Esclarecimento sobre matéria do Jornal da Record

A respeito da matéria exibida na sexta-feira (16) pelo Jornal da Record, os Correios esclarecem que adotam em todo o Brasil, em parceria com a Polícia Federal, ações integradas para prevenção e repressão a roubos. Na região metropolitana da capital paulista, o piloto da parceria, realizado em 2013, resultou na redução do número de roubos a carteiros e na prisão de diversas quadrilhas especializadas. Outras medidas adotadas para proteger trabalhadores, clientes e carga são o monitoramento e o rastreamento de veículos usados nas entregas e parcerias com órgãos municipais e estaduais de segurança pública, além da criação de um setor específico em Brasília para monitoramento de riscos e planejamento de estratégias de segurança em todo o País.

A fim de informar corretamente a sociedade, os Correios tornam públicas as perguntas enviadas pelo Jornal da Record e as respostas fornecidas pela assessoria de imprensa:

PERGUNTA: Como a empresa classifica a área como restrita?

RESPOSTA: A classificação de áreas é baseada em levantamentos realizado pela área de monitoramento e segurança dos Correios.

PERGUNTA: Quantas áreas são restritas e em quais bairros? Vocês possuem a lista das áreas restritas na cidade de São Paulo?

RESPOSTA: Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não detalha os locais onde são adotadas medidas diferenciadas de entrega.

PERGUNTA: Esta medida foi adotada por causa do grande número de assaltos?

RESPOSTA: As áreas de restrição são estabelecidas para garantir a segurança dos trabalhadores, dos clientes e das encomendas postais. A entrega de correspondência nesses locais é feita normalmente; para entrega de encomendas é adotado um modelo diferenciado, para evitar que sejam roubadas. Outra medida adotada é a implantação de ações integradas dos Correios e da Polícia Federal em todo o Brasil. O piloto da parceria na região metropolitana da capital paulista resultou na redução do número de roubos a carteiros e na prisão de diversas quadrilhas especializadas no ano passado.

A empresa também adota o monitoramento e o rastreamento de veículos usados nas entregas e parcerias com órgãos municipais e estaduais de segurança pública, além da criação de um setor específico em Brasília para monitoramento de riscos e planejamento de estratégias de segurança em todo o País. Os Correios ainda prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais vítimas de violência.

PERGUNTA: Existe um balanço de quantos assaltos foram realizados, no último ano, nos bairros que não estão recebendo o serviço de entrega?

RESPOSTA: Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não detalha estatísticas.

PERGUNTA: O usuário dos Correios , no momento da postagem, é informado que a encomenda não será entregue na residência?

RESPOSTA: Sim, o modelo de entrega nesses locais é informado ao remetente no ato da postagem.  Além disso, a informação sobre restrição também está disponível no site dos Correios.

PERGUNTA: Nas compras pela internet é cobrado taxa de entrega para o produto chegar na residência do consumidor. Com a restrição de área, o cliente tem de ir buscar o produtor na agência dos correios. Nesse caso, ele recebe de volta o valor da taxa de entrega?

RESPOSTA: Conforme as normas postais, não existe compensação ou indenização nesses casos já que o valor do serviço é baseado na distância percorrida pelo objeto da área de postagem à região de destino. Essas medidas, adotadas de maneira temporária, visam reduzir o prejuízo aos clientes e garantir segurança na entrega do produto.


Esta entrada foi publicada em Correios na midia e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

29 respostas a Esclarecimento sobre matéria do Jornal da Record

  1. Manuel Gonzalez disse:

    O correio brasileiro é uma das poucas empresas ou instituições do estado que funcionam bem.

    • Silvio Marcos Muniz da Cunha disse:

      Só se funcionar na sua cidade, Manuel. Pois, em toda região metropolitana da Baixada Santista – SP, o serviço é um lixo.
      Encomendas e correspondências com atrasos astronômicos, extravios, roubos e um péssimo atendimento prestado por funcionários descontentes e com medo, além de veículos sucateados de empresas terceirizadas fazendo entregas.

    • Silvino Rodrigues dos Santos disse:

      Tente receber encomenda em área que os Correios definem como “área de risco”.

    • osmar disse:

      Manuel deve trabalhar nos correios para falar essa besteira, os correios não entregam e não são punidos pois não tem órgão competente para puni-los. É uma vergonha dependermos de um serviço pago e que não funciona. Eu já tive várias encomendas que foram devolvidas por falta de comprometimento dos correios, pior de tudo que eles mentem relatando que não havia ninguém para receber o produto e colocam isso no site deles. Se houvesse uma lei que punisse, obrigando eles a pagar uma multa por falta de entrega, com certeza eles seriam mais competentes.

