Esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Em relação à matéria divulgada nesta sexta-feira (19), pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que a entrega de mala direta com propaganda eleitoral segue rigorosamente procedimentos padronizados. Esses procedimentos estão estabelecidos no Manual de Comercialização e Atendimento – MANCAT, no Módulo 6, Capítulo 4, que teve sua última atualização em 20/02/2013. Esses procedimentos são informados no Guia Comercial Eleições publicado pelos Correios.

Especificamente sobre entrega de material sem chancela está prevista no item 2.2.3, e seus subitens, do Manual de Comercialização e Atendimento, assim como no 3.1.1, alíneas “f” e “g” do Guia Comercial Eleições publicado pela empresa. A referida norma detalhada foi fornecida ao jornal, que optou por não divulgá-la aos leitores.

Não há registro de nenhum tipo de irregularidade na entrega de material alusivo a esse segmento de negócios.

A distribuição de material com propaganda eleitoral é um serviço prestado conforme os procedimentos citados e no caso específico abordado na matéria foi realizado com pagamento à vista e devidamente controlado pelas áreas técnicas.

A postagem de objetos nas condições citadas pela matéria ocorreu em várias situações no processo eleitoral de 2014, para candidatos de vários partidos, e, em todos os casos, os serviços foram prestados conforme previsto nas normas da empresa. Levantamento parcial demonstra que a entrega de material eleitoral nessas condições foi realizada para candidatos dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN.

A autorização de postagem e entrega de material sem chancela visa a garantir o melhor atendimento às demandas de mercado e evitar a perda de receita, já que trata-se de um mercado de livre concorrência, com centenas de participantes. O segmento de Marketing Direto é hoje a terceira maior receita da empresa.

Os Correios esclarecem que para a modalidade de postagem fora do leiaute padrão de impressão os procedimentos previstos são adequados aos tramites operacionais de forma a sustentar os controles até a entrega das mensagens. No ato da postagem, na entrada dos objetos nos Correios, é feito controle da quantidade de objetos e adotados os procedimentos para pagamento do valor correspondente. No caso citado na matéria, o pagamento foi à vista.

Veja os comprovantes de pagamento do serviço: arquivo 1 e arquivo 2.

Publicado em Correios na midia | Deixar um comentário

Mostra de pinturas leva paisagens brasileiras a Salvador

 

O Centro Cultural Correios de Salvador apresenta, até 1º de novembro, a exposição “Múltiplos Olhares”, que faz uma releitura da obra do pintor holandês Frans Post. Durante a mostra, os visitantes podem conferir, gratuitamente, 20 trabalhos do artista mineiro Pedro Guedes, que a partir da releitura do trabalho de Post revela detalhes na captura de paisagens brasileiras.

A mostra traz temas diversificados, pintados com leveza na aplicação das cores, delicadeza do traço e dos detalhes. Destaque também para a utilização da técnica de óleo sobre linho sobre madeira (OSLSM), originária dos pintores flamengos do século 15, misturada ao hiperrealismo com detalhes da técnica francesa trompe l’oeil, que proporciona truques de perspectiva nas telas.

Com uma proposta de acessibilidade, a exposição – que já passou por Juiz de Fora (MG) e, após Salvador, segue para Fortaleza (CE) – conta ainda com a leitura em braile nas legendas, textos e folder. “Múltiplos Olhares” pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Centro Cultural Correios de Salvador está situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 20, Centro Histórico.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Comentários desativados

Fortaleza recebe exposição “Anônimos do Rossio”

O registro de uma tarde na praça que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, pelas lentes do artista plástico, arquiteto, cineasta e fotógrafo brasileiro Luis Jungmann Girafa. Esse é o enfoque da exposição “Anônimos do Rossio”, que está em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza até 14 de novembro.

Em preto e branco, a mostra apresenta fotografias que revelam o olhar estético do artista, construindo visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. Feitas de forma intuitiva, as imagens não revelam explicitamente os personagens, que mantêm o anonimato e, assim, representam os transeuntes que circulam todos os dias pelas grandes cidades.

Os cliques foram realizados no último dia de uma viagem a Lisboa, em 2011, quando Luis Jungmann Girafa encontrou o angolano Artur Arriscado, que, na condição de exilado e com graves problemas de saúde, viveu como indigente nas ruas e praças da capital portuguesa. De acordo com o curador da exposição, Renato Cunha, a mostra é dedicada a ele, um contador de estórias sem fronteiras que inconscientemente motivou a produção do ensaio. Além da exposição, as fotografias originaram um livro homônimo, publicado pela editora Siglaviva.

“Anônimos do Rossio” pode ser visitada gratuitamente até 14 de novembro, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). O Espaço Cultural Correios Fortaleza está situado na Rua Senador Alencar, 38 – Centro.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Correios abre seleção para patrocínio de projetos culturais

Estão abertas até o dia 12 de outubro as inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios dos Correios. A seleção é aberta para pessoas jurídicas e abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre agosto de 2015 e janeiro de 2017.

Os projetos serão selecionados para compor a programação dos Centros Culturais Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, dos Espaços Culturais Correios de Fortaleza e Juiz de Fora e do Museu dos Correios, em Brasília. Do orçamento, 10% são reservados para projetos de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Todas as etapas do processo são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico. O resultado estará disponível a partir de 15 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e no site dos Correios, onde também pode ser acessado o edital completo da seleção.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Campanha destaca soluções dos Correios para comércio eletrônico

Os Correios lançaram nesta segunda-feira (15), nacionalmente, uma campanha publicitária que mostra as vantagens das soluções oferecidas pela estatal aos lojistas de comércio eletrônico.

A campanha destaca os atributos dos serviços dos Correios para o segmento: velocidade, segurança, informação, tecnologia, logística reversa para troca ou devolução, rastreamento, três tentativas de entrega, coleta domiciliar opcional e pagamento na entrega. Além disso, revela que hoje o Brasil possui mais de 400 mil sites de comércio eletrônico e que nove entre 10 empresas têm os Correios como operador logístico.

A campanha está sendo veiculada em canais de televisão fechada, rádio, jornal, revista, internet e painéis digitais instalados em locais de grande movimento. Assista ao vídeo que está sendo veiculado na internet.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Arte norueguesa destacada em pinturas e fotografias

O Centro Cultural Correios Recife recebe, a partir de terça-feira (16), duas exposições de artistas noruegueses que retratam visões de mundo opostas. A primeira, “Alfred Andersen, um pintor norueguês no Brasil”, retrata o encanto do artista — que ficou conhecido como o pai do impressionismo brasileiro — pelas paisagens brasileiras. Andersen, como pintor e desenhista, documentou sua época dentro de três linhas temáticas: o retrato, a cena de gênero e a paisagem. A arte sombria, característica dos artistas noruegueses, foi substituída pela exuberância da natureza encontrada no Brasil, onde passou a viver em 1892.

Já a segunda mostra explora a Noruega sob as lentes de três fotógrafos: Verena Winkelmann, Rune Johansen e Per Berntsen, ilustrando não apenas a natureza, como também a vida cotidiana norueguesa. As imagens conseguem captar mais do que a mera descrição das cidades norueguesas e retratam as pessoas, com traços importantes da cultura, mostrando que esses cidadãos podem ser bem mais simpáticos do que a solidão e as paisagens possam sugerir.

As duas mostram seguem até 2 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. O Centro Cultural Correios Recife está localizado na Av. Marques de Olinda, 262  Bairro do Recife.

Publicado em Patrocínios | Com a tag | Deixar um comentário

Serviço de encomenda pré-paga dos Correios disponível pela internet

Os Correios lançam nesta sexta-feira (12) a Encomenda Pré-paga via Internet. O serviço, disponível no site dos Correios, permite a compra e o pagamento on-line de encomendas Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e PAC, com precificação simplificada.

Para adquirir o serviço, basta acessar o site, definir os endereços de origem e de destino, informar as dimensões da encomenda ou selecionar uma embalagem dos Correios, escolher o serviço de entrega desejado, cujos preços e prazos são automaticamente informados, e realizar o pagamento com cartão de crédito ou a faturar em contrato com os Correios.

Após a confirmação da compra, o cliente deve imprimir o rótulo de endereçamento no padrão dos Correios e ir à agência de sua preferência para entregar a encomenda, onde terá atendimento diferenciado. É mais uma opção de comodidade para o envio de encomendas.

A partir de novembro, o cliente que adquirir uma Encomenda Pré-paga via Internet também terá a opção de solicitar uma coleta domiciliar ou deixar a encomenda em um terminal de autoatendimento. Para saber mais acesse www.correios.com.br/encomendaprepaga.

Publicado em Mudanças e inovações, Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios testa novos veículos para entrega de encomendas em SP e MG

Os Correios iniciaram em setembro testes com um novo modelo de veículo para entrega de encomendas: o triciclo. Participam deste piloto a cidade de Altinópolis (SP) e três municípios mineiros: Frutal, Uberlândia e Contagem. Os triciclos são testados como alternativa para entrega em localidades pequenas, nas quais a quantidade de encomendas ultrapassa a capacidade de volume das motocicletas, mas não justifica a utilização de veículos maiores como vans e furgões.

Por meio dos testes, em parceria com as empresas Tricicar (SP) e Brazcar (MG), os Correios poderão avaliar os ganhos proporcionados com a introdução dos veículos nos aspectos de desempenho funcional, praticidade, ergonomia e segurança. Os testes devem durar de 30 a 60 dias.

Vale ressaltar que os Correios também já concluíram, em agosto deste ano, os testes com duas bicicletas e um triciclo elétricos em Brasília (DF), em parceria com a empresa EcoStart, com duração de 45 dias. Outra iniciativa, que está em andamento, é o teste de veículos elétricos em parceria com a Renault — são dois veículos cedidos em comodato, um em Brasília (DF) e outro em Curitiba (PR).

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | Deixar um comentário

Cinema nacional é atração de cineclube no Museu dos Correios

O Museu dos Correios irá oferecer mais uma atração cultural para o público de Brasília, com a abertura de um cineclube na quarta-feira (10). Dentro do projeto “Brasil na tela”, patrocinado pelos Correios, serão exibidos gratuitamente 12 longas-metragens nacionais produzidos entre 1980 e 2000. As sessões vão até o dia 26 de novembro e serão realizadas sempre às quartas-feiras em dois horários: 12h30 e 19h30.

O primeiro filme a ser exibido é “Filhas do vento”, de Joel Zito Viana (2005). Na próxima semana (17), será a vez do longa “Eu me lembro”, de Edgar Navarro (2006), e no dia 24, “Desmundo”, de Alain Fresnot (2003). Com curadoria de André Luiz Oliveira, a ideia do projeto é apresentar os filmes por décadas, para que o público possa acompanhar a evolução do cinema brasileiro. A programação completa pode ser conferida no site do Cineclube Brasil na Tela.

A sala tem capacidade para 90 espectadores e a entrada é franca — a classificação dos filmes é para maiores de 16 anos. O Museu Nacional dos Correios fica localizado no Setor Comercial Sul, quadra 4, 256, Ed. Apolo, Asa Sul, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3206-9448.

Publicado em Sem categoria | Com a tag , | Deixar um comentário

Evento marca dois anos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Foi iniciada a contagem regressiva de dois anos exatos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os Correios, além de patrocinadores da competição, serão o operador logístico dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com soluções de logística integrada tais como descarga do material esportivo, tecnológico e mobiliário, movimentação de botes e transporte de óleo diesel até os barcos, além da conferência de notas fiscais e alocação dos itens em suas respectivas áreas (restaurantes, sala de imprensa etc).

Neste domingo (7), um evento comemorativo aos dois anos que antecedem os Jogos Paralímpicos reuniu, no Rio de Janeiro, atletas das seleções de goalball e voleibol sentado, além de ídolos da “geração de prata” do voleibol brasileiro. A comemoração contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, dentre outros.

O público presente participou aceitando um desafio: jogar voleibol sentado e goalball de olhos vendados, assim como fazem os atletas paralímpicos. O nadador Clodoaldo Silva, um dos maiores medalhistas paralímpicos brasileiros, também participou das atividades e falou sobre a importância de estimular a prática esportiva para pessoas com deficiência.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário