Biografia de Oscar Wilde inspira espetáculo em cartaz no Rio de Janeiro

A rica e conturbada biografia do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900) é o pano de fundo da peça “Beije minha lápide”, que sobe aos palcos do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro nesta sexta-feira (29).

Dirigido por Bel Garcia e produzido por Fernando Libonati, o espetáculo conta a história de Bala (Marco Nanini), fã ardoroso de Wilde preso após quebrar a parede de vidro que protege o túmulo do escritor, no célebre cemitério de Père Lachaise, em Paris. Apesar de ficcional, o texto inédito de Jô Bilac é baseado em fatos, pois a barreira que visa impedir os beijos dos fãs na lápide realmente existe.

Ao apresentar o protagonista preso em uma cela de vidro, a peça levanta questões atuais sobre preconceito e julgamento. Enquanto encarcerado, Bala produz um texto com o qual pretende presentear sua filha, parte do espetáculo que se assemelha a uma das mais importantes obras de Wilde, a obra “De Profundis” —produzida durante os dois anos em que esteve preso por sodomia, este trabalho de Wilde mostra como a prisão redimensionou suas percepções sobre a vida e a morte.

“Beije minha lápide” segue em cartaz até 5 de outubro, de sexta-feira a domingo, às 19h. Os ingressos para a apresentação custam R$ 20 (R$ 10 meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Correios, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Sedex Mundi Documento tem novidades

O serviço Sedex Mundi Documento passou por uma fase de reformulação. A entrega foi estendida para aproximadamente 200 países e os clientes contam com a garantia do prazo de entrega, no sistema Money Back Guarantee — que determina a devolução do valor de postagem em caso de atraso.

Por meio do Sedex Mundi Documento é possível enviar papéis, livros e documentos pessoais — tais como RG, carteira de motorista, passaporte etc — até o peso limite de 10 kg por postagem, que pode ser feita para as principais cidades dos países atendidos, nas agências credenciadas para a prestação do serviço.

Vale ressaltar que postagens com conteúdo não permitido serão devolvidas aos remetentes assim que identificado em qualquer etapa do processo logístico. Além disso, não é possível enviar Sedex Mundi Documento para caixas postais. No site dos Correios, os clientes têm acesso ao calculador de preços e prazos, ao sistema de pré-postagem — que dá mais agilidade na postagem nas agências —, bem como podem realizar o rastreamento dos documentos enviados.

Publicado em Mudanças e inovações | Deixar um comentário

Juiz de Fora reúne obras de alunos do Ateliê Marcelo Casali

Em cartaz no Espaço Cultural Correios em Juiz de Fora (MG), a exposição “Descobertas” reúne obras feitas pelos alunos do Ateliê Marcelo Casali, contemplando cerca de 40 trabalhos de jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

O acervo é composto por quadros em pintura a óleo, com temas, técnicas e tamanhos variados. Segundo Casali, curador da mostra, o diferencial do projeto é justamente a diversidade de resultados expostos por diferentes artistas, demonstrando uma grande pluralidade de pensamentos, sentimentos e objetivos.

O Ateliê Marcelo Casali foi fundado em 1999, estando há 15 anos engajado no desenvolvimento e aprimoramento de pessoas e artistas que se interessam pelo conhecimento da arte por meio de um acompanhamento prático.

“Descobertas” fica em cartaz até 20 de setembro e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora fica localizado na rua Marechal Deodoro, 470, Centro.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário

Museu dos Correios realiza mostra sobre riqueza mineral brasileira

 

Está em cartaz no Museu dos Correios, em Brasília (DF), a exposição “Os Geraes de Minas”, que recria a história, o desenvolvimento, as descobertas e a diversidade mineral da área que contempla parte do estado de Minas, do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de terras do Mato Grosso, São Paulo e Bahia.

A iniciativa utiliza recursos como textos, maquetes, fósseis originais, objetos de época, vídeos e fotografias para apresentar as primeiras descobertas minerais aos visitantes. De acordo com o curador  Diogenes de Almeida Campos, a mostra busca atrair o público jovem e despertar o interesse para a Geologia, Geofísica e Mineralogia, sendo um estímulo para futuras vocações na área de Ciências da Terra e Mineração.

Com apoio do Museu de Ciências da Terra e do Museu Histórico Nacional, “Os Geraes de Minas” pode ser conferida gratuitamente até 12 de outubro, das 10h às 19h, de terça a sexta, e das 12h às 18h nos finais de semana e feriados.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Exposição apresenta elementos da cultura carioca de forma lúdica

Os principais aspectos presentes na cultura carioca, entre eles carnaval, futebol, música e circo, retratados de forma lúdica e bem humorada. Essa é a proposta da exposição “O Rio de Rapoport”, em cartaz até dia o dia 21 de setembro, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Durante a mostra, que reúne cerca de 40 obras inéditas, os visitantes poderão conferir o traço peculiar do pintor, arquiteto, gravador e desenhista Alexandre Rapoport, que começou a pintar como autodidata mesmo antes de ingressar na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual FAU-UFRJ), em 1948. Fez desenho e gravura na Escola Nacional de Belas Artes, época em que já participava de diversas exposições coletivas com pinturas, desenhos e gravuras no Museu Nacional de Belas Artes e no Ministério de Educação e Cultura. A partir de 1949, verificam-se as influências da arte de Portinari em sua obra.

Com uma carreira também solidificada no desenho industrial, Rapoport ganhou diversas premiações por participações em exposições individuais e coletivas nacionais e no exterior. Além do Brasil, atualmente seus trabalhos integram acervos de coleções particulares e instituições em Roma, Viena, Zurique, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Paris, Buenos Aires, Antuérpia, Washington e Jerusalém, podendo ser conferidas ainda nas agências do Banco do Brasil de Hamburgo, Londres, Paris, Roterdã, Lisboa, Viena, Costa do Marfim e Estocolmo.

A exposição “O Rio de Rapoport” pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Banco Postal oferece novas linhas de crédito aos clientes

O Banco Postal passou a oferecer linhas de crédito CDC Consignado INSS e CDC 13º Salário. Os novos produtos complementam as opções já disponíveis para concessão de crédito aos clientes, sendo destinadas a todos que recebem benefícios ou salário por meio de conta corrente do Banco do Brasil.

O CDC Consignado INSS pode ser adquirido por correntistas do Banco do Brasil que sejam titulares de aposentadoria e pensão do regime geral de previdência social. Já o CDC 13º Salário disponibiliza um adiantamento de até 80% da média dos últimos três salários recebidos no Banco do Brasil, com liquidação no recebimento do 13º salário.

Além destas novas linhas, o Banco Postal conta ainda com outras modalidades de crédito para pessoas físicas, tais como o BB Crédito Salário, o BB Crédito Benefício e o BB Crédito Automático. Para adquirir os empréstimos, o cliente deve se dirigir a uma agência dos Correios e conversar diretamente com um atendente, que dará as orientações necessárias.

O Banco Postal é uma parceria entre Correios e Banco do Brasil, iniciada em janeiro de 2012, para prestação de serviços bancários básicos. Atualmente, são mais de 6 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Em 2014, as duas instituições reformataram a parceria, assinando um novo contrato, com o objetivo de implantar um novo modelo de negócio.

Fruto da experiência das duas instituições, o novo modelo de Banco Postal oferecerá uma carta de serviços composta por linhas de crédito, seguros, capitalização, cartões pré-pagos e consórcios, entre outros.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag | Deixar um comentário

História da dança pernambucana é recordada em mostra no Recife

O Centro Cultural Correios Recife recebe, até 2 de novembro, a exposição “Recordança 10 anos: Construir, sentir e olhar a dança”. A mostra encerra as comemorações pela primeira década de criação do grupo artístico, formado por uma equipe multidisciplinar que se reveza em reunir, catalogar, disponibilizar e discutir documentos sobre a história local da dança.

Por meio de três ambientes – bastidores, palco e plateia -, os visitantes são convidados a observar vídeos, fotografias e programas de espetáculo que revelam múltiplos olhares sobre o universo da dança, complementados ainda por elementos de cenografia e figurinos que remetem a espetáculos que marcaram o público do Recife.

Com entrada franca, a exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. O Centro Cultural Correios Recife  fica na Avenida Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Transporte marítimo Brasil-Alemanha é destaque no ECC Porto Alegre

O Espaço Cultural Correios de Porto Alegre recebe, até o dia 14 de setembro, a exposição “Brasil-Alemanha: Uma história centenária contada pelo mar”, que ilustra o início da relação entre os dois países a partir do transporte marítimo. Fazem parte da mostra quatro maquetes de navios (Santa Catarina, Cap. San Lorenzo, Itajaí e Augusta), onze painéis que definem a linha cronológica da exposição e dois filmes que retratam as relações de amizade entre o Brasil e a Alemanha.

A curadoria é do museólogo alemão Carsten Jordan, que reuniu o material histórico da Hamburg Süd – empresa responsável pelo transporte de imigrantes da Europa para o Brasil durante os séculos XIX e XX. Como forma de aproximar a população dessa história, a exposição ainda possibilita aos visitantes utilizarem um terminal de consulta ao acervo de listas de passageiros que embarcaram no porto de Hamburgo, na Alemanha, com destino ao Brasil.

A exposição “Brasil-Alemanha: Uma história centenária contada pelo mar” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h. O ECC de Porto Alegre está localizado no térreo do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Centro Histórico). A entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário

Aplicativo para rastrear encomendas disponível em nova plataforma

Já está disponível para download a versão para Windows Phone do aplicativo Correios Mobile, desenvolvido e lançado pela estatal em março deste ano. Por meio dele, clientes podem acompanhar o rastreamento de cartas e encomendas registradas, calcular preços e prazos de diversos tipos de encomendas, localizar a agência de Correios mais próxima e ainda realizar a busca de CEP ou endereço.

A criação do app para Windows Phone atendeu a diversas solicitações de clientes, registradas por meio do sistema Fale com os Correios. O aplicativo já estava disponível nas plataformas Android e iPhone, onde alcançou mais de 100 mil downloads. A recém-lançada plataforma para Windows Phone, por sua vez, já conta com mais de 1,6 mil cliques.

Para baixar o Correios Mobile para Windows Phone, basta acessar o link: http://www.windowsphone.com/s?appid=0f2e89c1-c918-4e7e-80a1-9588abbd6d07.

Publicado em Mudanças e inovações, Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Exposição destaca riquezas naturais do Rio de Janeiro

Com a exposição “O Rio que é verde”, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida os cariocas a fazerem uma viagem pela natureza. Em meio a tantos carros e prédios, a mostra chama a atenção das pessoas para valorizar a riqueza natural da cidade, que foi fundada dentro de uma floresta tropical.

Com fotografias de Jaime Acioli, a exposição faz um passeio pela história de 16 parques da capital carioca, utilizando painéis em grandes formatos e projeções que criam um percurso cenográfico por onde os visitantes se movimentam. A mostra recria ainda a atmosfera do meio ambiente natural, em um passeio pelos mais emblemáticos parques do Rio de Janeiro, dentre os 45 reconhecidos oficialmente (urbanos ou naturais).

“O Rio que é verde” pode ser visitada até o dia 21 de setembro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro e a entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , | Deixar um comentário