Esclarecimento sobre o fim do e-SEDEX

Reconhecidamente parceiros do comércio eletrônico, os Correios esclarecem que o serviço e-SEDEX foi substituído por uma nova Política Comercial que oferece não apenas um serviço dedicado, mas pacotes de serviços PAC e SEDEX específicos para o e-commerce, com benefícios que vão desde redutores de preços à possibilidade de um pós-venda dedicado.

Com a reorganização do portfólio, 32% dos envios que antes eram feitos por meio do e-SEDEX tiveram redução de preço, em média, de 8%. A nova Política Comercial da empresa tem foco no mercado e apresenta preços bastante competitivos nos locais onde há maior demanda. Destaca-se ainda que os serviços PAC e SEDEX, que sempre foram os mais utilizados pelo e-commerce, têm abrangência nacional enquanto o e-SEDEX contemplava apenas 250 cidades.

Os Correios sabem da sua importância para o comércio eletrônico brasileiro, valorizam sua liderança nesse mercado e ressaltam que continuam trabalhando para levar serviços de qualidade a todos os cantos do país.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:


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Prezado leitor,

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126 respostas a Esclarecimento sobre o fim do e-SEDEX

  1. Virginia disse:

    Agora falta uma campanha de divulgação pois aí fora só o que vemos é denegrirem a imagem dos Correios. Infelizmente.

    • Correios disse:

      Virginia,
      O vídeo também foi divulgado na página dos Correios no Facebook e no canal do YouTube da empresa.
      Além disso, a área de publicidade está em tratativas para lançar uma campanha publicitária sobre os produtos e serviços dos Correios voltados ao e-commerce.

    • nascimento disse:

      Nas duas últimas cidades em que morei (Itararé-SP e Curitiba-PR) fiquei surpreendido com a atuação dos Correios. Minhas faturas (que eram postadas com 10 dias de antecedência) chegavam com atrasadas (algumas vezes com mais de 20 dias após o vencimento), isso quando entregavam a correspondência.

      Enviei uma reclamação para a ouvidoria dos Correios. Resposta: Obrigado por nos escrever. Estamos trabalhando para melhorar.

      Estou aguardando esta melhora a mais de 1 ano.

      Quando morei na região metropolitana de São Paulo, não me lembro de ter problemas semelhantes.

      Não sei dizer quanto aos demais serviços, mas estou bastante decepcionado com as correspondências de contas e faturas.

  2. Paulo Dias disse:

    Do que adianta divulgarem o vídeo, se dentro dos Correios não temos acesso ao Youtube. Sugiro disponibilizarem vídeo para download ou hospedado em servidor dos Correios para que possamos assistir no trabalho.

  3. Jonatas Murano disse:

    Um bom momento para os correios voltarem a entregar Sedex e PAC em Diadema-SP já que há anos o serviço parou de ser prestado.

    • Correios disse:

      Jonatas,
      Os serviços SEDEX e PAC têm abrangência nacional, com postagem e entrega em todos os municípios do país.

      • ELIAS disse:

        Vai me desculpaR correios, mas moro em diadema e não recebo sedex e nem pac a muito tempo em minha residencia, tenho sempre que retirar na agencia. Alegam sempre, que é area de risco. então para que vcs cobram por um serviço que não tem condiçoes de entregar, de correios para correios deveria ser de graça. ESPERO QUE APROVEM ESSE COMENTARIO E MUITO UTIL PARA A POPULAÇÃO DE DIADEMA UMA RESPOSTA.

        Os preços praticados para comercio eletronico não mudou em nada.

        • Correios disse:

          Elias, esclarecemos que nem toda a cidade de Diadema é considerada área de risco para a entrega domiciliar, são apenas algumas áreas. Infelizmente, assim como a sociedade, os Correios são vítimas da insegurança e precisam garantir a integridade de seus empregados e das encomendas. Periodicamente, a área responsável dos Correios realiza estudos para verificar as condições de segurança de cada localidade e sempre que o levantamento aponta ser possível manter essa integridade, a entrega é retomada. Quando isso não é possível, a entrega diferenciada precisa ser mantida. O serviço não tem como ser prestado gratuitamente, pois envolve uma série de outros custos, como o transporte da cidade de origem até a cidade de destino e, inclusive, a guarda da encomenda até sua retirada pelo destinatário.

  4. Lucas Watanabe disse:

    Existe uma tabela de preços do e-sedex? Gostaria de saber se era muito mais barato.
    Obrigado

  5. BALTAZAR RIBEIRO disse:

    Sinceramente acho que esse tipo de divulgação tem que ser feita por meio da TV aberta de maneira a ser vista por toda a população, pois, com isso, ajuda a manter a confiança e solidez no serviços prestados pelos Correios.

    • Correios disse:

      Baltazar,
      O vídeo também foi divulgado na página dos Correios no Facebook e no canal do YouTube da empresa.
      Além disso, a área de publicidade está em tratativas para lançar uma campanha publicitária sobre os produtos e serviços dos Correios voltados ao e-commerce.

  6. Andson disse:

    Isso deveria ser feito se mudasse o tempo de entrega do Pac. Ficou uma grande lacuna entre o pac e sedex. Sem falar no valor. Para ser feito o desligamento do e-sedex teriam que melhorar o pac. N é so o valor e sim os prazos.

    • Correios disse:

      Andson,
      Os prazos do PAC são prazos já praticados pelo mercado de e-commerce. Assim como todas as empresas no mercado, os Correios traçaram as estratégias de atuação dos serviços por preço ou por prazo, buscando melhor atender as necessidades dos clientes de maneira sustentável, em uma relação ganha-ganha, mantendo a qualidade e eficiência reconhecidas.

      • Theogenes disse:

        Pois é nivelaram por baixo.

      • João Barcelos disse:

        Concordo que o PAC deve melhor muito, eu particularmente usava direto o e-Sedex e sinto muita falta, pois os prazos/preços agora praticados não me atendem, principalmente PAP, que as vezes chega em Belo Horizonte e fica no centro de distribuição 2 dias. Absurdo.

    • Marina disse:

      2 dias ainda tá de bom tamanho. Minha encomenda do RJ para MG demorou 19 dias via PAC. Foi postada dia 04/08 e só entregou hoje dia 24/08. Um absurdo!

  7. Sidney disse:

    Sou usuário Mercado Livre, Vendedor e ocasionalmente comprador, com o fim do e-sedex os fretes se tornaram caros, perdemos muitas vendas.
    Na minha opinião a empresa não se preocupou com seu maior cliente e-commerce o Mercado Livre. Lamentável.

    • Correios disse:

      Sidney,
      Os Correios possuem parceria com o Mercado Livre e com os maiores marketplaces do país, por meio do serviço de intermediação de comércio eletrônico, que permite a diversos vendedores, inclusive pessoas físicas, terem acesso a preços mais baixos mesmo sem ter contrato direto com os Correios. A nova política comercial dos Correios, inclusive, possui pacotes específicos para marketplaces.

