Espaço Cultural Correios Fortaleza celebra dez anos

O Espaço Cultural Correios Fortaleza comemora uma década de atuação nesta quarta-feira (5). A trajetória da unidade cultural conta com mais de 100 exposições e cerca de 65 mil visitas, envolvendo os mais diversos estilos de artes visuais — dentre pintura, desenho e fotografia e projetos literários de incentivo à leitura com grandes escritores da literatura brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Adélia Prado e Mário Quintana.

Os projetos que o Espaço Cultural abriga são selecionados anualmente por meio de edital público e avaliados por uma comissão técnica formada especificamente para este fim. A iniciativa atende o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), ao garantir a igualdade de oportunidades para participação no sistema por meio de cotas para afro-descendentes, e também estimula o diálogo com a arte de maneira inclusiva, ao exigir como contrapartida que os projetos tenham visitação de alunos da rede pública de ensino ou de pessoas em situação de risco social. Além disso, todo material de divulgação das mostras deve ser confeccionado com uso de fontes ambientalmente responsáveis, conforme preveem as diretrizes de responsabilidade socioambiental dos Correios.

Atividades — Como parte das comemorações dos 10 anos, o Espaço Cultural participa da terceira edição do “Viva o Centro Fortaleza”, que acontece no próximo sábado (8). A ação tem como objetivo principal a valorização do centro da cidade sob o aspecto cultural. Entre as atividades oferecidas, estão programações musicais e teatrais, roda de conversa e o lançamento, no Ceará, do filme “Quase Samba”, que será exibido pela primeira vez em Fortaleza às 18h, na Praça dos Leões. A programação completa está disponível no canal do “Viva o Centro Fortaleza” no Facebook.

Outra ação em comemoração ao aniversário do Espaço Cultural é a exposição “Afetos Urbanos” dos fotógrafos cearenses Marília Oliveira e Régis Amora. A mostra traz uma releitura de memórias afetivas de personagens que habitam o entorno do prédio dos Correios, no centro da cidade, e coroa o aniversário da unidade com a valorização do patrimônio imaterial de Fortaleza, incluindo pessoas e sentimentos por meio da arte.  

“Afetos Urbanos” pode ser conferida gratuitamente até o dia 12 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O Espaço Cultural Correios Fortaleza está localizado na Rua Senador Alencar, 38 – Centro.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.