Mostra reúne registros de imigrantes na Ilha das Flores

O Espaço Cultural Correios Niterói, apresenta, até 11 de março, registros da imigração ocorrida na Ilha das Flores, em São Gonçalo (RJ), durante os séculos XIX e XX.

“Cenas do cotidiano da Ilha das Flores pelas lentes de moradores e funcionários da Hospedaria de Imigrantes” reúne imagens do período entre 1883 e 1966, quando cerca de quinhentas mil pessoas passaram pelo local, o primeiro a receber oficialmente imigrantes que chegavam ao Brasil em busca de uma nova vida. Em quase um século de funcionamento, a Hospedaria serviu de cenário para vivência de diversos imigrantes e funcionários.

A mostra é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil (MB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de pesquisas e estudos realizados por professores e estudantes de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da UERJ e da MB, estando esse acervo concentrado no Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores.

A exposição pode ser conferida gratuitamente de segunda-feira a sábado, das 11h às 18h – exceto feriados. O Espaço Cultural Correios Niterói está localizado no Palácio dos Correios, na Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói (RJ).


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.