Correios recebe aprovação do Cade para participação acionária em empresa aérea

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição de 49,99% das ações da empresa de transporte aéreo de cargas Rio Linhas Aéreas pelos Correios. Publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União, o despacho do Cade representa mais uma etapa para a concretização da parceria, que está condicionada ainda à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de outros órgãos federais (Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério das Comunicações). 

O objetivo dos Correios com a operação é ter uma empresa controlada para realizar o transporte aéreo da carga postal, hoje feito por meio de 13 linhas aéreas contratadas na Rede Postal Noturna, a RPN. A revisão do modelo de operação da RPN atende ainda às recomendações dos órgãos de controle (Tribunal de Contas da União-TCU e Controladoria Geral da União-CGU) no sentido de que os Correios buscassem alternativas para realizar o transporte aéreo de carga.

A participação acionária dos Correios na Rio Linhas Aéreas — que atualmente mantém o maior número de aeronaves cargueiras do mercado, sendo responsável pelo atendimento de cinco linhas da RPN — deve ter início até o final de 2014.

Desde 2011, com a sanção da Lei 12.490, os Correios podem adquirir participação acionária em outras empresas. O mesmo modelo proposto pelos Correios é adotado pelos operadores postais da Austrália e da China, países que possuem dimensões continentais como o Brasil.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Certificados digitais dos Correios garantem mais segurança em transações online

O número de empresas e cidadãos que precisarão de um certificado digital no Brasil crescerá significativamente nos próximos anos, tornando o dia a dia das pessoas mais produtivo e os negócios das empresas mais eficazes. Isto se deve a necessidade, cada vez maior, de a população realizar transações via Internet e Intranet, acessando sites públicos e privados com mais segurança e com a garantia da identificação e da autenticação das operações realizadas. Além disso, a certificação digital pode ser utilizada para assinar digitalmente documentos eletrônicos, tendo a mesma validade jurídica da assinatura manuscrita.

Acompanhando as inovações tecnológicas, há oito anos os Correios se tornaram uma autoridade registradora junto à ICP-Brasil – órgão autorizado a emitir os certificados digitais no País – passando a oferecer os modelos e-CPF e e-CNPJ do tipo A1 (validade 12 meses) e A3 (validade 18 ou 36 meses) aos seus clientes. O serviço é prestado nas agências da empresa com o menor preço do mercado, sendo disponibilizado para uso logo após a validação da documentação.

Vantagens – Nos últimos anos, a certificação digital teve seu uso bastante concentrado nas áreas fiscais das empresas, por conta das exigências legais, especialmente as determinadas pela Receita Federal para a emissão de declarações de Imposto de Renda e da nota fiscal eletrônica. No entanto, multiplicam-se os casos de aplicações que visam redução de custos, maior controle de processos e agilidade nos negócios, como por exemplo, nas áreas bancária, jurídica, contábil, notarial e de saúde.

Além dos inúmeros benefícios gerados ao cidadão, os certificados digitais proporcionam vantagens substanciais ao meio ambiente, uma vez que desmaterializam documentos que ocupam espaços físicos onerosos e que consomem toneladas de papel e tinta para impressora.

Conheça aqui a lista de agências dos Correios que prestam o serviço, bem como os valores, a documentação necessária e os demais procedimentos para aquisição de um certificado digital dos Correios.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Espaço Cultural Correios Juiz de Fora expõe obras de Margaret Mee

O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora recebe, até o dia 9 de agosto, a exposição “Margaret Mee – 100 anos de Vida e Obra”. A mostra traz à cidade uma seleção de 60 obras originais da artista britânica, que se especializou em plantas da Amazônia brasileira, pertencentes a acervos particulares e institucionais, com destaque para as coleções do Instituto de Botânica de São Paulo e da Academia de Ciências no Rio de Janeiro.

Reconhecida pelo apuro e delicadeza de sua pincelada, Margaret Mee reproduziu com precisão, em lápis e aquarelas sobre papel,  as espécies estudadas e anotadas em seus cadernos de viagem. Segundo a curadora da mostra, Sylvia de Botton Brautigam, “suas ilustrações compõem um material precioso para a ciência botânica, sendo a artista equiparada aos grandes ilustradores europeus de todos os tempos”.

Durante a mostra é possível conferir ainda objetos pessoais e textos explicativos que complementam o panorama da vida e obra da artista, bem como assistir a um vídeo com cenas da última viagem de Margaret Mee ao Amazonas e de uma entrevista concedida por ela ao programa do jornalista Mac Neil Lehrer, em Nova York, um pouco antes de seu falecimento.

A mostra “Margaret Mee – 100 anos de Vida e Obra” pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora está situado na rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Correios oferecem soluções para candidatos e partidos políticos durante eleições 2014

Durante todo o processo eleitoral 2014, os Correios estão disponibilizando sua logística de entrega a candidatos e partidos políticos, que podem contar com um conjunto de soluções da estatal capazes de facilitar a comunicação direta com eleitores.

Por meio da Mala Direta, por exemplo, candidatos e comitês têm acesso a uma estratégia de comunicação personalizada, que possibilita interatividade com o público de interesse de forma econômica e bastante eficiente. Aqueles que já possuem mailing de eleitores podem, por exemplo, utilizar a Mala Direta Básica ou Especial, indicadas para efetuar a remessa de materiais promocionais diretamente nos endereços indicados.

Por sua vez, a Mala Direta Domiciliária serve para o candidato/partido falar com sua base eleitoral, mesmo sem ter o endereço do eleitor, pois permite o envio de material relativo à campanha sem endereçamento definido. Neste caso, os carteiros fazem a entrega nos domicílios das regiões previamente selecionadas pelo cliente. Vale ressaltar que, em todas estas ações de marketing direto, o cliente ainda pode aproveitar para fazer pesquisa de opinião, inserindo um formulário de perguntas na remessa a ser enviada.

Espaço do Candidato – Os candidatos interessados em adquirir alguma das soluções dos Correios para o período eleitoral devem se dirigir a uma das agências e formalizar a proposta. Diferente do que ocorria com campanhas anteriores, este ano não há necessidade de celebrar contrato para o envio de malas diretas.

Mais informações e dicas sobre os serviços e produtos dos Correios que podem ser utilizados na divulgação de candidaturas podem ser obtidas no Espaço do Candidato, espaço virtual exclusivo para as Eleições 2014.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Por dentro da encomenda internacional: Modalidades de entrega e rastreamento

Em continuidade à série “Por dentro da encomenda internacional”, o Blog dos Correios traz aos seus leitores mais alguns esclarecimentos úteis antes de realizar um processo de importação.

Desta vez, o foco é a modalidade de entrega contratada, dúvida comum quando se trata de aquisições feitas via e-commerce. É importante saber que, em todo o mundo, empresas de correios possuem plataformas diferenciadas de serviço, dependendo das necessidades de seus clientes com relação aos atributos de peso, preço, velocidade e rastreamento. Desta forma, alguns tipos de envio postal não contemplam o seguro e o rastreamento da encomenda ou possuem uma rastreabilidade limitada.

Em função disso, o serviço contratado pelo remetente no país de origem é o que determina o nível de informação de rastreamento de objetos no site dos Correios. Para não ter problemas com o recebimento do produto, uma das orientações básicas é que a postagem precisa ser feita sempre por meio da administração postal oficial e por uma modalidade que seja distribuída no Brasil pelos Correios. Também é importante atentar para a contratação de um tipo de envio que tenha rastreamento e seguro.

Rastreio – O código de rastreamento de uma encomenda é composto de: 2 letras que representam o código do serviço + 9 dígitos numéricos + 2 letras que identificam o país de origem, por exemplo: SL123456789BR (Sedex Lógico, Brasil). Vale ressaltar que objetos registrados recebidos do exterior até 2 Kg que apresentem código iniciado por “R” não possuem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento dos Correios incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável. Em alguns casos, pode haver os eventos de encaminhamento para fiscalização; tributação e saída da fiscalização.

Pequenas encomendas que possuem o prefixo de rastreamento iniciado pela letra “L”, encomendas até 30Kg na modalidade expressa com prefixo de rastreamento “E” e as encomendas até 30Kg na modalidade convencional com prefixo “C” possuem rastreio completo no Brasil, sendo as modalidades diferenciadas pela urgência da entrega.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário

Centenário de Caymmi é homenageado em São Paulo

O Centro Cultural Correios São Paulo recebe, a partir deste sábado (19), a exposição “Caymmi 100 anos”, em homenagem ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi, um dos ícones da música popular brasileira. Com curadoria de Stella Caymmi, neta do cantor, a mostra pretende levar o público a uma viagem pelo universo musical, familiar e profissional do artista.

Para isso, o acervo é dividido em quatro partes: Linha do Tempo, Música, Vida Familiar e Rádio. Logo na entrada, uma grande instalação tem a Música como destaque. Separadas em categorias – Praieiras,  Folclóricas, Sambas Urbanos, Postais da Bahia e Mulhereselas serão ouvidas pelos visitantes a bordo de uma jangada. Na Linha do Tempo, foram selecionadas datas, fatos e fotos que retratam a vida de Caymmi, desde sua infância até os últimos dias.

A Vida Familiar está representada na parte dedicada às pinturas do artista, outra de suas facetas. Já no módulo Rádio estão os momentos importantes da vida do cantor, seus amigos, a influência na Era do Rádio e a difusão de sua obra. Neste ponto, uma atração diferente: um karaokê para que todos possam cantar um dos sucessos de Dorival.

A abertura da exposição contará ainda com uma palestra proferida por Stella Caymmi, que relembrará o legado do avô, sobre o qual já escreveu três livros. A mostra “Caymmi 100 anos” segue com entrada gratuita até 16 de setembro. O Centro Cultural Correios São Paulo fica Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo (SP). A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 17h.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios assina memorando de entendimento com Alibaba Group

Nesta quinta-feira (17), Correios e Alibaba Group assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de facilitar o comércio internacional entre o Brasil e a China. A cerimônia de oficialização do acordo ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, na presença da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, do presidente da China, Xi Jinping, e dos dirigentes Wagner Pinheiro de Oliveira (Correios) e Michael Lee (Alibaba.com).

O Memorando de Entendimento tem por objetivo ajudar empresas brasileiras – em particular as micro, pequenas e médias empresas – a ter acesso ao mercado chinês, por meio das plataformas do Alibaba Group (incluindo Alibaba.com, AliExpress e Tmall.com) e do Alipay, bem como melhorar os procedimentos de logística entre os dois países.

Em 31 de dezembro de 2013, o Alibaba.com já tinha mais de dois milhões de membros registrados no Brasil e, por essa razão, o grupo pretende colaborar para que micro, pequenas e médias empresas locais se expandam no exterior por meio do comércio bilateral e transfronteiriço. A parceria pretende ampliar e facilitar o mercado de comércio eletrônico entre os dois países, que tende a se expandir exponencialmente nos próximos anos.

Cooperação – Os Correios são os responsáveis pela entrega de 75% das encomendas internacionais no Brasil, sendo o principal operador logístico do País. Por sua vez, o Alibaba Group é a maior empresa do mundo de comércio on-line e mobile em termos de volume de mercadoria bruta (2013), tendo como missão facilitar os negócios entre as empresas e indivíduos em todo o mundo.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Eficiência da Mala Direta dos Correios a serviço da população

Bastante utilizada por grandes empresas para divulgação de seus produtos e serviços, há um mês a Mala Direta Domiciliária também vem beneficiando micro e pequenos empresários e clientes pessoa física, que agora podem usufruir deste serviço de marketing direto dos Correios sem necessidade de contrato.

Desde que a nova modalidade foi implementada, os Correios já registraram uma distribuição de mais de 700 mil folhetos e panfletos por meio do serviço, que permite pagamento à vista nas agências da estatal. Criada a partir da necessidade do mercado, a iniciativa tem como destaque a possibilidade de também atender a demandas simples da população, como a venda de objetos e oferta de serviços, podendo ser utilizada, inclusive, em situações inusitadas, tais como a busca por pessoas desaparecidas e animais perdidos.

Até o momento, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul são os Estados com maior procura pela Mala Direta Domiciliária sem contrato, que vem se mostrando um meio eficiente para quem não possui mailing ou deseja fazer uma divulgação em área específica. Com o serviço, peças promocionais de pessoas físicas e jurídicas podem ser distribuídas pelos atendentes de agências, ao final de cada atendimento, ou entregue pelos carteiros de forma aleatória ou seletiva, em localidades estabelecidas ou por perfil de pontos de entrega, sejam comerciais ou residenciais.

Desempenho – Mesmo tratando-se de um segmento concorrencial no Brasil, o marketing direto é, atualmente, a terceira maior fonte de receita para os Correios. A estatal mantém representantes deste segmento em todos os Estados e há 13 anos possui uma unidade especializada em São Paulo (SP), o Escritório de Consultoria e Negócios em Marketing Direto.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

Por dentro da encomenda internacional: Orientações antes de realizar compras online

Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais mercado, os consumidores passaram a ter maior possibilidade de adquirir produtos oriundos de qualquer parte do mundo. Para facilitar o entendimento da população quanto ao funcionamento dos negócios eletrônicos em caso de compras realizadas no exterior, o Blog dos Correios inicia hoje a série semanal “Por dentro da encomenda internacional”.

Nesta primeira edição, orientaremos os consumidores quanto à importância de tomar precauções antes de iniciar o processo de importação de produtos, tratando especificamente de aquisições sem finalidade comercial. A fim de evitar futuras complicações, procurar fornecedores de confiança se torna o aspecto mais relevante deste processo. Recomenda-se observar se o endereço eletrônico usado pelo vendedor informa claramente os dados necessários para a sua localização e contato, bem como verificar a política de troca/devolução do site e se o serviço de atendimento ao consumidor atua de forma eficaz.

Outra medida relevante ao importar um produto via postal, seja para uso próprio ou para presente, é certificar no site dos Correios se a importação é permitida ou sujeita a anuência. Vale ressaltar que os Correios são os operadores logísticos escolhidos para o desembaraço e a distribuição dos objetos postais importados, mas não participam da transação comercial entre exportador e consumidor.

Além disso, é importante saber que todas as encomendas importadas estão sujeitas ao controle/fiscalização da Receita Federal do Brasil e, algumas delas, ao controle dos órgãos anuentes, o que amplia o prazo de entrega destes produtos. A série “Por dentro da encomenda internacional” continua na próxima semana, quando abordará as modalidades de envio via Correios.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

“As Cantrizes” encerra temporada no CCC São Paulo

O Centro Cultural Correios São Paulo será palco, nesta terça-feira (15), do show da cantora Gottscha, que encerra a série “As Cantrizes”, iniciada em maio e composta por apresentações musicais de oito cantoras/atrizes da MPB.

Primeira cantora nacional a gravar somente em inglês músicas inéditas compostas por brasileiros, Gottscha se apresentará gratuitamente às 19h, com apresentação feita pela atriz Mariana Xavier, do longa-metragem “Minha Mãe É uma Peça”, que contará um pouco da carreira da artista.

Identificadas por carreiras solo em musicais de teatro e pela atuação nos palcos ou na TV, “As Cantrizes” realizam shows que têm por base CDs já gravados e repletos de sambas de raiz, músicas regionais  e composições antigas. Além de Gottscha, participaram do projeto as artistas Selma Reis, Alessandra Maestrini, Marisa Orth, Soraya Ravenle, Inez Viana, Zezé Motta e Sylvia Massari.

O show de encerramento da série “As Cantrizes” acontece nesta terça-feira (15), às 19h, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo. O Centro Cultural Correios São Paulo está localizado na Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | Deixar um comentário