Camisas de carteiro e malotes são entregues para reutilização no Maranhão

Pela primeira vez, os Correios celebraram convênio no Maranhão para a destinação de camisas de carteiro e malotes postais a serem reaproveitados como parte do Projeto EcoPostal. Antes, esses itens eram enviados para outros estados. A entidade conveniada é a Associação de Mulheres de Paço do Lumiar (Ampluma), que receberá mais de 900 camisas de carteiro e 40 malotes, ao longo de 12 meses.

A doação inicial, com 300 camisas e 10 malotes, foi feita na última sexta-feira, 30 de junho, encerrando o mês do Meio Ambiente. A entrega aconteceu em Paço do Lumiar, município localizado na Ilha de São Luís. Agora, os materiais se tornarão revestimentos, enchimentos, forros, artesanato e outros itens com diversas utilidades, em vez de irem para o lixo ou incineração.

“É a primeira vez que a regional do Maranhão está fazendo a destinação de camisas de carteiro e malotes no próprio estado, gerando menos despesas para os Correios e, ainda, incentivando a economia local”, ressaltou o diretor regional dos Correios no Maranhão, Marco Antonio Marinho Praseres.

Ecopostal – O EcoPostal atende, entre outros normativos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), pois promove o descarte adequado de uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso interno. Os objetos são doados às entidades sem fins lucrativos para servirem de matéria prima de produtos artesanais como bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis etc.

A ação evita o impacto ambiental, pois, antigamente, essas peças eram queimadas ou descartadas em lixões. Promove, ainda, a geração de renda e emprego às famílias das entidades sem fins lucrativos, a disseminação da consciência ambiental e o resgate da cidadania, cumprindo as diretrizes de Responsabilidade Social Empresarial.


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

4 respostas a Camisas de carteiro e malotes são entregues para reutilização no Maranhão

  1. ´João da silva disse:

    Reaproveitamento é sempre ótimo. Parabéns

  2. Silvia Rehn disse:

    Que linda iniciativa, parabéns!

  3. Thiago disse:

    É um absurdo uma empresa tão grande como os Correios jogar em lixões tantos materiais reaproveitáveis ou pior é queimar gerando poluição ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *