1º de agosto: Dia do Selo Postal Brasileiro

O Dia do Selo Postal Brasileiro é comemorado no aniversário da criação da série Olho de Boi, impressa em 1843. O Brasil foi o segundo país no mundo a ter selo postal. Antes disso, em 1840, foi editado na Inglaterra o primeiro selo mundialmente conhecido, o Penny Black, que trazia a efígie da Rainha Vitória. O selo representou uma revolução na entrega de correspondências, que até então eram pagas pelo destinatário.

O primeiro selo brasileiro, a exemplo do inglês, foi planejado pela direção dos Correios do Brasil à época para agradar ao jovem Imperador D. Pedro II, estampando sua efígie. Porém, a Corte recusou a honraria por achar um desrespeito carimbar a imagem do monarca. Decidiu-se, então, simplesmente desenhar os algarismos indicativos do valor do selo, em fundo neutro, sobre linhas onduladas e entrelaçadas.

As cifras foram desenhadas pelos gravadores de moedas Carlos Custódio de Azevedo e Quintino José de Faria e impressos pela Casa da Moeda do Brasil.  Foram produzidos mais de 1,5 milhão deselos de 60 réis, quase 1,1 milhão de 30 réis (ambos para uso dentro do país) e cerca 350 mil de 90 réis (para cartas destinadas ao exterior).

Passados 175 anos, os Correios realizaram mais de quatro mil emissões, muitas delas premiadas internacionalmente. Objeto de desejo de colecionadores do mundo todo, o selo se mantém atual por meio de técnicas inovadoras que valorizam suas emissões, como microletras, odores, hologramas, tintas, vernizes especiais e alto relevo.


Esta entrada foi publicada em Filatelia e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.