      • Pedro Felipe Maia disse:

        Infelizmente isso não transmite a realidade do que vemos nos novos preços do Mercado Livre. Antes eu sempre dava preferencia ao ML por ter preços competitivos mesmo com o frete, mas agora com o fim do E-sedex todos os produtos que já cotei saem por pelo menos o dobro do valor de antes.
        Também comecei a vender jogos no ML, e fiz 2 vendas ainda com o e-sedex onde eu optei por pagar cerca de 20 a 25 reais. Hoje todos os meus produtos passaram pra uma média de 35 a 40 reais, realmente lamentável. Já percebo que o mercado digital vai ter uma queda em suas vendas, podem anotar aí.

        • Correios disse:

          Pedro,
          A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para o e-commerce. Empresas de qualquer tamanho podem ter contrato com os Correios, inclusive sem exigência de volume mínimo de postagem. Nesses contratos, já se pode obter redutores de preço de pelo menos 20% em relação à tabela à vista. Entre em contato com um representante comercial para avaliar quais as melhores opções para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

          • Ligia disse:

            Por mais que digam o contrário, o que vemos no dia-a-dia é um aumento absurdo no valor dos fretes, principalmente no Mercado Livre. Infelizmente estou deixando de comprar de alguns vendedores e com os que aceitam negociar o envio, estamos cotando e utilizando o envio por transportadoras, que PASMEM, está ficando menos caro. Lamentável, Correios!

        • João Barcelos disse:

          Concordo Plenamente!

      • Marcelo santos disse:

        como eu faço pra trabalhar com correios com preço fixo, vejo pessoas vendendo frete do correio.

        • Correios disse:

          Marcelo,
          Esclarecemos que essas ofertas não fazem parte da nossa política comercial e de relacionamento com os clientes. Sugerimos que entre em contato com o um dos nossos representantes comerciais para avaliar quais as alternativas de serviço que atendem melhor à sua necessidade. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

          • Talita disse:

            Há um mês tento contato com um dos seus representantes para saber a melhor forma de entregar os produtos q comecei a vender pela internet e não tenho respostas, fui até uma agência e ficaram de me mandar uma email com as instruções. Ainda estou esperando . Se for esse serviço q terei daqui p frente. Estou frita.

          • Correios disse:

            Talita, lamentamos muito que você tenha tido uma experiência ruim com um de nossos representantes comerciais. Vamos entrar em contato com você, por meio do e-mail informado, para apresentar as opções disponíveis para o seu e-commerce.

  8. Leandro disse:

    Não acho correto…Tudo é uma questão de logistica e sistema…o E-SEDEX so estava disponivel em 250 cidades pois assim os correios mesmos que limitaram…era so contemplar as mesmas cidades q pac…tudo é mt simples e menos burocrático…agora ou pagaremos MT mais caro pelo SEDEX que tinha o mesmo serviço agil do E-SEDEX ou pagaremos mais barato pelo pac pra levar semanas pra entregar.

    Incrível…vocês acham realmente que estão lidando com gente burra…o sistema do correio ja é defasado por si so…numa agencia por exemplo quero consultar o preço de envio SEDEX e PAC para um CEP especifico…o atendente tem que consultar 2 vezes o mesmo cep pra informar os 2 valores separados…se o sistema fosse no minimo inteligente, ao digitar o CEP apenas UMA VEZ, apareceriam todos os serviços disponíveis para aquele destino e seus respectivos valores, mas não..

    Então tudo que fizeram foi visar um lucro maior…isso de que vai ser 8% mais barato é balela, pois como os correios estavam pra ser vendido , agora tem q lucrar mais, então agora voces contemplarão mais cidades com sedex, e o serviço é bem mais caro pra empresa, tanto que era E-SEDEX e não sedex.

    • Correios disse:

      Leandro,
      O e-SEDEX era limitado a 250 cidades, pois sua habilitação era definida por uma série de fatores, que compreendia, entre outros, o potencial de comércio eletrônico da localidade, o tamanho da população e a capacidade operacional dos Correios na cidade. Criado para impulsionar o comércio eletrônico quando esse ainda era incipiente no país, sua cobertura sempre foi limitada para que fosse viável operacionaliza-lo. Sobre a redução média de 8% no preço é verdade e você pode comparar. Essa redução ocorreu para 32% dos envios nos quais o e-SEDEX era utilizado. Um exemplo é o envio da cidade de São Paulo para Campinas, cujo valor foi reduzido de R$ 11,06 a R$ 7,78, uma redução, nesse caso, de 30%.
      Quanto à comparação dos preços entre os serviços, essa possibilidade está disponível no site dos Correios e pode ser consultada por você mesmo. Basta colocar as características da sua encomenda e selecionar a opção “comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis”.

      • Pedro de Freitas Sodré Vasconcellos Silva disse:

        Ué, quer dizer que o e-Sedex dava prejuízo aos Correios?? Era uma tarifa bem alta, mas chegava rápido. Agora, 8% mais barato pra 200% a mais na demora? O e-Sedex chegava em 1,2 dias, o Pac demora 7 dias. Com todo respeito, mas essa relação não é ganha-ganha. É uma relação ganha-perde. O Correios ganhou e os usuários perderam.

        • Correios disse:

          Pedro,
          Na verdade, os clientes contam não apenas com o PAC, mas também com o SEDEX. O SEDEX é o serviço expresso e tem o mesmo prazo que o e-SEDEX tinha. O portfólio de serviços de encomendas está estruturado considerando os atributos de preço e prazo, sendo que os clientes realizam a escolha de acordo com a sua necessidade.

        • Vládia disse:

          Não adianta argumentar, Pedro. Os Social Media precisam defender essa lógica absurda e não compreender a real situação da prática do e-commerce. Imagine, se 32% dos casos caiu 8%, isso significa que o contrapeso é 68% dos trajetos aumentarem de preço. Afinal de contas, o desconto dado a alguns precisa sair de algum lugar. Aí dão o exemplo de São Paulo x Campinas. Aqui no Nordeste tá mais barato pagar frete Internacional da China que dos Correios para comprar mercadoria à venda no Sudeste e Sul do país. Essa lógica não faz sentido. Imagina você comprar um produto na China, chega em Curitiba, passa pela Alfândega e chega em Fortaleza, entregue via Correios pelo valor de $ 5,00 ou cerca de R$ 16,00. Agora vá ver o valor dos Correios para você comprar o mesmo produto encomendando diretamente de Curitiba pra ver a facada, mesmo sendo PAC, que é mais barato? Sem falar que de 10 compras que estou fazendo (desde a greve), 3 entram em atraso de 1 a 2 semanas e 1 é extraviada. Que tipo de empresa pública facilita mais a importação que a circulação de mercadorias dentro do país? É uma lógica realmente inexplicável. Sem falar que comprar da China tá mais rápido. Hoje já saiu para entrega uma compra que fiz há 1 mês, devo estar recebendo daqui a pouco. Enquanto tenho uma compra feita alguns dias depois, vindo do Rio de Janeiro, que não chegou nem na minha cidade, que dirá fazer a entrega. Detalhe, tem mercadoria que está chegando em Fortaleza e passando 5 dias para ser entregue. Essa é a qualidade do serviço. Quando a mercadoria chega inteira eu me sinto aliviada.

          • Correios disse:

            Prezada Vládia, não necessariamente houve aumento de preços em 68% dos trechos. Por se tratar de mercado concorrencial, a lógica da precificação dos serviços de encomenda precisou ser alterada mesmo, oferecendo preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Realmente, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Quanto a comparar os valores dos serviços internacionais com os serviços nacionais, é preciso verificar se essa comparação leva em conta a mesma modalidade de serviço, pois todos os correios do mundo possuem diversos tipos de serviço que variam em termos de preço, prazo e informação (rastreabilidade). Assim, cada tipo de serviço atende a uma gama diferenciada de necessidades dos clientes. Por exemplo, remessas com baixo custo têm prazos mais dilatados de entrega e menos informações. Muitos sites de e-commerce internacionais preferem essas remessas econômicas. Por isso, não se pode comparar o preço de um PAC ou de um SEDEX com esse tipo de serviço internacional. Quanto aos prazos de entrega, ressaltamos que trabalhamos continuamente para realizar as nossas entregas com a qualidade que os clientes esperam. Inclusive, os Correios passaram este mês por uma reformulação de sua estrutura organizacional que aumenta o foco na área operacional, com o objetivo de aumentar sempre os indicadores de qualidade das entregas. De qualquer forma, os casos de atraso pontuais devem ser analisados especificamente por meio da nossa Central de Atendimento.

  9. Acho que não pensaram direito nos envios do Nordeste para o sudeste e centro oeste, encomendas que eram 24,93 agora passa a ser 45,00 totalmente inviável a nossa realidade tendo em vista que as maiorias dos meus envios são para essa região, como vou sobreviver com esse aumento absurdo??

    • Correios disse:

      João Paulo,
      A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para as lojas de e-commerce, que atendem lojas virtuais de todos os tamanhos, em qualquer lugar do Brasil. Entre em contato com o seu representante comercial, para avaliar quais as alternativas melhores para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

      • esse aumento e já no contrato que tenho,com vocês, parabéns varias pequenas empresas irão fechar, e mais uma vez os maiores irão tomar de conta, ohh brasil sem jeito, o que mais fico indignado e um aumento de mais de 60% isso não existe!!! e outra que tipo de atitude de aumento e esse? ontem tem menores envios aumentar? pense numa estrategia sem lógica alguma.

        • Correios disse:

          João Paulo,
          Os Correios são hoje, e continuarão a ser, a empresa mais acessível aos pequenos e médios e-commerces em todo o Brasil. Atendemos a qualquer porte de empresa em todas as cidades brasileiras através de nossas mais de 8 mil agências próprias e franqueadas. Além do SEDEX, PAC, Logística Reversa, as MPEs têm à sua disposição, gratuitamente, ferramentas tecnológicas para integração de sistemas, preparação e gestão das postagens. Temos parcerias com mais de 15 marketplaces em todo o Brasil, para integração logística das MPEs com postagem facilitada em nossas agências. Além disso, o serviço Correios Logística Comércio Eletrônico, também conhecido como e-Fulfillment, possibilita que a pequena e média loja virtual tenha toda a sua operação de armazenamento, preparação de pedido, postagem e logística completamente realizada pelos Correios, a baixo custo. Temos o maior interesse em potencializar o comércio eletrônico para as pequenas empresas, de forma sustentável tanto para os Correios quanto para os pequenos negócios.

          • Ramon disse:

            Que conversa fiada, vocês aumentaram os valores para o NORTE E NORDESTE, justamente para as regiões mais pobres do país, e diminuíram os valores para as mais ricas do país. É por isto que vemos que o nosso Brasil sempre favorece as classes mais ricas. Estamos fechando as porta do ECOMMERCE e a venda de produtos naturais no Amazonas devido o alto valor do SEDEX, agora ninguém quer comprar.

          • Correios disse:

            Ramom, como dissemos, por se tratar de mercado concorrencial, a lógica da precificação dos serviços precisou ser alterada, oferecendo preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Realmente, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos são maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, como dito anteriormente, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para o e-commerce, que atendem lojas virtuais de todos os tamanhos, em qualquer lugar do Brasil. Vamos entrar em contato por meio do e-mail informado para avaliar quais as melhores alternativas para o seu caso.

          • Jhon disse:

            Pior empresa isso sim

  10. Olá, como faço para fazer o contrato com vcs preciso ir em alguma agência mais próxima ou posso fazer online?

    Tem algum link com as tabelas de valores e mais informações sobre o contrato?

    • Correios disse:

      Guilherme,
      Você pode entrar em contato com um de nossos representantes comerciais ou procurar a agência mais próxima. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

      • Ramon disse:

        Este contrato é uma negação, entro em contato com o REPRESENTANTE AQUI em MANAUS e simplesmente não tenho respostas. Apenas perguntou uma única vez o que vendíamos e daí não respondeu aos outros e-mails e nem falou sobre o contrato.

        • Correios disse:

          Ramon, lamentamos muito que você tenha tido uma experiência ruim com um de nossos representantes comerciais. Vamos entrar em contato com você, por meio do e-mail informado, para apresentar as opções disponíveis para o seu e-commerce.

        • Samira disse:

          Isso aconteceu comigo também ao entrar em contato com o representante da Bahia… só perguntou o que era e não respondeu as perguntas nem os e-mails mais.

          • Correios disse:

            Samira, também lamentamos muito que você tenha tido uma experiência ruim com um de nossos representantes comerciais. Vamos entrar em contato com você, por meio do e-mail informado, para apresentar as opções disponíveis para o seu e-commerce.

  11. José Aparecido Vidal disse:

    Tenho compras efetuadas na China, no ali express e pararam com as entregas desde 26/06. São várias compras. Como fica esta situação?

    • Correios disse:

      José Aparecido,
      As entregas internacionais estão sendo feitas normalmente. Você deve ficar atento ao prazo de entrega da sua encomenda. Os prazos dos serviços internacionais podem ser conferidos no link http://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/prazos-dos-servicos-internacionais-de-importacao. Encomendas internacionais cujos códigos são iniciados pela letra “R” são remessas internacionais consideradas econômicas/não urgentes. Pelas regras postais internacionais, essas remessas possuem prazos de nacionalização e entrega mais dilatados, com toda a logística por via terrestre. Por isso, têm prazo atualmente estimado em 50 dias úteis após a chegada da encomenda ao Brasil. Para avaliação da situação específica de suas encomendas, pedimos a gentileza de entrar em contato por meio do Fale com os Correios, informando os códigos de rastreamento.

      • willian gadelha disse:

        Meus objetos que comprei via aliexpress não sofreram nenhuma alteração na entrega, estão sendo entregues em datas normais, o que não concordo e o aumento consideravel na tarifa do frete voltada para NORTE e NORDESTE.

