Correios e UNB finalizam mais um semestre de parceria

Com o objetivo de gerar ideias e soluções com potencial inovador e permitir o engajamento e a colaboração entre alunos, professores e empregados em processos criativos e de solução de problemas, os Correios e a UnB realizaram, em junho, a apresentação dos trabalhos da segunda turma do projeto prático “Laboratório de Inovação e Design Thinking”.

Coordenada pelo professor Dr. Antônio Isidro, com o apoio da Universidade Corporativa da empresa, a iniciativa reúne, ao longo de dois meses, alunos de graduação e pós-graduação em Administração, que se organizam em cinco grupos orientados por empregados dos Correios. Cada grupo trata de um dos seguintes temas: visão de mercado e cliente; liderança corporativa e melhoria de desempenho; certificação de conhecimentos, padronização de soluções de educação corporativa; e mobilização e desmobilização de agências.

A proposta da experiência de imersão junto aos Correios é trazer a forma de pensar do meio acadêmico para o meio corporativo, eliminando o entrave burocrático da empresa no desenvolvimento de novos pensamentos e, ao mesmo tempo, apresentando o dia a dia de uma empresa de grande capilaridade aos jovens estudantes que ainda não possuem familiaridade com a prática.

Para o estudante da UnB Glauber Níkolas Santos, um dos 27 que apresentou trabalho no mês de junho, a vivência foi inovadora e os conhecimentos adquiridos superam questões técnicas. “A interação com funcionários de uma grande empresa envolve uma imersão em um mundo completamente novo e, por vezes, inimaginável. A equipe com a qual tivemos contato proporcionou um aprendizado para além dos limites técnicos por trás da simples aplicação de uma ferramenta de solução de problemas”, afirmou o estudante, que está no último semestre da graduação.

Parceria – Liderada pelo Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo (LineGov) da UnB, a iniciativa é avaliada pelo professor Dr. Antônio Isidro como bastante positiva para todos os envolvidos. “A parceria é gratuita e gera valor público e social, na medida em que aproxima a Universidade do mercado e permite a oxigenação do setor público em co-criação com a sociedade”, destacou.

Com a apresentação dos trabalhos finais dessa segunda turma, a parceria entre Correios e UNB completa um ano, contando, até o momento, com a participação de mais de 50 alunos e 20 empregados da empresa. Para o próximo semestre, há uma previsão de 50 novas participações de alunos.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Correios e UNB finalizam mais um semestre de parceria

  1. Paulo Dias disse:

    Os laboratórios de inovação tem se mostrado opções viáveis de geração de produtos e processos novos ou significativamente melhorados. Quanto mais abertos à colaboração, melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *