CCCRJ: Exposição internacional retrata autismo e Alzheimer pelo olhar de artistas

A International Contemporary Art Society de New York (NYICAS), Saphira & Ventura Gallery e o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ) apresentam “Arte Consciente – Uma iniciativa Global”. O projeto reúne  exposições coletivas de pinturas, arte digital, esculturas e instalações trazendo temáticas sobre Alzheimer e autismo.

Nesta terça-feira (30), às 17h, o CCCRJ realiza uma conferência para debater como a arte pode ajudar no tratamento das pessoas com essas doenças. O encontro terá a participação de diversos especialistas, entre eles a médica Vilma Câmara, neurologista e geriatra especializada em Alzheimer e integrante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), do artista americano Neil Kermanalém, além de representantes de empresas apoiadoras e da OAB-RJ. A entrada é franca e os participantes poderão interagir por meio de perguntas.

Os benefícios da arte para as pessoas com Alzheimer se estendem a observar obras de arte. Essa interação ajuda no alívio dos sintomas da doença, juntamente com projetos artísticos voltados para os pacientes e a importância da interação com a família. Para crianças autistas a arte é uma ferramenta valiosa no tratamento por ser um elemento fundamental para promover atividades que configurem um estímulo para sua inserção social e desenvolvimento da comunicação ampliando a capacidade de abstração, coordenação motora, imaginação, criatividade, sensibilidade, afetividade e organização interna.

A exposição – As obras da exposição “Arte Consciente – Uma iniciativa Global” são do americano Neil Kerman e dos brasileiros Marize Koerich, Paula Delmanto e Zé Dassilva. Neil Kerman revela um diálogo com refinamento do processo criativo, uma mescla de cores e diferentes formatos de telas. Alzheimer’s Awareness é usado na vida cotidiana dos pacientes nos asilos do artista que também utiliza a arte como terapia no tratamento da doença.

A exposição apresenta também o trabalho de arte digital de autoria de Marize Koerich (MAK), artista e ativista que utiliza a arte para dar visibilidade ao autismo. Paula Delmanto expõe esculturas e instalação sobre os temas e ainda as ilustrações do artista e roteirista Zé Dassilva.

O projeto já foi realizado na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Londres, Madri e São Paulo na Saphira & Ventura Gallery em colaboração com o Instituto Albert Einstein, a Sinagoga Mirshcan Menachem, e na Itália no Museu MITT, em Torino. A exposição foi criada pelos sócios galeristas Alcinda Saphira (curadora) e Louis Ventura (economista PhD), ambos estabelecidos no mercado internacional há mais de duas décadas.

Serviço
Exposição: “Arte Consciente – Uma iniciativa Global”
Visitação: 24 de abril a 8 de junho de 2019, terça a domingo das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Tel.: 2253-1580 (recepção)
Entrada franca

 


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.