        • Correios disse:

          Willian, por atuar em ambiente concorrencial que os Correios precisaram reorganizar a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Nesse sentido, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços.

  12. Misael disse:

    Eu tenho uma micro empresa e eu gostaria de saber se tem um plano com redução de preços para meu ec-mmerce, sem necessidade de pagar antecipado, como eram nos antigos contratos, que exigiam uma conta minima para eu despachar. Hoje envio as cargas mais pesadas por transportadoras, mas se houvesse um preço bacana para meu CNPJ eu poderia aumentar meus envios por PAC e SEDEX.

    • Correios disse:

      Misael,
      Empresas de qualquer tamanho podem ter contrato com os Correios, inclusive sem exigência de volume mínimo de postagem. Nesses contratos, já se pode obter redutor de preço de 20% em relação à tabela à vista. Entre em contato com um representante comercial, para avaliar quais as alternativas melhores para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  13. Willi Rufino disse:

    Olá Caros Correios, infelizmente não concordo com este vídeos, pois tenho uma loja no mercado livre e simplesmente o número de encomendas PAC aumentou a mais de 70% os SEDEX não tem o preço nunca de E-SEDEX, o exemplo citado inclui uma distância muito curta, com isso uma mesma encomenda no dia 12/06 E-SEDEX para o CEP: 25745706 teve um valor de R$16,90 hoje este é o valor Cobrado pelo PAC e se for SEDEX sair por R$31,90. Com este valor consigo importar na China com frete de rastreamento L que em até 7 dias úteis chega ao Brasil. Como uma empresa que não tem concorrentes e não paga impostos consegue cobrar tão caro e ainda não consegue entregar as encomendas. Os Status de rastreamento que o digo tudo imprevisível, erros de direcionamento, mudanças repentinas, carteiro não atendido, Destinatário não localizado entre outros. Será que vale a pena Pagar um valor tão caro para tais erros como estes citados.
    https://admin.mdlivre.com.br/tracking/view/OA437585955BR

    • Correios disse:

      Willi,
      Primeiramente precisamos ressaltar que os Correios possuem concorrentes, sim, na entrega de encomendas. E é justamente por atuar em mercado concorrencial, que os Correios lançaram a nova Política Comercial, que tem uma lógica de precificação de mercado, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para as lojas de e-commerce, que atendem lojas virtuais de todos os tamanhos, em qualquer lugar do Brasil. Entre em contato com o seu representante comercial, para avaliar quais as alternativas melhores para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  14. joe ramone disse:

    Infelizmente o serviço dos correios ainda deixa muito a desejar para ser competitivo.
    Exemplos:
    1.) No envio domestico o prazo de entrega do e-Sedex é bem superior ao Sedex.
    2.) E no envio do exterior para o Brasil ? Os correios não conseguem entregar o objeto em menos de 60 dias.
    3.) Enviar um objeto da Alemanha ao Brasil fica mais barato que mandar o mesmo objeto do sudeste ao norte do Brasil.

    Resumindo: como os correios aplicam tarifas e prazos superiores aos correios de países do primeiro mundo, nós usuários gostaríamos de ver mais agilidade e maior eficiência por parte dos correios no Brasil.

    • Correios disse:

      Joe Ramone,
      Respondendo pontualmente aos seus exemplos, o prazo de entrega do e-SEDEX era exatamente o mesmo do SEDEX. Com relação aos objetos comprados no exterior para envio ao Brasil, existem sim opções de serviços em que os Correios entregam o objeto em menos de 60 dias. São as opções expressas, cujo prazo de entrega, após liberado pela Aduana, é de até três dias úteis para as principais cidades do País. Quando a um objeto da Alemanha ao Brasil ser mais barato que um objeto sendo enviado entre estados brasileiros, precisa verificar se essa comparação leva em conta a mesma modalidade de serviço, pois todos os correios do mundo possuem diversos tipos de serviço que variam em termos de preço, prazo e informação (rastreabilidade). Assim, cada tipo de serviço atende a uma gama diferenciada de necessidades dos clientes. Por exemplo, remessas com baixo custo têm prazos mais dilatados de entrega e menos informações. Muitos sites de e-commerce preferem essas remessas econômicas, para poder oferecer o chamado “frete grátis”. Mas o comprador pode se dispor a pagar por um frete expresso, se quiser urgência e rastreamento passo a passo. Ressaltamos, no entanto, que nossas pesquisas de qualidade informam que o prazo médio atual de entrega de uma remessa internacional econômica (rastreamento iniciado com a letra “R”) é de 23 dias úteis, ainda que o prazo oficial divulgado seja de 50 dias úteis. Os prazos dos serviços internacionais podem ser conferidos no link http://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/prazos-dos-servicos-internacionais-de-importacao.

  15. Julio Cesar disse:

    Só agora vendo este vídeo é que eu entendi o que aconteceu… até então as noticias que corriam nas redes sociais eram muito ruins…

  16. Raquel Rosa Rabelo disse:

    De que adianta mudar a tecnologia se a cultura da empresa continua a mesma? O que favorece a competitividade é a confiança e no caso dos Correios ela está cada dia mais em baixa. Não sei se é um desmonte intencional para desvalorizar o serviço e torná-lo mais barato para a privatização total ou simplesmente má gestão. Fiz uma compra pela internet, o produto foi postado no dia 30.05.17 em SP, com destino a BH e até hoje tá no limbo dos Correios. Difícil construir credibilidade quando o serviço deixa a desejar.

    • Correios disse:

      Raquel,
      Os Correios estão vivendo um novo momento, com otimização dos processos e maximização de resultados. A empresa inclusive passou por uma reorganização da sua estrutura organizacional, que aumentou o foco na operação. O objetivo é melhorar sempre os resultados dos indicadores de qualidade. Ressaltamos que os Correios continuam sendo a instituição mais confiável na opinião dos brasileiros, sendo apontados pela 15ª vez consecutiva como líder desse ranking, ao lado das forças armadas, no prêmio Marcas de Confiança 2017.

  17. Renato disse:

    Se a redução ocorreu em 32% dos envios, ficou mais caro nos outros 68%. Bela forma de enrolar o consumidor. Parabéns pra equipe de marketing.

    • Correios disse:

      Renato, não necessariamente.
      A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas e menores custos para os Correios. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços.

      • Ramon disse:

        Alguns trechos não, apenas para São Paulo e Rio de Janeiro houve essa redução, e o resto do país?

        • Correios disse:

          Ramon, a redução mencionada no vídeo não se restringe a trechos em São Paulo e Rio de Janeiro. São trechos entre cidades com relevantes trocas comerciais. Há casos em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul também, por exemplo.

  18. Byll disse:

    Acho uma babaquice o PAC ter que ter um tamanho mínimo de pacote. Se eu vendo um brinco ou pen-drive, tem que ser do jeito (tamanho) que eles querem.