  2. Silvino Rodrigues dos Santos disse:

    Não é verdade que os Correios informam que a encomenda não será entregue caso esteja o destinatário em área definida como de risco. Já tive experiências de fazer compras pela internet, pagar por Sedex e não receber o objeto. Na verdade, no site dos Correios somos informados de que o destinatário se encontrava ausente quando na verdade não foi feita nenhuma tentativa de entrega e nenhum aviso foi deixado no destino. Somos prejudicados por essa falta da empresa que cobra pelo serviço, recebe e não o cumpre. Estou decidido a fazer denúncia no Ministério Público e na Assembléia Legislativa, pois isso caracteriza um sequestro da cidadania.

  3. Dinelson Junior disse:

    Correção Manuel. A Empresa de Correios Brasileira é uma das Piores do Mundo!!! Dentre as principais reclamações se destacam, o Extravio de Encomendas, Extrapolação de Prazos, Tratamento Inadequado dos Objetos, principalmente se tratando de Objetos Internacionais. Utilizo muito o serviço de Entrega Expressa Internacional e todos as encomendas que faço sempre chegam ao Brasil em 4 dias no Máximo, e quando chega aqui demoram até 3 meses pra você receber. Tudo isso desencadeado por um sistema de Desembraraço Aduaneiro ineficiente, devido a Receita Federal tratar os Objetos Importados de forma “EXTREMAMENTE” Burocrática. O Nosso Governo está “SUCATEANDO” uma empresa que tem todos os quesitos pra se enquadrar numa Prestação de Serviços adequada, mas infelizmente conta com uma Estrutura Física Precária, Funcionários Desqualificados/Mal Treinados, Remuneração Baixa, dentre outros fatores. Conta também com um sistema de atendimento péssimo, em que você pode escolher entre o Atendimento Telefônico, “SE” você conseguir falar com algum atendente, ou através do Site. Sendo que a Empresa adota a sistemática de Responder às Reclamações somente após ter ocorrido a entrega, ou seja, os prazos de resposta não são mais respeitados, contando também com uma Ouvidoria Fantasma, pois não tem atuação satisfatória, é como se não existisse, tendo que o cliente abrir Reclamação junto o Ministério das Comunicações que acaba sendo uma alternativa para agilizar o atendimento a Reclamação. Há mais de 8 anos não recebo “UMA” Encomenda Expressa sem que ocorra uma Reclamação. Essa situação é realmente lamentável e que sem dúvida alguma está direcionando os Correios a Inevitável Privatização.

    • Cabral gccap disse:

      Parabéns pela sua resposta colega, você está correto.

    • Joao Marcos disse:

      Amigo, sem querer advogar o diabo, mas o problema em encomendas internacionais está todo com a RFB e não com a ECT. A partir do momento que o objeto é liberado pela receita, os correios iniciam o processo de entrega como se nacional fosse, a não ser que seja tributado. Esse problema irá piorar, pois o objetivo de Dilma é tributar 100% dos objetos, 3 meses vai ser pouco.. Abçs!

      • Cabral gccap disse:

        O nosso colega citou vários pontos entre eles o relativo a receita, mas saíba que no momento que o cliente contrata uma empresa para prestação do serviço, ela é responsável por toda a prestação dos serviços, cabe ao cliente cumprir sua responsabilidade que nesse caso é o tributo e a outra parte cumprir os prazos estabelecidos.

        • Joao Marcos disse:

          É colega, mas ele contratou o serviço lááá no país de origem. Ou seja paciente e espera sentado o objeto chegar, ou compre no país com a maior carga tributária desse planeta, salvo por alguns países da África.

          • GOMES II disse:

            Errado João Marcos, seo pais de origem aceitou a postagem é porque o país de destino aceita a entrega, então ambos estão comprometidos com o cliente e prazos existem para serem cumpridos, como então a ECT quer ser uma empresa de classe mundial???

        • graça e Paz disse:

          A responsabilidade é duas empresas de correios origem e destino. mas, tem um porem existe a Receita Federal para tributar ou não somente depois que os fiscais liberarem a encomenda que ela sera entregue, não tem como passar por cima disto não colega.

      • Dinelson Junior disse:

        Realmente, nesse caso a maior responsável é a RFB, mas não esquecendo que Encomenda Expressa é Encomenda Expressa, e deve ser tratada como tal. Se o prazo de entrega á de 9 dias úteis esse prazo deveria ser cobrado. Depois que o objeto é liberado pela receita ela é encaminhada ao endereço de destino como se fosse uma carta e isso é um absurdo. Após o desembaraço aduaneiro os Correios tinham que encaminhar no mesmo dia para que a entrega fosse efetuada imediatamente. O Brasil é o único país no Mundo conde acontece isso.

