Museu Correios recebe obras pintadas com encáustica

 

O Museu Correios recebe a mostra “Até aqui, encáustica” que reúne 57 obras da trajetória da artista plástica Veruska Lacroix. A exposição, que tem curadoria de Andrea Cabral, estará aberta para visitação de 9 de março a 27 de maio de 2018. A entrada é franca.

Veruska Lacroix é paranaense, mas teve toda a formação educacional, social e cultural construída nessa cidade. Começou sua produção artística em 1994, estudou artes plásticas por quatro anos na Universidade de Brasília e formou-se em psicologia. Ao longo de sua carreira participou de diversas exposições coletivas e individuais em espaços destinados à arte na capital federal.

Em 2017, seis quadros seus expostos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram destruídas numa invasão do espaço durante manifestação na esplanada. Essas obras, em óleo e acrílico, foram “reconstruídas” a partir da encáustica e serão apresentadas pela primeira vez no Museu Correios.

A encáustica é uma técnica conhecida desde a antiguidade, vem da expressão grega “gravar a fogo” e caracteriza-se pela mistura de ceras e resinas, combinada com pigmentos em óleo. Veruska trabalha com pintura em encáustica desde 2015.

A maioria dos quadros apresentados na exposição foi produzido pela artista em onze séries: Início, Universo, Fragmentos do Universo, Frutas, Filhos, Florestas, Primavera, Buritis, Cobogós, Refazendo e Renda-se. As raspas de tintas utilizadas nas obras são transformadas em mandalas. Para essa exposição a artista traz a “Mandala Universo” e a “Mandala Florestas”, obras em formato redondo que não possuem molduras.

Serviço

Exposição: Até aqui, Encáustica
Abertura: 8/3, às 19 horas, com apresentação dos músicos Lauro Aires, Marcelo Lima e Bruno Dourado.
Visitação: de 9/3 a 27/5/18. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 14h às 18h.
Local: Museu Correios (SCS Qd 4, bloco A 256, Brasília)
Informações: (61) 2141-9276
Entrada Franca/Livre para todos os públicos


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.