ARTIGO
O valor da integridade

“Para os Correios, uma instituição íntegra vai além das normas e códigos de conduta. Significa que os empregados precisam viver os valores da empresa e, naturalmente, agir em conformidade. Ou seja, fazer o certo mesmo quando ninguém está olhando. Acreditamos que a conduta íntegra gera confiança e fortalece as relações, principalmente quando o exemplo vem de cima.

Seguindo o avanço da legislação brasileira, principalmente a nova Lei das Estatais (13.303/2016), a alta administração dos Correios tem se comprometido com as boas práticas de governança corporativa e transparência em todas as relações da empresa, sejam com clientes, fornecedores ou entes da administração pública. Há um ano, lançamos o Programa de Integridade dos Correios, que reúne mecanismos para prevenir e corrigir desvios de conduta, fraudes e atos ilícitos. Também criamos, recentemente, uma diretoria de governança e compliance, que atua de forma independente na gestão da integridade organizacional.

“O fortalecimento institucional começa por um ambiente de negócios íntegro”

Entendemos que o fortalecimento institucional começa por um ambiente de negócios íntegro. Por isso, em 2019, aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos que une empresas com o objetivo de promover um mercado mais ético e erradicar o suborno e a corrupção. Também nos juntamos à Alliance for Integrity, iniciativa global lançada pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha que apoia empresas para combater a corrupção coletivamente.

Respeitamos leis e normas locais e internacionais. No âmbito das contratações, o regulamento interno de licitações e contratos, disposto em editais, contratos e manuais internos, traz medidas para minimizar comportamentos ilícitos, conflito de interesses e corrupção. Na gestão de contratos, respeitamos a segregação de funções e temos atores distintos para atuar no monitoramento e na avaliação do desempenho de fornecedores.

É importante ressaltar que todos esses resultados só foram possíveis devido ao patrocínio da alta administração dos Correios. Mensalmente, os resultados econômicos da empresa são apresentados à diretoria-executiva e aos conselhos (fiscal e de administração) para subsidiar as tomadas de decisões e todas as demonstrações financeiras são avaliadas por empresa de auditoria independente.   

Além disso, qualquer processo de fusão, aquisição ou reestruturação societária envolve, além de controles contábeis, financeiros, legais e ambientais, a análise da contraparte em relação à sua reputação, conduta ética e práticas de prevenção a fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro.

Acreditamos, ainda, que para ocupar e manter uma posição de liderança é preciso assumir responsabilidade socioambiental. Por isso, buscamos minimizar os impactos das nossas atividades, diminuindo emissões de carbono e protegendo recursos naturais. Na vertente social, temos programas de promoção dos direitos humanos, cidadania e inclusão social. 

Em última análise, o que queremos é aproveitar a nossa influência no mercado para impactarmos positivamente as pessoas e o mundo. Estamos convictos de que que agir em conformidade é um diferencial competitivo que irá fortalecer a nossa boa reputação e nos assegurar sucesso econômico duradouro e sustentável.”

Artur José Solon Neto
Diretor de Governança, Compliance e Segurança dos Correios