    • Correios disse:

      Byll,
      A restrição de tamanho mínimo de pacotes ocorre pelo processo operacional de distribuição das encomendas, garantindo a integridade dos pacotes confiados aos Correios. A padronização dos processos operacionais favorece a agilidade, assertividade e segurança no tratamento e na entrega, por isso, os pacotes precisam atender a tamanhos mínimos e máximos, possibilitando, por exemplo, que a encomenda passe por tratamento automatizado.

  19. Ervando disse:

    Os Correios estão “pisando na bola feio” com os seus serviços,

    tenho assistencia técnica de eletronicos, faço vendas no mercado livre, e tenho uma loja virtual, utilizo e muito os serviços dos correios, ( média de 5 a 8 caixas por dia ), e o que vejo é o atraso geral dos correios, inclusive nos envios de sedex., vejo rastreamento informando que a caixa não chegou a tal destino, vejo correios errando nos encaminhamentos, ( ao invés de enviar ao cte de um estado, enviando ao cte de estado errado ) e com isso atrasando toda logistica….

    Os serviços dos correios nos ultimos dois anos vem perdendo e muito em qualidade, mas principalmente nos ultimos seis messes isso tem se acentuado… não sei onde vai parar….

    • Correios disse:

      Ervando,
      Trabalhamos continuamente para realizar as nossas entregas com a qualidade que os clientes esperam. Inclusive, os Correios passaram este mês por uma reformulação de sua estrutura organizacional que aumenta o foco na área operacional, com o objetivo de aumentar sempre os indicadores de qualidade das entregas. De qualquer forma, os casos de atraso pontuais devem ser analisados especificamente por meio da nossa Central de Atendimento.

  20. joao paulo disse:

    realmente ficou mais barato o sedex para cidades vizinhas mas e aqueles envios que coloco do nordeste para o sudeste ficou totalmente inviável para os meus clientes, mais o que me chamou mais atenção foi o PAC o serviço que os clientes usam mais em meu site, envios que custavam 24,96 agora passou a custar 44,00, detalhe tenho contrato quero saber qual foi o meu benefício.

    • Correios disse:

      João Paulo,
      A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para o e-commerce, que atendem lojas virtuais de todos os tamanhos, em qualquer lugar do Brasil. Entre em contato com o seu representante comercial para avaliar quais as alternativas melhores para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  21. JOSY BISPO disse:

    Qual diferença entre sedex e o E-SEDEX?

    • Correios disse:

      Josy,
      Em termos de plataforma, os dois serviços são direcionados para a entrega expressa, com prazos reduzidos. A diferença é que o e-SEDEX, como vinha sendo oferecido, era um serviço dedicado exclusivamente ao e-commerce, com abrangência limitada para postagem e entrega em apenas 250 cidades. Já o SEDEX, possui abrangência nacional e é oferecido para todos os públicos.

  22. Fábio Gurgel disse:

    Com o fim do e-Sedex os consumidores estão optando (devido ao preço) para o serviço PAC.
    Com isso, já estamos sentimos o efeito disso (muitas reclamações de atraso).
    O serviço PAC já é demorado por natureza e tendo atraso então…é transtorno demais aos envolvidos.
    Esperamos que resolvam isso (ENTREGUEM NO PRAZO PELO MENOS).

    • Correios disse:

      Fábio,
      O PAC já era o serviço dos Correios mais utilizado pelas empresas de comércio eletrônico, mesmo antes do fim do e-SEDEX. Caso o cliente deseje entrega rápido, sugerimos a opção pelos serviços expressos, como Sedex. Quanto aos atrasos, precisamos analisar caso a caso, mas temos trabalhado continuamente para realizar as nossas entregas com a qualidade que os clientes esperam.

  23. Pablo N F Silva disse:

    Nada do que foi dito no video condiz com a realidade que era praticada, pois o e-sedex era o melhor serviço que os correios tinha pois era agil e barato, eu comprava na internete com maior frequência pois o e-sedex ajudava a baixar o valor final das mercadorias, principalmente para games.

    Com relação a baixa abrangência eu concordava pois garantia a estabilidade do sistema e confiabilidade do mesmo nao havia necessidade de termino das operaçoes do serviço pois para cidades que nao tinha o e-sedex havia PAC e SEDEX.

    antigamente ao comprar procurava lojas que utilizava do e-sedex hoje com bem menos on-line e queando faço procuro quem trabalha com transportadoras, por que ja que vou pagar caro pago em algo mais confiavel

    • Correios disse:

      Pablo,
      A área de cobertura do e-SEDEX estava relacionada à capacidade operacional dos Correios na cidade e ao potencial econômico daquela região. Os serviços PAC e SEDEX são tão confiáveis quanto o e-SEDEX era, pois utilizam a mesma plataforma operacional e infraestrutura. Como dito no vídeo, o PAC e o SEDEX continuam à disposição de todos os compradores e vendedores do comércio eletrônico, para diferentes tipos de produtos. Lojas de todos os tamanhos – e até pessoas físicas que vendam por meio de marketplaces, têm acesso a descontos de preços com os Correios tanto para o PAC quanto para o SEDEX e podem repassar esses valores mais baixos a seus clientes.

  24. Lissandro disse:

    Bom dia

    Sou de Santa Catarina e utilizamos o Correio como parceiro logístico a anos, mas a tabela ofertada pelos novos contratos dos Correios, apenas manteve um preço competitivo nas regiões que estão mais próximas ao nosso Estado. Nas regiões mais distantes do nosso Estado como no Nordeste e no Norte e principalmente nas cidades maiores destas regiões, o envio pela concorrência esta bem mais acessível. A politica adotada atualmente pelos Correios, faz com que os Correios seja competitivo nas regiões distantes, apenas onde os concorrentes não tem interesse em atender, devido ao baixo fluxo de encomendas e nas grandes cidades onde o concorrente atende regularmente e possui muita encomenda, o Correio deixou de ser competitivo com a atual politica ofertada pelos novos contratos dos Correios. Tenho certeza que esta politica não e boa financeiramente para os Correios. Mereci um novo analise.

    • Correios disse:

      Lissandro,
      A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preços. Sugerimos que entre em contato com o um dos nossos representantes comerciais para avaliar quais as alternativas de serviço. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  25. Israel Morais disse:

    o serviço de sedex já é muito ruim estou esperado uma encomenda que chegou na área de distribuição há 10dias, já que não conseguem entregar por motivo de restrição de endereço, porque não disponibiliza para retirada na agençia dos correios mais próximas?

    • Correios disse:

      Israel,
      Sempre que há restrição na área de entrega de encomendas, os Correios informam sobre a possibilidade de retirada da encomenda em uma das unidades de atendimento. Para analisarmos o caso específico da sua encomenda, solicitamos a gentileza de entrar em contato com o Fale com os Correios informando o código de rastreamento da encomenda.

  26. Ediomar Ribeiro disse:

    Ah entendi agora porque minhas vendas caíram tanto, facilitaram e abaixaram as postagens para quem mora em grandes centros, onde já possuem todas as facilidades existentes, como serviços, matéria prima, fornecedores. Já nós que moramos longe destes grandes centros, mesmo com preços competitivos no produto, perdemos incontáveis vendas, parabéns aos correios por tirar do mercado centenas de Brasileiros que buscam no e-commerce o seu sustento.

    • Correios disse:

      Ediomar,
      A Política Comercial dos Correios reorganizou a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Contudo, oferecemos pacotes da Política Comercial especiais para o de e-commerce, que atendem lojas virtuais de todos os tamanhos, em qualquer lugar do Brasil. Entre em contato com o seu representante comercial, para avaliar quais as alternativas melhores para o seu caso. A relação dos contatos comerciais mais próximos da sua localidade está disponível no endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  27. VIctor disse:

    Bom dia,

    Como vocês conseguer levar prejuízo em um serviço que só vocês faziam?

    • Correios disse:

      Victor,
      Primeiramente precisamos ressaltar que os Correios possuem concorrentes, sim, na entrega de encomendas. E é justamente por atuar em mercado concorrencial que os Correios lançaram a nova Política Comercial, que tem uma lógica de precificação de mercado, com om preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas.

  28. danfe online disse:

    Com o fim do e-Sedex os consumidores estão optando (devido ao preço) para o serviço PAC.
    Com isso, já estamos sentimos o efeito disso (muitas reclamações de atraso).
    O serviço PAC já é demorado por natureza e tendo atraso então…é transtorno demais aos envolvidos.

    • Correios disse:

      Prezado,
      Trabalhamos continuamente para realizar as nossas entregas com a qualidade que os clientes esperam. Inclusive, os Correios passaram este mês por uma reformulação de sua estrutura organizacional que aumenta o foco na área operacional, com o objetivo de aumentar sempre os indicadores de qualidade das entregas. De qualquer forma, os casos de atraso pontuais devem ser analisados especificamente por meio da nossa Central de Atendimento.

  29. Antonio Brasil de Andrade disse:

    A empresa defende que é “Reconhecidamente parceiros do comércio eletrônico” mas na prática não tem esse resultado. Ao contrario do sistema postal no exterior, que demonstra dinâmica adequada ao referido comércio dependente da importação de mercadorias, por sua (suposta) inadequada estrutura logística no setor adstrito ao alfandegário o Correio Brasileiro deixa a desejar. Lembrando sua informação na pag. de rastreamento: ” 40 dias úteis a partir da liberação alfandegaria”.

  30. Anselmo Pereira disse:

    Olá,
    Parabéns aos Correios por sermos pegos de surpresa! Trabalho com Lojas Virtuais e o Mercado Livre, minhas vendas despencaram depois do fim inesperado do e-Sedex!

  31. Vilson Menezes disse:

    O que os correios não esclareceram foi que com o fim do e-sedex perdemos muito em custo benefício, pois agora esse serviço mais barato informada alem de ser muito mais lento não nos da informações sobre status da demanda como fazia o e-sedex. Na prática, apesar de nos informar sobre o novo pacote, agora temos menos serviços… Lentos como PAC ou caros como Sedex.

  32. Leonardo Harfuch disse:

    As vendas do meu e commerce caíram muito sem o e-sedex, pois o sedex em algumas cidades que atendo leva 6 dias úteis, então pago um preço de sedex para um prazo de PAC, com e-sedex pelo menos era mais barato, agora ficou ruim e caro, antes era só ruim. Para envio em capitais não está compensando o sedex, tenho migrado para Azul, LATAM ou transportadora. Uma pena, era muito mais prático utilizar meus contratos dos correios, apesar de um problema ou outro sempre defendi os correios pois a parceria era essencial para meus negócios.

    Nas grandes capitais ninguém percebeu muito como pioraram os prazos de entrega nos últimos 12 meses, em Maceió-AL, por exemplo, não existe mais SEDEX para entrega em 1, 2 ou até 3 dias. Pode calcular no site, um sedex de SP para AL, ou inverso, levará 6 dias úteis, já utilizando uma outra empresa de transporte aéreo fica, talvez, um pouquinho mais caro, mas pelo menos chega em 24h. Já aconteceu comigo, mais de uma vez, entregar sedex em 9 dias úteis de Maceió, que é uma capital, para outra capital.

    Infelizmente minha torcida é que uma empresa privada poderosa possa entrar na concorrência com os correios um dia, para atender o Brasil em cada canto e seja acessível para pequenos empresários, pois os pequenos são quem mais precisam deste apoio.

    Sempre tem alguém defendendo os trabalhadores, não acho errado, e grandes empresários tem privilégios políticos e nem precisam de correios, mas os pequenos empresários são sempre mais prejudicados.

    • Correios disse:

      Leonardo, agradecemos sua manifestação, importante para a melhoria dos nossos processos internos. Somos parceiros do e-commerce brasileiro e queremos viabilizá-lo a todos os tamanhos de lojas virtuais, em todos os cantos do país. É justamente por atuar em mercado concorrencial que os Correios precisaram ajustar seu portfólio de serviços. Assim como todas as empresas no mercado, os Correios traçaram as estratégias de atuação dos serviços por preço ou por prazo, buscando melhor atender as necessidades dos clientes de maneira sustentável, em uma relação ganha-ganha, mantendo a qualidade e eficiência reconhecidas. Ressaltamos que nossos representantes comerciais estão à disposição para apresentar as melhores opções de serviços para a sua empresa.

  33. Luiz disse:

    Tive uma encomenda PAC que recentemente demorou 31 dias, não está valendo mais a pena comprar pela internet. Se for falar de compras internacionais… quem dera entregarem encomendas que estão desde de março “encaminhado”…

  34. Elcio Guerra disse:

    Trabalho com os correios a anos e o serviço só veio decaindo. A retirada do E-SEDEX parece que foi uma facada na costa de todos os parceiros, terceirizadas dos correios, etc. Estão tentando tapar um “rombo” nas contas, que não da para entender, já que é uma empresa livre de concorrência e ainda consegue oferecer serviços horríveis e ficar no vermelho. O PAC tornou-se o principal método de saída de minha empresa (já que contrario o que foi dito, houve aumento de valores em 80% dos locais de envio) e consequentemente as dores de cabeça quadruplicaram, já que os correios pouco se importam com esse método de envio. Temos pacotes que a central de relacionamento fica literalmente empurrando com a barriga, pedindo 5 dias para achar a mercadoria, depois pediram mais 10 dias!!! O tempo passa e ninguém resolve o problema.
    Há uma necessidade urgente de ter empresas concorrentes e o usuário escolhe por onde deseja enviar suas cartas, suas correspondências, pacotes, boletos e etc, problema resolveria rapidamente.

    • Correios disse:

      Elcio, a retirada do e-SEDEX do portfólio da empresa não se deu em função da situação financeira dos Correios, mas devido a uma reorganização do portfólio de serviços. O mercado de envio de encomendas e pacotes é concorrencial, e tem a atuação de várias empresas privadas. Contudo, os Correios possuem a maior cobertura, com postagem e entrega em todos os municípios brasileiros. E é justamente por atuar em ambiente concorrencial que os Correios precisaram reorganizar a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Nesse sentido, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Entretanto, todos os serviços do portfólio têm a mesma importância para a empresa. A diferença do PAC para o SEDEX são os atributos, por exemplo, o prazo de entrega, pois o SEDEX é encomenda expressa e o PAC é encomenda não urgente.

  35. Bernardo Souza disse:

    Não sentiria falta do e-Sedex se a qualidade do PAC fosse melhorada. Para Maceió, qualquer encomenda segue primeiro para Recife (?!) para depois seguir para Maceió. Até a Carta Registrada segue direto para cá.. O preço do PAC é bom e justo porém, para o meu caso, é uma escolha ruim pela demora.

  36. Isabel disse:

    bom dia

    o carteiro deixou por engano na caixa do correio mais de 10 correspondências da cerro corá e outras ruas, estou na rua aibi, 110, favor orientar os carteiros para ter mais atenção, vire e mexe tem carta de outros lugares em nossa caixa, favor vir retirar, pois as pessoas corretas devem estar precisando de suas correspondencias, isso é muita falta de atenção, são MAIS DE 10 CORRESPONDECIAS ERRADAS NA NOSSA CAIXA.

    • Correios disse:

      Isabel, lamentamos que tenha ocorrido equívoco na entrega das correspondências em sua caixa. Em algumas localidades, os endereçamentos podem causar confusão para algum carteiro que conheça a área há menos tempo. Contudo, vamos reforçar as orientações em relação à atenção com os endereços. Para uma atuação mais específica, solicitamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, informando seu CEP, pois Rua Cerro Corá existe em mais de 20 cidades brasileiras e, por esse motivo, não conseguimos saber qual a sua localidade. Assim, solicitamos que registre uma manifestação formal pelo número 0800 725 0100 ou pelo site http://www.correios.com.br/falecomoscorreios.

  37. Carlos Alberto disse:

    Preços absurdos! Essa é a política dos Correios. Compro produtos na China e pago 1 ou 2 dólares de envio. Já uma simples carta registrada (com peso de 25g) de Curitiba/PR para Joinville/SC, a 120 km de distância, me custou 7 reais. Espero que um dia essa empresa seja privatizada ou que no mínimo outras empresas sejam liberadas para oferecer os mesmos serviços do Correios. Se os Correios foi escolhida a instituição de maior confiança dos brasileiros não quero nem conhecer qual é a pior. Quem fez essa escolha não utiliza os serviços dos Correios com frequência como eu utilizo.

    • Correios disse:

      Carlos Alberto, para comparar os valores dos serviços internacionais com os serviços nacionais é preciso verificar se essa comparação leva em conta a mesma modalidade de serviço, pois todos os correios do mundo possuem diversos tipos de serviço que variam em termos de preço, prazo e informação (rastreabilidade). Assim, cada tipo de serviço atende a uma gama diferenciada de necessidades dos clientes. Por exemplo, remessas com baixo custo têm prazos mais dilatados de entrega e menos informações. Muitos sites de e-commerce internacionais preferem essas remessas econômicas. Por isso, não se pode comparar preço entre serviços com características diferentes.

  38. Romario disse:

    o E sedex era bom. Correios poderiam aceitar produtos pequenos por carta registrada exemplo capa, pen drive. so querem que mandem no minimo por Pac e é muito caro, mais caro que preço do produto postado. empresa correios não paga imposto, então poderiam diminuir valor do Frete ajudando empresas lojas virtuais e pessoas pobres do Brasil.

    • Correios disse:

      Romario, o serviço Carta Registrada foi criado exclusivamente para o envio de correspondências. Seu custo de operação é bem abaixo dos custos envolvidos no envio de encomendas, por isso a diferença de preço. Dentro de sua política comercial, os Correios oferecem pacotes específicos de encomenda para o e-commerce, com preços similares ao do serviço e-SEDEX para algumas localidades.

  39. Reinaldo Vandré disse:

    Realmente esse vídeo é pura enganação. Faço muitas compras pelo Mercado Livre há anos e pude acompanhar a realidade dessa mudança. Com o fim do e-Sedex, só temos duas opções: ou pagamos muito mais caro pelo Sedex ou se paga um pouco mais barato pelo PAC mas aí temos que esperar quase 30 dias pra entregar a encomenda. Acho que fazem de propósito para forçar os clientes a usar o serviço mais caro, aumentando assim a rentabilidade da empresa. Antigamente, quando um PAC chegava no CDD da minha cidade, em 2 ou 3 dias já saía pra entrega. Agora fica 15 a 20 dias parado lá e temos que aguardar a boa vontade de virem entregar. Se eu for buscar no CDD ainda dizem que não podem entregar pois não tem como achar a mercadoria antes dela sair pra entrega. Realmente o serviço teve uma piora absurda no último ano. Sou morador da cidade de Salvador.

    • Correios disse:

      Prezado, Reinaldo, a retirada do e-SEDEX do portfólio da empresa se deu devido a uma reorganização do portfólio de serviços. O mercado de envio de encomendas e pacotes é concorrencial, e tem a atuação de várias empresas privadas. Contudo, os Correios possuem a maior cobertura, com postagem e entrega em todos os municípios brasileiros. E é justamente por atuar em ambiente concorrencial que os Correios precisaram reorganizar a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Nesse sentido, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Entretanto, todos os serviços do portfólio têm a mesma importância para a empresa. A diferença do PAC para o SEDEX são os atributos, por exemplo, o prazo de entrega, pois o SEDEX é encomenda expressa e o PAC é encomenda não urgente.

  40. Rafal França disse:

    O serviço de PAC e Sedex está a cada dia mais precario. Sedex só chega no quarto dia, se tiver sorte, e o PAC chega quando os correios sentirem vontade de entregar. Além da falta de zelo nas entrega, o sistema de reclamação é inútil, além de não te atenderem no prazo, a reclmação dá mais um respaudo de 5 dias úteis para que eles possam “tentar” resolver o caso. E no caso do PAC, que tinha um prazo de 7 para reclamar migrou para 9, com isso, o atendimemto já pula para 15 dias úteis para uma possível resolução se você optar por este serviço. No fim das contas, você tem que pagar SEDEX para receber um PAC. Enquanto for possível optar por outro tipo de transporte, é aconselhável. Pense antes de recorrer aos correios no estado ES.

  41. Antonio Franco disse:

    Privatização Já.
    Serviço caro e lento.

  42. Romulo disse:

    Eu sempre compro no e-comerce e notei um aumento no frete dos correios. No momento fiquei pensando: essa politica desse governo nos correios vai inviabilizar o e-comerce com esses fretes astronomicos. Qualquer encomedinha pac nao sai por menos de R$33,00

  43. NÉLIO BORGES disse:

    Ola!Correios, Minha Enconda está Atrasada e vai continuar sendo asssim,Propagandas não muda isso para melhor!

