Arte e acessibilidade em Brasília

Até o dia 25 de maio o público pode conferir a exposição “Hércules Barsotti – Além do Olhar”, no Museu Nacional dos Correios, em Brasília/DF. A mostra reúne 30 serigrafias e mais 30 peças em material tátil da obra do artista paulistano.

Um dos diferenciais da exposição é dar maior acessibilidade aos deficientes visuais, possibilitando que a obra bidimensional seja apreciada por pessoas que não enxergam, mas o público em geral pode desfrutar da experiência tátil. O visitante é conduzido pela galeria por monitores treinados que orientam a tocar o material, a fim de perceber as obras. O catálogo da mostra também possui textos em Braille e imagens em relevo.

O Museu Nacional dos Correios fica no Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, n° 256, ed. Apolo, Asa Sul. A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 10 às 19h e sábados e domingos, das 12h às 18h.

Publicado em Patrocínios, Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Museu dos Correios é palco de homenagem a Mário Lago

Em cartaz no Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), a exposição “Eu Lago Sou – Mário Lago um homem do século XX” vem emocionando seus visitantes ao promover um passeio cronológico sobre o desenvolvimento do ator, compositor e cidadão carioca Mário Lago e sua interação com os principais fatos do seu tempo, década a década.

Organizada de modo que o público se sinta guiado pelo próprio artista, a mostra traz imagens superpostas por frases e versos autobiográficos, cartazes, cenas de novelas e peças teatrais, manuscritos, capas de livros e discos, além de cenários da boemia carioca e imagens que retratam amigos, família e troféus do artista.

Quem visitar a exposição também poderá ouvir trechos de programas de rádio das décadas de 40 e 50, bem como assistir a imagens da novela “Dancing Days” e das séries “O tempo e o Vento” e “Hilda Furacão”.

A exposição ”Eu Lago Sou – Mário Lago um homem do século XX” pode ser conferida gratuitamente até o dia 1º de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h. O Museu Nacional dos Correios está situado no Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, n° 256, ed. Apolo, Asa Sul.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | 1 comentário

Correios é a empresa de maior prestígio no setor de serviços

Pela sexta vez consecutiva, os Correios foram considerados a empresa de maior prestígio do País na categoria serviços. O resultado foi apontado no ranking “As 100 empresas de maior prestígio do Brasil”, da revista Época Negócios, com base em pesquisa do Grupo Troiano de Branding. No ranking geral os Correios estão em sétimo lugar, tendo subido nove posições em relação à pesquisa anterior. Entre as estatais, é a melhor colocada.

A pesquisa é baseada em tópicos como confiança, produtos e serviços de qualidade, história de evolução, compromissos sociais e ambientais, postura inovadora, claro propósito, reconhecimento pela mídia e popularidade. O estudo teve a participação de 13.910 internautas acima de 18 anos, de ambos os sexos, de todas as regiões e faixa de renda.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, credita o reconhecimento à dedicação dos mais de 125 mil trabalhadores dos Correios e às medidas implantadas para a revitalização da empresa a partir da proposta e sanção da Lei 12.490, em 2011, pela presidenta Dilma Rousseff. “Esse resultado positivo demonstra o empenho dos nossos trabalhadores no processo de modernização, que objetiva tornarmos nossos serviços cada vez mais adequados às necessidades atuais da sociedade brasileira e fortalecermos os Correios como empresa pública”, afirmou.

O dirigente lembrou que no ano passado a estatal avançou no processo de diversificação de suas atividades, formalizando parcerias para oferta de serviços postais eletrônicos, financeiros e de logística integrada, além de ter aumentado em 35% os investimentos em infraestrutura e elevado o índice de qualidade operacional a 93%, atingindo a meta proposta.

Publicado em Correios na midia, Institucional, Negócios e Mercado | Com a tag , , , | 5 comentários

Correios recebe certificação de qualidade na área financeira

Uma série de ações de melhoria adotadas pelos Correios em relação aos processos da Central de Operações Financeiras da empresa em Belo Horizonte culminou com a certificação ISO 9001: 2008, conferida pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), um dos 39 organismos de certificação de sistemas da qualidade acreditados pelo Inmetro. A certificação ISO 9001: 2008 foi entregue ao vice-presidente Econômico-Financeiro dos Correios, Luis Mário Lepka, em cerimônia realizada na capital mineira.

A certificação é válida por três anos e, de acordo com a APCER, deve-se ao desenvolvimento de ações como mapeamento dos processos com foco nos clientes; elaboração de instruções de trabalho para todos os processos; revisão dos indicadores e do sistema de acompanhamento; organização dos arquivos; treinamento dos colaboradores; aplicação das pesquisas de satisfação dos clientes internos; auditorias internas da qualidade, medições e análise crítica do sistema e auditoria de certificação aplicada por organismo certificador reconhecido pelo Inmetro.

Ao adotar estas atitudes, a Central de Operações Financeiras alcançou melhorias nos processos e serviços prestados, bem como garantiu maior aproximação com fornecedores e implantou planos de ações preventivos e corretivos para o aprimoramento da gestão.

Publicado em Institucional, Mudanças e inovações | Com a tag , , | 1 comentário

Região Norte ganha centro de logística integrada

Os Correios acabam de inaugurar mais um centro logístico, desta vez em Marabá (PA), município localizado a 555 km da capital Belém. Com quase três mil metros quadrados de área construída e dois mil metros de área para manobra, o Centro Logístico Grande Carajás receberá mais de 40% da carga postal destinada ao Estado para armazenagem, triagem e distribuição.

A instalação da nova estrutura na cidade – ponto de convergência de várias rodovias estaduais e federais, entre elas a Belém-Brasília e a Transamazônica –, beneficia toda a população das regiões sul, sudeste e centro-oeste paraense, estimada em mais 1,4 milhão de habitantes, com melhoria nos prazos de entrega de cartas e encomendas.

A iniciativa ainda colabora com o incremento dos negócios na região e proporciona maior segurança para a carga postal, além de descongestionar a estrutura operacional de Belém, até então única cidade a receber a carga postal de todo o Pará.

Em todo o Brasil, os Correios já contam com 50 centros de logística integrada, sendo oito situados em São Paulo, onde há unidades especializadas, tais como o centro de logística integrada Caixa Loterias  – que realiza operações de suprimentos das unidades das Loterias da Caixa Econômica Federal –, e os Centros Leve Leite, que operacionalizam a entrega porta a porta de quase duas toneladas de leite por mês, em 342 mil domicílios na capital paulista. Outras importantes operações realizadas em centros logísticos são a entrega de livros didáticos e medicamentos.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | 3 comentários

Concurso Internacional de Cartas divulga vencedores estaduais

Os Correios divulgaram a lista completa dos campeões estaduais do 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas. Disponível no site dos Correios, a relação de vencedores conta com 28 estudantes selecionados em cada Diretoria Regional da empresa — a serem premiados individualmente com um tablet —, bem como apresenta os segundos e terceiros colocados da seleção, que terão como prêmio uma câmera digital. Além dos prêmios individuais, as escolas dos primeiros lugares também receberão um computador cada.

O concurso, realizado no Brasil pelos Correios, é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU). Com o tema “Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida”, este ano a competição recebeu um total de 3.660 cartas escritas por estudantes de até 15 anos, de mais de 2 mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil.

Dentre os vencedores da etapa estadual, será selecionado o vencedor nacional — que representará o Brasil na fase internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça, pela UPU. A previsão de divulgação do resultado nacional é para o fim de abril.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Esclarecimento sobre matéria do Bom Dia Brasil

Em relação à matéria exibida nesta terça-feira (8) no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, os Correios esclarecem que realizam acompanhamento estatístico de incidências de extravios e roubos de objetos postais, dentre eles, as correspondências bancárias. O acompanhamento é feito nas principais unidades por meio de sistema de circuito fechado de TV e nas demais, com supervisão. Todas as unidades seguem política de controle de acesso que limita a circulação de pessoas estranhas.

A empresa também mantém parceria com a Polícia Federal e outros órgãos de segurança para prevenir crimes e fraudes. No Rio de Janeiro, a Polícia Federal trabalha inclusive dentro das dependências da sede da empresa, mantendo o Núcleo de Repressão a Crimes Postais. A estatal também criou um setor específico para monitoramento de riscos e planejamento de estratégias de segurança, em Brasília, que possui representação em todos os Estados e orienta ações para aprimorar a atuação nessa área.

Os Correios não foram notificados a respeito de qualquer investigação da Polícia Civil e estão à disposição para colaborar.

Publicado em Correios na midia | Com a tag | 3 comentários

Modernização é tema de programa da BandNews

O processo de modernização dos Correios será o destaque do programa Giro Business, do canal a cabo BandNews, de 7 a 11 de abril. A emissora transmitirá, a cada dia da próxima semana, um bloco da entrevista realizada com o dirigente da estatal, Wagner Pinheiro de Oliveira, que também abordará assuntos como os novos serviços, logística e atuação da empresa no apoio ao esporte nacional.

Os horários de exibição e reprise são: segunda – 8h42 | 9h42 | 10h42 | 17h42 | 18h42 | 19h42 | 23h42 | 0h42 | 1h42 | 2h42; terça a sexta – 8h42 | 9h42 | 10h42 | 18h42 | 19h42 | 22h42 | 23h42 | 0h42 | 1h42 | 2h42.

Sobre o programa – O Giro Business possui um foco diferenciado, sendo responsável por levar ao ar entrevistas com os principais executivos do País, nos mais diversos segmentos da economia. Apresentado pelo empresário do setor de Comunicação Sergio Waib, o programa também pode ser conferido no site www.sergiowaib.com.br

Publicado em Correios na midia | Com a tag , | 4 comentários

Revitalização e novos serviços em destaque

A revitalização dos Correios e a oferta de novos serviços mais modernos e adequados aos dias atuais foi o tema de entrevista do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, veiculada nesta sexta-feira pela rádio Brasil Atual.

Na entrevista ao apresentador Oswaldo Vitta, o Colibri, o dirigente da estatal destacou o processo de modernização e diversificação de atividades iniciado a partir da proposição e sanção, pela presidenta Dilma Rousseff, da lei 12.490/11. Pinheiro apresentou números que demonstram o tamanho e a capilaridade dos Correios e falou sobre os novos negócios da empresa, como a realização da operação logística dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a parceria firmada com a Poste Mobile, do grupo Poste Italiane, para a oferta de serviços de telefonia móvel virtual (MVNO).

“Seguimos uma experiência exitosa no mundo todo para transformar os Correios em uma grande empresa de logística, acoplada a uma empresa de prestação de serviços em geral à população de todo País, aproveitando a capilaridade e esse corpo funcional enorme e dedicado que temos”, afirmou, ressaltando ainda a atuação como agente de governo, por se tratar de uma empresa 100% pública.

Também foram abordadas as mudanças ocorridas para fortalecer a gestão corporativa dos Correios e os investimentos que vem sendo realizados. Confira a íntegra da entrevista.

Publicado em Correios na midia | Com a tag , | Deixar um comentário

Fórum debate a importância da segurança da informação

Os Correios realizaram nesta quinta-feira (3), no edifício-sede da empresa em Brasília (DF), o Fórum de Segurança da Informação e Comunicação 2014. Com participação de cerca de 180 profissionais de órgãos governamentais, empresas e instituições, o evento teve objetivo de destacar a importância desse assunto e possibilitar a troca de experiências.

O fórum teve palestras de representantes do Departamento de Sistema da Informação e Comunicação do Gabinete da Presidência da República e das empresas Gartner e Valid, que falaram sobre desafios para a administração pública no âmbito da segurança da informação, cenário atual e certificação digital. O vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino realizou a abertura do evento e ressaltou sua importância para o entendimento do mundo da segurança da informação e para a ECT neste momento.

“Hoje, com o processo de modernização dos Correios, passamos por uma fase de transição do físico para o digital. Estamos iniciando novos negócios no mundo da telefonia móvel e já implantamos o correio digital, além de termos outras iniciativas para tornar nossos serviços mais modernos e alinhados às novas tecnologias. Nesse novo cenário, a segurança da informação é imprescindível”, afirmou Fuschino.

Publicado em Institucional | Com a tag | Deixar um comentário