Correios comemora Dia do Filatelista

Os Correios celebram, nesta quinta-feira (5), o Dia do Filatelista. O trabalho do filatelista vai além do recolhimento e guarda dos selos — ele tem importante papel como agente de integração entre os povos, por meio da divulgação e do intercâmbio de informações socioculturais das nações.

A filatelia, o estudo dos selos postais e a prática de colecioná-los, conta com cerca de 30 milhões de adeptos em todo o mundo. O Brasil se destaca nesse cenário como o primeiro país nas Américas e o segundo no mundo a utilizar os selos como pagamento de taxas por serviços prestados pelos Correios, além de ter selos premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática.

Só no ano passado, os Correios emitiram 66 selos comemorativos, divididos em 25 motivos, que renderam a produção de mais de 20,3 milhões de unidades. A Copa do Mundo 2014 e personalidades como Dorival Caymmi e Oscar Niemeyer são alguns dos motivos de selos que ilustram e enriquecem o acervo filatélico da estatal e dos filatelistas do Brasil e do mundo.

A população brasileira tem grande influência nesse universo. Anualmente os Correios recebem da sociedade sugestões de motivos temáticos para os selos que serão emitidos no ano seguinte. A avaliação e definição dos temas das emissões é feita pela Comissão Filatélica Nacional e abrangem assuntos como artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, meio ambiente e turismo, entre outros.

Ao fomentar o estudo e o colecionamento de selos com abordagens diversificadas dos vários campos do conhecimento, a filatelia torna-se mais que um passatempo, e passa a atuar como fonte permanente dos aspectos representativos da cultura brasileira. Pela sua atuação nessa importante atividade, os Correios cumprimentam todos os filatelistas!

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

IPVA e IPTU podem ser parcelados no Banco Postal

Neste ano, clientes correntistas do Banco do Brasil e do Banco Postal podem parcelar o pagamento de tributos (IPVA e IPTU) por meio da linha de crédito “Pagamento Parcelado de Contas”, desenvolvida exclusivamente para o Banco Postal.

O crédito, que varia de R$ 70,00 a R$ 1.000,00, é oferecido também para parcelamento de contas de consumo, como água, luz, telefone e boletos bancários que possuam código de barras. O serviço oferece a possibilidade de financiamento de até 100% do valor, com parcelamento em até 24 vezes.

O Banco Postal é uma parceria entre Correios e Banco do Brasil, iniciada em janeiro de 2012, para prestação de serviços bancários básicos. Atualmente, são mais de 6 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, sendo a única opção de serviço bancário para a população em mais de 1,5 mil municípios.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | 1 comentário

Jovem Aprendiz dos Correios é destaque em Fórum Nacional

O Programa Jovem Aprendiz dos Correios foi destaque durante o Fórum Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), em Brasília (DF), que ocorreu na quinta-feira (26) e sexta-feira (27). A estatal apresentou durante o evento o progresso do programa, que atualmente conta com 4,5 mil participantes, e a sua importância para a iniciação de jovens no mercado de trabalho.

O Fórum é realizado desde 2008 e tem o objetivo de apoiar ações pelo cumprimento de contratação de aprendizes, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, busca promover um debate entre instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregados e empregadores.

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), o Jovem Aprendiz dos Correios capacita jovens com idade entre 14 e 22 anos no curso de auxiliar administrativo. Ao total, os participantes contam com 12 meses consecutivos de treinamento, com jornada de 20 horas semanais, dividida entre a parte teórica e a prática, realizada nos Correios. O participante recebe bolsa mensal, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica nos ambulatórios da empresa.

Publicado em Institucional | Com a tag , | 1 comentário

Correios presta homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro

Os Correios lançaram domingo (1º) quatro selos em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. O lançamento foi realizado no Palácio da Cidade durante a cerimônia oficial de comemoração da fundação do município e contou com a presença da Presidenta Dilma Rousseff; do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; do secretário de Governo do Rio, Pedro Paulo; do vice-presidente de gestão de Pessoas dos Correios, Nelson Luiz Oliveira de Freitas e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, além de ministros e autoridades estrangeiras e eclesiásticas.

As emissões filatélicas foram inspiradas no sorriso da marca Rio450, reforçando o potencial do carioca de pensar, agir e expressar-se com entusiasmo, criatividade, talento e inteligência frente às motivações históricas e culturais da cidade maravilhosa.

No primeiro selo, o chapéu e as notas musicais remetem à boemia e à musicalidade. O segundo selo, por meio de serpentinas e confetes coloridos, demonstra a alegria do carnaval, manifestação cultural que consagra o Rio de Janeiro internacionalmente. No terceiro selo, ondas nas cores amarelo, azul e verde simbolizam a brasilidade e o patrimônio turístico, ecológico e cultural do Rio de Janeiro. O quarto selo apresenta o Calçadão de Copacabana.

