DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
Reduzimos o frete e ampliamos canais de atendimento em todo o país

Oferecer serviços cada vez mais confiáveis e acessíveis ao consumidor, celebrado neste 15 de março, é uma prioridade dos Correios. Mesmo com o aumento da demanda, advinda do crescimento das compras online, há três anos a estatal não reajusta o preço da postagem para encomendas nacionais. E não é só isso. No último ano, baixamos o preço das tarifas para oferecer fretes mais atrativos em vários trechos do país.

Mais recentemente, desde 31 janeiro de 2023, enviar uma encomenda nacional também ficou mais barato nos principais mercados das regiões norte e nordeste: Belém (PA), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Petrolina (PE), Toritama (PE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Serra Negra do Norte (RN) e Caicó (RN). Além de contribuir para o desenvolvimento econômico dessas regiões, a medida consolida o papel dos Correios como a maior parceiro logístico do e-commerce.

Para facilitar o dia a dia dos consumidores, a estatal também tem investido na ampliação de serviços e canais de atendimento. Nessa lista, estão as novas funcionalidades do app Correios, os Pontos de Coleta, estabelecimentos comerciais autorizados a serem representantes dos Correios, a Entrega no Vizinho, o Clique e Retire e o Locker, soluções para quem não pode estar em casa para receber suas encomendas.  

Instalados em pontos estratégicos, como shoppings e metrôs, o armário inteligente dos Correios é um exemplo de serviço aperfeiçoado continuamente, a partir da opinião do consumidor. Assim que o usuário retira o objeto do Locker, ele recebe um comunicado dos Correios para responder uma pesquisa de satisfação.   

“Toda a experiência do Locker foi pensada para o consumidor, por isso, queremos ouvir o que ele pensa sobre os serviços disponibilizados”, explica o analista de Correios, Alvimar de Souza Bispo, um dos responsáveis pelo projeto.

Opinião do consumidor: o analista Alvimar Bispo é responsável pelo monitoramento da percepção dos usuários do Locker. Foto: Divulgação/Corrriks

O programador Jonas Saturnino, de Brasília (DF), é um dos consumidores que contribuíram com sugestões para o aperfeiçoamento do Locker. “Como compro muito pela internet, sou um usuário assíduo do serviço. Ter até três dias para buscar minha encomenda, mesmo feriado ou domingo, é muito vantajoso. No meu caso, retiro meus objetos quando saio do trabalho, no trajeto para casa”, conta Jonas.

A rede de Lockers dos Correios segue em plena expansão. Atualmente, a estatal conta com 85 terminais instalados em São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Águas Lindas (GO), Luziânia (GO) e Valparaíso de Goiás (GO). A previsão é que mais 57 armários inteligentes sejam instalados no Rio de Janeiro (RJ) até julho de 2023.  

Dia Mundial do Consumidor – Você sabia que há 40 anos o mundo comemora o Dia do Consumidor? Embora a data tenha sido instituída oficialmente em 1983, ela tem origem há mais de 20 anos, quando em 15 de março de 1962, o então presidente norte-americano John Kennedy fez um discurso em defesa dos direitos do consumidor ao enviar para o Congresso dos EUA uma lei sobre o tema.  

No discurso, Kennedy defendia o direito à segurança (contra a venda de produtos prejudiciais à saúde ou à vida), à informação (contra publicidade fraudulentas ou enganosas), à escolha (variedade de produtos e serviços à disposição e preços competitivos) e o direito a ser ouvido (canais para se manifestar sobre o que pagou). 

No Brasil, no dia 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor entra em vigor. Na época, o código, inspirado na legislação de 14 países sobre o tema, foi considerado como uma das leis mais avançadas do mundo.