Correios apresenta serviço de logística integrada com foco em MPEs

Nesta quinta-feira (15), Dia do Cliente, os Correios apresentaram um novo serviço de logística, voltado ao comércio eletrônico e com foco nas micro e pequenas empresas (MPEs): a solução de logística integrada (e-fulfillment), que suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte/distribuição e logística reversa.

A apresentação do serviço foi realizada pelo presidente dos Correios, Guilherme Campos, e pelo vice-presidente de Logística da estatal, José Furian Filho, durante a coletiva de imprensa sobre a Black Friday Legal 2016, em São Paulo (SP), em uma ação que envolveu, além da empresa, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Braspag.

Com a consolidação das operações de pequenas e médias lojas virtuais que, de acordo com dados do SEBRAE representam 90% das empresas que vendem exclusivamente pela Internet, o e-fulfillment prevê uma redução média de 47% nos custos logísticos no e-commerce.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, lembrou que a empresa realiza logística desde o seu nascimento, há 353 anos. “Nossa presença, que nos coloca em todas as cidades do país, vem se transformando. O mesmo mundo que tira dos Correios o mercado postal, em declínio, permite aos Correios ampliar sua presença no comércio eletrônico”, afirmou.

O vice-presidente de Logística, José Furian Filho, explicou que o novo serviço possibilita o acesso dos proprietários de micro e pequenas empresas à cadeia logística com um custo reduzido, dando-lhes oportunidade para que foquem energia e recursos nas vendas. “Assim, as chances de essas MPEs crescerem são muito maiores. Isso é uma política de governo, que tem feito grandes esforços para fomentar o segmento, e os Correios, como uma empresa pública, têm essa preocupação também”, disse.

Simplificação — Os produtos poderão ser enviados para destinos nacionais e internacionais, incentivando as exportação pelas MPEs devido à simplificação do processo. A vantagem do modelo é que o empresário não precisa se preocupar com o espaço para armazenagem dos produtos e preparação dos pedidos. Os principais ganhos estão na simplicidade de precificação, por item armazenado e pedido atendido, na redução dos custos fixos logísticos e na celeridade operacional em retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega. Com isso, além de manterem o foco nas suas atividades-fim, as lojas conseguem atender com escalabilidade as vendas em períodos de grandes demandas em datas especiais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães etc. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site dos Correios, no endereço www.correios.com.br/ecommercecorreioslog.

Infraestrutura — O armazém logístico da empresa em Cajamar (SP) possui 72 mil m² de área total, pé direto livre de 12 metros e 18 mil posições de armazenagem. Com um investimento de R$ 5,5 milhões, os Correios adquiriram licenças de uso permanente de software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos, o Warehouse Management System (WMS). O sistema permite que os clientes tenham acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque e acompanhamento de pedidos on-line, rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Correios apresenta serviço de logística integrada com foco em MPEs

  1. Carmo José Vieira dos santos disse:

    Estive no último dia 26/06/17 no CLI Cajamar em uma visita técnica, que faz parte da grade currícular do curso de logística em que estou realizando. Sou funcionário dos Correios.
    Realmente é de se tirar o chapéu diante de tamanha responsabilidade logística em que se empregam no complexo. Presenciei de perto como funciona a nova modalidade chamada e-fulfillment e de como esse serviço tende em crescer e trazer retorno à empresa. Pois possibilita ao cliente apenas pagar para manter o armazenamento do produto e não pela postagem, gerando assim mais lucratividade e segurança que só os Correios proporcionam e menos custo, alavancando seus negócios . abraços.