  4. Levy disse:

    ”CORREIOS” UMA EMPRESA QUE PRECISA MELHORAR MUITO

    CADA DIA QUE PASSA PIOR

    ECT VOCÊS TEM QUE TOMAR UMA POSIÇÃO O MAIS RAPIDO POSSÍVEL

  5. Melba Campos disse:

    Aqui no RJ o serviço de entrega dos Correios é uma vergonha! Praticamente a cidade inteira é classificada como área de risco, inclusive nos bairros onde existem Centro de Distribuição e Agência de Correios. No entanto, eles recebem o dinheiro do remetente para fazer as entregas.
    O abuso é tão grande que eles não entregam para endereços que ficam na mesma rua dos CDD. Você precisa ir buscar. Passem pelo CDD da Penha que vocês ficarão estarrecidos com o balcão de entregas, a fila enorme e os carteiros trabalhando como balconistas ou tomando cafezinho.
    E nem adianta reclamar. Os canais de reclamações da imprensa e da internet sempre ficam sem resposta dos Correios. E os canais dos Correios te exigem um preenchimento de formulário enorme para te impedir de registrar sua reclamação.
    Triste realidade. Lembra muito a antiga telefonia do RJ antes da privatização.

    • Cabral disse:

      Acredito que esteja assim em todo Brasil!!!

    • graça e Paz disse:

      Ai já é um problema social se o governo e a policia não limpa as ruas de marginais, vai ficar dificil.

      • Melba Campos disse:

        Com certeza é um problema social chamado “malandragem”.
        Se os Correios carioca não fazem entrega, porque estão em uma cidade perigosa, fechem as portas.
        Faço agora meus pedidos em empresas que utilizem serviços terceirizados de entrega privada e não tenho problemas. Não tem desculpa esfarrapada. Eles entregam.
        O que não pode é receber pelo SEDEX e não entregar. Receber por correspondências e não entregar. Devolvam os dinheiros ou recusem-se a receber porque vocês não cumprem o combinado.
        Aconteceu com a telefonia. Lembra? A antiga TELEMAR tinha a mesma malandragem dos Correios de não trabalhar direito, privatizou e hoje todo mundo tem telefone.
        Nessas empresas privatizadas ainda há um ranço da época que eram públicas, muitos problemas, mas infinitamente mais fáceis de resolver.

        É chegada a hora do Ministério Público entrar na jogada!

  6. ROGERIO disse:

    AQUI ONDE MORO TAMBÉM NÃO TEMOS PROBLEMAS COM ENCOMENDAS PELO CORREIO
    -
    INCLUSIVE COM ENCOMENDAS DA CHINA . QUE VOCÊ COMPRA E JÁ SABE QUE FICA RETIDO
    -
    PELA POLICIA FEDERAL, OU VAI DIZER QUE NÃO SABE?
    -
    INCLUSIVE TENHO AMIGOS E PARENTES DE OUTRAS CIDADES AQUI NO INTERIOR DE SÃO PAULO
    -
    QUE RECEBEM POR SEDEX SEM QUALQUER PROBLEMA
    -

  7. Edna disse:

    Onde moro até o ano passado a entrega cr correspondência era excelente, mas de uns tempos para cá só recebi a conta de água não vem mais carteiro não recebi mais cartões como disse o colega a mentira pondera estou sempre em casa e eles devolvem dizendo que não tem ninguém em casa antes passava sempre o carteiro na moto nunca mais vi um carteiro aqui não seu se é corte de orçamentos do perfeito ou governador, eu seu que estou pagando tudo com juros pois são tantas contas e estava acostumada com a pontualidade que agora me ferrei!!!! Com quem reclamo onde pego minhas correspondências!!!

  8. Anderson disse:

    Não acho os serviços da ECT ruins, de uma maneira geral, comparados com outros correios públicos e privados pelo mundo, a ECT ainda se destaca pela eficiência, apesar dos baixos investimentos em tecnologia e estrtutura. Hoje quem carrega esta empresa nas costas são os funcionários, tão pouco valorizados e com um dos piores salários do funcionalismo.

  9. Rafaela Carvalho disse:

    O serviço dos correios é péssimo! Os rastreamentos nunca são atualizados e mesmo quando entramos em contato por telefone, os funcionários não tem informações precisas. Ineficiência total! No site Reclame Aqui há mais de 3 mil reclamações não atendidas sem resposta alguma. É um total descaso com o cliente que paga não só através de serviços, mas também através de impostos. O pior é ficar completamente refém desse serviço lixo.

  10. Cristiano disse:

    Simplesmente essa é a pior empresa brasileira.
    Entregas sempre atrasadas, rastreamento sempre sem atualizar, descaso com os clientes.

    Acho ridículo isso tudo, uma falta de respeito com o brasileiro.

  11. sanilt disse:

    Antes e ECT era uma ótima empresa de uns anos pra cá piorou muito , acho que só a privatização mudaria esta situação , pois ela não atende mais a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>