Negociações – Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015

Correios apresenta proposta de reajuste de benefícios

Nesta terça-feira (26) foi realizada mais uma reunião de negociação com as entidades sindicais Fentect e Findect.

O tema das negociações de hoje foram os benefícios concedidos aos trabalhadores da empresa, sendo debatidas as cláusulas sobre vale-transporte, auxílio-creche/babá, ticket alimentação/refeição, transporte noturno e vale cultura.

Para os benefícios, os Correios apresentaram uma proposta de reajuste seguindo a inflação, de 6,502315%. Além disso, a empresa salientou que, nos últimos 10 anos, os reajustes recebidos pelos empregados foram superiores ao índice geral da inflação. As entidades sindicais ficaram de analisar e levar a proposta para as bases.

Amanhã (27), os assuntos abordados na mesa serão relacionados à saúde do trabalhador e condições de trabalho.

Veja a ata da reunião de hoje:

ATA – MESA ÚNICA – FENTECT – FINDECT

 

Relações sindicais e disposições gerais são temas das negociações

Nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) foram realizadas as reuniões de negociações com as representações dos trabalhadores. Nos dois dias foram finalizadas as discussões sobre as cláusulas sindicais. Além disso, foram debatidas as cláusulas de disposições gerais. Temas como concurso público, cursos e reuniões obrigatórias, direito à ampla defesa, multas de trânsito, registro de ponto e PLR também foram abordados.

Com relação ao concurso público, a empresa se propôs a analisar alguns pontos discutidos e explicou que novos estudos e cálculos já estão sendo feitos para os próximos concursos bem como para alocação e reposição de pessoal.

No que diz respeito a PLR, a empresa manteve a posição da cláusula do acórdão, na qual se compromete a negociar com a participação das Federações legalmente constituídas, em conformidade com a Lei 10.101/2000.

Uma das novas cláusulas que a empresa propôs foi sobre a responsabilidade em acidentes de trânsito. De acordo com a cláusula, os Correios assumem as custas com a recuperação dos danos dos veículos de sua frota, consequente de acidente de trânsito, bem como danos causados a terceiros, nos casos em que, após apuração, ficou comprovada a inexistência de dolo por parte do empregado.

A partir da próxima terça-feira (26) serão debatidos assuntos sobre os benefícios, as cláusulas econômicas, as condições de trabalho e as pendências das reuniões anteriores.

Veja as atas das reuniões com as Federações:

ATA – FENTECT – 20/8/2014

ATA – FENTECT – 21/8/2014

ATA – FINDECT – 20/8/2014

 

Correios reitera proposta de mesa única para discussões do ACT 2014/2015

Nesta terça-feira (19), a direção dos Correios propôs que as mesas fossem unificadas, considerando que as representações sindicais foram recebidas conjuntamente pelo Vice-Presidente do TST, Ministro Yves Gandra, na última semana, para tratar da PLR.

Dessa forma, nesta quarta-feira (20), será iniciado o debate com as entidades sindicais Fentect e Findect sobre a unificação das discussões. Isso permitirá que todas as cláusulas que compuserem o Acordo Coletivo de Trabalho beneficiem o conjunto dos trabalhadores dos Correios.

Novos negócios — Na última quinta-feira (14) foram apresentadas questões sobre a modernização dos Correios para a Fentect. Pontos sobre a expansão da empresa em alguns segmentos também foram debatidos.

Foi esboçado nas apresentações que, com a aprovação da Lei 12.490/11, além do serviço postal, os Correios podem atuar em outros ramos de negócios, como serviços digitais, logística integrada, serviços financeiros e atuação no exterior.

Foram analisados também dados e informações das parcerias estratégicas dos Correios com outras empresas nos serviços postais eletrônicos, telefonia celular, logística, transporte aéreo de carga e serviços bancários e seguros. Além disso, foi explicado o papel da CorreiosPar, que será uma subsidiária da estatal, com o intuito de administrar todas essas parcerias estratégicas.

 

“Resultados Financeiros” e “Cláusulas Sindicais” são temas nas reuniões

Nesta quarta-feira (13), durante todo o dia, as reuniões de negociações continuaram com as entidades sindicais Fentect e Findect.

Nos debates sobre as cláusulas sindicais, os sindicatos deram extrema ênfase a questões como o acesso às dependências da empresa, a representação dos empregados pelos seus dirigentes sindicais, o acesso aos documentos da empresa pelas Federações e Sindicatos legitimados para representar os funcionários, negociação coletiva, repasse das mensalidades dos sindicatos e a liberação para o mandato classista. Além disso, foram apresentados os resultados econômicos e financeiros da empresa, como números de receitas financeiras, receitas de vendas, despesas e lucro da estatal.

Um ponto levantado como relevante e debatido por ambas as partes foi a qualidade operacional da empresa, os seus resultados, os dados em todas as regionais, os investimentos feitos e as ações tomadas pela empresa para o aperfeiçoamento nessa área, como a revisão das regras de negócios dentro dos serviços de marketing direto.

Hoje (14) serão apresentados os temas CorreiosPar e Novos Negócios.

Veja, abaixo, as atas das reuniões com as Federações:

ATA – FENTECT – 13/8/2014

ATA – FINDECT – 13/8/2014

 

“Cláusulas Sociais” é o tema das reuniões de negociação

Foram realizadas, nesta terça-feira (12), as reuniões de negociações com as entidades sindicais legitimadas, Fentect e Findect.

A pauta de negociações teve como foco as cláusulas sociais. Pontos sobre anistia, diversidade humana, garantias da mulher ecetista, licença maternidade, assédio moral e assédio sexual, violência doméstica e discriminação racial foram discutidos e analisados.

Algumas propostas sugeridas pela empresa são inovadoras, atendendo algumas reivindicações históricas da categoria.

Hoje (13), continuarão as conversas sobre qualidade operacional e situação financeira da empresa, além das cláusulas de relações sindicais.

Veja, abaixo, as atas das reuniões com as Federações:

ATA – FENTECT – 12/8/2014

ATA – FINDECT – 12/8/2014

 

Correios e federações realizam segunda reunião do ACT

Em continuidade ao Acordo Coletivo de Trabalho, as representações dos Correios e dos empregados reuniram-se em Brasília nesta quinta-feira (7) para o segundo dia de negociações. Os temas dos debates foram as Cláusulas Sociais, de Gênero e de Raça/Cor, onde a Comissão de Negociação dos Correios apresentou o estudo e a proposta de modernização das cláusulas, baseadas nas reivindicações dos trabalhadores e para a busca de melhoria da qualidade de vida dos empregados por parte da empresa.

Veja as atas de reunião com a Fentect e com a Findect:

ATA – FENTECT – 7/8/2014

ATA – FINDECT – 7/8/2014

 

 

Começam as negociações com a representação dos trabalhadores

Nesta quarta-feira (6) foram iniciadas as reuniões de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 com a representação das entidades sindicais legalmente constituídas, Fentect e Findect, em mesas separadas. A proposta dos Correios era de que as discussões ocorressem em uma única mesa.

As reuniões começaram com a discussão do cronograma das negociações, incluindo a dinâmica a ser adotada nos encontros.

Os Correios, em reunião com a Fentect, acordaram o prazo de encerramento até o dia 28 de agosto para o fim das negociações, podendo ser estendido até 14 de setembro. Já com a Findect, o cronograma apresentado pela estatal foi mantido, tendo alterações apenas nos horários das reuniões.

Nesta quinta-feira, prosseguem as negociações com as federações dos trabalhadores com a discussão das Cláusulas Sociais.

Clique abaixo e veja as atas de reunião com a Fentect e com a Findect:

ATA – FENTECT – 6/8/2014

ATA – FINDECT – 6/8/2014

 

 

Negociação Permanente

Em atendimento à legislação eleitoral, a partir de 4 de julho o conteúdo do Blog da Negociação Permanente ficará temporariamente indisponível.

As atividades normais serão retomadas após o término das eleições.

Os canais de atendimento continuarão funcionando normalmente:

Telefones da Central de Atendimento dos Correios – CAC
• 3003-0100 – Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades – sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar CEPs e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.
• 0800-725-7282 – Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.
• 0800-725-0100 – Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil.

A CAC funciona de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas.
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

Os comentários estão encerrados.