  44. André disse:

    Sabe o que precisa? Acabar com esse monopólio dos Correios! Entrar uma empresa privada, humanizada, competitiva e eficiente para prestar um serviço decente em prol do consumidor! Exemplo claro: Uber x Táxis

    • Correios disse:

      André, o mercado de envio de encomendas e pacotes é concorrencial, e tem a atuação de várias empresas privadas. Contudo, os Correios possuem a maior cobertura, com postagem e entrega em todos os municípios brasileiros. E é justamente por atuar em ambiente concorrencial que os Correios precisaram reorganizar a lógica da precificação dos serviços, com preços mais competitivos nas localidades com maior demanda de encomendas. Nesse sentido, para alguns trechos, onde a demanda é menor e os custos, maiores, naturalmente houve aumento de preço para alguns serviços. Entretanto, todos os serviços do portfólio têm a mesma importância para a empresa. A diferença do PAC para o SEDEX são os atributos, por exemplo, o prazo de entrega, pois o SEDEX é encomenda expressa e o PAC é encomenda não urgente.

  45. Fabio disse:

    A realidade é uma o e-sedex com certeza incomodou alguém pois o Pac mais barato só que a entrega é a perder de vista , por outro lado o Sedex mais caro e com entrega mais rápida, e o E-sedex era o espinho entre o Pac e Sedex, por ser mais barato que o Sedex e com entrega mais rápida que o Pac.
    No final de tudo que sempre vai perder é o Povo Brasileiro.

  46. 10% do que eu envio em termos de vendas que na maioria são PAC, são perdidos e não chegam ao destino. Neste caso, nota-se aonde está o maior prejuízo dos Correios. Se o sistema de vocês fosse realmente otimizado, essas perdas seriam raras e os custos minimizados em grande escala, tornando a empresa mais lucrativa e consequentemente impactando no preço dos fretes. Hoje os Correios não possuem pessoal suficiente e grande parte parece não ser qualificado para o trabalho causando diversos desconfortos entre loja e cliente. Além do que, mesmo que vocês ofereçam seguro para os envios, o cliente não paga porque fica mais caro ainda e quando essa perda ocorre, quem ressarce é a minha empresa, seja enviando um novo pedido com frete expresso, seja devolvendo o dinheiro. Nas duas situações, para o cliente que comprou e espera ansiosamente pelo seu pedido, é fatalmente gerada uma grande frustração e uma má experiência de compra. Lembrando que grande parte da população brasileira nunca comprou pela internet e experiências como esta somente afasta mais ainda, diminuindo a competitividade e obviamente lucros e geração de mercado. Hoje vocês se preocupam com uma possível concorrência que mal existe para objetos de pequeno porte ou envios de longa distância. Então essa nova política foi um grande erro ao meu ver, visto que vocês dominavam exatamente o mercado que é pobre em opções, para concorrer com empresas que já fazem preços bons em grandes capitais, como JadLog e algumas operadoras de transporte aéreo. O problema é reconhecer que as decisões tomadas não foram certeiras. O que deveria ser mudado é a parte organizacional da empresa e não metodologia e política de preços.

    • jose albanes disse:

      Concordo, eu compro muito via internet, mas quando a entrega e por Correios eu mudo de vendedor, pois que que minha compra vai chegar atrasada.
      Pago sedex caro e recebo com prazo de Pac.
      Cansei disso, chega de correios.

  47. Olá, tudo bem? Arrasou no post e no blog!
    Muito agradecida pelas dicas!

    Débora

  48. ANDREA SARAIVA DA SILVA disse:

    Mas com certeza tem melhorar muitoooooooo o PAC , tipo assim ,tenho mercadorias que inicialmente seriam 10 dias úteis o prazo e já encontra-se com 8 dias úteis de atraso,aproveitando o ensejo, o que ta acontecendo na unidade Operacional do Recife ?

    • Correios disse:

      Andrea, a máquina de triagem automática de encomendas do centro de tratamento em Recife está passando por uma atualização tecnológica que visa aumentar sua capacidade produtiva. Por isso, enquanto são feitas as intervenções técnicas, a triagem está sendo feita manualmente, com o auxílio de aparelhos de leitura óptica. Para minimizar o impacto, foram contratados empregados temporários e estão sendo realizados mutirões nos fins de semana. Além disso, as superintendências operacionais dos Correios em São Paulo e na Bahia estão apoiando o tratamento das encomendas, com encaminhamento direto para unidades de Pernambuco. A previsão é que o tratamento automatizado volte a funcionar até o fim de setembro. A atualização da máquina ampliará em 30% sua capacidade diária de tratamento de objetos.

  49. MARCELO LOPES VILLAS BOAS disse:

    Fui informado que os maquinarios do PAC na cidade de Recife estão 100% parados e estão fazendo toda a triagem e distribuição manualmente, isso gera atrasos e mercadorias empacadas na distribuição, existe uma previsão de voltar ao normal ?

    • Correios disse:

      Marcelo, a máquina de triagem automática de encomendas do centro de tratamento em Recife está passando por uma atualização tecnológica que visa aumentar sua capacidade produtiva. Por isso, enquanto são feitas as intervenções técnicas, a triagem está sendo feita manualmente, com o auxílio de aparelhos de leitura óptica. Para minimizar o impacto, foram contratados empregados temporários e estão sendo realizados mutirões nos fins de semana. Além disso, as superintendências operacionais dos Correios em São Paulo e na Bahia estão apoiando o tratamento das encomendas, com encaminhamento direto para unidades de Pernambuco. A previsão é que o tratamento automatizado volte a funcionar até o fim de setembro. A atualização da máquina ampliará em 30% sua capacidade diária de tratamento de objetos.

  50. Amanda disse:

    O pior serviço prestado se chama Correios.

  51. jose albanes disse:

    Boa tarde,

    Não podemos mas contar com os correios aqui em Alagoas, serviço é péssimo, tudo chega atrasado, Sedex muito caro com prazo de PAC.
    Infelizmente aqui em Alagoas as compras devem ser feitas e solicitadas outro tipo de transporte que não seja via correios.
    Serviço horrível e atendimento péssimo.

  52. El Tanque disse:

    obviamente dizem que baixaram os preços, porém também baixaram a velocidade de entrega, principalmente em BH, que agora ficaram uito devagar para entregar, obviamente.

  53. Fabio Alves disse:

    ATRASOS, DOR-DE-CABEÇA E CANCELAMENTOS: essa é a parceria que os Correios estão tendo. SEDEX de um bairro para outro dentro de BH demora mais de 6 dias pra chegar e os clientes cancelam o pedido, mas não tem como a gente cancelar a entrega. Aí os Correios entregam depois que já enviamos de motoboy para não perder o cliente. É triste depender de vocês. Sucateando os serviços para justificar privatização.

  54. Antonoel Cavalcante disse:

    A conta não fecha, hoje em dia com o fim do e-sedex não compensa mais comprar no Brasil pelo MercadoLivre por exemplo, pois você encontra produtos que vem do outro lado do mundo a partir de 2/3 dólares com frete grátis, este valor não paga nem o sedex de qualquer produto comprado aqui dentro do Brasil,

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