Empregados dos Correios relatam benefícios da cinesioterapia

Noites de sono mais tranquilas, fim das dores de cabeça, diminuição das dores musculares e de coluna, menos stress, mais disposição e qualidade de vida. É assim que se sente o empregado dos Correios Carlos Alberto de Souza, 52 anos, desde que iniciou as sessões de cinesioterapia, realizadas no prédio do Centro de Tratamento de Encomendas (CTE) de Benfica, no Rio de Janeiro.

“Tinha muitas dores na cervical e na lombar que estavam comprometendo minha qualidade de vida. Não dormia bem e me sentia estressado. Iniciei o tratamento com a cinesioterapia no dia 30 de maio e já sinto uma melhora substancial, tanto com relação às dores na coluna e de cabeça quanto ao stress provocado pelas noites mal dormidas”, afirma. Essa mudança na vida do empregado se tornou possível porque, desde 15 de maio, o CTE de Benfica conta com um Centro de Cinesioterapia Laboral. A iniciativa, parceria entre os Correios e a Postal Saúde, visa promover ações voltadas à qualidade de vida dos empregados, ao oferecer um tratamento que engloba recursos e técnicas variadas para recuperar o movimento comprometido das articulações e dos músculos.

Os efeitos positivos do tratamento também trouxeram mais bem-estar e qualidade de vida para a empregada Ângela Luzia Lauria Teixeira. Ela tem o joelho comprometido, em função de uma lesão no menisco e de uma artrose leve que lhe causam muitas dores. Apesar de no passado ter feito mais de 60 sessões de fisioterapia, ela nunca sentiu melhoras significativas. No início de abril, Ângela foi surpreendida por uma tendinite no punho esquerdo. Como o Centro de Cinesioterapia Laboral funciona no mesmo prédio do seu trabalho, ela não pensou duas vezes. Após avaliação medica, iniciou o tratamento, cuja melhora foi imediata. “Na segunda sessão, já senti que as dores diminuíram muito”, conta Ângela, que sofre com a restrição de movimentos na perna.

Ela diz já ter passado anteriormente por vários tratamentos de fisioterapia, porém sem eficácia. “Agora consigo subir as escadas normalmente, como qualquer pessoa”, alegra-se a gestora, que faz sessões de alongamento e reforço muscular com aparelhos apropriados. Empolgada com os resultados, ela passou a incentivar os colegas a fazerem o tratamento. Ângela montou uma escala com os nomes dos empregados e os horários destinados ao tratamento de cada um. “Dessa forma conseguimos proporcionar uma qualidade física para os empregados, sem prejudicar a rotina da unidade”, explica.

Adeus às dores — Um dos beneficiados de sua equipe foi o carteiro Júlio César Castro. Há cerca de 5 anos, ele vinha sofrendo com dores na coluna e na região inguinal e recorria frequentemente a analgésicos. Indicado para a cinesioterapia, ele iniciou o tratamento participando de três sessões por semana. Nessa primeira fase, o carteiro está fazendo alongamentos e exercícios localizados específicos. “Já não sinto mais dores. Minha coluna foi ‘desentortada’ (alinhada) e aprendi técnicas para uma postura adequada”, contenta-se Júlio, admirado com o “milagre” promovido pelas sessões.

A gestora do carteiro, Ângela, comemora os efeitos positivos da cinesioterapia na vida dos colegas. Ela lembra que o tratamento, além de promover a saúde, evita as longas ausências na hora do expediente e a apresentação constante de atestados médicos e de comparecimentos. A equipe do Centro de Cinesioterapia de Benfica é multifuncional e conta com um médico, cinco fisioterapeutas, seis educadores físicos e um enfermeiro. As sessões têm duração de 40 minutos e são indicadas para os empregados dos Correios que retornam ao trabalho após a licença-saúde, ou para os empregados com necessidade de reforço osteomuscular. A avaliação de cada caso é feita pela equipe médica e o tempo de tratamento depende das necessidades do empregado.

Esta é a quarta unidade de cinesioterapia inaugurada neste ano nas unidades dos Correios. A primeira inauguração ocorreu em Salvador (19/1), a segunda na cidade de São Paulo (21/2) e a terceira em Indaiatuba/SP (17/4). A intenção é que outros centros sejam instalados nas principais unidades operacionais do país.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Atletas brasileiros conquistam medalha de prata no Mundial de Esportes Aquáticos

Neste domingo (23), a equipe brasileira do revezamento 4x100m livre masculino brilhou e conquistou a prata no Mundial de Esportes Aquáticos, na Hungria. O quarteto formado por Cesar Cielo, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e Gabriel Santos baixou muito o tempo da manhã e, em uma prova disputada até os metros finais, ficou atrás apenas do quarteto norte-americano.

Hoje, o brasileiro Nicholas Santos de 37 anos (atleta mais velho de toda a competição) foi ao pódio com o tempo de 22s79, apenas 0s04 atrás do britânico Benjamin Proud, que nadou para conquistar o ouro com 22s75. Fechou o pódio o ucraniano Andrii Govorov, com 22s84. O brasileiro Henrique Martins foi sexto, com 23s14. Com essa conquista, Santos se torna o medalhista mais velho da história dos Mundiais.

É ouro – Na última sexta-feira (21), Ana Marcela Cunha tournou-se tricampeã mundial na prova dos 25Km da maratona aquática. É a primeira vez na história do Mundial de Esportes Aquáticos da FINA que uma atleta feminina é tricampeã de uma mesma prova.

A cidade de Budapeste, na Hungria, sedia entre os dias 14 a 30 de julho o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos com mais de 2.000 atletas de 40 países.

Responsabilidade Social – Os Correios são patrocinadores dos esportes aquáticos desde 1991 e celebram mais essa conquista dos nadadores. Por meio do patrocínio, proporcionam o desenvolvimento das modalidades, dos atletas e mantêm projetos sociais que estimulam a prática de esportes que beneficiam mais de 10 mil crianças e adolescentes. Além dos atletas de alto rendimento, os Correios também investem nas bases das modalidades, empregados e crianças em situação de vulnerabilidade, fomentando a prática do esporte e garantindo a inserção social de jovens em situação de risco.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Selo e carimbo registram o primeiro dirigível construído na América Latina

Os Correios lançaram, nesta segunda-feira (24), selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos ao primeiro dirigível construído na América Latina. A cerimônia de obliteração das peças filatélicas aconteceu em São Carlos/SP, no hangar da empresa Airship do Brasil, especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar. O evento contou com a participação do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do diretor presidente da CorreiosPar, Henrique Pereira Dourado.

Conduzidas pelo presidente dos Correios, as obliterações foram realizadas pelo prefeito de São Carlos, Garcia Ferreira, pelo presidente da Airship do Brasil, Paulo Vicente Calefi, e por outras autoridades.

Além do lançamento das peças filatélicas, durante a solenidade, aconteceu o voo inaugural do dirigível no espaço aéreo das dependências da Airship do Brasil.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios apoia realização do 25º Anima Mundi

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está recebendo, desde o último dia 19, exibições do Festival Anima Mundi. Ao total, a programação do CCC conta com 30 sessões, que seguem até o domingo (23), sempre nos horários das 12h, 13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30.

Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de animação, o Anima Mundi completa 25 anos e comemora o centenário da animação brasileira. A 25ª edição do festival conta com apoio dos Correios e inclui na sua programação 470 títulos de 45 países, entre eles 70 nacionais.

Realizado desde 1993, o Anima Mundi é a principal plataforma de fomento à animação do país, lotando, todos os anos, salas de cinema e espaços do Rio de Janeiro e de São Paulo com pessoas interessadas em assistir a curtas e longas adultos e infantis, dos mais variados temas, técnicas e origens.

O 25º Anima Mundi também acontece em São Paulo de 26 a 30 de julho. Confira a programação completa no site oficial do evento, que também oferece oficinas gratuitas de técnicas de animação: www.animamundi.com.br.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Serviço Exporta fácil, dos Correios, é transformado em projeto mundial pela UPU

O serviço Exporta Fácil, criado no Brasil há 15 anos pelos Correios, será levado a diversos outros países pela União Postal Universal (UPU), organização internacional que reúne os players do setor postal. A solução permite a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) expandirem sua base de clientes internacionalmente por meio de uma exportação simplificada e com preços reduzidos. Com base no sucesso da experiência brasileira, a UPU, em parceria com o Governo Brasileiro, lançou o Easy Export Programme, que irá ajudar governos de diversos países na criação de sistemas que facilitem a exportação para as MPEs locais. O programa baseia-se em três pilares: baixos custos de exportação, simplicidade e cobertura nacional.

A primeira nação a participar do projeto da UPU será a Tunísia, que possui cerca de 600 mil empresas, das quais, 98% possui menos de 10 empregados. A expectativa é lançar a solução Easy Export até o final do ano. O serviço deverá ser customizado em cada localidade para se adequar às diferentes realidades e recursos disponíveis. Para isso, a UPU fornecerá assistência técnica e profissional na implantação da metodologia que foi criada em conjunto com o Brasil por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“Para nós, é um orgulho dar origem a uma iniciativa tão importante. O mundo está cada vez mais globalizado e é um absurdo que as micro e pequenas empresas não consigam aproveitar os benefícios desse encurtamento de distâncias que a tecnologia nos proporciona. Há 15 anos, os Correios, em parceria com outras instituições públicas brasileiras, apoiam as MPEs que desejam exportar, levando desenvolvimento a todos os cantos do País. Os resultados do Exporta Fácil são incríveis”, destaca o presidente dos Correios, Guilherme Campos, referindo-se aos números obtidos pelo projeto no Brasil.  Antes dele, vender para fora do Brasil representava 16% do valor da mercadoria exportada. Hoje, esse custo é de 1%. Além disso, as exportações cresceram de 12 mil dólares no primeiro ano do projeto para 230 mil dólares em 2016.

O projeto foi tema de matéria na revista Union Postale, publicada pela UPU. O conteúdo na íntegra pode ser conferido no site.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Rolando Garra reúne 700 crianças e jovens para vivenciar valores olímpicos

Com o objetivo de confraternizar, colocar em prática o aprendizado nas quadras de tênis e, especialmente, vivenciar os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência, acontece nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), a 10ª edição do “Rolando Garra”. O torneio de integração da Fundação Tênis vai reunir, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, cerca de 700 alunos da ONG.

Os jovens serão divididos em diferentes categorias, de acordo com a faixa etária e com as habilidades técnicas desenvolvidas para a prática do esporte. A Fundação Tênis monta 17 quadras em três andares, contemplando as dimensões da quadra oficial, da quadra ¾ e do minitênis. Um espaço para a realização de brincadeiras também é disponibilizado, além de um grande refeitório para fornecer lanches e almoço a todos os participantes.

A cerimônia de abertura do torneio será às 9:30h do dia 20 (quinta-feira), com entrega dos prêmios prevista para o dia 21 (sexta), a partir das 17 horas. O evento é aberto ao público.

Educação pelo Esporte – Organização não governamental sem fins lucrativos, a Fundação Tênis realiza um programa socioassistencial, por meio do esporte, que tem uma proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino e, atualmente, assiste a cerca de 900 alunos em nove núcleos no Brasil: sete no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga e um em Igrejinha) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba).

A iniciativa conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Os Correios, patrocinadores da Confederação Brasileira de Tênis desde 2008, estão entre os Mantenedores da Fundação.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Paraná recebe frota dos Correios adaptada para entrega de encomendas

O Estado do Paraná recebeu, no último sábado (15), as primeiras unidades da frota adaptada com rack móvel, equipamento que facilita o carregamento de objetos pelo carteiro nos veículos. A entrega oficial ocorreu na frente da Agência Central de Curitiba.

Segundo o superintendente estadual de Operações no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, os novos veículos trarão benefícios tanto para os carteiros quanto para a população. “Há melhoria considerável no tempo do preparo e da organização da carga e do trabalho interno do carteiro. Isso reflete na redução do prazo de entrega das encomendas”, afirmou.

Ao todo, serão 20 novos furgões do modelo 1,5t teto alto destinados a Centros de Entrega de Encomendas em Curitiba e Londrina. Os veículos contam com maior capacidade de carga, buscando suprir também a demanda crescente do e-commerce. Apenas em Curitiba, são tratadas cerca de 100 mil encomendas por dia.

Com o novo equipamento, após a leitura dos objetos, a organização das encomendas é realizada diretamente nos racks, dispensando a utilização da mesa de múltiplo uso e eliminando a necessidade de novo manuseio das encomendas. Os racks, então, são colocados diretamente dentro do veículo, por meio de rampa acoplada ao carro. Além disso, o equipamento impede que os objetos se movimentem no percurso, mantendo o ordenamento até o fim do trajeto. Os furgões ainda possibilitam acesso interno da cabine do motorista ao compartimento de carga, o que aumenta a segurança do carteiro durante a distribuição nos pontos de entrega.

O carteiro João Eduardo Cavalheiro já está ansioso para começar a utilizar o novo veículo. “É um carro ‘top’, completo. Deve facilitar muito nosso dia a dia”, disse.

Em todo o Brasil, 115 veículos da empresa já estão adaptados com racks móveis.

Vantagens – Testes realizados durante o projeto piloto, em São Paulo, apontaram vários benefícios na utilização da frota adaptada, tais como:

  •  75% de redução no tempo de carregamento do veículo;
  • 60% de diminuição do desgaste físico do carteiro nessa atividade;
  • 27% de redução da necessidade de espaço nas unidades de distribuição;
  • Melhorias da ergonomia, devido a melhor posição de carregamento para distribuição, e da produtividade, com maior facilidade na localização dos objetos no compartimento de carga do veículo.
Publicado em Mudanças e inovações | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios homenageia centenário do samba no RJ

Discriminado, combatido, reprimido e perseguido em sua gênese, o samba atravessou gerações e fronteiras, difundiu-se pelos quatro cantos do mundo e, até mesmo pelo universo. Quem não lembra da expedição americana Mars Pathfinder, que em 1997 utilizou as batucadas de “Coisinha do Pai”, composta pelo sambista Jorge Aragão, para despertar o robô enviado para explorar Marte?

Para fomentar a cultura, a tradição, o folclore e a história nacional, os Correios lançaram, na última sexta-feira (14), selo comemorativo aos cem anos deste ritmo genuinamente brasileiro no Museu do Samba, no bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro. O evento de lançamento aconteceu ao som do grupo As Filhas do Samba – composto por Aninha Portal, Cassiana Pérola Negra (filha da saudosa Jovelina Pérola Negra), Flávia Saolli, Ircea Pagodinho (irmã de Zeca Pagodinho), Janaína Reis e Regina Mazza.

Um dos maiores ícones do samba brasileiro, o cantor, ator, artista plástico e compositor Nelson Sargento, que no próximo dia 25 completa 93 anos, foi o grande homenageado da noite. O baluarte da Mangueira foi o primeiro sambista a receber o selo dos Correios, um dos 90 mil exemplares que serão distribuídos em todo o Brasil – e em alguns países – e que entra para o rol de peças para colecionadores.

Também participaram da cerimônia de obliteração da emissão, a diretora executiva do Museu do Samba, Nilcéa Freire; a secretária de Cultura do município Rio de Janeiro e neta de Dona Zica e de Cartola, Nilcemar Nogueira e o professor de casais de mestres-salas e porta-bandeiras, Mestre Dionísio.

Representando a Superintendência Estadual de Operações do Rio de Janeiro, Marcelo Jorge Rocha, destacou a importância do selo. “É uma grande satisfação homenagear o centenário do samba e um dos propósitos desta emissão é materializar a história, a cultura, a arte, o folclore e a tradição do povo brasileiro. O samba se confunde com a história do País. Precisávamos fazer esse registro e nada melhor do que fazê-lo no Museu do Samba, numa noite de samba no Rio de Janeiro”, afirmou.

Com olhar marcado pelo tempo, mãos trêmulas e mente para lá de jovial, Nelson Sargento assinou, durante o lançamento no Rio de Janeiro, mais um capítulo da centenária e eterna história deste ritmo tão brasileiro. Afinal, como ele mesmo diz em uma de suas obras antológicas: o samba agoniza, mas não morre.

Sobre o selo – Elementos de Art Nouveau emolduram o bloco com selo em comemoração ao aniversário de 100 anos do samba, que entrou em circulação no final de junho.

O selo traz na ilustração de Daniel Effi o momento de reunião da roda de samba, fazendo referência à gravação do primeiro samba (Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917), sobre um disco de vinil. O ambiente remete à tradicional Praça Onze da cidade do Rio de Janeiro à época.

Com valor facial de R$ 1,80, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Modalidades esportivas patrocinadas pelos Correios celebram conquistas

Fim de semana de grandes conquistas para o esporte nacional. Na quadra, depois de 4h39m de jogo, o tenista Marcelo Melo, ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceu a final de duplas de Wimbledon. A dupla derrotou o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic por 3 sets a 2, com parciais de 5-7, 7-5, 7-6 (7/2), 3-6 e 13-11.

Desde 1968, quando Maria Esther Bueno venceu a final feminina, um brasileiro não vencia a chave profissional do grand slam inglês. Além do feito histórico, o atleta brasileiro comemorou o título de “tenista número 1 do mundo” no ranking de duplas, divulgado na última quinta-feira (13).

Já na água, na madrugada brasileira deste domingo (16), a atleta Ana Marcela Cunha garantiu a medalha de bronze na prova de 10km feminino do 17º Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste, empatado com a italiana Arianna Bridi (2h00m17s2).

Esta foi a 11ª medalha brasileira de maratonas aquáticas no Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA. O Brasil segue na disputa com representantes em todas as provas de Maratonas do Mundial, que termina no dia 30 de julho.

Os Correios são patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) desde 1991 e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) desde 2008. Os patrocínios proporcionam o desenvolvimento das modalidades e dos atletas, além disso, mantêm projetos sociais de prática de esportes que beneficiam mais 10 mil crianças e adolescentes.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Lançamento de selos marca centenário do Lions Internacional

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, esteve em Goiânia na última quinta-feira (13) para o lançamento de quatro selos personalizados em comemoração aos 100 anos do Lions Clubs International, considerado a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, com atuação por meio de ações humanitárias.

Durante a solenidade, o presidente foi condecorado com a “Ordem do Mérito Doutor Ramon Castroviejo Briones”, concedida pelo Lions – por meio da Fundação Banco de Olhos de Goiás – a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade brasileira. “Recebo e agradeço essa homenagem em nome de todos os empregados dos Correios, pois não se trata de uma homenagem a Guilherme Campos, mas à instituição”, ressaltou o presidente ao receber a comenda e o diploma de condecoração das mãos do ex-diretor Internacional do Lions e presidente da Fundação do Banco de Olhos de Goiás, Zander Campos da Silva.

Guilherme Campos também destacou a satisfação de homenagear os 100 anos do Lions Clubs por meio das estampilhas lançadas. “Para nós dos Correios é uma grande alegria homenageá-los. Parabéns por tudo que fazem pelas pessoas de forma voluntária e por esse compromisso de doação por um mundo melhor”, afirmou.

As obliterações foram conduzidas pelo presidente dos Correios, pelo vice-presidente de Tecnologia da Informação dos Correios, Eugênio Montenegro, e pelo superintendente Estadual de Operações da empresa, Adiel Costa Macedo.

Sobre os selos –  Foram emitidas 101 folhas de selos personalizados, totalizando 1.212 unidades. Para composição das emissões foram utilizadas quatro imagens que representam a logomarca do centenário do Lions, os principais projetos desenvolvidos, além de fotos do Presidente Internacional, Robert Corlew, e do fundador, Melvin Jones.

“É muito gratificante receber o reconhecimento de uma empresa como os Correios. Esses selos irão circular o mundo, pois os nossos 210 clubes filatélicos vão procurá-los”, assegurou o presidente da Fundação de Banco de Olhos, terceiro maior centro de transplantes do Brasil e responsável por auxiliar 70 mil pessoas na cura da cegueira reversível.

Goiânia é a segunda cidade a receber os selos comemorativos pelo Centenário do Lions Clubs. A primeira homenagem ocorreu no início deste ano, em Brasília, e contou com a presença do presidente internacional, Robert Corlew.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , , | Deixar um comentário