer operação logística no Brasil e no mundo”.

Apoio esportivo — Seja por meio das confederações, seja por meio dos atletas individualmente, o patrocínio dos Correios ao esporte é uma ação estratégica da empresa que já ultrapassa duas décadas. Os Correios vêm apoiando o esporte brasileiro na certeza de que este é um instrumento de inclusão social, de divulgação de bons exemplos e oportunidade de vinculação dos valores do esporte aos da empresa. Nestes Jogos, a estatal, 100% do Governo Federal, investiu na delegação brasileira formada por 465 atletas e no Plano Brasil Medalhas. Mesmo que não tenha cumprido a meta de ficar entre as dez melhores nações — ficamos em 13º, esta edição dos Jogos é a melhor colocação do Brasil na história dos Jogos Olímpicos, com 19 medalhas (sete de ouro, seis de prata e seis de bronze).

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios e Detran/MT firmam parceria para entrega de documentos

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) fechou contrato com os Correios para enviar o Certificado de Registro e o Licenciamento de Veículo (CRLV) às residências dos usuários.

O serviço online é mais uma ferramenta para facilitar a vida do cidadão, além de diminuir o fluxo de pessoas nos postos de atendimento. Para acessá-lo, o usuário deve acessar o site www.mt.gov.br ou baixar o aplicativo “MT Cidadão”, disponível em  http://www.mtcidadao.mt.gov.br.

Na sequência, basta selecionar a opção “emitir licenciamento anual”, preencher os campos solicitados, confirmar os dados do requerente e do veículo e selecionar a retirada “domiciliar”. Após o preenchimento e confirmação de todos os dados, será gerado o boleto e, logo que a compensação do pagamento for efetivada, o documento será enviado pelo DETRAN/MT.

Serviços ao cidadão – No Maranhão, o Detran também já havia firmado contrato com os Correios, em 2015, para envio de carta-alerta aos condutores com permissão ou Carteira Nacional de Habilitação com data de vencimento iminente.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | 1 comentário

Áudio: Correios aguarda a retirada de mais de 2.600 itens perdidos nos Jogos Rio 2016

Os itens ficam à disposição para retirada até o dia 21 de outubro

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Exposição destaca tour da tocha olímpica pelo Brasil

Resultado de uma parceria entre os Correios e o Governo Federal, a exposição “Um tour pelo Brasil” vem recebendo visitantes de diversas partes do mundo, desde o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A mostra teve origem no trabalho de jornalistas, produtores, publicitários, repórteres fotográficos e videomakers que viajaram durante mais de 80 dias para registrar a passagem da tocha pelo Brasil, traduzindo as diferentes belezas e culturas observadas ao longo de mais de 10 mil quilômetros percorridos.

Para garantir que todos possam vivenciar a experiência com autonomia, “Um tour pelo Brasil” é totalmente acessível e conta com rampa de acesso, piso tátil e texto em braile; para os visitantes com deficiência visual, há ainda recurso de áudio-descrição.

A exposição fica em cartaz até 18 de setembro e pode ser conferida gratuitamente na Casa Brasil, localizada no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

Horários de funcionamento:
- Olimpíadas: 04 a 21 de agosto: 10h às 20h
- Entre jogos: 22 de agosto a 06 de setembro: 14h às 20h
- Paraolimpíadas: 07 a 18 de setembro: 10h às 20h

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Correios aguarda retirada de 2.600 itens perdidos nos Jogos Rio 2016

Mais de 2.600 itens foram esquecidos nas arenas esportivas durante os 12 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Quem perdeu objetos e documentos pode contar com o serviço “Achados e Perdidos” dos Correios, disponível em agências centralizadoras do Rio de Janeiro e das cidades onde ocorreram as partidas de futebol – Manaus, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Documentos, celulares, chaves, carteiras e casacos estão entre os itens mais comuns encontrados nos locais.

Para saber se um documento ou objeto perdido foi encontrado nestas cidades, basta contatar o call center, pelo telefone 3004-2016. Essa consulta evita idas desnecessárias às agências e reduz o tempo de espera para retirada do item. O serviço nos balcões para cadastramento de itens será interrompido no dia 21 deste mês, retornando quando começarem os Jogos Paralímpicos, no dia 7 de setembro.

No caso de documentos perdidos, uma vez localizados na base de dados dos Correios, estes podem ser enviados a uma agência escolhida pelo cliente, onde o titular poderá ser identificado e o documento entregue. O serviço de remessa será cobrado antecipadamente do cliente.

Passaportes e documentos estrangeiros serão encaminhados ao CICCr – Centro Integrado de Comando e Controle da cidade onde foram localizados. As prefeituras dessas cidades ficarão responsáveis pelo contato com o consulado ou embaixada do país de origem desses documentos.

Como funciona – Os documentos e objetos perdidos pelo público são entregues no balcão de informação da instalação esportiva. Os objetos serão reunidos nas agências centralizadoras, onde ficarão disponíveis para busca pelos proprietários. O serviço de coleta de objetos funcionará durante os Jogos Rio 2016 e abrangerá apenas o que for encontrado dentro das instalações olímpicas.

Os documentos e objetos permanecerão sob a guarda dos Correios até 30 dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos. Depois desse prazo, os documentos não reclamados pelos proprietários serão devolvidos aos órgãos emissores e os objetos ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário