Serviço e-carta dos Correios cresce 160%

Entre agosto de 2015 até agosto deste ano, o serviço rendeu à empresa R$ 20 milhões

Ouça aqui

Publicado em Áudio | Deixar um comentário

Correios entrega urnas para as eleições municipais 2016

Mais de 144 milhões de brasileiros irão às urnas no próximo domingo (2) para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mas antes das eleições municipais começarem, os Correios entregam, esta semana, mais de 150 mil urnas em quatro diferentes regiões do país. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de nove estados contarão com a logística integrada da empresa, que realiza este serviço desde 1988. Só a Bahia vai receber quase 40 mil urnas nos próximos dias. Os outros estados onde haverá distribuição e coleta das urnas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

Além da armazenagem, transporte e entrega de urnas eletrônicas – operações customizadas de acordo com as necessidades de cada TRE –, os Correios transportam ainda o material de apoio do processo eleitoral, como mesas e equipamentos, e realizam a coleta dos objetos ao final da votação, com a entrega das mídias com o mapa da urna aos Tribunais Regionais Eleitorais.

Outras soluções oferecidas aos TREs são os serviços de mensagem, para convocação de mesários, e o Vale Postal Eletrônico para pagamento dessas pessoas que vão trabalhar durante as eleições.

Propaganda — Já aos partidos e candidatos, a empresa oferece os serviços de Mala Direta para propaganda eleitoral, que podem ser de três tipos: Domiciliária (prevê a entrega em áreas específicas, escolhidas pelos clientes, sem endereçamento), Básica (entregue mediante endereçamento) e Especial (entregue mediante endereçamento, com direito a devolução eletrônica ou física).

Orientações sobre produtos e serviços dos Correios adequados à legislação eleitoral podem ser encontrados no hotsite eleições. A página traz orientações de como divulgar propostas, conhecer a opinião dos eleitores e enviar materiais e documentos sobre a campanha. Os interessados também podem consultar CEPs, tarifas, prazos e contatos comerciais, além do resumo da legislação e calendário eleitoral.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Serviço e-carta dos Correios cresce 160% em 2016

Criado para atender às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos na produção e distribuição de documentos oficiais que exigem sigilo de conteúdo e comprovação de entrega, o serviço e-carta dos Correios cresceu 160% até agosto deste ano, em um comparativo com o mesmo período de 2015.

No total, de janeiro a agosto de 2016, 19 contratos renderam à empresa R$ 20 milhões. Do crescimento do serviço, é possível destacar o desempenho de três grandes clientes: Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região no Paraná (TRT-9), que evoluíram o volume contratado em 75%, 145% e mais de 200%, respectivamente.

Foram celebrados também novos contratos com os Detrans de Mato Grosso, Piauí e Amapá, com os tribunais de Contas do Piauí e de Santa Catarina, além da Secretaria de Fazenda da Bahia, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região (Mato Grosso) e da Cooperativa Odontológica Uniodonto (Amapá).

Expansão – Além dos centros operacionais para processamento do serviço em Brasília e Florianópolis, em 2015 foram inauguradas mais duas unidades, em Belo Horizonte e São Paulo. Mais informações sobre o e-carta podem ser obtidas no site dos Correios.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Correios participa da Primavera dos Museus

"Memórias do Esporte" conta 120 anos da história da relação entre o cinema e o esporte. Foto: Divulgação

Com cinco exposições e um musical em exibição nos espaços culturais do Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo, os Correios marcam presença na 10ª edição da “Primavera dos Museus”, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

No Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, o público pode conferir gratuitamente três mostras: “Memórias do Esporte”, que conta 120 anos da história da relação entre o cinema e o esporte; “Celebrar, Superação e Arte”, cujo foco é a história do esporte contada por meio dos selos; e “Ouro: Espírito e Natureza de um Território”, que abrange os diferentes aspectos do território físico, cultural e social que fazem parte da identidade colombiana. Ainda no Rio de Janeiro, está em cartaz o musical “Chica da Silva”, a escrava alforriada que se tornou mito nacional.

Já o Espaço Cultural Correios de Niterói apresenta a  exposição “Grael – Amor pelo mar”, que apresenta a trajetória da família Schmidt Grael, e em São Paulo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a mostra “J. Carlos em Revista”, uma retrospectiva dos trabalhos do  caricaturista, designer e publicitário carioca, que em meio século de carreira produziu mais de 50 mil ilustrações para as principais revistas da época, popularizando figuras típicas do Rio de Janeiro.

Diversidade cultural – A “Primavera dos Museus” se estende até 25 de setembro e seu principal objetivo é chamar a atenção para a diversidade de atrações que acontecem, simultaneamente, nos espaços culturais brasileiros.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Sucesso da operação logística Rio 2016 é tema de evento em SP

O vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, explicou detalhes da operação logística dos Jogos Rio 2016. Foto: Sandra Santos/Correios

A operação logística dos Jogos Rio 2016 foi tema de palestra durante a 20ª Conferência Nacional de Logística, evento que ocorreu em paralelo ao Salão Nacional da Logística Integrada – MOVIMAT 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta quarta-feira (21), o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, explicou aos presentes detalhes da operação, que recebeu menção honrosa do Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma das melhores da história.

Como legado, Furian destacou a visibilidade que a empresa conquistou no Brasil e no mundo. “Um evento como os Jogos Rio 2016 coloca a empresa em evidência no mercado, pois os Correios demonstraram a capacidade de planejar e executar uma operação tão complexa e tão grande, considerada a maior operação logística do mundo em tempo de paz. Esse trabalho memorável credencia a empresa a participar de outras operações, das pequenas às mais complexas, o que ajudará a ampliar nossa participação no mercado de logística”, explicou.

O gerente de Logística do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Mauricio Gonçalves, que abriu o painel “A Experiência da Logística Olímpica – Rio 2016”, destacou a parceria com os Correios. “Foi uma satisfação muito grande contar com os Correios nessa operação de êxito, que teve três anos de planejamento. A expertise na área postal foi fundamental na distribuição dos ingressos, que ocorreu em paralelo e foi realizada igualmente com muito sucesso”, destacou.

20160923-selo-rio2016Os Correios, como operadores logísticos oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, armazenaram, movimentaram e entregaram 30 milhões de equipamentos esportivos, de tecnologia e de mobília. A operação do Time Correios também foi responsável pelo transporte das medalhas, das bagagens das delegações e das amostras do exame antidoping das arenas até o laboratório oficial. A empresa ainda realizou a montagem do mobiliário da vila dos atletas e dos centros de imprensa e coordenou a guarda e a entrega de documentos e objetos perdidos.

Antes do início dos Jogos, os Correios foram responsáveis pela entrega dos ingressos e pelo transporte da Tocha Olímpica pelo país. Desde o último domingo, quando se encerraram os Jogos, a empresa está realizando a logística reversa, com a desmontagem das estruturas, retirada de objetos e demais itens e entrega aos locais de origem.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Selos destacam a mobilidade sustentável

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, os Correios colocam em circulação dois selos em forma de se-tenant  (conjunto cujas imagens se complementam), que têm como tema a mobilidade urbana sustentável.

O primeiro selo destaca o veículo leve sobre trilhos (VLT), que representa o transporte coletivo e outras formas de locomoção. Mostra, ainda, vias que permitem o fácil deslocamento de cadeirantes e pessoas com dificuldade motora.

No segundo selo, aparecem carros e ciclistas parando na faixa de pedestre, numa demonstração de respeito às pessoas. Ao fundo, pessoas se locomovem em vias sinalizadas, com placas e pisos táteis.

A técnica utilizada para a produção dos selos foi a computação gráfica. Os selos podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância.

Mobilidade – O conceito de mobilidade sustentável tem como fundamento a melhoria do transporte público, o que contribui para a redução do uso de carros e, também, para diminuir os níveis de poluição do ar.  O objetivo da mobilidade sustentável é oferecer aos usuários serviços mais humanizados, com custos reduzidos e trajetos menores e mais confortáveis.

No Dia Mundial sem Carro, os principais movimentos de mobilidade urbana desenvolvem atividades para informar a população sobre as diversas alternativas de locomoção nas cidades.

Publicado em Filatelia | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Pesquisa aponta Correios como instituição de maior confiança do brasileiro

Pelo 14º ano consecutivo, os Correios são a empresa campeã na categoria “Instituições” do Prêmio Marcas de Confiança 2016, concedido pela revista Seleções, que também considerou a marca da instituição a segunda mais confiável dos brasileiros. Realizado pelo Datafolha, o estudo apontou a estatal como líder do ranking na categoria Instituições com 73% dos votos.

Realizada há 15 anos, a pesquisa apurou 36 categorias de produtos e serviços. Foram coletados dados via web com 1.588 pessoas, entre os meses de maio e junho de 2016. A categoria “Instituições” foi criada no segundo ano do prêmio e, desde então, os Correios têm recebido a premiação.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira (20), em São Paulo, e contou com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos, que recebeu a premiação ao lado do diretor regional de São Paulo Metropolitana, Eugênio Valentim da Silva. “O reconhecimento da população é nosso maior prêmio e aumenta a nossa responsabilidade. Nossa missão é fazer jus a esta reputação e trabalhar, cada vez mais, para que nunca a percamos”, afirmou Guilherme Campos.

Satisfação do cliente – Esta semana, os Correios também foram eleitos uma das 15 melhores empresas do segmento “Serviços” do ano 2016. A pesquisa foi realizada entre janeiro de 2014 e março deste ano, pelo instituto MESC –  Melhores Empresas em Satisfação do Cliente.

Ao todo, foram ouvidos 18.245 clientes que responderam a um questionário composto por 30 afirmativas e duas questões abertas. A metodologia seguida foi do Pentagrama da Satisfação do Cliente®, que engloba e amplia as principais metodologias para obter o índice de satisfação do cliente no mundo, entre elas o NPS (Net Promoter Score), o índice ACSI, BCSI e todas as diretivas das ISO 9001, 9004 e 10002.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Filme publicitário celebra atuação dos Correios nos Jogos Rio 2016

No último domingo (18), encerraram-se os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Para celebrar a realização desse grande evento esportivo no Brasil, os Correios lançaram o filme publicitário “Retrospectiva”, que fecha a campanha publicitária “Olimpíadas” – cuja primeira fase foi marcada pelo lançamento do filme “Bem-vindos”, seguido do “É hora”, que marcou o início das disputas.

Com trilha emocionante e belas imagens reais dos Jogos, o novo filme traz à tona as emoções e conquistas dos atletas durante as competições, bem como a relevância do trabalho dos Correios, operador logístico oficial da Rio 2016, para o sucesso do evento.

Confira o filme que está sendo veiculado em TV aberta e fechada e também na Internet:

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Correios é opção para pagamento de contas durante greve dos bancários

Presentes em mais de cinco mil municípios do Brasil, as agências próprias dos Correios que atuam como Banco Postal são uma alternativa para pagamentos de contas de consumo (água, luz, telefone e gás), títulos de cobrança (boletos bancários) e tributos durante a greve dos bancos.

Além disso, as agências do Banco Postal oferecem serviços de abertura de conta, saques, depósitos, extratos, saldos, empréstimos e pagamento de benefícios do INSS, em parceria com o Banco do Brasil.

Na maioria das agências é possível realizar o pagamento das contas em horário diferenciado do atendimento bancário. Para conferir o endereço e horário de funcionamento das agências do Banco Postal nos municípios, basta acessar o site dos Correios.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Alunos da rede pública de Natal aprendem a montar coleção de selos

O caderno e os tradicionais livros didáticos cederam lugar para lupas, pinças e um universo de conhecimento contido em um pequeno pedaço de papel: o selo. Em uma aula diferente, os alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental de sete escolas da rede municipal de educação de Natal montaram sua primeira coleção de selos.

As visitas, realizadas nos meses de agosto e setembro de 2016, fazem parte do projeto Correios nas Escolas, que tem o objetivo de estimular alunos e educadores a utilizar os selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. Durante os encontros, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a história dos Correios e dos selos postais seguida da oficina filatélica.

Para montar a coleção, as crianças definem um tema e escolhem os selos que desejam utilizar. Elas também criam um título para a coleção e resumem, em poucas linhas, o significado e a importância de cada selo selecionado, com base nos conteúdos aprendidos em sala de aula. Entre os temas abordados nos trabalhos dos estudantes estão a fauna, flora, folclore, esportes, cidades brasileiras e personalidades históricas.

Heitor, 10 anos, aluno do 4º ano, selecionou selos que tratavam sobre meio ambiente. “São coisas importantes para o planeta. Por isso escolhi esse selo que fala da reciclagem do lixo e selos com animais, pois é preciso proteger a natureza”, explicou.

Cerca de 400 estudantes na faixa etária dos 8 aos 11 anos foram contemplados nesta edição do projeto.

Publicado em Filatelia, Institucional, Sustentabilidade | Deixar um comentário