Os selos podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Publicado em Institucional | Com a tag , | 3 comentários

Mostra em Salvador homenageia 30 anos de carreira de Antonio Maia

A cidade de Salvador (BA) recebe, até o dia 6 de abril, uma homenagem ao pintor sergipano radicado no Rio de Janeiro, Antonio Maia (1928-2008). Sob curadoria do artista plástico baiano César Romero – amigo pessoal de Maia, a quem prometeu, em vida, homenageá-lo –  a exposição “Ex-Voto, Alma e Raiz” apresenta ao público pinturas acrílicas de 30 anos de trabalho do artista.

Também serão expostas vitrines com livros, bem como catálogos, cartas, postais e origamis pertencentes ao acervo do curador, além de uma instalação com ex-votos (partes do corpo esculpidas em madeira para agradecer a cura de uma doença).

Catálogo – Nesta sexta-feira (27), às 19h, a exposição “Ex-Voto, Alma e Raiz” promoverá o lançamento de um catálogo bilíngue que aborda a importância de Antonio Maia para as artes plásticas brasileiras. Na ocasião, será promovida uma visita guiada com o curador e, após o lançamento, a obra estará disponível em formato digital no site www.expoart.com.br.

O CCC Salvador fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 20, Centro Histórico. Com entrada gratuita, as visitas podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, de 10h a 18h, e aos sábados, de 9h a 13h.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Eduarda Amorim é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo

A jogadora da Seleção Brasileira de Handebol, Eduarda Amorim, foi escolhida a melhor atleta desta modalidade esportiva em todo o mundo no ano de 2014. Promovida pela Federação Internacional de Handebol (IHF), a votação teve a participação de 55 mil fãs e especialistas, entre 13 e 20 de fevereiro.

Dividida em duas fases, a eleição contou inicialmente com a avaliação de um júri composto por experts e técnicos das cinco seleções melhores colocadas no Mundial de 2013, que selecionaram cinco atletas para concorrer em votação aberta. Em um segundo momento, o público e a imprensa escolheram sua jogadora favorita no site da entidade: Duda recebeu 35,2% dos votos e superou a romena Christina Neagu e a norueguesa Heide Locke, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Além desta premiação, Duda já acumula com a Seleção Brasileira o título mundial de 2013 – quando foi eleita a melhor atleta da competição –,  além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e de 2011. Em Pequim 2008, ela participou da campanha brasileira que terminou com o 9º lugar nos Jogos Olímpicos. Esta é a segunda vez que o Brasil aparece no topo da premiação realizada pela IHF. Em 2012, a jogadora Alexandra Nascimento foi eleita a melhor atleta de handebol do mundo.

Incentivo ao esporte – Patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira de Handebol (CBHb) desde 2012, os Correios já viabilizaram, em parceria com a Confederação, a criação de 15 núcleos do MiniHand, projeto social de iniciação à modalidade que ensina o esporte a crianças de escolas públicas. A iniciativa  já está implantada em seis Estados brasileiros, atendendo 420 crianças. O apoio da estatal ao handebol, esporte mais praticado nas escolas de todas as regiões do Brasil, tem sido fundamental para destacá-lo no cenário profissional e trazer novas conquistas para o País.

O apoio ao handebol também está alinhado ao Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal, que tem por objetivo colocar o País entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | Deixar um comentário

Correios abre oportunidades de estágio em nível superior

Os Correios acabam de abrir mais de 50 oportunidades de estágio para estudantes do ensino superior em cinco Estados. Estão sendo ofertadas 25 vagas em Minas Gerais,  10 em Alagoas, 9 na Bahia, 9 no Tocantins e 2 no Ceará, além da formação de cadastro de reserva em todas esses estados.

Podem participar da seleção – que contempla diversos cursos de graduação, tais como Administração, Jornalismo, Direito, Serviço Social, Engenharia e Sistemas de Informação –, estudantes matriculados e com frequência efetiva em instituições de ensino superior conveniadas aos Correios. Os interessados também precisam ter obtido média mínima 6,0 ou conceito igual ou superior a “MM” nas disciplinas cursadas no último semestre ou ano, bem como concluído pelo menos o primeiro ano da graduação no sistema anual ou estar cursando o 3º semestre no sistema semestral.

Além da experiência de aprimorar o aprendizado universitário com a prática em uma das principais estatais do País, os estagiários dos Correios recebem auxílio-transporte no valor de R$ 92,84 por mês; vale-alimentação ou refeição no valor mensal de R$ 197,11; assistência médica nos ambulatórios internos da empresa; seguro contra acidentes pessoais e bolsa mensal de R$ 489,95 (o valor da bolsa pode variar em alguns Estados).

Inscrições – Os prazos para inscrição nos processos seletivos são diferentes em cada Estado e podem ser conferidos nos seus respectivos editais, disponíveis no site dos Correios: http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/default.cfm. A previsão da empresa é de que, até o final de fevereiro, novos editais para estágio sejam abertos em outras localidades. O resultado final destas seleções, que são divididas nas fases de análise curricular e de documentos – será divulgado posteriormente no site.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Mais 263 distritos contam agora com serviços postais básicos

Moradores de 263 distritos em todo o Brasil, com população igual ou superior a 500 habitantes e que não tinham acesso a serviços postais básicos, passaram a contar com o trabalho dos Correios em 2014. Para atender esse público a estatal abriu no ano passado novas agências de Correios Comunitárias, que funcionam em parceira com órgãos públicos municipais.

Atualmente, os Correios levam o atendimento postal básico a 3.675 localidades com esse perfil. Alguns dos serviços oferecidos são o recebimento e entrega de cartas, cartão postal, impresso simples ou registrado, além dos serviços de encomenda e telegrama.

Essa expansão faz parte das metas de Universalização de Atendimento dos serviços postais básicos, estabelecidas pela Portaria 566/2011 do Ministério das Comunicações, que é chegar a 4.261 distritos. Por meio da abertura de agências em pequenos distritos, os Correios também contribuem com o desenvolvimento econômico e social da localidade, estabelecem condições básicas de cidadania e proporcionam aos cidadãos acesso aos serviços postais e políticas públicas — em muitas localidades a estatal é o único ponto de contato entre a população e o governo.

Publicado em Institucional | Com a tag , | 2 comentários

Mostra de cinema chinês traz cultura oriental para Museu dos Correios

A partir desta terça-feira (24), a cultura chinesa ganha espaço no Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF). Iniciativa da Embaixada da República Popular da China no Brasil,  a “Mostra de Cinema Chinês” visa aproximar os brasileiros de elementos da tradição, história e costumes de um país cada vez mais importante no cenário mundial. 

Com 16 filmes – distribuídos entre documentários, animação, drama, comédia, musical e ação – a mostra tem como principais destaque o drama “Paraíso do Oceano”, com Jet Li, e “O Pequeno Grande Soldado”, com Jackie Chan. A programação completa do evento, que permanece em cartaz até 1º de março, pode ser conferida no site dos Correios.

Animação e aquarela – O primeiro longa-metragem de animação da China foi criado em 1940.  No final da década de 50, o desenvolvimento desta arte naquele país se tornou marcante, imprimindo um estilo particular aos enredos: os filmes mostram características culturais, fábulas e pinturas. Além disso, a técnica da aquarela transferida para a tela chama a atenção do mundo para as produções chinesas.

O Museu Nacional dos Correios está situado no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, n° 256, Ed. Apolo, Asa Sul, Brasília/DF. As sessões acontecem sempre de quarta-feira a sexta-feira, de 12h30 às 19h, com entrada gratuita, sujeita à lotação do auditório.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Movimentações financeiras via vale postal crescem 27,5% em 2014

As transferências financeiras realizadas por meio do Vale Postal Nacional Eletrônico dos Correios cresceram 27,5% em 2014, em comparação a 2013. A quantidade de vales emitidos no ano passado ultrapassou a marca de 2,63 milhões, frente os 2 milhões registrados no ano anterior.

Com o crescimento do serviço, a receita dos Correios com sua comercialização também registrou alta: 38,3%, na comparação com 2013. O município de Altamira, no Pará, liderou o ranking das cidades onde houve mais emissões de vales à vista: foram 17.721 em 2014, sendo as principais finalidades o pagamento de rescisões trabalhistas e salários.

Facilidade – Serviço de transferências financeiras nacionais dos Correios, o Vale Postal Nacional Eletrônico atende à missão social da empresa, uma vez que representa uma solução de pagamento a pessoas que não possuem conta bancária. Por meio dele, é possível enviar dinheiro entre remetentes e destinatários localizados dentro do território brasileiro, de forma rápida, econômica e segura.

Atualmente, o serviço está disponível em mais de 7 mil agências em todo o País e vem sendo bastante utilizado para atender às micros, pequenas e grandes empresas no pagamento de serviços temporários e de salários a funcionários. O Vale Postal Nacional Eletrônico dos Correios também é usado, por exemplo, para pagamentos do Programa Bolsa Família, de bolsas do Pronatec, de diárias de mesários dos Tribunais Regionais Eleitorais e de encomendas com pagamento na entrega (antigo Sedex a Cobrar).

Publicado em Institucional | Com a tag , , | 1 comentário