Uma prática de controle dos Correios foi premiada durante a comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, realizada nesta segunda-feira (9), pela Controladoria Geral da União (CGU) no auditório da Universidade Corporativa dos Correios (UniCorreios). A prática “Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos” foi selecionada na categoria “Aprimoramento dos controles internos administrativos”, no 1º Concurso de Boas Práticas da CGU.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira; do ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams; do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros; do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage; do primeiro ministro da CGU, Waldir Pires; do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e da vice-presidenta de Negócios da ECT, Morgana Santos.
Hage fez um balanço dos dez anos de atuação da CGU — também comemorados hoje — e mostrou a evolução da atuação do órgão, lembrando que o apoio do governo federal foi essencial no fortalecimento da transparência pública no País.
O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, lembrou em seu discurso que a CGU tem sido parceria da estatal na adoção de novas ferramentas de controle e gestão, como o Programa de Prevenção a Fraudes, implantado neste ano. “Reforçamos o compromisso da ECT com o governo federal e com a CGU no combate à corrupção”, afirmou.
Em alusão à data, os Correios lançaram selo personalizado e carimbo comemorativo.
Depois do “Marinho”, simbolo da corrupção na ECT, qualquer prêmio é bem vindo.
Ainda faltam muitas áreas para ser investigadas, com relação a corrupção.
O compromisso com a transparência, com o controle e com o combate à corrupção não é restrito ao corpo diretivo/gerencial da empresa. Todos nós, independentemente do cargo/função que ocupamos, devemos zelar pela transparência, pela eficiência e pela lealdade às instituições e a premiação da prática é uma prova disto. Parabéns a todos os premiados, aos usuários do sistema e a todos que o tornaram possível.
Quem nao se lembra do Marinho???
Quantos Marinhos já existiram ou ainda permanecem na ECT? Eis a pergunta…
Concordo plenamente com o Alessandro!